Vamos primeiro brincar de geografia. Como fazer um relevo legal e bacana? Crie um documento no Photoshop (600x600 dá pro gasto). Aplique:
Filter -> Render -> Clouds, com a palheta (os 2 quadradinhos de cores) em preto e branco, para conseguir maior variação...
Filter -> Render -> Diferrece Clouds (aplique umas 4 vezes... Se você quiser continentes mais robustos, aplique umas 2, se quiser uma quantidade cavala de ilhas, aplique umas 5 ou mais vezes).
Para dar efeito rochoso, utilize Diferrence Clouds mais umas par de vezes e utilize o filtro Craquelure. Se quiser deixar áspero, use grain bem de leve.
Clouds: Procure visualizar os continentes. À direita, efeito rochoso.
Agora é brincar com o olhômetro e cores... Use a ferramenta Gradient Map (Image -> Adjustments), escolhendo as cores a gosto. Use sua criatividade! É possível conseguir resultados bastante muito-loucos!
Um planeta frio e um com calor ensurdecedor!!
Utilize o filtro Distort -> Spherize (uma única vez, com grau máximo, está bom... mas isso vai depender do efeito de câmera que você quer dar, como zoom por exemplo). Com a ferramenta de seleção circular, apague as bordas, deixando apenas a parte esferizada.
Para dar efeito de volume, nada como uma boa e velha sombra. Para isso, a melhor ferramenta que encontrei foi Radial Gradient mesmo, indo de preto para preto, de opacidade 100% até 0%, mas fica a gosto do freguês.
Observe como a sombra, além de dar volume, tem uma característica própria!
Para nuvens, é fácil. Crie uma nova camada, pinte ela completamente da cor que você quer que seja as nuvens (no caso usei branco), crie uma máscara nela e na máscara use Clouds e Difference Clouds a vontade. Para criar furacões, Distort -> Twirl resolve o problema. Distort -> Spherize nas nuvens e deixe ele do mesmo tamanho do planeta.
As vezes é nescessário utilizar Shadow ou Outer Glow, do Blending Options, para dar mais nitidez às nuvens. No caso usei sombra.
Coloque tudo num mesmo Layer (ctrl + e ou então use Smart Layer). No Blending Options, use as opções OUTER GLOW e INNER GLOW, para dar a impressão de uma atmosfera no planeta.
Tamo quase!!!
Agora é só criar um espaço sideral atrás. Utilize clouds novamente, para criar uma sujeirinha cósmica, só que bem de leve! Para fazer estrelas, nada como o bom e velho brush redondo com hardness 50% ou menos. Varie um pouco o tamanho, fica legal!
E não é que esse troço ficou bonito???
Use sua criatividade, você será o novo Deus do universo, criando planetas pra tudo quanto é canto!!! A técnica parece boba, limitada, mas você sabendo aplicar filtros nos Clouds, você consegue efeitos diferentes, e manipulando as cores no Gradient Map você consegue muitos resultados interessantes...
Com alguns tratamentos finais, você ainda consegue criar verdadeiras obras primas.
Bom, a dica foi dada!
Abraços!
Este tutorial é relacionado ao tópico
http://forum.wmonlin...t=0#entry660646
Edição feita por: MauroEC04, 19/11/2005, 08:26.