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Tutorial De Revelação Amadora


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6 replies to this topic

#1 sekoloko

sekoloko

    12 Horas

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Posted 11/04/2006, 12:46

Olá pessoal ! :click:

Então.. eu comecei a fotografar agora !
Tinha uma máquina digital mas agora estou com uma olympus da minha mãe, acho que é uma EE-2, antiga pra caraleo !
:D

Pois então ! Eu amo fottografar.. e gostaria de pedir ajuda para o pessoal mais experiente de como fazer uma revelação... sim, aquelas que a gente vê nos filmes, aquelas que os detetives fazem, sabe ?
:D

Aquelas que o cara monta no banheiro mesmo ! Eu não sei se precisa ter um filme especial, uma máquina especial.. então proponho aqui que façam um tuto bem completinho dos passos pq eu garanto que não sou só eu que tenho essa dúvida !

Grande abraço !

#2 FHL

FHL

    Doutor

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  • Interesses:* PhotoShop<br />* Fotografia

Posted 13/04/2006, 09:15

Sensibilidade espectral


A emulsão fotográfica pancromática é basicamente sensível a todas as cores do espectro de luz visível e também ás radiações ultravioleta, pelo que têm de ser trabalhadas em total obscuridade.
Algumas emulsões (papel fotográfico para preto e branco) têm sensibilidade a radiações ultravioleta, luz verde e azul (ortocromáticas) e são usadas com iluminação de segurança vermelha.



Processo de revelação de negativos a preto e branco


Exposição: o efeito imediato da exposição da imagem à película fotográfica é a formação de alguns átomos de prata metálica dentro de cada cristal de halogeneto de prata atingido pela luz. O efeito não é visível, mas as manchas de prata que formam esta imagem invisível ou “latente” irão posteriormente actuar com o processo de revelação.

Pré-molhagem: água a 20º C para ambientar o rolo à temperatura do revelador e abrir a emulsão para facilitar a penetração do revelador. Retira a camada anti halo. Esta camada posiciona-se na parte posterior do filme (suporte), e serve para evitar o reflexo da luz, após atravessar a emulsão, o que podia provocar uma exposição adicional ao filme.
Deixar os rolos na pré-molhagem durante 10 segundos.

*Revelação: Agentes reveladores (geralmente o metol, a fenidona e a hidroquinona) da solução que cedem electrões aos centros formados pela imagem “latente” ou invisível.
São estes que favorecem a formação de mais prata até tudo estar transformado em prata metálica negra. Começam a aparecer as zonas claras.
Este processo é realizado num tanque de revelação que tem uma bobina ou “espiral” que serve para manter a película sob a forma de espiral, permitindo assim a livre circulação e actuação uniforme dos líquidos reveladores sobre toda a emulsão.
Depois da espiral carregada estar colocada no interior do tanque e este tapado, introduzem-se as soluções através de um orifício existente na tampa.
As soluções devem ser preparadas em recipientes de vidro, plástico ou aço inoxidável.
A água na revelação deve estar à temperatura de 20ºC (salvo outra indicação do fabricante).


Banho de paragem (fim de revelação): à medida que a revelação se faz, os tons médios e as sombras vão aparecendo e as zonas claras aumentam de intensidade. A revelação pára ao fim de um certo tempo em função do tipo de película, do revelador, da temperatura e da agitação recebida.
O banho de paragem é uma solução ácida pouco concentrada que serve para parar totalmente a revelação. A sua utilização é importante principalmente quando se utilizam reveladores muito activos. Alguns banhos têm na sua composição um corante que muda de cor quando o banho está exausto.

Fixador: Nesta fase a película apresenta uma imagem preta e negativa, mas o resto da emulsão estaria claro, sensível à luz. Por conseguinte, e ainda às escuras, dentro do tanque, coloca-se a película numa solução fixadora de hipossulfito de sódio ou de tiossulfato de amónia, mais rápido e mais caro, que transforma os halogenetos não revelados em sais incolores.
A sua fórmula completa-se com um ácido fraco e um agente que faz endurecer a gelatina da emulsão para a ajudar a secar e proteger de marcas.

Lavagem: a película deve ser lavada entre 30 minutos que é o aconselhável e 15 minutos no mínimo.
Esta fase é importante porque têm de ser retirados da película todos os elementos químicos que ainda lá estejam.
Tanto se pode lavar a película em água corrente, como em vários banhos.
Secagem: pendura-se a película já lavada com uma mola na ponta e deixa-se secar.
A película deve secar uniformemente e não apanhar pó.
Se se passar a película num «agente humedecedor» ou «agente molhante» (detergente suave) após a lavagem, evita-se a acumulação de gotas de água.


*A quantidade de revelação recebida por uma película depende da temperatura, do tempo de actuação da revelação e do grau de agitação.
Dentro de certos limites pode-se compensar a temperatura baixa com um aumento de tempo de revelação e vice-versa.
A temperatura não deve estar a menos de 13ºC e nem a mais de 24ºC.
Se este limite for ultrapassado muda-se o tempo de revelação, por cada grau a mais ou a menos diminui-se ou aumenta-se 10% do tempo de revelação.
Por exemplo: se tiver de temperatura 24ºC e de tempo de revelação 6 minutos faz-se uma regra de três simples.
6 -100%
x – 60% porque tem 4ºC a mais reduz-se 40% no tempo

6*6/100 o total é =3m e 6s de tempo de revelação

Existem dois tipos de revelador: o de uso único e o reaproveitável.

Método de revelação de rolos a preto e branco


► Água preparada à temperatura de 20ºC para todas as soluções químicas.

► Junte à água o revelador consoante a quantidade de espirais no tanque e bata com o fundo do tanque numa superfície plana, a fim de ajudar a sair as bolhas de ar.
Comece a contar o tempo de revelação.

► Depois de deitar o revelador para o tanque agite a solução por inversão do tanque, fazendo rolar na banca ou agitando a vareta que se encontra dentro o tanque ao centro. A agitação faz-se de 30 em 30 segundos – 5 vezes – ou então de minuto em minuto – 10 vezes e serve para que o revelador seja constantemente renovado à volta da película.
Os tempos de revelação são variáveis, convém ler a bula que acompanha os reveladores. Deve-se agitar devidamente. Demasiada agitação provoca uma sobre-revelação e manchas e pouca agitação leva a uma densidade irregular.

► Passado o tempo indicado pelo fabricante, volte a guardar a solução no frasco.

► Verte-se a seguir para dentro do tanque o banho paragem. Deixa--se 30 segundos e seguidamente esvazia-se o tanque e introduz-se o fixador. Antes de se colocar o fixador dentro do tanque faz-se o teste do “tempo do fixador” para sabermos o tempo que a película leva a fixar. Este teste consiste em: colocar a ponta que se corta no inicio
do filme dentro da diluição feita de fixador para o respectivo rolo e deixar a fixar até ficar transparente, o tempo que demorar até ficar transparente multiplica-se por três e este será o tempo que o rolo precisa para ficar fixado. Uma forma alternativa de realizar o mesmo processo é: cortar a ponta inicial do filme em três partes e enquanto estamos a fixar o rolo colocar ponta por ponta após a anterior ter ficado transparente na parte superior do tanque e quando a última estiver transparente o rolo está fixado.

► Colocado o fixador dentro do tanque, agita-se durante os primeiros 15 segundos. Repita a operação de minuto em minuto.

► Respeite todo o processo de revelação dos rolos a fim de evitar a contaminação química. Não misturar nem banho de paragem, nem fixador com o revelador, não esquecer de fazer banho de paragem senão contamina o fixador.

► Depois do rolo ter estado metido 1 minuto dentro do tanque a fixar, a película deixou de ser sensível à luz. Sendo assim possível controlar, já fora do tanque com segurança, se o rolo está bem fixado ou não. Após o tempo necessário de fixação volte a deitar o fixador no respectivo frasco.


► Ligue a torneira da água fria e coloque-a dentro do tanque, por meio de um tubo. Sempre com a água a correr lave a película durante 30 minutos no mínimo. Após a lavagem junte, dentro de uma proveta, água e umas gotas de agente molhante (humidificador) para ajudar a secar a película de modo uniforme.

► Tire a película da espiral, sem passar por água, e com as pontas dos dedos escorra o excesso de agente molhante. Prenda os negativos com molas. Puxe a película toda e coloque uma mola na outra ponta com o objectivo de fazer peso, para que o rolo fique esticado e deixe secar.

► Depois da película completamente seca, corta-se os negativos 6 a 6 (nunca 1 a 1) e guarda-se em folhas de arquivo.





















Texto elaborado e adaptado por Tânia Araújo / MEF – Movimento de Expressão Fotográfica

Edição feita por: FHL, 13/04/2006, 09:15.

Fotografia
D700 | Nikkor 24-70 f2.8 | Nikkor 80-200 f2.8 | Nikon SB-900
www.flickr.com/FabioHL

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