Jump to content


Photo

Suse Linux 9.3


  • Faça o login para participar
5 replies to this topic

#1 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 05/04/2006, 14:19

Existe um manual do SuSE Linux 9.3 ou superior em poruguês?
Ou ainda não foi atualizado ou o material do http://en.opensuse.org é só em inglês?

Preciso muito em portugu~es porque, bem, meu inglês é daqueles de cartaz de cinema :lol:

Abraços

#2 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 05/04/2006, 16:04

so, you got a problem, jack...
the 9.3 support end with new release 10... so, unfortunnely, IF someone translate to portuguese, will be for version 10


hehehehe... seguinte, se nos RPMs do 9.3 nao tiver o manual em portugues, pode esquecer... se alguem escrever o manual em portugues, será da versão corrente, que é a 10.

Eu to usando SuSE desde março do ano passado, acho que nao lí uma linha sequer do manual do usuário :D. Eu mandei instalar com o manual de usuario, sempre tem atualizaçao dele em alemão ou checo, kakaka, mas nunca saiu em portugues... pelo menos, não oficial...

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑


#3 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 05/04/2006, 18:27

Em outras palavras, dancei.

Mas já que tu usa o SuSE me diz uma coisa, aquele "Atualizador" dele, acho que é YET. Ele atualizada versões nõ atualiza.
Tipo eu tenho um servidor montado by EU :lol; com 9.3. Se eu usar esse treco ele tem chance de atualizar pra 10?

Abraços

#4 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 06/04/2006, 08:22

Em outras palavras, dancei.

Mas já que tu usa o SuSE me diz uma coisa, aquele "Atualizador" dele, acho que é YET. Ele atualizada versões nõ atualiza.
Tipo eu tenho um servidor montado by EU :lol; com 9.3. Se eu usar esse treco ele tem chance de atualizar pra 10?

Abraços


O YAST (YOU - YAST Online Update) atualiza só pacotes instalados por rpm... se vc compilou algo por fora a partir dos fontes, a atualização é por conta própria, a não ser que vc faça uns trecos nos registros(que eu nao sei como, nunca tentei). Isso um forum especializado em Linux ou SuSE pode te ajudar.


quanto a atualizaçao pro 10, é diferente, o YOU só atualiza pacotes, ele atualiza os pacotes existentes pra sua versao do SuSE, nao atualiza o SuSE propriamente dito... pra atualizar o SuSE, vc tem que baixar a versao nova, gravas os CDs, aíh seguir os passos:

1) ligue seu computador normalmente e logue como root, no desktop gráfico mesmo
2)abra o YAST(dãã)
3)em software, escolha o icone "Fonte de Instalaçao" (um Cdzinho com um lagartinho escrito SuSE)
4)Coloque o CD ou DVD no drive e clique am adicionar -> CD (ou DVD)...

Pronto, dai pra frente é mais facil, é quase um passo a passo ;)

Se vc atualizar o SuSE pro 10, a maior parte do que vc instalou, por pacotes ou compilando, vai funcionar normalmente. Eventualmente você terá que recompilar algo(dizem, comigo nao precisou: quando eu atualizei do 9.2 pro 10, eu tinha mysql/php/gd2/apache instalados por compilação especial com opçoes "finas" e tal, continuou funcionando normalmente).

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑


#5 Bruno Augusto

Bruno Augusto

    ∙•● Restarting... ●•∙

  • Usuários
  • 1968 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Itajubá

Posted 06/04/2006, 12:40

Eu fiz assim. Por falta de placa de vído a chefia deixou o servidor em stand by. Tá instalado o 9.3 certinho.
Utilizei as opções padrão, não mudei nada durante a instalação do 9.3. Só assinalei alguns grupos de pacotes a mais do que o padrão (Multimídia VoIP, Fontes e Ferramentas de Compilação)
Se eu baixar tudo (de novo) e seguir esses passos via gráfico não há problema de "dar p@u" e eu ter de formatar a máquina (ou melhor, o dinossauro :lol: ) e ter de ficar mais 3:30 instalando tudo de novo?

Esse é o medo.
A propósito entre o 9.3 (ou 9.2) e o 10 mudou muita coisa?
Porque andei vendo que a Elsevier e a Editora Campus fizeram um "A Biblia do SuSE 9.3".
E queria saber duas coisas sobre esse livro. Se é em português e se o seu conteúdo não interfere na transição de uma distribuição para outra.

[]'s

Edição feita por: Jackpot, 06/04/2006, 12:41.


#6 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 06/04/2006, 13:54

entao, na atualizaçao, coisas de pacote vc nao perde nada... coisas compiladas por fora do gerenciador de pacotes(./configure, make, make install) TALVEZ precise recompilar

quanto a manuais e tal... normalmente manuais de versoes antigas continuam bons pras versoes novas... o SAPS (meu ganha pao principal) o manual é da versao 4.1, e o sistema está na versao 4.7 :P

Diferença eu não notei muita... o desktop(o kde que eu uso) ficou mais ágil e com mais ferramentinhas, o YAST ficou mais "esperto", e a vantagem de estar atualizado é melhor, pois as atençoes dos desenvolvedores livres ficam voltadas pra versao nova, sempre.

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑





0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq