Jump to content


Photo

Impressão


  • Faça o login para participar
7 replies to this topic

#1 VanJack

VanJack

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 5 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maricá
  • Interesses:Aprender e compartilhar

Posted 13/03/2006, 15:13

O que muda na impressão no papel reciclado, tem ganho de pontos como em papel jornal, dá p fazer efeitos de chanfro ou outros como no Photoshop e Corel? Estamos implementando este processo de papel reciclado, mas soube que há diferenças entre os papéis... tenho dúvidas. Gostaria de um help. :wacko:

#2 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 13/03/2006, 16:15

depende muito de q papel reciclado vc está falando... tem o recliclato, por exemplo, que tem uma coloração amarelada... nesse caso, as cores distorcem mesmo.

tem papel reciclado branco, neste caso as cores não mudam tanto.

=)

#3 VanJack

VanJack

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 5 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maricá
  • Interesses:Aprender e compartilhar

Posted 13/03/2006, 16:54

Eu recebi este tipo de papel Reciclato da Suzano Celulose para trabalhar, mas gostaria de saber saber se existem outros nomes que eu possa procurar... para fazer um melhor trabalho.... :wacko:

#4 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 13/03/2006, 17:28

não. é reciclato mesmo.
e deve ter muito pouca coisa falando sobre trabalhos em reciclato na net.

=(

#5 VanJack

VanJack

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 5 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maricá
  • Interesses:Aprender e compartilhar

Posted 14/03/2006, 22:08

não. é reciclato mesmo.
e deve ter muito pouca coisa falando sobre trabalhos em reciclato na net.

=(

Valeu... A atenção!

#6 VanJack

VanJack

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 5 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maricá
  • Interesses:Aprender e compartilhar

Posted 14/03/2006, 22:27

Bom tive que pesquisar sobre o meu problema com o papel reclicado - Reciclato. Se ajudar aqui estão algumas dicas:

Expecificações do papel:

Cor: Natural - é composto de uma coloração amarelada sem brilho ( neste caso específico do papel em que estamos falando )

RECICLATO
Reciclato® é o primeiro papel offset brasileiro 100% reciclado produzido em escala industrial. É constituido por 75% de aparas pré-consumo e 25% de aparas pós-consumo, retiradas diretamente dos resíduos acumulados nas grandes cidades.

Orientações e Informações técnicas sobre o papel:

Formação
Descreve a estrutura do produto e a maneira como as fibras estão entrelaçadas. É uma propriedade relativa, uma vez que a boa formação em um tipo de produto pode ser considerada inaceitável em outro. O produto com boa formação imprime com menos manchamento (mottling) e tem opacidade mais uniforme.

Gramatura
Expressa em g/m², é o peso em gramas de uma folha de produto de área igual a 1 m². A gramatura influencia as demais propriedades do produto como espessura, opacidade e desempenho nas impressoras em equipamentos de conversão e no uso final.

Gramaturas: 75 g/m2, 90 g/m2, 120 g/m2, 150 g/m2, 180 g/m2 e 240 g/m2

Lados feltro e tela
Refere-se às superfícies de cima (lado feltro) e do verso (lado tela) do produto feito em uma máquina convencional de mesa plana.

O produto formado em máquina de duas telas possui dois lados tela e apresenta diferenças muito pequenas entre as superfícies.

O lado tela tem menor quantidade de carga mineral e partículas finas do que o lado feltro, por isso, é mais resistente ao arrancamento e apresenta menor tendência a rachar na dobra. È o lado escolhido, sempre que possível, para impressão de áreas densas (chapados).

O lado feltro, toda via, tem melhor printabilidade.

Opacidade
É a medida de absorção da luz pelo produto. Quando a luz incide no produto, parte é refletida, parte absorvida e parte transmitida através do produto. A questão da opacidade é particularmente importante nas impressões frente e verso. A falta de opacidade (transparência) reduz o contraste do material impresso.

Cargas minerais dispersam a luz e aumentam a opacidade do produto. Pasta mecânica e fibras não branqueadas absorvem a luz e também aumentam a opacidade.

Porosidade
A porosidade define a resistência do produto à penetração do ar. A estrutura porosa consiste de vazios da superfície e espaços entre as fibras e poros, ou canais, que atravessam o produto. Papéis não revestidos têm moderada porosidade; papéis revestidos são relativamente não porosos.

O grau de porosidade do produto depende do modo de fabricação. Produto constituído apenas de fibras longas é mais poroso que aquele que contém apenas fibras curtas, porque estas ficam mais compactadas durante a fabricação. A carga mineral torna o produto menos poroso.

A porosidade afeta a absorção do veiculo das tintas gráficas e a penetração de adesivos e vernizes.


Receptividade de Tinta Gráfica
Receptividade ou absorção é a propriedade que determinada a quantidade e a velocidade com que a tinta gráfica penetra no produto. O grau de absorção da superfície do produto influi no processo de secagem das tintas e nos fenômenos relacionados com a secagem.

Absorção elevada absorve rapidamente os componentes fluidos da tinta e evita o efeito de blocagem; baixa absorção promove ancoragem e brilho. O ponto de equilíbrio não é bem delimitado e depende de outras variáveis além do produto. Por isso, as propriedades da tinta devem ser ajustadas ao produto que, por sua vez, deve aceitar uniformemente a tinta gráfica. Produto muito liso e pouco poroso requer e absorve menor quantidade de tinta.

*Este ponto é importante pois tem haver com a gráfica.


Recursos Gráficos: o papel Reciclato® aceita como recursos gráficos: Relevo Seco, Hot Stamping, Hot Melt, Thermo Offset, Cores Especiais, Plastificação, entre outros que devem ser consultados antecipadamente à gráfica de impressão...


Efeitos como de chanfros, entalhes, sombreado, ou um conjunto de técnicas, procedimentos que buscam maior eficácia na transmissão visual através dos diversos meios de artes e efeitos em programas como Photoshop, Corel Draw, Indesign entre outros. Não são aconselhados tais aplicações no papel Reciclato.

Particularmente poderia haver uma consulta sobre tintas de impressão para destaques como Cor Prata e Dourado.

Cores de Impressão: Preto, Cinza, Prata, Dourado, Sépia, Marrom, Verde, Vermelho, Azul ou qualquer outra cor sob consulta.

Reciclagem de papel: verdades e mitos

A qualidade do papel reciclado é igual ao do comum? Depende do produto ao qual o papel reciclado está sendo destinado ou comparado. Se for um papel para imprimir ou escrever, o papel reciclado tem qualidade inferior ao de um não reciclado.

Essa deficiência normalmente é compensada pela beleza do papel reciclado para impressão e pelo seu apelo social.

Existe uma maneira de deixar o papel reciclado branco como os outros? Sim. Existem tratamentos utilizados para alvejar papéis que deixariam o reciclado tão branco quanto o comum, mas isso implica em usar produtos químicos que aumentariam a poluição.

A reciclagem de papel para impressão é economicamente viável? Sim. Apesar de normalmente um pouco mais caro, trata-se de um material com valor agregado, por seu aspecto social e ambiental.

Quantos papéis precisam ser reciclados para evitar que se derrubem árvores? Cada 50 quilos de papel usado transformado em papel novo evita que uma árvore seja cortada.

Quantas vezes o papel pode ser reciclado? O mesmo papel pode ser reciclado entre 7 a 10 vezes. O papel é formado essencialmente por fibras celulósicas e estas vão se degradando a cada reciclagem.

Qual seriam então as virtudes do papel reciclado?
A grande virtude da reciclagem é aproveitar um material que seria descartado. ;)

#7 Fontanella_Design

Fontanella_Design

    Normal

  • Usuários
  • 66 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Florianópolis, SC
  • Interesses:fotografia, ilustração (vetores, rendering 3d, 2d, etc) corel, illustrator, photoshop, cores, design, processos gráficos, processos criativos, workflow.

Posted 23/03/2006, 21:39

VanJack, muitos designers tem usado esse papel pelo seu apelo e característica de passar algum conceito agregado à uma identidade visual. Há mais uma ou duas empresas que fabricam o mesmo tipo de papel, com as mesmas porcentagens de aparas pré e pós consumo. a cor não muda muito também. Resumindo: são todos BEM similares. Mas eu recomendo o Reciclato da Suzano, não gosto de dar dinheiro para empresa estrangeiras, tirando emprego dos brasileiros. (aproveitando o cunho social do papel hehe)
A Suzano para mim é a melhor fabricante de papéis do Brasil (e talvez a maior).

Já vi em revistas e outras publicações várias técnicas de impressão utilizadas, muitas mesmo. Creio que você pode fazer quase de tudo em um papel desses. Quase. A qualidade é ótima, dependendo do resultado que vc quer passar.
Quanto ao que o alx disse, eu discordo em dizer que as cores não distorcem absurdamente! Sim, é verdade que o papel tem aquela coloração mais rústica, mas não é a mesma coisa que "misturar" tintas literalmente produzindo uma nova matiz. Pois a absorção da tinta pelo papel não é tanta a ponto de as cores distorcerem muito. Caso fosse assim, ninguém utilizaria este tipo de substrato.
Eu faço questão de rearfirmar: já vi trabalhos fantásticos de alta qualidade neste papel. Pode confiar. Use-o. Abuse, na verdade, porque o planeta está precisando. A natureza agradece.
Obs.: É óbvio que vc não vai tirar uma prova Cromalin em um papel desses,só estou querendo dizer que o papel é bom e as cores não distorcem tanto.
[]'s

Edição feita por: Fontanella_Design, 23/03/2006, 21:41.

Não diga: "olhe o design deste produto!" Design é o processo criativo metodológico usado para desenvolver um projeto ou idéia. Isso é design: projeto. Ainda assim, design não é arte nem ciência.

#8 SayedMarf

SayedMarf

    Normal

  • Usuários
  • 73 posts
  • Sexo:Feminino
  • Localidade:Burkhart Ridge Mobile Home Park

Posted 15/09/2017, 17:21

http://grupa-dom.pl http://szybowanie.pl
<a href="http://przystanekeur...anekeuro.pl</a>
http://stypendiumnatalerzu.pl




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq