Jump to content


Photo

Mandriva


  • Faça o login para participar
3 replies to this topic

#1 raphaelxc

raphaelxc

    maybe i m just blind

  • Usuários
  • 188 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Sampa
  • Interesses:Gosto um pouco de tudo!

Posted 02/01/2006, 23:36

Fala ae galera,

Compramos hj um pc para uma prima minha, como é o primeiro pc dela sugeri algo mais simples, apenas para navegar, office, nada de complicado, adquirimos um HP com linux de fabrica (Mandriva), é um celeron D 2.8, com 128MB de Ram DDR 400 MHz e HD Sata.

Acontece que o desempenho ficou bem abaixo de minhas expectativas e as de minha prima, tenho pouca experiencia com linux, mas o pouco que usei (Kurumin) nunca tive problemas desempenho, esta distro é pesada mesmo para configuraçao?

Alguem conheceria alguns macetes para melhorar o desempenho? Gostaria de manter esta distro tendo em vista que viajo de volta para casa daqui a 2 dias e nao temos banda larga aqui para baixar outra

Outra coisa, na familia alguns eventuais usuarios precisarao usar windows no pc, é facil instalar? posso instalar com linux já instalado? como devo proceder? minha ideia é instalar o 98 para rodar maneiro com a configuraçao

Valeu

Abraços

Raphael
De volta para a rotina infernal 7h40 >>>> 23h30

v.05 |*Ciel, Lat. Caelum, [sj3l] n. m. e MSN Spaces +++++++++++ Status MSN : Posted Image


#2 Darkness

Darkness

    Om Mani Padme Hum

  • Usuários
  • 199 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sao paulo
  • Interesses:gosto de informatica td q eh relacionado a essa area<br>e tb curto jogar bola

Posted 04/01/2006, 15:29

aeee cara...
entao.. eu acho q 128 de mem.. eh poco,.... pro processador... aconselharia a aumentar...
com relação ao mandriva.. vc pego uma versao estavel dele?
qual o kernel q esta nele???
e com relação a por windows e linux.... sempre instale primeiro o windows e dps o linux, pois o windows limpa a MBR, e isso faiz com q seu linux "suma"....

entao.. sempre windows e dps linux...

qq coisa.. soh postar ae
"Os fracos se vingam os fortes tem o dom de perdoar"

#3 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 04/01/2006, 15:53

O Windows pode até ser instalado após o Linux, mas isto implicaria no mencionado no post anterior, neste caso, vc teria que recuperar o sistema de inicialização do Linux, usando um Live CD, acho que este não seria o seu caso.

Bixo, de acordo com suas configurações, não era para apresentar um desempenho ruim, mas se estiver usando KDE, há um consumo maior de memória. Sem conexão com a internet as coisas ficam um pouco mais complicadas, mas você pode tentar instalar o Gnome (mais leve que o KDE), caso tenha os CDs de instalação do Mandriva.
------
Mero mortal!

#4 raphaelxc

raphaelxc

    maybe i m just blind

  • Usuários
  • 188 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Sampa
  • Interesses:Gosto um pouco de tudo!

Posted 04/01/2006, 17:04

Fala ae galera,

este mandriva veio de fabrica, tentei ontem instalar o win98 mas aconteceu exatamente o que vcs falaram, sumiu o linux... Nao consigo instalar o windows primeiro pois o cd do mandriva que tenho é aqueles tipo "imagem de restauraçao" vc bota para bootar no cd-rom e ele zera o disco com as predefiniçoes de fabrica, apagando o windows previamente instalado...

Quanto a versao do kernel nao sei informar, mas suponho que seja estavel ja que veio de fabrica, ele tá rodando KDE sim, o video é onboard tá puxando um pouco de memoria. Se abrir uns 4 aplicativos em conjunto ele chega até congelar...

valeu pela força galera!

abs

Raphael
De volta para a rotina infernal 7h40 >>>> 23h30

v.05 |*Ciel, Lat. Caelum, [sj3l] n. m. e MSN Spaces +++++++++++ Status MSN : Posted Image





0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq