Jump to content


Photo

Comodismo


  • Faça o login para participar
21 replies to this topic

#1 Frajola

Frajola

    É bom?

  • Ex-Admins
  • 889 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 12/04/2006, 16:49

Nossa... tem umas semanas q voltei a usar o forum... e praticamente todos os topicos que respondi sobre ajuda tinha coisa na busca... e tem casos (ex: Onde arrumo brush?) q é so ler o topico de site relacionados =/ enfim... acho q nós users do forum deveriamos pensar em algo pra combater o comodismo.

não ajuda em nada, pq o cara pede as coisas mastigado
cria + um topico sendo q dentro dele tem um link de resposta com outro topico e assim virando uma bola de neve
não aumenta o conteudo do forum
entre outros.

sei lá uma campanha de conscientização... ou coisa assim

______________________________________________________________
Blog Desejado - Você não vai se arrepender
Meu portifólio: http://www.freela.co...po.php?id=11616
Posted Image


#2 Hes Vital

Hes Vital

    Doutor

  • Usuários
  • 796 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Leste - Santa Catarina
  • Interesses: * Programação - Sempre é bom criar algo.<br> - PHP<br> - Action Script<br> * Jogos - Nunca se é velho demais pra jogar.<br> - RPG<br> - Ação<br> - Outros

Posted 13/04/2006, 19:02

Cada sessão já tem um tópico fixo ensinando que fazer uma busca é mil vezes melhor porque a resposta vem na hora.
Mas na minha opinião é preguiça de aprender e preguiça de quebrar a cabeça.

Eu por exemplo consigo resolver muitos dos meus problemas fazendo uma busca. No manual do PHP(quando estou usando PHP) ou quando to no F1 do Flash(quanto estou usando Flash). Eu nem chego a fazer uma pesquisa no fórum.

Eu acho que depois da preguiça, ou segundo problema é não saber pesquisar, a gente deveria de alguma forma ensinar a pessoa a pesquisar, porque realmente nem todo mundo sabe pesquisar, não sabe o que escrever na caixa de busca.

Outra coisa que é importante resaltar, é que numa sessão que tem muitos tópicos fixos, o usuário acaba não lendo todos, ou as vezes não lê nenhum.
Quantos programadores são necessários para trocar uma lâmpada?
Só um, mas a casa cai!

Posted Image

#3 TOW

TOW

    Turista

  • Usuários
  • 40 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Itajaí/SC

Posted 14/04/2006, 18:45

A preguiça é sem dúvida o que mais faz que não se faça a tal da pesquisa, por outro lado a comodidade porque alguém responde, tornando uma das partes um tanto limitada no conhecimento.

Mas tem algo muito interessante nas respostas, respostas como você não postou no lugar certo e coisas similares.

Mas olhem por outra face, se o fórum já tiver todas as respostas do que adianta alguém frequentar o fórum.

Respostas como use a busca são inaceitáveis na minha opinião, pôxa, quem for responder isso só para somar posts devia levar algum tipo de punição, já que já aconteceram punições por coisas bem menores, se não sabe, fica sem teclar.

Que a as respostas apontem onde está a solução, enquanto isso, uns vão postar suas dúvidas e outros vão responder, afinal é para isso é que o fórum existe, será que estou errrado?
Quer hospedagem gratuita? Trabalhe!

No dia seguinte ao da invenção do e-mail um gaiato desocupado inventou o spam.

E desde então, minha caixa postal eletrônica sempre tem porcarias com jeito de coisas sérias e aparência de urgente, mas no fundo sâo só bobagens ou brincadeiras de mau gosto.

#4 FHL

FHL

    Doutor

  • Usuários
  • 916 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Marília-SP
  • Interesses:* PhotoShop<br />* Fotografia

Posted 14/04/2006, 21:17

Concordo com vocês.

Estamos trancando o tópico e alertando o usuário. ;)

estamos tomando providências ! fiquem sussegados, peço que continuem nos comunicando das coisas que lhes incomodam! (y)

ficamos grato.
Fotografia
D700 | Nikkor 24-70 f2.8 | Nikkor 80-200 f2.8 | Nikon SB-900
www.flickr.com/FabioHL

#5 .System

.System

    loading...

  • Usuários
  • 144 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 14/04/2006, 21:49

Olás!

Já vi coisas assim, e até tópicos com uma dúvida, depois pesquiso aquilo e acho as respostas para a dúvida. Devo responder o tópico quando acho isso? Como não sei se é flood, prefiro não responder.

Não sei por que fazem isso, perguntam uma coisa que já está respondida. Se continuar assim, o banco de dados ficará maior e com vários tópicos duplicados.

Eu acho que depois da preguiça, ou segundo problema é não saber pesquisar, a gente deveria de alguma forma ensinar a pessoa a pesquisar, porque realmente nem todo mundo sabe pesquisar, não sabe o que escrever na caixa de busca.


Nesse caso, sim, deveriamos criar um tópico dizendo como se pesquisa e depois pendurar.

Outra coisa que talvez atrapalhe a busca são os erros de escrita nos posts, coisa típica de chat. Acho que deveriamos parar com isso, porque atrapalha na hora de pesquisar. Por exemplo, se eu crio um tópico assim:

Como faço paraajusta oCpanel?

Na hora de pesquisar por CPanel, não vai achar esse tópico.

Outras coisas que podem atrapalhar, são do tipo: aki, akilo, naum, issu, e similares.

Deveriamos parar com isso, não acham?

#6 FHL

FHL

    Doutor

  • Usuários
  • 916 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Marília-SP
  • Interesses:* PhotoShop<br />* Fotografia

Posted 14/04/2006, 22:49

nunca é demais responder duvidas! =]

mas quanto aos tópicos pendurados, já existem! =]
Fotografia
D700 | Nikkor 24-70 f2.8 | Nikkor 80-200 f2.8 | Nikon SB-900
www.flickr.com/FabioHL

#7 Crab

Crab

    Da paz, mas preparado para Guerra

  • Ex-Admins
  • 2521 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis - SC
  • Interesses:Desenvolvimento Gráfico e Web.

Posted 15/04/2006, 04:48

É TOW ... tbm acho ... mas veja bem ...

Tipo seria interessante até o incetivo ..

" Ae meu use a busca que tu acha um monte, eu procurei e achei olha o link "

Porém não é de todo certo os outros fazerem o trabalho pelos acomodados ...

E penso que se o cara realmente é acomodado .. não posto nada ou se pah digo para usar a busca mesmo ... que de certa forma já é uma ajuda, já que tenho conhecimento de que tal dúvida já foi respondida por diversas vezes.

Agora se não se trata de um user acomodado a galera conhece quem são as cabeças ... não tenha dúvida disso e esse se merece mesmo por ser uma figura que ajuda, lê as regras e age dentro delas .. tenho certeza que a galera ajuda quantas vezes for preciso...

A questão é bom senso ... e se nego é preguiçoso ... sinto muito.

Quanto a problemas no saber usar a busca ... hummm ae é fueda ... mas tentaremos amenizar isso com algumas dicas mesmo ...

no mais ...

era isso.

(y) Até mais

#8 x-games

x-games

    Upgrade

  • Usuários
  • 1228 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo
  • Interesses:Informática, internet, games, musicas, filmes, esportes, sexo

Posted 15/04/2006, 18:16

Mas olhem por outra face, se o fórum já tiver todas as respostas do que adianta alguém frequentar o fórum.


Como assim!!! Se tiver toda resposta melhor, pois quando tiver outra dúvida vai voltar aqui e achar. (y)
A vida é dura pra quem é mole

#9 .System

.System

    loading...

  • Usuários
  • 144 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/04/2006, 19:28

Mas olhem por outra face, se o fórum já tiver todas as respostas do que adianta alguém frequentar o fórum.


Como assim!!! Se tiver toda resposta melhor, pois quando tiver outra dúvida vai voltar aqui e achar. (y)

Se tiver todas as dúvidas respondidas, então isso já virou um manual, é só dar umas editadas.

#10 Crab

Crab

    Da paz, mas preparado para Guerra

  • Ex-Admins
  • 2521 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis - SC
  • Interesses:Desenvolvimento Gráfico e Web.

Posted 16/04/2006, 01:45

Nunca .. mas nunca mesmo todas as dúvidas serão respondidas ... pelo menos aqui na terra não ... rs* ...
... o mundo não para de girar e assim é o conhecimento ... sempre tem algo à aprender e ensinar.

Porém há aquilo que já foi ensinado várias vezes e está registrado de várias formas no mesmo lugar ...
... e esse é o ponto que está sendo levantado aqui ... quanto ao comodismo de em vez de ir pegar o que já está ali ... ficar esperando que alguém te entregue pronto... mastigado ... que alguém procure pelo preguiçoso e entregue de mão beijada ...

Isso que deve ser trabalhado ... não só aqui mas na vida ...

(y) Até mais

#11 Hyuuga Hinata

Hyuuga Hinata

    Naruto!!... =)

  • Usuários
  • 289 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Jacarépagua - RJ
  • Interesses:Handebol, amigos, namorar, fóruns, blogs/flogs, internet, msn, conversar, praia/piscina, passear nos shoppings, comprar, brincar, ajudar, receber/dar carinho...etc...!! =Pp

Posted 16/04/2006, 15:25

Infelizmente a grande maioria das pessoas que se cadastram em um fórum pensam que este é um local apenas de esclarecimento de dúvidas. Enquanto as coisas forem encaradas deste modo sempre poderemos observar que existem pessoas que vem aqui criam o seu tópico, esperam a resposta e pronto, dane-se as regras, dane-se se já havia um tópico idêntico.

A solução do problema infelizmente se encontra no bom senso de cada um. Encontra-se na maneira de enxergar um fórum. O comodismo sempre existiu aqui e em quase todos os outros fóruns, é dificil mudar isto. Mas quem sabe um dia, né?...


Beijos.
=]
"Não existe amor sem ações..."
..."A grande maioria das pessoas não vive, simplesmente existem"...
..."Carpe Diem"...aproveite o dia, o momento...!
"O segredo da criatividade é saber esconder suas fontes."

#12 .camila

.camila

    Turista

  • Usuários
  • 51 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 16/04/2006, 15:52

Bom, pelo pouco tempo que frequento o fórum, já pude perceber que os responsáveis por ele já fazem muito para controlar esse tipo de coisa. Usuário comodista sempre existiu, e não é agora que vai deixar de existir. Talvez o que poderia ser feito em paralelo, com bom senso e moderação (obviamente), é os próprios membros mais conscientes "alertarem" esse tipo de usuário, indicando um resultado de busca que de alguma forma sane as suas dúvidas, por exemplo. Já notei que alguns já o fazem, e acho bacana.

Outra coisa que notei é que a busca não é acessível para quem não é membro (estou errada?). Logo, fica fácil um usuário que só precisa tirar uma dúvida se cadastrar, abrir um tópico, esperar a resposta e nunca mais voltar. Vejo muito disso por ai. Talvez liberando a busca, caso haja possibilidade, diminuiria um pouco a incidência de tópicos repetidos, embora eu tenha que reconhecer que não resolve em nada o problema do comodismo. Mas enfim...

Esse é um problema comum em todos os fóruns que já frequentei (como usuária ou não). A questão é o que o Crab já comentou:

Isso que deve ser trabalhado ... não só aqui mas na vida ...


Falta conscientização mesmo, por parte de cada um.

[]'s

Edição feita por: camila.bianchi, 16/04/2006, 15:54.


#13 .System

.System

    loading...

  • Usuários
  • 144 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 16/04/2006, 19:28

Hyuuga Hinata, sei que isso vai de cada um, e que sempre tem comodista, mas isso já está passando dos limites. Quase sempre quando vejo um tópico com uma dúvida, vou lá na busca e aparece a resposta daquele tópico, então, constumo responder coisas como "veja se esse tópico te ajuda".

Outra coisa que notei é que a busca não é acessível para quem não é membro (estou errada?). Logo, fica fácil um usuário que só precisa tirar uma dúvida se cadastrar, abrir um tópico, esperar a resposta e nunca mais voltar. Vejo muito disso por ai. Talvez liberando a busca, caso haja possibilidade, diminuiria um pouco a incidência de tópicos repetidos, embora eu tenha que reconhecer que não resolve em nada o problema do comodismo. Mas enfim...


camila.bianchi, já perguntei isso aí, nesse tópico:

http://forum.wmonlin...howtopic=145520

#14 x-games

x-games

    Upgrade

  • Usuários
  • 1228 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo
  • Interesses:Informática, internet, games, musicas, filmes, esportes, sexo

Posted 16/04/2006, 22:54

as regras são bem claras, mas algumas não respeitam, pensam/imaginam que o fórum daqui é igual em todos os lugares, tanto que esta bem destacado em cada sessão para que conheçam as regras.
A vida é dura pra quem é mole

#15 Frajola

Frajola

    É bom?

  • Ex-Admins
  • 889 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 17/04/2006, 18:44

Eu sou prova viva dessa conscientização

meu primeiro post foi errado... deu até briga =P mas foi porque eu não li as regras, não sabia como atuar em um forum... na epoca tinha uma preocupação maior com esses tipos de post...

Fica a pergunta: Como conscientizar os usuarios da importancia deste bom senso?


eu sou um cara + radical... por mim deixava topico explicando como utilizar a busca e sua importancia, dava mais enfâse na leitura das regras (alguens sites que pedem cadastro fazem com que somente siga o processo depois da barra de rolagem ir até o final) e depois qualquer topico que quebre isso seja trancado

é logico que o comodismo sempre vai existir... mas não podemos deixar isso em excesso

Eu acredito que o wmo é um forum de conteudo, e que não precisamos de n° de usuarios e sim de usuarios afim de compartilhar seus conhecimentos

______________________________________________________________
Blog Desejado - Você não vai se arrepender
Meu portifólio: http://www.freela.co...po.php?id=11616
Posted Image





0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq