Jump to content


Photo

Serigrafia


  • Faça o login para participar
12 replies to this topic

#1 SpectraMan

SpectraMan

    the mighty SpectraMan

  • Usuários
  • 326 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:photoshop is the law, my friend

Posted 17/12/2005, 22:26

Gostaria de fazer uma camiseta, e estive pensando em usar serigrafia. Meu pai tem o aparelho, mas não tem os quadros, e também não sabe usar (ele pagava um cara pra mexer, mas abandonou a maquina depois). O que eu gostaria de saber é:
1 - Custa muito caro? Quanto sai os quadros, a impressão dos mesmos, as tintas, etc? Quanto eu vou gastar pra confeccinar 1 camiseta?
2 - É difícil fazer isso? Precisa de algum curso, essas coisas, ou dá pra aprender sozinho?
3 - Os quadros: eu tenho que mandar alguem fazer ou posso fazer eu mesmo?
4 - Eu posso "reaproveitar" um quadro? Imprimir outra estampa por cima?

Bom, é isso. Transfer já tive uma experiência e achei uma verdadeira *****, se é que me entendem.
Já tem um outro tópico sobre confeccao de camiseta, ams eu não quis pegar carona.

Edição feita por: SpectraMan, 17/12/2005, 22:31.

I see a red door and I want it painted black
No colors anymore I want them to turn black
I see the girls walk by dressed in their summer clothes
I have to turn my head until my darkness goes

#2 sigur

sigur

    12 Horas

  • Usuários
  • 158 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 18/12/2005, 10:05

Opa, de silk eu sei bem, trabalhei bastante com isso.

então, transfer é fogo mesmo.

Quanto ao silk (serigrafia), dependendo do tipo de estampa que você quer, fica complicado, pois existe diferença entre desenhos 'chapados' e estampas com degrades...

Por exemplo, é muito mais fácil estampar o logotipo da LG (vermelho) doque o símbolo do Windows, que tem efeitos de brilho e tal.

Se o seu desenho se encaixa mais no 'chapado', é tranquilo. Agora se for do outro, tipo fotos e camisetas de bandas e tal, daí você precisa usar a técnica de cromia, oque é bem complicado pra quem não tem tudo em mãos, pois precisa fazer os fotolitos com retícula, usar mesas e quadros com parafusos para que se encaixem perfeitamente, etc.....

Já o desenho 'chapado', você faz no corel mesmo o fotolito, imprime em papel vegetal as cores separadas (ou seja, imprime tudo em preto, mas um para cada cor, e daí vai pra parte de fazer a tela. Mas precisa tomar cuidado quando os objetos se interceptam, pois você não consegue estampar algumas cores sobre outras... por exemplo, estampar amarelo em cima do preto, não sai...

Bem, agora pro lance de fazer a tela, se você mandar em algum lugar, pra fazer apenas uma camiseta, geralmente não conpensa, pois eles terão que queimar a tela pra apenas uma estampa. Não digo que o material usado seja caro, é quase nada, mas eles cobram mais pelo trabalho. Se você levar o fotolito, talvez ajude, pois eles cobram também pelo trabalho de digitalizar o desenho.

A quantia de material é quase nada.

Quanto a você fazer sozinho, é meio complicado, se você nunca fez uma tela, acho que é difícil acertar de primeira, no começo você irá perder um pouco de material e tal, pois você precisa sacar quando precisa parar de secar a tela antes de coloca-la na mesa de luz. Precisa saber o tempo que deixa na mesa, depois precisa lavar com água pra terminar, precisa fazer tudo isso sabendo onde tem que chegar. Provavelmente você vai estourar algumas no começo ( e isso significa que terá que retirar a emulsão, limpar a tela e gravar novamente, mas não com outro quadro e nylon). As telas são aproveitadas várias vezes, é só usar removedor pra tirar a emulsão e daí você grava outros desenhos.

Bem, espero ter ajudado pra dar idéia de com se faz, pois queimar a tela sem ter um local escuro é mais difícil, ainda mais no começo.

Falou

#3 SpectraMan

SpectraMan

    the mighty SpectraMan

  • Usuários
  • 326 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:photoshop is the law, my friend

Posted 18/12/2005, 10:20

Se o seu desenho se encaixa mais no 'chapado', é tranquilo. Agora se for do outro, tipo fotos e camisetas de bandas e tal, daí você precisa usar a técnica de cromia, oque é bem complicado pra quem não tem tudo em mãos, pois precisa fazer os fotolitos com retícula, usar mesas e quadros com parafusos para que se encaixem perfeitamente, etc.....

Eu estava querendo pra desenhos chapados mesmo.

Já o desenho 'chapado', você faz no corel mesmo o fotolito, imprime em papel vegetal as cores separadas (ou seja, imprime tudo em preto, mas um para cada cor, e daí vai pra parte de fazer a tela. Mas precisa tomar cuidado quando os objetos se interceptam, pois você não consegue estampar algumas cores sobre outras... por exemplo, estampar amarelo em cima do preto, não sai...

O que é fotolito? hehe
Quanto ao desenho, tenho eles vetorizados, tudo certinho. Daí é só mandar fazer a tela? Quanto vai sair isso mais ou menos?
Eu posso imprimir em papel vegetal em qualquer impressora jato de tinta normal?

Quanto a você fazer sozinho, é meio complicado, se você nunca fez uma tela, acho que é difícil acertar de primeira, no começo você irá perder um pouco de material e tal, pois você precisa sacar quando precisa parar de secar a tela antes de coloca-la na mesa de luz. Precisa saber o tempo que deixa na mesa, depois precisa lavar com água pra terminar, precisa fazer tudo isso sabendo onde tem que chegar. Provavelmente você vai estourar algumas no começo ( e isso significa que terá que retirar a emulsão, limpar a tela e gravar novamente, mas não com outro quadro e nylon). As telas são aproveitadas várias vezes, é só usar removedor pra tirar a emulsão e daí você grava outros desenhos.

É, essa parte de fazer a tela parece ser um pouco mais complicada... Mas por quanto mais ou menos é cobrado pra fazer uma tela, com o desenho já digitalizado?
I see a red door and I want it painted black
No colors anymore I want them to turn black
I see the girls walk by dressed in their summer clothes
I have to turn my head until my darkness goes

#4 sigur

sigur

    12 Horas

  • Usuários
  • 158 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 18/12/2005, 12:54

bem, o desenho vetorizado é uma coisa, mas se vc mandar pra eles já separado, pode ficar mais simples. quanto menor o serviço deles com o micro, menos eles cobram, pois daí passa a ser apenas serviço na serigrafia e não de fotolito.

se vc souber mexer com o vetor, tente separar as cores, mas cuidado com as sobreposições. se puder, post o file pra darmos uma olhada.

quanto aos preços das telas, confesso que não sei, faz muito tempo que não mexo com isso e não sei quanto estão cobrando em média. mas na época de uns 4 anos atrás quando eu mexia, uma tela não saía por menos de 50 pilas. mas claro que isso depende de quem faz, do tipo de nylon que usa, se são 'xiques' ou não, pois tem tanta estamparia por aí que é um luxo e neguinho enfia a faca mesmo.

pra imprimir, vc pode usar jato de tinta sim, mas se tiver laser é melhor, daí vc usa um laser film. se fizer na jato de tinta, faça primeiro no modo rascunho, pra não sair muita tinta. pois se tiver muita tinta, o papel fica enrugado. veja se ficou bem preto, pois pra queimar a tela precisa estar preto. se no rascunho ficou bom, blz. senão, imprima no modo normal mesmo.

vc pode economizar papel imprimindo os grupos de objetos com as cores na mesma tela, é só cortar o vegetal na hora de montar na mesa de vidro, mas lembre-se de não deixar muito perto das bordas do quadro de madeira, pois isso pode atrapalhar na hora de passar o rodo com a tinta.

falow
t+

#5 SpectraMan

SpectraMan

    the mighty SpectraMan

  • Usuários
  • 326 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:photoshop is the law, my friend

Posted 18/12/2005, 18:45

bem, o desenho vetorizado é uma coisa, mas se vc mandar pra eles já separado, pode ficar mais simples. quanto menor o serviço deles com o micro, menos eles cobram, pois daí passa a ser apenas serviço na serigrafia e não de fotolito.

se vc souber mexer com o vetor, tente separar as cores, mas cuidado com as sobreposições.  se puder, post o file pra darmos uma olhada.

Acho que isso não tem muito problema. Inicialmente vou fazer apenas camistas monocromáticas. Se der cer aí eu vou comecar a pensar em fazer com várias cores. Ainda mais sendo aprox. 50 reais um quadro :blink: (pensei que fosse mais "em conta" um pouco, hehe)
Outra dúvida: o quadro em si que é caro ou gravar nele que é? Pra gravar outra estampa no mesmo quadro sai muito caro?

pra imprimir, vc pode usar jato de tinta sim, mas se tiver laser é melhor, daí vc usa um laser film. se fizer na jato de tinta, faça primeiro no modo rascunho, pra não sair muita tinta. pois se tiver muita tinta, o papel fica enrugado. veja se ficou bem  preto, pois pra queimar a tela precisa estar preto. se no rascunho ficou bom, blz. senão, imprima no modo normal mesmo.

E esses lugares cobram muito pra imprimir isso? :rolleyes:

Outra pergunta: que tipo de tinta eu tenho que comprar? Gasta muita tinta? É cara? Tem alguma marca de preferencia?


Valeu ae pela ajuda (y)

abraços,
I see a red door and I want it painted black
No colors anymore I want them to turn black
I see the girls walk by dressed in their summer clothes
I have to turn my head until my darkness goes

#6 sigur

sigur

    12 Horas

  • Usuários
  • 158 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 18/12/2005, 22:54

hum, pelo visto você vai começar com silk do zero. mas blz, vamos lá...

o quadro em si é contituído de madeira e nylon, mas existem vários nylons, alguns até importados. estou totalmente por fora do metro quadrado de nylon. daí vc precisa esticar a tela, que é grampear o nylon no quadro, sempre esticando. faça isso com ele molhado, não recorte antes, molhe ele como se molhasse uma toalha. vc precisa prender o quadro em uma morsa e daí grampear duas arestas consecutivas. daí vc vira ele e puxa a adiagonal que sobou, pegando com a mão o nylon e vai grampeando, sempre esticando.
daí vc recorta com a tesoura, mas não em linha reta, pra não desfiar o nylon, corte com picotes.....

bem, isso é a tela. pra queimar vc precisa de emulsão e sensibilizante. eu usava 9 partes de emulsão pra uma de sens. , misture bem, muito bem mesmo. daí vc derrama um pouco em cima da tela e vai com uma regua esparramando bem, de um lado pra outro, com ose fosse cobrindo um bolo. retire o excesso, deixe bem liso mesmo, mas não demore muito pra fazer isso, pois a luz sensibiliza ele e daí fica mais difícil de queimar.

depois seque com o secador de estampas, sempre mexendo ele pra não queimar o nylon. olhe conta a luz, quando vc vir que está seco, sem manchas molhadas, é hora de ir pra mesa de luz.

coloque o fotolito, coloque o quadro e se possível um vidro pro lado de dentro, pra encostar bem o nylon no desenho e na mesa. lote de peso dentro, o quanto conseguir e o quanto a mesa de vidro suportar.

deixe uns 3 minutos e daí vc retira tudo e da jatos de água pra retirar a parte que tinha no fotolito. use uma magueira de chuveiro e de jatos com o dedo. va retirando e olhando contra a luz. tudo que ficar sem emulsão será impresso quando passar a tinta.

deixe secar bem ao sol e depois estampe. depois lave com água e uma buchinha amarela. nao deixe nada de tinta na parte vazada da tela, senão a tinta seca e emtope.

pra reutilizar a tela, precisa passar removedor de emulsão.
quanto mais se usa a tela, mais ruim pra limpar depois. mas enquanto o nylon estiver esticado e não estiver com furos, vc pode reaproveitar.

quanto às tintas, tem várias marcas, não lembro o nome, mas vá na loja e veja qual é a melhor pra vc. os potes duram pra kct. pois vc pode retirar da tela coma espátula a tinta que sobou e devolver pro pote, antes de lavar a tela.

quanto à impressão do fotolito, se vc tiver em casa, impria vc mesmo. senão pagará o preço que cobram por aí. laser acho que é 1 real por página.

falow. t+

#7 SpectraMan

SpectraMan

    the mighty SpectraMan

  • Usuários
  • 326 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:photoshop is the law, my friend

Posted 21/12/2005, 01:22

Muito obrigado sigur! Valeu mesmo

Ah, e quanto a tinta... Quantas mãos de tinta vai mais ou menos pra pintar a camiseta? Quanto tempo demora pra secar, essas coisas?
I see a red door and I want it painted black
No colors anymore I want them to turn black
I see the girls walk by dressed in their summer clothes
I have to turn my head until my darkness goes

#8 sigur

sigur

    12 Horas

  • Usuários
  • 158 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/12/2005, 08:37

cara, a tinta é muito pouco.... você coloca um pouco com a espátula no quadro, cobre o desenho com o rodo de estampa e depois passa uma mão forte, como se tivesses rodando um chão, pra tirar a água. daí vc faz isso novamente, mas se cobrir, ou seja, cobre com a tinta, e de duas passadas, da frente pra trás, ou seja, estique o braço, puxe o rodo pra perto da barriga, faça novamente.
mas se vc nunca estampou antes, melhor treinar com estampas pequeneas em retalhos...

falow

#9 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 21/12/2005, 09:04

vale lembrar que serigrafia é um processo que exige muitos conhecimentos. o sigur entende do que está falando, mas eu recomendaria um curso de serigrafia para que possa fazer seus trabalhos. assim vai ter acesso aos conhecimentos técnicos de que precisa.

=)

#10 sigur

sigur

    12 Horas

  • Usuários
  • 158 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/12/2005, 12:24

pode crer, aLx, pois tem coisas que ficam difíceis de se explicar se ao menos um desenho....

falow
t+

#11 SpectraMan

SpectraMan

    the mighty SpectraMan

  • Usuários
  • 326 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:photoshop is the law, my friend

Posted 21/12/2005, 14:40

vale lembrar que serigrafia é um processo que exige muitos conhecimentos. o sigur entende do que está falando, mas eu recomendaria um curso de serigrafia para que possa fazer seus trabalhos. assim vai ter acesso aos conhecimentos técnicos de que precisa.

=)

Valeu pelas dicas pessoal
I see a red door and I want it painted black
No colors anymore I want them to turn black
I see the girls walk by dressed in their summer clothes
I have to turn my head until my darkness goes

#12 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 21/12/2005, 15:35

se você for usar cores chapadas a jato de tinta resolve. Eu prefiro acetato do que vegetal, mas vegetal ou poliester serve também.

Se começar a usar retícula, será necessário uma laser postscript para fazer os pontos grandes.

No seu caso que usa muito o photoshop é possível fazer a separação de cores com pontos abertos usando técnicas de separação direto do photoshop sem o uso de laser, porém demora mais. Com a laser fica mais fácil.

E por ai vai.

Fotolito é o filme mais caro e mais perfeito, facilita na gravação da tela. Mais usado para serviços em policromia.
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#13 rraphael

rraphael

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/11/2007, 13:35

MAs no caso do degrade? a tela tem que ser a melhor nao axa.... a tela é muito importante em alguns casos... alguem tem algo a explicar sobre as telas???????????

Edição feita por: rraphael, 20/11/2007, 13:37.





0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq