Fórum WMO: Criando Planetas No Photoshop - Fórum WMO

Ir para

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder
  • Ícone  Compartilhar

Criando Planetas No Photoshop Um algorítmo fácil e interessante =]

#1 Membro offline   MauroEC04 

• Novato no fórum
  • Ícone
  • Grupo: Usuários
  • Cadastrado: 12/01/2005
  • Localidade:Campinas, SP
  • Interesses:Duh
Pontos: 0
Neutral

Postou 18/11/2005, 20:40

Bom dia pessoal! Hoje vamos brincar de criar planetas. Solte seu lado O Criador e embarque nessa brincadeira que eu achei divertida. Se você não gostar, é a vida né?

Vamos primeiro brincar de geografia. Como fazer um relevo legal e bacana? Crie um documento no Photoshop (600x600 dá pro gasto). Aplique:

Filter -> Render -> Clouds, com a palheta (os 2 quadradinhos de cores) em preto e branco, para conseguir maior variação...

Filter -> Render -> Diferrece Clouds (aplique umas 4 vezes... Se você quiser continentes mais robustos, aplique umas 2, se quiser uma quantidade cavala de ilhas, aplique umas 5 ou mais vezes).

Para dar efeito rochoso, utilize Diferrence Clouds mais umas par de vezes e utilize o filtro Craquelure. Se quiser deixar áspero, use grain bem de leve.

Imagem
Clouds: Procure visualizar os continentes. À direita, efeito rochoso.

Agora é brincar com o olhômetro e cores... Use a ferramenta Gradient Map (Image -> Adjustments), escolhendo as cores a gosto. Use sua criatividade! É possível conseguir resultados bastante muito-loucos!

Imagem
Um planeta frio e um com calor ensurdecedor!!

Utilize o filtro Distort -> Spherize (uma única vez, com grau máximo, está bom... mas isso vai depender do efeito de câmera que você quer dar, como zoom por exemplo). Com a ferramenta de seleção circular, apague as bordas, deixando apenas a parte esferizada.

Para dar efeito de volume, nada como uma boa e velha sombra. Para isso, a melhor ferramenta que encontrei foi Radial Gradient mesmo, indo de preto para preto, de opacidade 100% até 0%, mas fica a gosto do freguês.

Imagem
Observe como a sombra, além de dar volume, tem uma característica própria!

Para nuvens, é fácil. Crie uma nova camada, pinte ela completamente da cor que você quer que seja as nuvens (no caso usei branco), crie uma máscara nela e na máscara use Clouds e Difference Clouds a vontade. Para criar furacões, Distort -> Twirl resolve o problema. Distort -> Spherize nas nuvens e deixe ele do mesmo tamanho do planeta.

As vezes é nescessário utilizar Shadow ou Outer Glow, do Blending Options, para dar mais nitidez às nuvens. No caso usei sombra.

Coloque tudo num mesmo Layer (ctrl + e ou então use Smart Layer). No Blending Options, use as opções OUTER GLOW e INNER GLOW, para dar a impressão de uma atmosfera no planeta.

Imagem
Tamo quase!!!

Agora é só criar um espaço sideral atrás. Utilize clouds novamente, para criar uma sujeirinha cósmica, só que bem de leve! Para fazer estrelas, nada como o bom e velho brush redondo com hardness 50% ou menos. Varie um pouco o tamanho, fica legal!

Imagem
E não é que esse troço ficou bonito???

Use sua criatividade, você será o novo Deus do universo, criando planetas pra tudo quanto é canto!!! A técnica parece boba, limitada, mas você sabendo aplicar filtros nos Clouds, você consegue efeitos diferentes, e manipulando as cores no Gradient Map você consegue muitos resultados interessantes...

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Com alguns tratamentos finais, você ainda consegue criar verdadeiras obras primas.

Bom, a dica foi dada!

Abraços!

Este tutorial é relacionado ao tópico
http://forum.wmonlin...t=0#entry660646

Este post foi editado por MauroEC04: 19/11/2005, 08:26

Meu Blog: <a href="http://www.mauro.blog.br">mauroBlog</a>
Meu Email: mauroec04@gmail.com
0

#2 Membro offline   kavoo 

• Se o kavoo fosse da adobe, esse seria o logo =]
  • Ícone
  • Grupo: Ex-Admins
  • Cadastrado: 21/04/2003
  • Localidade:Monte Dourado-PA
Neutral

Postou 19/11/2005, 15:11

Muito bom!

Parabéns!
:: Heider Torres
My flickr - Nikon D50 | Sigma 10-20 | Nikkor 18-70 | Nikkor AF 50mm 1.8 D | Sigma 70-300 APO Macro | SB600 | Lighsphere | Alhva Macaco

Imagem
Kavoo veste: bermudão e chinelo.
0

#3 Membro offline   aln 

• 'Design'
  • Ícone
  • Cadastrado: 26/07/2004
  • Localidade:Mogi-guaçu / SP
Neutral

Postou 10/12/2005, 03:43

Alguém pode me ajudar?

Para nuvens, é fácil. Crie uma nova camada, pinte ela completamente da cor que você quer que seja as nuvens (no caso usei branco), crie uma máscara nela e na máscara use Clouds e Difference Clouds a vontade. Para criar furacões, Distort -> Twirl resolve o problema. Distort -> Spherize nas nuvens e deixe ele do mesmo tamanho do planeta

Como criar essa mascara?
Nome: Allan Martini Colombo.
E-mail/MSN: alnxp@hotmail.com
0

#4 Membro offline   271Andi 

• Turista
  • Ícone
  • Cadastrado: 21/10/2005
Neutral

Postou 26/12/2005, 16:54

eh compricado sera q tem como me passa um psd?? na parte do spherise fik parecendo uma teta
Leia Isto... Link
Caminhando à Perfeição.

Conhecimentos:
Web
-Php / Html
Servidores
-Games / Web / Chat(irc,teamspeck..)
0

#5 Membro offline   aln 

• 'Design'
  • Ícone
  • Cadastrado: 26/07/2004
  • Localidade:Mogi-guaçu / SP
Neutral

Postou 26/12/2005, 22:08

271Andi, em 26 Dec 2005, 16:54 , disse:

eh compricado sera q tem como me passa um psd?? na parte do spherise fik parecendo uma teta

Não sei se vai adiantar muito, à maioria dos efeitos é convertido bitmap, também tenho dúvidas, o geito é posta-lá no fórum.
Nome: Allan Martini Colombo.
E-mail/MSN: alnxp@hotmail.com
0

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)