Jump to content


Photo

Kubuntu


  • Faça o login para participar
35 replies to this topic

#16 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 08/09/2006, 15:52

opa cara... entao, os checkboxes e tal, o que vc escolher, vai fazer:
formatar tudo e instalar só o linux deve ser uma das opçoes...
as outras sao pra redimensionar/apagar/criar partiçoes

é só ler a tela(vc nao é noob, heheeh, acho que eu nem precisava falar isso)

KkKkKkKkKk... :rotfl2::

Então... eu também não me acho noob, há há há, é que o medo fala mais alto! :P

acho eu que a própria instalaçao vai criar o swap num pedacinho da partiçao que vc escolheu pro linux, é uma partiçao que vc pode esquecer que existe, heheh

Bom saber disso! =)

Até entendo seu medo, por ser a maquina que vc usa.

O pior é não ser só a que uso, mas sim a que a família toda usa. Dos 60 GB da partição do Windows 55 GB estão ocupados. Destes 55 GB, 43 GB é meu (singelos 85 mil arquivos, kKk)... :D

Eu, quando instalei o SuSE pela primeira vez, tinha uma maquina só pra isso, por isso nao tive medo. Se vc tiver alguns DVDs aih, faça backup das suas coisas antes de fazer a instalação, só por garantia. Assim diminui o seu medo, e vc pode experimentar mais sossegado.

Sabe que eu pensei nisso?! O duro é ripar 55 GB da partição C:\ e mais 5 GB da F:\, haja DVD (ainda bem que já tenho meu gravador, he he)! :P

O que mais me confunde é essa parada de preparar a partição e sistema de arquivos... Deixa eu aproveitar então: a denominada partição C:\ do Windows é a partição hda1 na visão linuxista (kkk), e que é a partição de boot... depois que eu converter a partição hda2 (E:\ no Windows) para o sistema de arquivos do Ubuntu (falando nisso, qual escolho? rs) e instalar ele, ela (a C:\ ou hda1) continua sendo a de boot né? :wacko:

Depois da minha desistência de ontem que eu entendi essas paradas de hda e que o hda que eu precisava manipular era o hda2, kKkKk... :rotfl2::

Ah, mais uma coisa: este espaço não alocado que aparece na tela (cerca de 8 MB, grande coisa) pode ser utilizado né? Queria saber o porquê do Windows ter ignorado ele... :boxing:

Enfim, é isso. Hoje farei a 2ª tentativa. :P

PS: Ainda bem que o Dapper faz a instalação à partir da GUI do LiveCD já carregado... meu teclado (da Microsoft, pra variar) não funciona no intermédio do boot ao carregamento do sistema operacional. <_<

[]’s :DAté mais

#17 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 08/09/2006, 16:07

Quando eu usava Linux (tive de tirar do PC porque mamãe não quer papai não deixa) eu usava ReiserFS. Dizem que é melhor que o EXT3.

[]'s

#18 Diego Monteiro

Diego Monteiro

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 4 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 08/09/2006, 17:51

? :(

#19 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 08/09/2006, 22:06

1- Assim como o nosso amigo, eu possuo o serviço de acesso a internet do virtua (ethernet) e não consigo configurar no meu Ubuntu. Utilizo o Windows Xp e VMWare com o Ubuntu. Antes de instalar eu testei através do Live CD e funcionou corretamente a internet, porém após instalação , não funciona de jeito algum!!! putzzz.. <_<


Já vi outras pessoas fazendo reclamações como esta.
Funciona com o LiveCD e, após a instalação, não funciona mais.
Fica difícil dar um diagnóstico preciso, precisariamos de uma série de informações sobre o seu sistema.
Me responde uma coisa, quando esta no Ubuntu, você consegue pingar um IP qualquer?
Exemplo:
ping 200.221.2.45
(site do uol)

2-Já possuo o Ubuntu, porém gostaria de utilizar o Kubuntu. Tentei localizar esse pacote do KDE de atualização e não achei. Como encontro e como posso instalar?


Onde exatamente você procurou o pacote?

3- Após a instalação do VMware e do Ubuntu, o meu windows XP não inicializa mais automaticamente as midias inseridas nos drivers de DVD e CD do meu PC. Acredito que a instalação do Ubuntu e VMware não tenha causado essa alteração nas configurações do windows... Alguem sabe me informar como posso voltar ao reconhecimento automatico? Dúvida de amador, hein!! rsrsrs.. To desaprendendo a mexer com Windows! :wacko:


Esta configuração é do Windows, durante a instalação do VMWare, me recordo que ele questiona algo sobre desabilitar esta funcionalidade, mas eu realmente não recordo de onde fica tal configuração no Windows.

Qualquer coisa, volte a postar.
------
Mero mortal!

#20 Inu

Inu

    Veterano

  • Usuários
  • 1138 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Canela, Rio Grande do Sul, Brasil

Posted 08/09/2006, 22:20

Quanto à internet virtua ou brturbo, afins, que usem modem DSL, sugiro configurar ela como ROUTER.
Eu, com Kurumin uso ReiserFS.

#21 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 08/09/2006, 22:26

O que mais me confunde é essa parada de preparar a partição e sistema de arquivos... Deixa eu aproveitar então: a denominada partição C:\ do Windows é a partição hda1 na visão linuxista (kkk), e que é a partição de boot... depois que eu converter a partição hda2 (E:\ no Windows) para o sistema de arquivos do Ubuntu (falando nisso, qual escolho? rs) e instalar ele, ela (a C:\ ou hda1) continua sendo a de boot né? :wacko:

Depois da minha desistência de ontem que eu entendi essas paradas de hda e que o hda que eu precisava manipular era o hda2, kKkKk... :rotfl2::

Ah, mais uma coisa: este espaço não alocado que aparece na tela (cerca de 8 MB, grande coisa) pode ser utilizado né? Queria saber o porquê do Windows ter ignorado ele... :boxing:

Enfim, é isso. Hoje farei a 2ª tentativa. :P

PS: Ainda bem que o Dapper faz a instalação à partir da GUI do LiveCD já carregado... meu teclado (da Microsoft, pra variar) não funciona no intermédio do boot ao carregamento do sistema operacional. <_<

[]’s :D


Em sistemas Unix e Unix-like a lógica é a seguinte...
IDE0 - unidade primária = hda
IDE0 - unidade secundária = hdb
IDE1 - unidade primária = hdc
IDE1 - unidade secundária = hdd
SCSI, SATA e DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO USB = sda seguindo a ordem alfabética para cada próximo dispositivo b, c, d, ...

Se houverem partições neste disco, cada partição primária recebe um número de 1 a 4, se houverem partições lógicas, estas podem receber números de 5 a (esqueci o número).

Ou seja, se seu Windows estiver instalado num disco que esta na IDE0 e na primeira partição primária, este será o hda1.

---

Sistemas de arquivos Linux.
Como você deve ter percebido, são vários, os mais usados são EXT3 e REISERFS. Ambos são muito bons, com uma ou outra diferenças técnicas, uma das mais interessantes é que o REISERFS é mais rápido, não vou entrar em detalhes técnicos. Com o KUBUNTU você não vai conseguir formatar sua partição como REISERFS, isto por causa de uma falha de empacotamento desta distribuição. :) Sendo assim, use EXT3.

Você precisa preparar 2 partições, uma que armazenará todo o seu sistema, configurado para ser a raiz do sistema Linux, que leva o rótulo /. A outra deve ser uma área de troca (SWAP), esta partição vai ter uma funcionalidade parecida com a memória virtual do Windows.

---

Quando você terminar de instalar seu sistema Ubuntu, este terá instalado um gerenciador de Boot, no caso do Ubuntu, será instalado o GRUB. Este fica armazenado na MBR do disco, e será inicializado antes de qualquer outro sistema operacional. O MENU de inicialização do GRUB pode ser configurado no seguinte arquivo do Linux: /boot/grub/menu.lst

---

Se lembre do seguinte. Ao inicializar o sistema Linux você estará usando um usuário com poucas permissões, para executar tarefas de administrador você deve usar o usuário root, porém, no Ubuntu, este usuário vem desabilitado por padrão. Porém, você pode usar um comando chamado sudo para executar tarefas administrativas, por padrão, apenas o seu primeiro usuário terá permissões para usar este comando.

---

Qualquer coisa é só postar. ;)
------
Mero mortal!

#22 Diego Monteiro

Diego Monteiro

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 4 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 09/09/2006, 22:10

Brigadão Prog,

Mas eu já consegui compartilhar a minha conexão do virtua. Está funcionando muito bem!! :D

Com relação aos pacotes do KDE, eu já achei tambem... :rolleyes: Mas antes ele não estava aparecendo nos pacotes do Synaptic.

E a respeito das configuraçoes do Windows.... resolvo depois!! Fácil, comparado com o que tive de aprender. rsrs..

Obrigado pela resposta e por esse forum "kubuntu", me ajudou muito a aprender e tirar as minhas dúvidas.

Estou a disposição de ajudar à quem não conseguiu instalar o Kubuntu. (y)

OBS: Estou adorando a interface e todo o sistema do Kubuntu!! Muito Loko!

Abraços!

#23 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 10/09/2006, 16:20

Ainda não instalei, kKk... :P

Você precisa preparar 2 partições, uma que armazenará todo o seu sistema, configurado para ser a raiz do sistema Linux, que leva o rótulo /. A outra deve ser uma área de troca (SWAP), esta partição vai ter uma funcionalidade parecida com a memória virtual do Windows.

Graças à esta etapa eu causei um probleminha aqui que graças à Deus já recuperei. :P

Como tinha espaço não alocado sobrando, resolvi alocar ele na partição de backup minha, a hda3. Formatei a hda2 como ext3, e segui em frente... só esqueci da partição SWAP! :rotfl2::

Tive de voltar à tela de reparticionamento, para desalocar uns 512 MB pro SWAP... Como o hda2 já tinha 10 GB redondos e o hda3 de backup tinha uns 4,5 GB e 2 GB sobrando, não pensei 2 vezes: vou tirar 512 MB dele mesmo! :D

Foi aí que deu no que deu: a partição hda2 e hda3 ficou como desconhecida tanto no LiveCD quanto no Windows! :P

Ainda bem que eu gosto do Google. Graças à ele achei isto aqui: www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk

Foi só baixar a ferramenta, seguir o exemplo do site e eu recuperei minhas partições defeituosas... :D

Agora já aproveitei e fiz uma cópia da partição hda3 (que era NTFS) na hda1 (também NTFS). Agora posso apagar tudo além da hda1 e particionar novamente! :rolleyes:

Hoje eu instalo esse monstro! :lol:

----------

Oba! Instalei! :D

Então, consegui arrumar aquela parada Storm (do que eu perguntei via MP)... após entender que cada entrada title do ./boot/grub/menu.lst se referia à uma linha do boot e que começava à contar do 0, mudei o default pra 4, que referia ao Windows. =)

Depois disso me deparei com um problema: o arquivo era somente leitura. Consultei o Google, he he:

sudo cp /boot/grub/menu.lst /boot/grub/menu.lst_backup
sudo gedit /boot/grub/menu.lst
Bingo, consegui editar o danado! :P

Quanto ao teclado, acho que não tem jeito... ele nunca funcionou em tela de boot. Só funciona em ambiente gráfico. :wacko:

Vou comprar um teclado universal mesmo...

Então, deixa eu perguntar mais um pouco... :P

Ao inicializar o Ubuntu depois de instalado apareceu uma tela de atualização com 170 e tantos pacotes à serem baixados, o que daria 200 e tantos MB. Baixo tudo ou não precisa? :ponder:

E como instalo o Kubuntu agora? Tô louco pra usar KDE! :D

Ah, o Vírtua foi auto-configurado, rs... nem precisei fazer nada! =)

PS: Obrigado à todos que me ajudaram até então. Sem vocês não ia ter jeito de eu usar o pingüim... :P

----------

Ah, o teclado funcionou! :D

Diretamente pela porta USB ele não funciona na tela de boot... precisa de um adaptador pra PS/2. Lembrei que ele tinha vindo com um, e fui testar... batata! :P

[]’s :DAté mais

#24 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 10/09/2006, 18:56

Sobre os pacotes é sempre bom baixar. Afinal são atualizações né.

Quando tu instalar tudo direitinho, me avisa se é bom essa distro que quem sabe eu aprendo a mexer em Linux com ela :assobio:

[]'s

#25 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 10/09/2006, 21:23

Antes de mais nada, sobre Ubuntu, muitas dúvidas podem ser tiradas no Guia Não-Oficial, dúvidas como instalação de codecs, plugin do flash e outras coisas. ;)
http://wiki.ubuntubr....org/GuiaDapper

Além da documentação oficial, que é traduzida para o português do Brasil e bem completa.


Vamos lá... :)

As distribuições Linux baseadas no Debian utilizam empacotamente .deb, isto, para o Debian e, consequentemente, para o Ubuntu, é como um arquivo de instalação. Para estes sistemas existem repositórios on-line, o que isto quer dizer exatamente? Quer dizer que grande maioiria das aplicações estão on-line e prontas para serem instaladas nesta distribuição Linux.

A ferramenta que faz esta instalação é a mesma que faz toda a atualização. Na interface gráfica esta ferramenta é conhecida pelo nome de Synaptic, e no terminal de texto você encontra a ferramenta Aptitude. Ambas dependem do programa chamado APT, este será um termo muito comum daqui por diante, dependências, muitas vezes, quando pedimos para instalar uma ou outra ferramenta, é necessário suprir suas dependências. Quando usamos um gerenciador de pacotes, como o APT, estas dependências são resolvidas automaticamente.

O principal comando, na terminal texto é o apt-get, para o qual deve ser enviado um parametro de ação, tipo: updade, install, remove, etc...

O sistema APT, como já mencionado, funciona buscando as aplicações em repositórios espalhados pelo mundo, mas existem alguns repositórios oficiais, este repositórios são condigurados no arquivo /etc/apt/sources.list.
Algumas das linhas deste arquivo estão comentadas, para ter acesso aos demais repositórios, basta tirar o comentário da linha e atualizar a lista de repositórios.

Comandos básicos:

apt-get update // atualiza a lista de repositórios
apt-get upgrade // atualiza os pacotes de acordo com o que já esta instalado
apt-get install // instala novos pacotes
apt-get remove // remove pacotes
apt-cache search // procura pacotes


Exemplos:

apt-get update
apt-get upgrade
apt-cache search apache
apt-get install apache2
apt-cache search nvu
apt-get install nvu


Não precisa fazer a instalação linha a linha, você pode instalar vários pacotes por linha, só separar por espaço:

apt-get install blender flashplugin-nonfree kde


Quanto a atualização, é insteressante fazê-la. Na utilização do apt-get é mencionado quanto fará de download e quanto efetivamente será gasto após a atualização de todo o sistema, isto pq esta atualização consiste em pegar bibliotecas e programas que você já estão instalados no seu sistema, ou seja, será instalada uma versão mais recente.

Lembrando que todos esses comandos precisam ser instalados pelo usuário root, ou seja, é só usar o sudo.

ps.: Seja bem vindo a liberdade. (ok2)
------
Mero mortal!

#26 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 11/09/2006, 13:50

Opa... ;)

Valeu! :D

ps.: Seja bem vindo a liberdade. (ok2)

:P

Ah, só uma perguntinha... após a atualização de 207 MB de ontem, a tela de boot do GRUB mudou. Mudou não, rs... apareceu 2 novas linhas:

Ubuntu, kernel 2.6.15-26-386
Ubuntu, kernel 2.6.15-26-386 (recovery mode)
Ubuntu, kernel 2.6.15-23-386
Ubuntu, kernel 2.6.15-23-386 (recovery mode)
Ubuntu memtest (algo assim, rs)
---------------
Windows XP Professional

Pela lógica, são as 2 primeiras. Eu queria saber o que seria isso... no caso eu atualizei o kernel do Ubuntu né? Em toda atualização de kernel serão adicionadas novas entradas no boot? :ponder:

Caso positivo, é só comentar as antigas no ./boot/grub/menu.lst né? :unsure:

[]’s :DAté mais

#27 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 11/09/2006, 13:58

Pela lógica, são as 2 primeiras. Eu queria saber o que seria isso... no caso eu atualizei o kernel do Ubuntu né? Em toda atualização de kernel serão adicionadas novas entradas no boot? :ponder:

Caso positivo, é só comentar as antigas no ./boot/grub/menu.lst né? :unsure:


Isso aí... :)

Sempre que você atualizar seu kernel pelo APT, novas linhas serão adicionadas no menu do GRUB, assim como se você quiser compilar um novo kernel, você poderá incluí-lo no menu. Por padrão, a atualização do kernel não remove o kernel antigo, ou seja, você poderá continuar usando o kernel antigo sem problema ou, simplesmente, removê-lo.

Se você quiser, é possivel usar um kernel melhor adaptado ao seu hardware, dependendo da arquitetura do seu processador e/ou recursos "não convencionais" do sistema.

Pro padrão, o kernel do Linux esta preparado para funcionar com algumas limitações. O kernel do Ubuntu, por exemplo, esta preparado para funcionar em arquitetura i386 (que é o linux mais básico), esta capacitado a trabalhar com 1 processador, mono-core, e com até 2GB de memória RAM. Caso queira algo diferente disto, você precisa instalar outro kernel, que estará disponível nos repositórios do APT, ou compilar seu próprio kernel. B)
------
Mero mortal!

#28 .Eduardooo

.Eduardooo
  • Visitantes

Posted 11/09/2006, 14:21

Me digam uma coisa, nunca instalei o Ubuntu, mas ja usei o 5, um amigo que instalou, só que foi o seguinte a gente criou uma partição para o Windows e como o HD era de 40GB deixamos o Windows com 30GB, após isso instalamos o Windows e depois ele meteu o CD do Ubuntu e a instalação prosseguiu, só que não vi essa parte, eu fui fazer outra coisa em meu PC ja que estavamos formatando o PC de minha irmã, tipo, vamos ver se eu intendi, então a hora que eu rodar o instador ere ira se autoconfigurar nesse espaço em branco ou será me mostrado uma tela para eu criar as outras duas partições? A partição do ubuntu e a do Swap...

#29 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 11/09/2006, 14:33

Em determinado passo da instalação ele questiona sobre como deseja prosseguir, na atual versão (6.06), a instalação é toda em modo gráfico. Neste ponto surgirão, mais ou menos, as seguintes opções:
- apagar todo o conteúdo do disco e instalar;
- instalar o ubuntu no maior seguimento continuo disponível no disco;
- particionar manualmente;
------
Mero mortal!

#30 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 12/09/2006, 15:28

Opa... ;)

Instalei o KDE, deu tudo certo. ;)

Aproveitando, mais uma pergunta... :rolleyes:

Tipo... dando apt-get install apache2 no terminal, ele instala o Apache. Ótimo! Só que ele instala o Apache 2.0.55... e como eu adoro ser diferente, queria usar o 2.2.3 que já estou acostumado (assim como o PHP 5.1.6 ao invés do 5.1.2). :P

Como posso fazer isso? Na página oficial do Apache e PHP por exemplo oferem arquivos tar.gz... uso eles (caso positivo, como... rs) ou edito os pacotes em algum lugar (e como, rs...)? :wacko:

[]’s :DAté mais




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq