Jump to content


Photo

Submenu Em Flash


  • Faça o login para participar
21 replies to this topic

#1 ana_cabral

ana_cabral

    ANinHa FiTNesS

  • Usuários
  • 136 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:SP
  • Interesses:Publicidade, WebDesign

Posted 02/02/2006, 17:28

Olá, estou tentando fazer um submenu drop-down para o meu site em flash e não estou conseguindo, ja tentei de tudo o o submenu não aparece quando eu rodo o site. Gostaria de saber aonde posso encontrar alguns tutoriais sobre submenu, simples, aonde eu pudesse fazer passo-a-passo e descobrir aonde esta o erro.

Já procurei em alguns sites (imasters, wmonline, mxstudio e google) sem sucesso. Além disso o sistema de busca do fórum não esta funcionando. Alguém pode me mandar ou me dizer aonde posso encontrar um turorial sobre isso?

Poxa, pq uma coisa tão básica ta tão dificil de achar? rs

#2 Frisson

Frisson

    Turista

  • Usuários
  • 27 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Artes, Design, Internet, Informática, Livros, Cinema, Teatro, Viagens, Fotografia

Posted 02/02/2006, 18:09

No flash eu nunca fiz. Sempre utilizo, qd necessário, o fireworks e, como eles são compatíveis, resolve de maneira bem fácil.

[]'s
Ana Cláudia Oliveira
Webdesigner
Vitamina Bits
vitaminabits@yahoo.com.br

#3 ana_cabral

ana_cabral

    ANinHa FiTNesS

  • Usuários
  • 136 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:SP
  • Interesses:Publicidade, WebDesign

Posted 02/02/2006, 18:18

Eñtão, mas eu num sei mexer no fireworks... preciso de tutorial de flash.

#4 GCTS

GCTS

    Super Veterano

  • Usuários
  • 278 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 02/02/2006, 18:50

Achei esses dois:
http://www.mxstudio....w&cid=3&aid=173
http://www.newtutori...p-down-menu.htm
:snack:

#5 ana_cabral

ana_cabral

    ANinHa FiTNesS

  • Usuários
  • 136 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:SP
  • Interesses:Publicidade, WebDesign

Posted 02/02/2006, 23:46

E ai felipe, obrigada pela dica.

O primeiro eu ja tinha visto, mas o que eu queria mesmo era um submenuzinho simples como o do segundo link (sem sanfoninha).. Dei uma olhada no tutorial e fiz algum avanço..

O problema agora é que eu não consigo fazer o menu sumir depois que ele aparece... já tentei colocar um quadrado transparente em cima do terceiro quadro (dentro do movie clip do submenu..) mas não funcionou..

To fazendo akele esquema de movie clip com 3 quadros no frame. o primeiro vazio com stop, o segundo com a imagem do submenu e stop e o terceiro com o quadrado, sem stop... ai coloquei o código:

on(rollOver){
submenu.gotoAndStop(2);
}


no botão do menu e

on(rollOver){
gotoAndStop(1);
}


no 3º quadro situado dentro do movie clip "submenu".. esse quadrado eu fiz um pouquinho maior do que o menu e coloquei atras dele.

O que esta errado?

#6 GCTS

GCTS

    Super Veterano

  • Usuários
  • 278 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 03/02/2006, 11:31

Ana, tenta o seguinte, mantenha esse esquema do botão transparente.

No movie clip, deixe o primeiro frame montado só com o quadro do menu, estático. A partir do segundo frame você pode trabalhar as animações.

Em uma nova camada, insira no segundo frame o botão transparente. è importante que o botão transparente envolva o menu inteiro, mas só por fora, faça ele como se fosse uma "moldura". Coloque esse mesmo action que você fez:
on(rollOver){
	gotoAndStop(1);
}

Você também, para facilitar, pode ir no primeiro frame e no properties dele, logo no primeiro campo á esqueda escrever um nome para ele, exemplo "inicio". Ai você teria que mudar o action do botão transparente para:
on(rollOver){
	gotoAndStop("inicio");
}

O erro pode ser que você tenha colocado num frame antes do botão transparente o quadrado, tente colocar nessa ordem para ver se dá certo.

Edição feita por: FelipeBSR, 03/02/2006, 11:44.


#7 ana_cabral

ana_cabral

    ANinHa FiTNesS

  • Usuários
  • 136 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:SP
  • Interesses:Publicidade, WebDesign

Posted 03/02/2006, 12:42

Oi, o seu esquema funcionou sim... na verdade,. o que eu fiz foi um quadrado embaixo do menu, mas esqueci de apagar a parte que o menu ocupava, desse modo, ao tocar no menu o lance não funcionava. Então eu selecionei a parte que ficava escondida, deletando e deixando apenas a moldura... ai funcionou!!! (rs)


Agora os links do menu não estão funcionando, rs.... tipo, imagine que o link esta dentro do movie clip para acessar uma função que esta lá fora... na scene1... coloquei o código:

on(release){
	gotoAndPlay("3a");
}

no botão e não acontece nada...

Edição feita por: ana_cabral, 03/02/2006, 13:14.


#8 GCTS

GCTS

    Super Veterano

  • Usuários
  • 278 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 03/02/2006, 18:16

Oi Ana!

que bom que funcionou uma parte eheheh

tenta o seguinte:

Vá no frame onde você quer que as informações sejam carregadas. Muda o nome dele para qualquer um que você queira... vamos escolher beta, mas na hora você bota o que quiser. Coloque nesse lugar onde eu indiquei na imagem, está em priperties do frame.

Feito isso, tenta um desses dois actions, espero que um deles funcione:

on(release){
beta.gotoAndPlay("3a");
}

on(release){
gotoAndPlay("beta");
}

Se você escolher outro nome diferente de beta, tem que mudar também dentro dos actions. Agora é só cruzar os dedos pra ver se funciona rs

Attached Files


Edição feita por: FelipeBSR, 03/02/2006, 18:17.


#9 ana_cabral

ana_cabral

    ANinHa FiTNesS

  • Usuários
  • 136 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:SP
  • Interesses:Publicidade, WebDesign

Posted 03/02/2006, 22:37

Não funcionou.... :(

Eu ja tinha feito tudo isso... imagine só um submenu que na verdade é um movie clip, logo, os botões desse submenu estão dentro desse movie clip. Dessa forma Coloco os links dentro do movie clipe para acessar funções que estão do lado de fora, na scene1.

Já tentei até mudar o nome da scene para "site" utilizando o link:

on(release)
site.gotoAndPlay("3a")...

também ja tentei acessar o movie clipe da animação do site, que se chama MC_Portfolio_anuncios~com o seguinte código que também não rolou:

on(release)
MC_portfolio_anuncios.gotoAndPlay("3a")...

Mas tbm não esta rolando... :(

Entendeu o que eu to fazendo?

Edição feita por: ana_cabral, 03/02/2006, 22:39.


#10 Balala

Balala

    What you want for yourself?

  • Ex-Admins
  • 3357 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Jaraguá do Sul - SC
  • Interesses:http://forum.wmonline.com.br/index.php?showtopic=5792

Posted 04/02/2006, 08:13

Olá (vou dar uma de entrometido aqui :P)

O que pode estar acontecendo é, algum problema no escopo dos seus botões. Assim, você criou esse submenu dentro de um MC, correto? E deseja alterar o quadro atual no palco principal, correto?

O que você pode fazer?
De uma forma bruta (é, teria umas alternativas mais delicadas), coloque assim:

on(release){
  _root.gotoAndPlay("3a");
}

Agora, porque essa forma é a bruta? Digamos que esse SWF você utilize como loadMovie em outro, o _root passa a se referenciar à TimeLime principal daquele SWF.

A maneira delicada
on(release){
  _parent.gotoAndPlay("beta");
}

O que seria esse _parent? É como no HTML o "../", ele simplesmente, volta uma "pasta", ou nesse caso, um MC.

(y)
Balala - Admin Geral Webfórum - Retired
Twitter
Stop Spreading Lies!
Posted Image

#11 ana_cabral

ana_cabral

    ANinHa FiTNesS

  • Usuários
  • 136 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:SP
  • Interesses:Publicidade, WebDesign

Posted 05/02/2006, 20:52

Oi, obrigada por se entrometer!!! rss...

Na verdade não quero modificar o quadro total não, quero só carregar um outro mc na parte de conteudo do site.. porém, acho que não estou sabendo o lugar certo de colocar o código ou o codigo correto pra colocar...

Estou fazendo do jeito que coloquei no meu ultimo post... Alguém tem alguma sugestão do porque o link não funciona, não chama o mc?

#12 Balala

Balala

    What you want for yourself?

  • Ex-Admins
  • 3357 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Jaraguá do Sul - SC
  • Interesses:http://forum.wmonline.com.br/index.php?showtopic=5792

Posted 05/02/2006, 21:03

Então, você precisa imaginar o seu Projeto como uma estrutura de pasta:

palco
- mc_menu
- - botaoA
- - botaoB
- carregar_conteudo

Digamos que voce queira fazer, ao clicar no botaoA, alterar o carregar_conteudo:

on(release) {
  // primeiramente ele esta no mc_menu, voltamos para o palco (_parent), e depois acessamos o carregar_conteudo, e nele, usamos a função gotoAndStop()
  _parent.carregar_conteudo.gotoAndStop(3);
}

Balala - Admin Geral Webfórum - Retired
Twitter
Stop Spreading Lies!
Posted Image

#13 ana_cabral

ana_cabral

    ANinHa FiTNesS

  • Usuários
  • 136 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:SP
  • Interesses:Publicidade, WebDesign

Posted 08/02/2006, 00:21

eu fiz isso e não funcionou. :(

#14 GCTS

GCTS

    Super Veterano

  • Usuários
  • 278 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 08/02/2006, 01:39

Ana, tem como vc enviar o menu?

Assim podemos ver onde que está o erro e te ajudar melhor. Não que eu seja um phd em flash rs... eu tmb sou novato mas tive uma aula parecida com essa do submenu, talvez consiga te ajudar.

#15 ana_cabral

ana_cabral

    ANinHa FiTNesS

  • Usuários
  • 136 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:SP
  • Interesses:Publicidade, WebDesign

Posted 08/02/2006, 01:53

Oi, na verdade estou fazendo o menu já dentro do site, então, seria complicado mandar o arquivo fonte pra vc, por ser enorme e muito pesado, uma vez que ja estou terminando o site e só falta essa parte.

Talvez se vc fizesse um exemplo pra mim pode ajudar... ou ainda, vou tentar fazer um submenu a parte do jeito que eu to fazendo só pra testarmos.. farei amanhã...




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq