Jump to content


Photo

S.e.o. - Otimize Seu Site


  • Faça o login para participar
16 replies to this topic

#1 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 20/10/2005, 04:28

Bem, a questão que aflige a maioria dos WM é: como ficar nas primeiras posições nos sites de busca?
Não há uma fórmula mágica e, PRINCIPALMENTE, não há lugar para todos na primeira página dos resultados de busca. Mas é possível ter uma posição adequada ao seu conteúdo e relevância. A primeira coisa que você deve saber é que o Google qualifica cada página de acordo com alguns critérios. Até onde consegui descobrir é assim:

Título - 2.0
Popularidade do site - 2.0
Texto principal no "body" - 1.5
Domínio - 1.0
Importância das keywords - 1.0
Texto do Head - 0.5
Proximidade das keywords - 0.5
Bold e Itálico - 0.4
Pasta e Arquivo - 0.3
Meta Description - 0.3
Alt tag - 0.2
Title tag - 0.2
Meta Keywords - 0.1
Soma Total = 10

Baseado nestes critérios, em vários artigos que já li e na razoável experiência que tenho dá pra listar uma série de DICAS importantes:

- Páginas estáticas são melhor rankeadas que as dinâmicas. Não posso dizer com certeza mas acho que os robots se enrolam quando uma URL é modificada pelas variáveis do PHP. Como o conteúdo das páginas pode variar eles não conseguem definir o texto principal da página.

- Alguns programas famosos de criação fazem páginas bonitinhas mas nada adequadas para os sites de busca. Prefira um editor comum e cuide de atender os critérios mencionados acima.

- Se você tem várias páginas, faça um título e keywords diferenciados para cada uma. É claro que seguindo o conteúdo do body.

- TÍTULO: Não faça o título muito longo; no máximo 12 palavras. Evite repetir palavras. Use termos pesquisáveis. Inicie essa tag com a palavra mais relevante da página. Evite alterar o título com muita frequencia pois o Google pode desconsiderar as palavras.

- BODY: use o Heading (h1, h2, ...) pois ele conta 0,5 pontos. Lembre que as palavras chaves devem alcançar até 3% do texto total. Prefira links em texto do que em imagens. Use o ALT e TITLE sempre que possível. Use links comuns (href) em lugar do JavaScript. Use o CSS no lugar de um monte de Tags. Use Bold e Itálico para ressaltar palavras.

- META DESCRIPTION: faça uma descrição de até 25 palavras. Evite repetir palavras e usar "de", "para", "do", "e"... Faça uma descrição adequada para cada página do seu site. Não seja preguiçoso nessa hora.

- META KEYWORD: use até 100 palavras e evite repetir a mesma várias vezes. Coloque as palavras mais importantes primeiro. Use palavras que façam parte do texto do Body.

- PASTA e ARQUIVOS: use o nome da pasta e arquivos para otimizar o seu desempenho. Evite siglas, codigos e números aleatórios. Digamos que você faça uma pagina sobre remédios naturais. Faça assim: www.seusite.com.br/remedios/remediosnaturais.html. Se você usar uma imagem nessa página evitar que ela seja a figura1.jpg e chame-a de remedios.jpg.

- PALAVRAS BUSCADAS: imagine que você é o internauta e está buscando por "remédios naturais" nesse meu exemplo. Aí no seu texto (no Body) está assim "... nossos remédios são naturais." e "... os remédios são totalmente naturais". Ora, se a pessoa usar "" na pesquisa você não vai aparecer bem colocado. Lembre-se sempre do que será pesquisado ao fazer o título, a descrição e o texto.

- MECANISMOS de BUSCA: lembre-se que as alterações demoram um tempo até fazerem efeito e podem variar de acordo com os crawlers. Alguns crawlers nem registram as Meta Keywords. Os critérios que citei valem principalmente para o Google.

OUTRAS DICAS:
- De tempos em tempos altere alguma coisinha no seu texto (Body) ou o crawler vai achar que seu site está desatualizado e você vai cair muitas posições.
- Evite que sua página (o HTML) tenha mais de 30 Kb.
- Evite truques como encher o final de sua página com palavras chaves na mesma cor do BgColor. Isso é pavoroso!! Não queira ser esperto demais. O Google não gosta disso.
- Domínios próprios tem mais relevância do que sub-domínios.
- A sua posição nos resultados também é muito afetada pelo seu Page Rank. Cada página indexada pelo crawler tem seu valor intrínseco independente do Rank do domínio. O Google avalia tanto os links que você dá quanto os que recebe. Portanto trocar links com sites de Rank 0 é quase que uma nulidade. Especialmente se eles trocam com muitos outros sites. Dois links vindo de PR0 valem menos que 1 vindo de PR1. O Google também avalia a qualidade de seus links "para fora". Há diferença entre você linkar o blog do "zezinho" e o WMonline, por exemplo.
- Na falta de bons sites para trocar links, use seus créditos entre suas próprias páginas. Outra coisa: troca de links desconexos não é bem creditada pelo Google. O sistema não é tão burro e sabe avaliar isso. Por exemplo, se o WMonline trocar links com um site de informática e softwares é mais creditado que se trocar com um site de música. Isso independente do Page Rank.
- Avalie sua posição no contexto geral. Por exemplo, são feitas 10 milhões de buscas por "MP3" e o Google apresenta 200 mil sites na resposta. Por outro lado são feitas 500 mil buscas por "música clássica" e o Google apresenta 5 mil sites. Aonde você prefere ficar? Acho que o importante é sua posição diante do seu público alvo.

Bem, não quero ser professor de ninguém mas eu consigo bons resultados usando algumas dessas idéias. Isso considerando que meu site concorre com palavras muito populares em buscas (até mais de 100 mil resultados) e quase sempre está na página 1 ou 2. Mas... todos querem ficar no topo e só há lugar para 10 resultados por página. Pra isso não tem jeito ainda

Acho que tá tudo bem explicado mas qq coisa estamos aí. ABS

Edição feita por: gaguinho, 20/10/2005, 04:29.

Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#2 agamenom

agamenom

    Correndo contra o tempo...

  • Usuários
  • 297 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:jaú - sp

Posted 20/10/2005, 07:17

vc já testou tudo isso? :)
"O acaso rege a vida"

#3 SuperEly

SuperEly

    O ser supremo

  • Usuários
  • 300 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/10/2005, 08:47

- A sua posição nos resultados também é muito afetada pelo seu Page Rank. Cada página indexada pelo crawler tem seu valor intrínseco independente do Rank do domínio.

Eu estava com essa dúvida mesmo. Quando verifico o pagerank das páginas internas observo que difere do domínio.

Mas como funciona isso? Até onde o pagerank do domínio interfere na posição das páginas internas?

#4 th1ago

th1ago

    Sem Títulos...

  • Usuários
  • 914 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Gyn
  • Interesses:Os "meus" ou os "seus"?

Posted 20/10/2005, 09:08

Boas dicas ;)

Muito interessante.

Um negócio, a utilização de <h1> e etc <h"X">, tem uma relevância boa mesmo?

Desconhecia isso, uma pessoa já me disse, agora você citou, se for, vou procurar trabalhar com heading tb :)

Edição feita por: th1ago, 20/10/2005, 09:10.


#5 NEOTURBO

NEOTURBO

    Ativo

  • Usuários
  • 344 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/10/2005, 09:40

Taí um post seriamente candidato ao fixo!!
Só faltou mencionar que o Google prefere "sites antigos". Existem milhares de sites da epoca do HPG e Geocities ocupando as primeiras posições do Google, mesmo sem receberem atualizações a anos. Alguns mal possuem conteudo, ou mais de 3 paginas.

Uma coisa que nunca entendi direito é o fato do Google preferir paginas estaticas à paginas dinamicas (isso é real). Já ouvi dizer que o sistema prefere na verdade são paginas com a extensão *.htm, independete de serem geradas dinamicamente. Está correto?

#6 th1ago

th1ago

    Sem Títulos...

  • Usuários
  • 914 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Gyn
  • Interesses:Os "meus" ou os "seus"?

Posted 20/10/2005, 09:52

Já ouvi dizer que o sistema prefere na verdade são paginas com a extensão *.htm, independete de serem geradas dinamicamente. Está correto?

Bem, eu acredito!

--> Minha página em Nazismo.php por exemplo ocupava a 14º posição e o máximo que chegou foi 10º muito apertado, passei para Nazismo.htm, alterando no Apache umas coisinhas, pronto... Tá oscilando 1º e 2º lugar no Nazismo (Resultados 1 - 10 de aproximadamente 1.570.000 para nazismo (0,08 segundos))

#7 NEOTURBO

NEOTURBO

    Ativo

  • Usuários
  • 344 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/10/2005, 11:24

Bom... TODOS os resultados desta pagina são de paginas *.htm.
Pode mesmo ser uma grande dica.

#8 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 20/10/2005, 12:19

Agamenon - Tanto testei que meu sitezinho aparece no topo com várias keywords que me interessam.

SuperEly - É verdade as pags internas costumam ter rank dif da Index. Se estiver muito abaixo dá pra melhorar isso fazendo links internos.

Thiago - na verdade eu tmbm não sabia que o heading pesava tanto. Agora vou caprichar mais.

Neoturbo - já ouviu falar que antiguidade é posto??? Sobre a diferença entre .htm e .php, não sei o motivo exato. Só uma suposição de que ele se enrola no texto do Body.

Também podem reparar fazendo umas pesquisas no Google, as primeiras posições quase nunca são .php. E olha que existem milhares de sites que usam a linguagem.

ABS
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#9 Bart

Bart

    Ativo

  • Usuários
  • 331 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Coromandel
  • Interesses:Chegando pra ser o melhor!

Posted 20/10/2005, 22:46

Uma dúvida...porque não sei mesmo...como fazer esse negócio de h1,h2 e tal !?Nao entendi isso...

Falow ;)

#10 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 20/10/2005, 23:53

Bart, logo no início do Body coloque a tag Heading do tipo

<h1>Minha canções japonesas preferidas</h>


É basicamente um título dentro do Body.

////

Outra coisa que lembrei: até por dedução, o Google dá mais relevância aos domínios internacionais (.com, .net, .biz) do que os regionais (.com.br, .com.ar, .com.pt).
Mas, por outro lado, o internauta brasileiro tende a fazer sua busca "No Brasil". Aí só aparecem os sites do BRasil. Se ele pesquisar "Em Portugues" irão aparecer páginas de qq domínio escritas em portugues. Deve ser por isso que meu site (.com) recebe muitas visitas de brasileiros (e portugueses) que residem em outros países. Eles tendem a pesquisar "em portugues".

Assim que eu lembrar irei colocar outras dicas de otimização.
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#11 nick171

nick171

    <? if => erro ?>

  • Usuários
  • 612 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/10/2005, 01:07

Grande gaguinho, o tão esperado tutorial

Ai vou dar uma lida depois digo oq achei.


-----------


Ai eu tava pensando aqui sobre essa ultima coisa que você falo


como você disse ele dá essa preferencia pra sites .com

Eu tenho um site com registro .com.br

Se eu registrar um .com e redirecionar para o .com.br, é capaz do sistemas de buscas verem isso como uma fraude para cadastrar mais de uma url e assim fazer meu site cair nos sistemas de buscas?? ou isso é irrelevante???

Edição feita por: nick171, 21/10/2005, 01:22.

Nícolas Vieira Rossett


"O maior segredo da vida é que a mesma não é um processo de descoberta, mas sim de criação.
Você não está se descobrindo, mas se recriando.
Por isso não tente descobrir quem você é, mas busque determinar... "Quem você quer ser"!!!

#12 SuperEly

SuperEly

    O ser supremo

  • Usuários
  • 300 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/10/2005, 08:38

Uma coisa que nunca entendi direito é o fato do Google preferir paginas estaticas à paginas dinamicas (isso é real).

Vejo isso como uma herança infâmia dos tempos antigos. Esse fator deve cair mais cedo ou mais tarde, pois já não é aplicável.

Praticamente todos os sites de porte mediano acima geram páginas dinamicamente por necessidade. É inviável a utilização dos antigos processos artesanais quando se lida com uma quantidade razoável de conteúdo.

O problema vem sendo contornado com a utilização de métodos que simulam páginas html. É o novo sistema lutando para se manter compatível com algo a muito já ultrapassado.

Por isso digo que esse fator deve cair. E já vai cair tarde.

#13 th1ago

th1ago

    Sem Títulos...

  • Usuários
  • 914 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Gyn
  • Interesses:Os "meus" ou os "seus"?

Posted 21/10/2005, 10:09

Por isso digo que esse fator deve cair. E já vai cair tarde.

Será??

Mas a geração de páginas .htm não é bem difícil, basta você utilizar o modo redwrite (algo assim) e ao invés de gerar, seusite.com.br/seila/kjdks.php?algumacoisa=9&etc

Ele vai gerar um esquema mais legalzim seusite.com.br/seila/ por exemplo, bem eu não sou programador, mas pelo q eu sei não é tão difícil.

#14 SuperEly

SuperEly

    O ser supremo

  • Usuários
  • 300 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/10/2005, 11:04

Mas a geração de páginas .htm não é bem difícil

Não tanto por ser fácil ou difícil. A questão é o fato de ter que fazer arranjos para manter a compatibilidade com algo já suplantado, em desuso, apenas porque o buscador parou no tempo.

#15 Hes Vital

Hes Vital

    Doutor

  • Usuários
  • 796 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Leste - Santa Catarina
  • Interesses: * Programação - Sempre é bom criar algo.<br> - PHP<br> - Action Script<br> * Jogos - Nunca se é velho demais pra jogar.<br> - RPG<br> - Ação<br> - Outros

Posted 21/10/2005, 11:12

Se a minha página tiver esse link:
www.meusite.com.br/index.php?Fraude=.html

O google vai sacar que é PHP ou vai cair no truque e considerar html?
Quantos programadores são necessários para trocar uma lâmpada?
Só um, mas a casa cai!

Posted Image




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq