Jump to content


Photo

Código Seguro Contra Cópia


  • Faça o login para participar
3 replies to this topic

#1 x-neo

x-neo

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 18/05/2006, 18:31

boa noite,

vou começar um site para uma prefeitura daqui a alguns dias e tenho o seguinte problema: meu código é a minha carteira de trabalho! Se meu código ficar visível de modo que qualquer pessoa com conhecimentos em PHP possa alterá-lo, eu passo a ser "substituível", ou seja, vem eleições, troca prefeito, troca o pessoal, troca o webmaster! :P

Pode ser que sim, pode ser que não, mas no caso de eu ser substituído, não quero que minhas noites de trabalho sejam "modificadas" por outra pessoa. Então pesquisei um pouco sobre o assunto e descobri que criptografia não é um meio muito seguro pois tem os programas "debug", essas coisas... até ouvi falar que um tal de "CodeLock" era muito bom, pois os arquivos só poderiam ser modificados se houvesse a pessoa tivesse o programa e a "senha" para abrir aqueles arquivos.

Gostaria de saber de vocês, sábios gurus, quais formas de proteger um código fonte... formas seguras.

Registrar o código em cartório resolveria o problema?

Desde já agradeço a atenção de todos!

Edição feita por: x-neo, 18/05/2006, 19:00.


■■■■■■■■■■ - x-neo ( :P )
-------------------
■■■■■■■■■■ - HTML
■■■■■■■■■■ - Java-Script
■■■■■■■■■■ - PHP
■■■■■■■■■■ - Photoshop
■■■■■■■■■■ - Dreamweaver
■■■■■■■■■■ - Flash
-------------------

#2 Klaus

Klaus

    @ ubuntu jaunty

  • Ex-Admins
  • 7924 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:127.0.0.1

Posted 19/05/2006, 09:30

Se você trabalha na prefeitura, os códigos que você faz lá dentro normalmente são de direitos da prefeitura, não seus.

Não adianta querer ser insubstituível... existem milhões de programadores equivalentes a você. Código aberto é a melhor solução!

Edição feita por: Klaus, 19/05/2006, 09:31.

Klaus Paiva
Conheça também: Taperás

#3 x-neo

x-neo

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/05/2006, 11:51

bom, em primeiro lugar, trabalho com criação de sites, serei apenas contratado. Em relação a código aberto, minha opinião é um pouco dferente sobre isto, creio que minhas horas a fio de trabalho tem algum valor para mim, pois se não tivessem eu deixaria meu código aberto para qualquer um copiar.

Sou totalmente a favor de "ajudar" os colegas a buscar o conhecimento, ensinando-os como fazer tarefas fáceis e difíceis para que eles possam progredir como profissionais. Mas creio que fornecer um código fonte inteiro para que os "lamos" copiem e digam que são seus não é a coisa mais inteligente a se fazer.

O que estou querendo saber é se dá para proteger meu código a ponto de, se eu deixar de prestar meus serviços, meu código fique intácto, ninguém possa alterá-lo e dizer que foi ele quem o desenvolveu. Esta é a questão.

■■■■■■■■■■ - x-neo ( :P )
-------------------
■■■■■■■■■■ - HTML
■■■■■■■■■■ - Java-Script
■■■■■■■■■■ - PHP
■■■■■■■■■■ - Photoshop
■■■■■■■■■■ - Dreamweaver
■■■■■■■■■■ - Flash
-------------------

#4 Balala

Balala

    What you want for yourself?

  • Ex-Admins
  • 3357 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Jaraguá do Sul - SC
  • Interesses:http://forum.wmonline.com.br/index.php?showtopic=5792

Posted 19/05/2006, 12:01

Zend Guard

Há alguns outros programas que codificão o código, mas em sua maioria, não fazem o trabalho corretamente. Além do mais, é díficil encontrar servidores com suporte à eles, incluse para o Zend Guard, onde é necessário ter o Zend Optimizer instalado. (y)

Cada um com sua opinião em relação à Open Source. No mais, só lamento.
Balala - Admin Geral Webfórum - Retired
Twitter
Stop Spreading Lies!
Posted Image




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq