Não há uma fórmula mágica e, PRINCIPALMENTE, não há lugar para todos na primeira página dos resultados de busca. Mas é possível ter uma posição adequada ao seu conteúdo e relevância. A primeira coisa que você deve saber é que o Google qualifica cada página de acordo com alguns critérios. Até onde consegui descobrir é assim:
Título - 2.0
Popularidade do site - 2.0
Texto principal no "body" - 1.5
Domínio - 1.0
Importância das keywords - 1.0
Texto do Head - 0.5
Proximidade das keywords - 0.5
Bold e Itálico - 0.4
Pasta e Arquivo - 0.3
Meta Description - 0.3
Alt tag - 0.2
Title tag - 0.2
Meta Keywords - 0.1
Soma Total = 10
Baseado nestes critérios, em vários artigos que já li e na razoável experiência que tenho dá pra listar uma série de DICAS importantes:
- Páginas estáticas são melhor rankeadas que as dinâmicas. Não posso dizer com certeza mas acho que os robots se enrolam quando uma URL é modificada pelas variáveis do PHP. Como o conteúdo das páginas pode variar eles não conseguem definir o texto principal da página.
- Alguns programas famosos de criação fazem páginas bonitinhas mas nada adequadas para os sites de busca. Prefira um editor comum e cuide de atender os critérios mencionados acima.
- Se você tem várias páginas, faça um título e keywords diferenciados para cada uma. É claro que seguindo o conteúdo do body.
- TÍTULO: Não faça o título muito longo; no máximo 12 palavras. Evite repetir palavras. Use termos pesquisáveis. Inicie essa tag com a palavra mais relevante da página. Evite alterar o título com muita frequencia pois o Google pode desconsiderar as palavras.
- BODY: use o Heading (h1, h2, ...) pois ele conta 0,5 pontos. Lembre que as palavras chaves devem alcançar até 3% do texto total. Prefira links em texto do que em imagens. Use o ALT e TITLE sempre que possível. Use links comuns (href) em lugar do JavaScript. Use o CSS no lugar de um monte de Tags. Use Bold e Itálico para ressaltar palavras.
- META DESCRIPTION: faça uma descrição de até 25 palavras. Evite repetir palavras e usar "de", "para", "do", "e"... Faça uma descrição adequada para cada página do seu site. Não seja preguiçoso nessa hora.
- META KEYWORD: use até 100 palavras e evite repetir a mesma várias vezes. Coloque as palavras mais importantes primeiro. Use palavras que façam parte do texto do Body.
- PASTA e ARQUIVOS: use o nome da pasta e arquivos para otimizar o seu desempenho. Evite siglas, codigos e números aleatórios. Digamos que você faça uma pagina sobre remédios naturais. Faça assim: www.seusite.com.br/remedios/remediosnaturais.html. Se você usar uma imagem nessa página evitar que ela seja a figura1.jpg e chame-a de remedios.jpg.
- PALAVRAS BUSCADAS: imagine que você é o internauta e está buscando por "remédios naturais" nesse meu exemplo. Aí no seu texto (no Body) está assim "... nossos remédios são naturais." e "... os remédios são totalmente naturais". Ora, se a pessoa usar "" na pesquisa você não vai aparecer bem colocado. Lembre-se sempre do que será pesquisado ao fazer o título, a descrição e o texto.
- MECANISMOS de BUSCA: lembre-se que as alterações demoram um tempo até fazerem efeito e podem variar de acordo com os crawlers. Alguns crawlers nem registram as Meta Keywords. Os critérios que citei valem principalmente para o Google.
OUTRAS DICAS:
- De tempos em tempos altere alguma coisinha no seu texto (Body) ou o crawler vai achar que seu site está desatualizado e você vai cair muitas posições.
- Evite que sua página (o HTML) tenha mais de 30 Kb.
- Evite truques como encher o final de sua página com palavras chaves na mesma cor do BgColor. Isso é pavoroso!! Não queira ser esperto demais. O Google não gosta disso.
- Domínios próprios tem mais relevância do que sub-domínios.
- A sua posição nos resultados também é muito afetada pelo seu Page Rank. Cada página indexada pelo crawler tem seu valor intrínseco independente do Rank do domínio. O Google avalia tanto os links que você dá quanto os que recebe. Portanto trocar links com sites de Rank 0 é quase que uma nulidade. Especialmente se eles trocam com muitos outros sites. Dois links vindo de PR0 valem menos que 1 vindo de PR1. O Google também avalia a qualidade de seus links "para fora". Há diferença entre você linkar o blog do "zezinho" e o WMonline, por exemplo.
- Na falta de bons sites para trocar links, use seus créditos entre suas próprias páginas. Outra coisa: troca de links desconexos não é bem creditada pelo Google. O sistema não é tão burro e sabe avaliar isso. Por exemplo, se o WMonline trocar links com um site de informática e softwares é mais creditado que se trocar com um site de música. Isso independente do Page Rank.
- Avalie sua posição no contexto geral. Por exemplo, são feitas 10 milhões de buscas por "MP3" e o Google apresenta 200 mil sites na resposta. Por outro lado são feitas 500 mil buscas por "música clássica" e o Google apresenta 5 mil sites. Aonde você prefere ficar? Acho que o importante é sua posição diante do seu público alvo.
Bem, não quero ser professor de ninguém mas eu consigo bons resultados usando algumas dessas idéias. Isso considerando que meu site concorre com palavras muito populares em buscas (até mais de 100 mil resultados) e quase sempre está na página 1 ou 2. Mas... todos querem ficar no topo e só há lugar para 10 resultados por página. Pra isso não tem jeito ainda
Acho que tá tudo bem explicado mas qq coisa estamos aí. ABS
Edição feita por: gaguinho, 20/10/2005, 04:29.