Jump to content


Photo
- - - - -

Ajax Não É Uma Tecnologia, É Um Jeito


  • Faça o login para participar
28 replies to this topic

#1 Fábio

Fábio

    = )

  • Usuários
  • 547 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ
  • Interesses:Aprender e, na medida do possível, ensinar.

Posted 03/11/2005, 22:22

Ajax não é uma tecnologia, é um jeito

Uma forma de fazer sites procura usar web standards, CSS, XML, Javascript e outros recursos para criar páginas mais leves que só carregam as informações necessárias naquele momento.

Gilberto Alves Jr

Quem está acostumado à banda larga só usa conexão discada nos seus piores pesadelos. Uma vez acostumado a uma boa velocidade de conexão, é impossível voltar atrás.

Mas mesmo com conexões rápidas, diversas aplicações para web tornam-se entediantes no processo tradicional: clica, espera, vê o resultado; clica em outro link, espera, vê outro resultado.

Utilizado por empresas como Google, Microsoft e Yahoo, o Ajax é um conceito que nasceu para corrigir este problema.

Mas o que é o Ajax afinal?

Ajax é uma sigla para “Asynchronous JavaScript and XML”. Mas mesmo traduzindo “asynchronous” para assíncrono, a sigla não ajuda muito.

O conceito basicamente é fazer um site de forma que o usuário tenha uma experiência assíncrona, ou seja, faça várias coisas ao mesmo tempo, navegue em vários conteúdos ao mesmo tempo, sem ter que esperar enquanto o site processa as informações para executar outra ação. A cada novo conteúdo pedido pelo usuário nem sempre será preciso carregar outra página ou a mesma página outra vez.

Falando mais simples, Ajax é a internet mais gostosa de usar, sem tempos de espera sem sentido e com muito mais possibilidades de interação do que se tem no processo convencional.

A receita de Ajax

Segundo os criadores do termo, o pessoal da adaptative path (www.adaptivepath.com), Ajax não é uma tecnologia, é uma forma de fazer um site utilizando diversas tecnologias. A receita de um bolinho de Ajax, para se comer com café bem quente numa tarde chuvosa é a seguinte:

- Web standards e CSS. Sites preparados conforme os padrões da w3c (World Wide Web Consortium) e utilizando a tecnologia CSS, que separa o que é programação, o que é conteúdo e o que é estilo visual.

- DOM (Document Object Model). Padrão de estrutura do html para que a programação encontre o que precisa dentro de uma página sem problemas.

- XML (Extensible Markup Language). Um padrão linguagem para tornar mais fácil a transferência de dados entre um banco de dados e outra interface qualquer.

- XML Http Request. Um pacotão de ferramentas de programação (nada pra se comprar, coisa pros programadores aprenderem e usarem) que viabiliza os dados irem e virem de forma assíncrona.

- E uma boa dose de JavaScript, para dar liga.

São estes os elementos, as tecnologias, que compõem o Ajax.

Complicado? Coisa só pra programador? Conheço muitos programadores empolgadíssimos com essa idéia, mas o o pessoal de design, comunicação, redação, etc (o pessoal de “etc” sempre reclama de não ser citado), precisa conhecer e saber o que é o Ajax?

Bem... Eu não sou programador, sou designer. No escritório onde trabalho, estamos programando muita coisa com Ajax e eu te digo: sim, se você trabalha com web, você deve saber o que é isso.

“Ah... Por que?” Já te digo: Com a possibilidade de acessar dados e interagir com o programa sem sair da mesma página, nós, o pessoal doido da criação, temos muito mais possibilidades.

Exemplos

Quando o usuário clica num “fale conosco”, este botão não precisa enviar o usuário para uma nova página. O formulário pode ser aberto em um quadradinho na mesma pagina.

Enquanto o usuário digita as informações, o programa já está consistindo os dados – ou seja, se ele digita “eu não tenho” no campo telefone, o programa avisa que este campo só pode conter números. E avisa quando ele termina de digitar, e não só depois que ele clica em enviar.

E quando ele termina de digitar e envia o formulário, já com todos os dados corretos, você não precisa fazê-lo esperar que outra página seja carregada somente para dizer “Parabéns, você conseguiu enviar um simples formulário sem fazer nada muito errado, responderemos assim que terminarmos o nosso café”. Esta mensagem pode aparecer instantaneamente no mesmo quadradinho que você abriu para mostrar o formulário.

Bobagem? Impacta o desenvolvimento?

Talvez. Se de um jeito ou de outro você precisa sempre mostrar outra página, talvez você não precise usar o Ajax. Vale lembrar que a utilização de Ajax aumenta bastante o tempo de planejamento de um site, já que tudo que vai acontecer tem que ser exaustivamente discutido antes que o programador comece a fazer o site. Usando esta tecnologia o site pode ficar bem mais caro.

Mas para aplicações como o Gmail, o Ajax é fantástico. No Gmail, quando você clica em uma mensagem, ele carrega somente esta mensagem. Mas mostra em abas fechadas todas as conversas relativas àquela mensagem.

Somente quando você clica em uma destas abas é que ele vai até o banco de dados e traz o texto. Mas você não percebe isso porque ele não recarrega a página, apenas coloca um “loading” no cantinho da tela e já-já mostra aquela mensagem. Se o Gmail tivesse que carregar todo o texto de todas as mensagens que ele abre em abas, você esperaria muito, muito mais até carregar o e-mail que você quer ler. Esse é o poder do Ajax.

Uma boa idéia para o uso do Ajax são os novos buscadores, ainda em fase beta: Google Suggest e Yahoo Instant Search. Neles você recebe sugestões de resultados enquanto digita a sua busca, sem que a página seja recarregada.

Outra novidade genial que só é viável usando Ajax são as home pages pessoais. O Google (http://www.google.com/ig ) e a Microsoft (http://www.start.com/ ) fizeram cada um modelos de home pages pessoais. Nestas páginas, depois de se logar, você pode configurar o que você quer que apareça. Pode inserir feeds de RSS, bookmarks, ver as últimas mensagens no seu e-mail e mover as caixas de conteúdo sem que a página seja recarregada o tempo todo.

Tudo isso só acontece quando a programação vai ao banco de dados, faz uma pesquisa e volta para exibir dados na sua tela que não estavam lá antes, enquanto você fazia alguma coisa nesta mesma tela, onde agora são exibidos resultados sem que a página toda seja carregada de novo.

Previsões à parte

É muito difícil dizer se o Ajax vai realmente dominar a internet do futuro. Este jeito de trabalhar ainda é muito recente, nós não temos distanciamento histórico nem amadurecimento da tecnologia que permitam uma reflexão consistente.

Mas, desta forma ou de outra, trabalhar de forma assíncrona é a diferença entre uma revista ou jornal, onde você muda de páginas para ver os diversos conteúdos, e a internet, onde você interage com o conteúdo.

O Ajax também diminui muito a distância entre as possibilidades de programação para desktop e as possibilidades para web. Muitos aplicativos que foram consagrados no desktop já estão migrando para a web com muito sucesso. Dizem que o Google está fazendo algo assim para concorrer com o Office da Microsoft. Quem pode saber o que acontecerá?

Talvez a nossa internet ainda seja um macaco, pulando de galho em galho enquanto as próximas gerações poderão falar ao telefone, usar um palm e mascar chiclete sabor “uva banana e kiwi” enquanto pulam de galho em galho. O futuro dirá. Ou nós diremos a ele? [Webinsider]

Fonte: http://webinsider.uo...cia.php/id/2618
Atenção!
Isto é um artigo mas eu achei melhor postar aqui mesmo. ;)
Fábio Martinho
www.fabiomartinho.com
Participante da equipe de 11/11/2005 a 20/11/2007.

#2 ACGlobal

ACGlobal

    | ▪ ▪ Pirataria é crime! ▪ ▪ |

  • Usuários
  • 395 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/11/2005, 23:02

Esse negócio de AJAX é fora de série. Vc há viu o vBulletin 3.5.0? Você clica em busca e abre uma janelinha dentro da própria página para fazer a busca.

O Quick Reply é outrro recurso bacana. Clica num botão e ele habilita o campo para resposta.

Esse tipo de tecnologia tem tudo para dar certo. E esse artigo do WebInsider está realmente fácil de entender.

Falou! :D
Últimas Notícias:
País perde R$ 30 bi por ano com pirataria
Cresce o combate à pirataria

Denuncie a pirataria:
Ligue para a linha direta da BSA: 0800 11 0039
Deseja fazer a denúncia on line, clique aqui.

#3 Fábio

Fábio

    = )

  • Usuários
  • 547 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ
  • Interesses:Aprender e, na medida do possível, ensinar.

Posted 04/11/2005, 23:12

Gostei muito do artigo.

Ainda não vi o vBulletin, mas uso frequentemente o Invision, e sua última versão trouxe vários recursos legais com o uso do AJAX.

Na minha opinião, o atual exemplo PERFEITO de que um site usando AJAX vale a pena realmente, é o Gmail. Muuuuito bem feito, os recursos. Tudo muito rápido e fácil, graças ao AJAX.

Por isso que achei interessante postar aqui.
Fábio Martinho
www.fabiomartinho.com
Participante da equipe de 11/11/2005 a 20/11/2007.

#4 LucasMS

LucasMS

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2076 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 05/11/2005, 11:04

um fórum com vBulletin: www.adrenaline.com.br/forum

tipow, vc clica no botao de editar seu post, e o texto do seu post fica automaticamente um campo textarea, nao da reload na pagina, para postar é a mesma coisa ..

#5 Fábio

Fábio

    = )

  • Usuários
  • 547 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ
  • Interesses:Aprender e, na medida do possível, ensinar.

Posted 05/11/2005, 17:59

O Invision também usa o AJAX na edição de posts...

Ch4cal, o vBulletin é pago também?
Fábio Martinho
www.fabiomartinho.com
Participante da equipe de 11/11/2005 a 20/11/2007.

#6 LucasMS

LucasMS

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2076 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 05/11/2005, 20:06

sim, e bem caro, se nao me engano 160USD pra comprar, e 80USD para licensa de 1 ano ...

#7 Guilherme Blanco

Guilherme Blanco

    Loading...

  • Conselheiros
  • 891 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Carlos - SP/Brasil
  • Interesses:Programação Web e minha namorada (Maria Camila).

Posted 06/11/2005, 22:35

Fabio... vc assistiu minha palestra no CONISLI?

Eu falei sobre o tema lá... =)

[]s,
<script language="WebFórum">
// Dados:
Nome("Guilherme Blanco");
Localidade("São Carlos - SP/Brasil");
Cargo("Manutenção");
</script>

#8 Fábio

Fábio

    = )

  • Usuários
  • 547 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ
  • Interesses:Aprender e, na medida do possível, ensinar.

Posted 06/11/2005, 22:46

Infelizmente não, Guilherme. Não moro em São Paulo! :unsure:
Fábio Martinho
www.fabiomartinho.com
Participante da equipe de 11/11/2005 a 20/11/2007.

#9 LucasMS

LucasMS

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2076 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 12/11/2005, 12:53

o ruim é se o usuario tem o javascript desativado :(

#10 bdoweb

bdoweb

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1641 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 14/11/2005, 08:58

Cara AJAX é realmente muito irado.....

Mas o Ch4cal o chacal disse algo q realmente me intrigou, apesar de ser muito dificil de vermos issu!!!! A naum por por caras vidrados em segurança!!!!

Mas teria alguma solução para isso???

Como faria se tiver????
Quer ajuda seus amigo e ainda ganhar uma graninha?
Acesse agora mesmo http://yeapiz.com

#11 Worm

Worm

    Veterano

  • Ex-Admins
  • 1343 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:Obter o maximo conhecimento.

Posted 14/11/2005, 10:11

o ruim é se o usuario tem o javascript desativado :(

O Problema é que para adequar sites a "normas" dá um trabalho danado. Trabalho em uma empresa onde o lema. "Funcionou no IE, perfeito Liga pro cliente e avisaque está pronto.".

Quando falei em W3C lá. Me chamaram de louco e disseram que isso demora, não vale a pena etc.

Fica praticamente impossivel se o dono da empresa não intende o que é padrão. :(

#12 Fábio

Fábio

    = )

  • Usuários
  • 547 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ
  • Interesses:Aprender e, na medida do possível, ensinar.

Posted 14/11/2005, 10:35

Com certeza Worm...
Fábio Martinho
www.fabiomartinho.com
Participante da equipe de 11/11/2005 a 20/11/2007.

#13 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 14/11/2005, 11:07

A informática poderia ter uma quantidade menor de problemas se não existesse a M$ para criá-los.

Deve ter alguém lá, ganhando milhões, que ao surgir uma nova tecnologia padronizada e bem definida, para dizer sempre o seguinte: "Pq padronizar se podemos fazer o nosso próprio padrão e ganhar muito dinheiro com patentes?"
------
Mero mortal!

#14 Worm

Worm

    Veterano

  • Ex-Admins
  • 1343 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:Obter o maximo conhecimento.

Posted 14/11/2005, 12:44

A informática poderia ter uma quantidade menor de problemas se não existesse a M$ para criá-los.

Deve ter alguém lá, ganhando milhões, que ao surgir uma nova tecnologia padronizada e bem definida, para dizer sempre o seguinte: "Pq padronizar se podemos fazer o nosso próprio padrão e ganhar muito dinheiro com patentes?"

Prog eu nem colocaria a "culpa" nessa forma de "comércio". Mas sim em pessoa que não se preocupam em ver novas tecnologias.

Ex: Do que aidianta software livre se a maioria acha que o que é de graça não funciona ?

Software livre não quer dizer que é "livre" pra tudo e há todos. Vc tem que ter uma "licença" tbm.


Não adianta ter tecnologia se os "profissionais" não as conhecem ao ponto suficiente de ver que é uma boa opção.

Como no Brasil há muitas empresas pequenas e de péssima qualidade. Novas tecnologias no Brasil é pra poucos.


ps: Nossa que revolta. :D

#15 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 14/11/2005, 13:14

Os padrões são abertos... exemplos:

I3E, W3C, Oasis (esta a M$ esta apoiando), ... dentre outros consórcios que existem para discutir quais seria as "melhores" maneiras de aplicar tecnologias, mas aí, vem uma terceira "poderosa" por ter seu sistema rodando na maioria das máquina e cria seu próprio padrão, afim de derrubar as demais empresas que os adotam.

Não estou falando de software livre, em nenhum momento falei disso, mas falei de como aplicar os padrões abertos, discutidos amplamente entre diversas empresas e quando esta tudo pronto uma determinada milhonária chega, copia, por ser aberto "aprimora" conforme suas mentes acham interessantes, causando, com isto, uma despadronização.

Será que IBM, Sun, Mozilla e outras estão erradas por seguirem padrões abertos? Se todas fizessem o uso dos mesmos padrões, nós, profissionais da informática, não teriamos que nos preoculpar se nossos sistemas web funcionariam em um ou em outro navegador, pois, todos seriam compativéis.

Era isto que eu queria dizer.
------
Mero mortal!




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq