Barra De Rolagem Curva - Como Fazer?
Started By LucauM, 25/10/2005, 14:44
24 replies to this topic
#16
Posted 16/11/2006, 00:31
TheRutz
tem como vc postar denovo esse exemplo ou mandar pro meu email pq não to conseguindo baixar, acho que não ta mais no ar o arquivo, num sei mas sevc tiver como me mandar agradeço muito cara..
vlwww
ph_pimp@hotmail.com
tem como vc postar denovo esse exemplo ou mandar pro meu email pq não to conseguindo baixar, acho que não ta mais no ar o arquivo, num sei mas sevc tiver como me mandar agradeço muito cara..
vlwww
ph_pimp@hotmail.com
www.phmda.com.br
#17
Posted 20/11/2006, 11:34
nossa, não sei nada de flash, mas fiquei curioso... tem como anexar aqui pra vermos?
quanto ao caminho, vocês podem usar a função seno pra ficar mais interessante. Como a idéia é de barra de rolagem, teria que ser x em função de y, ou seja, x=sin(y). Daí vocês podem usar outros parâmetros para deixar a curva mais ou menos 'torta', usando sin(2y) ou sin(y/2), etc.... ou também usar múltiplos 'fora' da função, ou seja, 2sin(y), sin(y)/2, etc....
vejam anexo.... até mais.
abraços
ps: no anexo, fiz y=f(x). rotacionem para ter x=f(y)
quanto ao caminho, vocês podem usar a função seno pra ficar mais interessante. Como a idéia é de barra de rolagem, teria que ser x em função de y, ou seja, x=sin(y). Daí vocês podem usar outros parâmetros para deixar a curva mais ou menos 'torta', usando sin(2y) ou sin(y/2), etc.... ou também usar múltiplos 'fora' da função, ou seja, 2sin(y), sin(y)/2, etc....
vejam anexo.... até mais.
abraços
ps: no anexo, fiz y=f(x). rotacionem para ter x=f(y)
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#18
Posted 24/11/2006, 08:52
hmmm, interessante
Com a explicação de nosso matemático sigur
fiz a seguinte aplicação no Flash:
Aqui está a teorica da paradinha.
O 5 eu adicionei para aumentar a distância entre o ponto mais à esquerda e à direita. Pois, a função retorn um número entre -1 e 1, multiplicando por 5, a variação passa a ser de -5 e 5.
Só que, tentei dividir o _y dentro do seno para tentar suavizar a movimentação. Pois como podem ver, vai indo muito "aos trancos", pulando o _x em um curto espaço _y.
Qualquer novidade, volto a postar.
--------------
Puts puts puts, agora deu... estava dividindo por um numero muito baixo.
-------------------
Então, fica assim agora a formula:
this._x = Math.sin(this._y / ALTURA_DA_CURVA) * DISTANCIA_ENTRE_OS_EXTREMOS + POSICAO_INICIAL;
Então, pra fazer algo assim )
Você precisa de uma grande altura, mas curta distância.
Algo como um S
Um altura baixa, mas grande distância.
Capitche?
Com a explicação de nosso matemático sigur
fiz a seguinte aplicação no Flash:
bola.onPress = function() { this.startDrag(); this.onEnterFrame = function() { this._x = Math.sin(this._y) * 5 + 200; } } bola.onRelease = function() { this.stopDrag(); delete this.onEnterFrame; }
Aqui está a teorica da paradinha.
O 5 eu adicionei para aumentar a distância entre o ponto mais à esquerda e à direita. Pois, a função retorn um número entre -1 e 1, multiplicando por 5, a variação passa a ser de -5 e 5.
Só que, tentei dividir o _y dentro do seno para tentar suavizar a movimentação. Pois como podem ver, vai indo muito "aos trancos", pulando o _x em um curto espaço _y.
Qualquer novidade, volto a postar.
--------------
Puts puts puts, agora deu... estava dividindo por um numero muito baixo.
bola.onPress = function() { this.startDrag(); this.onEnterFrame = function() { this._x = Math.sin(this._y / 20) * 10 + 200; } } bola.onRelease = function() { this.stopDrag(); delete this.onEnterFrame; }
-------------------
Então, fica assim agora a formula:
this._x = Math.sin(this._y / ALTURA_DA_CURVA) * DISTANCIA_ENTRE_OS_EXTREMOS + POSICAO_INICIAL;
Então, pra fazer algo assim )
Você precisa de uma grande altura, mas curta distância.
Algo como um S
Um altura baixa, mas grande distância.
Capitche?
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#19
Posted 25/11/2006, 13:36
que legal que pude ajudar um pouco.
mas como advinhou que sou matemático??? ehehe
então, vc anexou o .fla.
tem como anexar o swf já pronto? eu não tenho o flash instalado e fiquei super cirioso pra ver a barra se movimentando. poderia mandar pra gente ver?
falow
abraços.
ps: o lance de fazer a mudança de variável dentro da função seno é uma boa jogada quando se quer aumentar ou diminuir o período.
mas como advinhou que sou matemático??? ehehe
então, vc anexou o .fla.
tem como anexar o swf já pronto? eu não tenho o flash instalado e fiquei super cirioso pra ver a barra se movimentando. poderia mandar pra gente ver?
falow
abraços.
ps: o lance de fazer a mudança de variável dentro da função seno é uma boa jogada quando se quer aumentar ou diminuir o período.
#20
Posted 27/11/2006, 07:17
A única Matemática que conheço é a aplicada ao Flash, como não conhece Flash, só poderia ser matemático. Brincadeira, não desmereço essa ciência, pois é de extrema importância. Queria muito ter prestado mais atenção nas aulas, e não ter que procurar no Google a cada Plano Cartesiano que tenho que fazer
Enfim, aqui está um endereço publicado para ficar mais fácil:
http://www.fonix.com.br/_rolagem/
Enfim, aqui está um endereço publicado para ficar mais fácil:
http://www.fonix.com.br/_rolagem/
#21
Posted 27/11/2006, 12:08
cara, que legal.... gostei do lance da bolinha se mover sobre a curva... hehe
dá pra fazer com qualquer curva gerada por uma paremetrização? podemos brincar um pouco e usar curvas mais interessantes, como espiriais e tal...
mas essas não serviriam como barra de rolagem, apenas para brincar mesmo...
muito legal, se precisar de mais matemática, pode mandar..
dá pra fazer com qualquer curva gerada por uma paremetrização? podemos brincar um pouco e usar curvas mais interessantes, como espiriais e tal...
mas essas não serviriam como barra de rolagem, apenas para brincar mesmo...
muito legal, se precisar de mais matemática, pode mandar..
#22
Posted 28/11/2006, 12:05
Também gostei muito dessa idéia, há um tempo atrás já tinha sido questionado sobre essa rolagem curvadinha, porém, não sabia como resolver
Vou realizar algumas alterações, e coloco aqui os resultados.
PS: Para simular uma espiral, teríamos que representar a dimensão da bola em função de x?
Fiz a dimensão em função de Y, ficou ao contrário do que deveria ter ficado
http://www.fonix.com.br/_rolagem2/
-------------------------
News
Tentei fazer umas modificações na fórmula que estive usando, mas ai, ele fica "quicando"
Deixe-me explicar como estava:
100 é a escala que eu desejo
Math.abc = retorna o absoluto do número, 50 = 50, -50 = 50.
O que eu faço, como a variação é de -60 à 60, quanto mais longe do centro, menor irá ficar a bola. Mas ela não está dando a volta por traz do eixo imaginário.
http://www.fonix.com.br/_rolagem3/
Vou realizar algumas alterações, e coloco aqui os resultados.
PS: Para simular uma espiral, teríamos que representar a dimensão da bola em função de x?
Fiz a dimensão em função de Y, ficou ao contrário do que deveria ter ficado
http://www.fonix.com.br/_rolagem2/
-------------------------
News
Tentei fazer umas modificações na fórmula que estive usando, mas ai, ele fica "quicando"
Deixe-me explicar como estava:
100 - Math.abs(Math.sin(this._y / 50) * 60)
100 é a escala que eu desejo
Math.abc = retorna o absoluto do número, 50 = 50, -50 = 50.
O que eu faço, como a variação é de -60 à 60, quanto mais longe do centro, menor irá ficar a bola. Mas ela não está dando a volta por traz do eixo imaginário.
http://www.fonix.com.br/_rolagem3/
#23
Posted 28/11/2006, 19:42
nossa, que legal...
mas vc está tentando fazer ela rodar em torno de um eixo, dando a idéia de girar em 3 dimensões?
eu tinha pensado em fazer uma espiral plana, só pra ver o movimento, não pra usar como barra de rolagem.
nesse caso, a equação da espiral que serivira pra vc seria assim:
[2*cos(t),2*sin(t),3*t],t=0..3*Pi
veja o exemplo da curva rodando no cilindro
mas vc está tentando fazer ela rodar em torno de um eixo, dando a idéia de girar em 3 dimensões?
eu tinha pensado em fazer uma espiral plana, só pra ver o movimento, não pra usar como barra de rolagem.
nesse caso, a equação da espiral que serivira pra vc seria assim:
[2*cos(t),2*sin(t),3*t],t=0..3*Pi
veja o exemplo da curva rodando no cilindro
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#24
Posted 29/11/2006, 06:33
Ahh, compreendi como seria a espiral que você comentou.
Talvez como efeito ela pudesse ser aplicada, já como uma barra de rolagem, acredito que complicaria, pois estaríamos alterando a posição Y também do objeto, o que já iria reposicionar o conteúdo em outro local.
Mas podemos fazer à título de testes
Talvez como efeito ela pudesse ser aplicada, já como uma barra de rolagem, acredito que complicaria, pois estaríamos alterando a posição Y também do objeto, o que já iria reposicionar o conteúdo em outro local.
Mas podemos fazer à título de testes
#25
Posted 04/11/2008, 19:53
Eu testei mais ele. Pra formas simples funciona melhor. Mas até esse "S" tá mais ou menos.
Tb estou precisando de uma barra de rolagem em c, mas não consigo baixar o anexo, alguém pode me ajudar?
Valeu!
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