Jump to content


Photo

Photoshop - Imagem/vetor


  • Faça o login para participar
68 replies to this topic

Poll: Photoshop deve ser considerado um programa vetorial e fazer parte do desafio de vetores?

Photoshop deve ser considerado um programa vetorial e fazer parte do desafio de vetores?

Para visualizar a enquete e os resultados, faça o login ou cadastre-se.
Vote Cadastre-se para voltar

#16 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 17/12/2005, 02:09

ACE = ADOBE CERTIFIED EXPERT - São pessoas que fizeram a prova da Adobe e passaram na prova. Por isso podem levar o selo de ACE e da Adobe no seu curriculum e cartão de visita.
Tem acesso a área exclusiva da Adobe e podem testar os programas antes de qualquer usuário normal além de outras vantagens.

São os expert em cada programa da Adobe.

http://www.woc.com.br/

sds,

Edição feita por: edmar_junior, 17/12/2005, 02:27.

Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#17 variant73

variant73

    Normal

  • Banidos
  • PipPip
  • 92 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/12/2005, 08:02

acho q photoshop não deve ser considerado um programa vetorial, SE, programa vetorial for o Corel, q só faz isso e mais nada de legal.

mas a partir do momento q um software faz vetores, vetores reais, iguais aos do Corel, não vejo porque ele é menos q outro softwares.

alias, é muito mais interessante fazer um vetor no Photoshop do q no Corel, ja que no Photoshop vc tem muito mais liberdade pra dar o toque de talento mais legal que um vetor precisa: texturas, cores, efeitos, realismo, etc... vc faz com o vetor o q vc quiser no Photoshop, no Corel e outros softwares vc ja fica limitado pra isso.

até da pra fazer bons trabalhos vetoriais em Corel, lógico q da, trabalhos muito bons, mas covenhamos q a finalidade do Corel não é a mesma do Photoshop e não oferece portantos os mesmos recursos, sendo que o Photoshop oferece o recurso principal do Corel q seria a Pen Tool no caso.

resumindo, no Photoshop é mais facil de ficar melhor.

acho as ferramentas de vetores do PS satisfatórias, emboras muitos achem q no Corel é mais facil, o PS não te limita, vc pode fazer um bom vetor tanto qto no Corel, mas o corel não pode fazer o q o PS faz então PS = mais completo.

Edição feita por: variant73, 17/12/2005, 08:07.


#18 jack esqueleto

jack esqueleto

    Mestre

  • Usuários
  • 671 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo

Posted 17/12/2005, 12:50

Eu penso que existem vários modos de fazer arte (entenda arte como qualquer tipo de coisa, como ilustração, edição de imagem, efim), utilizando técnicas da pintura, desenho, grafite, pintura digital e vetorização. Logo, o que importa é o produto final, não dependendo se você fez no Photoshop ou no Adobe Illustrator. É a mesma coisa que fazer pixel art no paint e no Photoshop, o produto final é o mesmo. Logo, se vetorização não é usada para fazer arte, é para fazer o que então? Ao meu ver, ela está no ramo do design, não é mesmo?
> novo site pessoal (2008) : http://www.manoelpdb.8m.com/

> meu blog : http://www.manoelpdb.blogspot.com/

> galeria no deviantART : http://www.manoelpdb.deviantart.com/

#19 SpectraMan

SpectraMan

    the mighty SpectraMan

  • Usuários
  • 326 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:photoshop is the law, my friend

Posted 17/12/2005, 13:29

A ferramenta vetorial do photoshop serve para passar pra bitmap depois. Ela é só um meio, e não um fim. Por exemplo: no corel se vc faz um stroke em uma linha ele continua vetorial. O produto final vai ser sempre vetorial. No PS, se vc aplica um stroke, ele vai parar no bitmap. O vetor, no caso, serve mais para ajudar a trabalhar no bitmap.
Não dá pra ter um produto final VETORIAL tão bom quanto no corel, mas vc consegue fazer a curva que quiser nele.

O photoshop têm a ferramenta vetorial, portanto num desafio de vetorização ele deveria ser considerado. É a mesma coisa que fazer um desafio de montagem e o cara quiser fazer no paint, enquanto os outros fazem no fireworks e photoshop. O paint, apesar de não ter os recursos dos outros, ainda é um programa de bitmap.

abraços,
I see a red door and I want it painted black
No colors anymore I want them to turn black
I see the girls walk by dressed in their summer clothes
I have to turn my head until my darkness goes

#20 aln

aln

    'Design'

  • Usuários
  • 745 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Mogi-guaçu / SP

Posted 17/12/2005, 16:26

Só porque o photoshop não seja exclusivamente para criação de vetores não sustifica que ele não possa participar, certo, talveiz ele não possa ser considerado um programa vetorial, mas nada o impede de fazer vetores, logo o desafio pede isso, queremos ver o resultado da arte, seja em corel, freehand, fireworks, photoshop, illustrator, etc.


As ferramentas são praticamente as mesmas mesmo. Mas na minha opinião as ferramentas para vetoriais no photoshop deixam a desejar. No corel é muito mais simples converter uma curva xxxxxxspide em suave, vice e versa ou até fazer uma curva suave de dois lados iguais. fora a facilidade de criar mais pontos em uma reta e muito mais....

Na minha opinião, photoshop tem apenas o básico para vetor. Assim como corel tem apenas o básico para bitmap


Ok.
As ferramentas decham mesmo à desejar, mas e a arte final? Como tantos artistas digitais conseguem trabalhar livremente em alguns editores já outros não lidam com os específicos que seria ainda melhor?
www.allanmc.com.br

#21 variant73

variant73

    Normal

  • Banidos
  • PipPip
  • 92 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/12/2005, 17:47

Eu penso que existem vários modos de fazer arte (entenda arte como qualquer tipo de coisa, como ilustração, edição de imagem, efim), utilizando técnicas da pintura, desenho, grafite, pintura digital e vetorização. Logo, o que importa é o produto final, não dependendo se você fez no Photoshop ou no Adobe Illustrator. É a mesma coisa que fazer pixel art no paint e no Photoshop, o produto final é o mesmo. Logo, se vetorização não é usada para fazer arte, é para fazer o que então? Ao meu ver, ela está no ramo do design, não é mesmo?

eis o ponto!

acho q dão importancia ao rótulo "vetor"

a habilidade e criatividade em questão é desprezada

se o cara conseguiu no paint o q vc faz em Corel, deixa
não estamos pensando em trabalhos impressos aqui

ok oficialmente Photoshop não é vetorial mas pelo fato de ele fazer vetores tão bem quanto, eu acho válido

eu n to aqui brigando por um contest de vetor com Photoshop, só to expondo um ponto de vista, não faz diferença, entendo pq um contest de vetores deve q ser executado em programas vetoriais, mas acho nesnecessario tanta... formalidade, por assim dizer

Edição feita por: variant73, 17/12/2005, 17:50.


#22 SpectraMan

SpectraMan

    the mighty SpectraMan

  • Usuários
  • 326 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:photoshop is the law, my friend

Posted 17/12/2005, 22:11

se o cara conseguiu no paint o q vc faz em Corel, deixa
não estamos pensando em trabalhos impressos aqui

Bom, isso eu já não concordo, se o contest for de VETORIZAÇÃO. É claro, não tem como vetorizar no paint. Se vc fizer uma imagem pixel por pixel e conseguir a mesma coisa, ainda não é vetorização, portanto não entra no contexto. Quanto ao photoshop ser usado num contest de vetorização, não vejo problema, pois a técnica utilizada é praticamente a mesma.
I see a red door and I want it painted black
No colors anymore I want them to turn black
I see the girls walk by dressed in their summer clothes
I have to turn my head until my darkness goes

#23 aln

aln

    'Design'

  • Usuários
  • 745 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Mogi-guaçu / SP

Posted 17/12/2005, 22:13


se o cara conseguiu no paint o q vc faz em Corel, deixa
não estamos pensando em trabalhos impressos aqui

Bom, isso eu já não concordo, se o contest for de VETORIZAÇÃO. É claro, não tem como vetorizar no paint. Se vc fizer uma imagem pixel por pixel e conseguir a mesma coisa, ainda não é vetorização, portanto não entra no contexto. Quanto ao photoshop ser usado num contest de vetorização, não vejo problema, pois a técnica utilizada é praticamente a mesma.

Não somente as técnicas, as ferramentas também são, até no paint mesmo, uma ferramenta de texto agente pode classificar como um vetor, por que não?
www.allanmc.com.br

#24 SpectraMan

SpectraMan

    the mighty SpectraMan

  • Usuários
  • 326 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:photoshop is the law, my friend

Posted 17/12/2005, 22:17


se o cara conseguiu no paint o q vc faz em Corel, deixa
não estamos pensando em trabalhos impressos aqui

Bom, isso eu já não concordo, se o contest for de VETORIZAÇÃO. É claro, não tem como vetorizar no paint. Se vc fizer uma imagem pixel por pixel e conseguir a mesma coisa, ainda não é vetorização, portanto não entra no contexto. Quanto ao photoshop ser usado num contest de vetorização, não vejo problema, pois a técnica utilizada é praticamente a mesma.

Não somente as técnicas, as ferramentas também são, até no paint mesmo, uma ferramenta de texto agente pode classificar como um vetor, por que não?

Não havia pensado na ferramente de texto. Não sei se ela poderia ser considerada vetor no paint :wacko: . Entao até o word poderia ser considerado um "programa vetorial". Eu diria que o paint é um programa 100% bitmap. Além disso, o cara não vai escrever só texto num contest de vetorização (ainda mais aquele texto serrilhado e ridiculo do paint), portanto paint estaria completamente descartado.
I see a red door and I want it painted black
No colors anymore I want them to turn black
I see the girls walk by dressed in their summer clothes
I have to turn my head until my darkness goes

#25 aln

aln

    'Design'

  • Usuários
  • 745 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Mogi-guaçu / SP

Posted 17/12/2005, 22:38


se o cara conseguiu no paint o q vc faz em Corel, deixa
não estamos pensando em trabalhos impressos aqui

Bom, isso eu já não concordo, se o contest for de VETORIZAÇÃO. É claro, não tem como vetorizar no paint. Se vc fizer uma imagem pixel por pixel e conseguir a mesma coisa, ainda não é vetorização, portanto não entra no contexto. Quanto ao photoshop ser usado num contest de vetorização, não vejo problema, pois a técnica utilizada é praticamente a mesma.

Não somente as técnicas, as ferramentas também são, até no paint mesmo, uma ferramenta de texto agente pode classificar como um vetor, por que não?

Não havia pensado na ferramente de texto. Não sei se ela poderia ser considerada vetor no paint :wacko: . Entao até o word poderia ser considerado um "programa vetorial". Eu diria que o paint é um programa 100% bitmap. Além disso, o cara não vai escrever só texto num contest de vetorização (ainda mais aquele texto serrilhado e ridiculo do paint), portanto paint estaria completamente descartado.

Mas que é vetor é!

Embora eu também concorde em descartar, pois ele não apresenta às ferramentas básicas, e creio que também seja imposível vetorizar algo, já no photoshop, podemos vetorizar, ele tem recurso p/ isto e o desafio é um "desafio" não estamos avaliando os arquivos de edição e nem vamos usalos p/ uma impressão, então não ha necessidade em excluir o photoshop em vetorizar no desafio, pois não vamos ter trabalhos na impressão como dito já que suas ferramentas nessa parte já deicham à desejar...

Espero que aqui estão buscando um "desafio" e uma melhor performace de aprendizado idependentemente de quais quer editores na arte em vetorizar.
www.allanmc.com.br

#26 variant73

variant73

    Normal

  • Banidos
  • PipPip
  • 92 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/12/2005, 22:42

perai pessoal, ai ja ta indo meio longe hehe

agente ta falando sobre desenho vetorial, ferramenta de texto acho q não entra em questão né

o lance do paint foi uma metáfora, não me expressei bem mas liguei ao ponto citado, sobre o produto final, q era o q eu queria

mas o paint no caso converte a fonte em bitmap na mesma hora, e ferramenta de texto... bom, só le extensões de fonte, não salva vetor

#27 SpectraMan

SpectraMan

    the mighty SpectraMan

  • Usuários
  • 326 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:photoshop is the law, my friend

Posted 17/12/2005, 22:48

perai pessoal, ai ja ta indo meio longe hehe

agente ta falando sobre desenho vetorial, ferramenta de texto acho q não entra em questão né

o lance do paint foi uma metáfora, não me expressei bem mas liguei ao ponto citado, sobre o produto final, q era o q eu queria

mas o paint no caso converte a fonte em bitmap na mesma hora, e ferramenta de texto... bom, só le extensões de fonte, não salva vetor

Exato, ele passa pra bitmap na hora. Não tem como salvar o "vetor".
I see a red door and I want it painted black
No colors anymore I want them to turn black
I see the girls walk by dressed in their summer clothes
I have to turn my head until my darkness goes

#28 sigur

sigur

    12 Horas

  • Usuários
  • 158 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 18/12/2005, 09:53

Po, aqui estou eu, entrando em 'briga de gente grande' hein....
não sei nem 5% do PS e do corel eu diria que sei por volta de 70%.

Por isso não me arrisco a dizer grandes coisas, mas eu acho que o Corel na hora de lidar com o vetor, tipo, posicionamento, ferramentas para deslocar, refletir, rotacionar, isso tudo eu creio que seja melhor, pois você pode aplicar isso no objeto selecionado, com a opção de estar em camadas diferentes ou não.

Já no PS, eu não sei se isso dá (deve ter um modo fácil, mas como eu não sei, posso estar dificultando) mas me parece que tudo fica baseado na layer, ou seja, pra refletir um vetor, teria que refletir a layer toda? Ou dá pra refletir só um apenas selecionando ele?

Se for tudo em layers, imagine como fica trabalhoso lidar com todas elas, a quantia que teria!!!

Bem, é só minha opnião. O PS parece fazer bem na tela o resultado de vetores, mas pode ser mais trabalhoso (coisa que o ilustrator, creio eu, deve facilitar) mas o resultado final na impressão e tal, será o mesmo?

Sei que a impressão é quesito a parte, mas o bom de se lidar com vetores é que não distorcem, em qualquer tamanho não perdem qualidade e isso é oque se busca na hora de fazer impressões, linhas contínuas.

Falou galera, é isso aí, achei muito legal esse tópico, aprendi bastante lendo os posts.

abraços

#29 SpectraMan

SpectraMan

    the mighty SpectraMan

  • Usuários
  • 326 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:photoshop is the law, my friend

Posted 18/12/2005, 10:09

já no PS, eu não sei se isso dá (deve ter um modo fácil, mas como eu não sei, posso estar dificultando) mas me parece que tudo fica baseado na layer, ou seja, pra refletir um vetor, teria que refletir a layer toda? Ou dá pra refletir só um apenas selecionando ele?

É possível rotacionar, rebater, diminuir e fazer o que quiser com o vetor. Vc pode fazer até com apenas uma parte dele, ou apenas os pontos que vc selecionar. E dá pra fazer isso facilmente. Lembrando que, dá pra fazer isso com o vetor NÃO rasterizado.
I see a red door and I want it painted black
No colors anymore I want them to turn black
I see the girls walk by dressed in their summer clothes
I have to turn my head until my darkness goes

#30 Blackbird

Blackbird

    Trying to be strong

  • Usuários
  • 480 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo

Posted 18/12/2005, 14:26

Não. Houve uma grande banalização do vetor. Vetor NÃO é aquela arte de cores chapadas, vetores são calculpos matematicos COMPLEXOS. O que o Photoshop faz é o basico, são simples segmetos de reta que não são considerados vetor, os calculos gerados pelo photoshop são simples, nema priopria Adobe os considera vetores, muito longe do algoritmo usado peli Illustrator. Log, Photoshop não faz vetor, apenas shapes simples.

Posted Image

Another star, has fallen without sound ...





0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq