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Remuneração De Vendedores


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19 replies to this topic

#1 no-namer

no-namer

    Novato no fórum

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Posted 24/09/2005, 15:30

Olá amigos,

Sou novato por aqui, mas estou abrindo uma empresa de tecnologia da informação e terei de contratar vários funcionários. Eu gostaria de vocês, já experientes no ramo de web development, que me ajudassem a elaborar planos de remuneração, viáveis e incentivadores, a vendedores de sites.

Pretendo contratar aproximadamente 20 pessoas para o setor de vendas e fidelização de clientes, cada um destes terá seu próprio notebook e todo o aparato necessário para as vendas, a empresa fornecerá tudo, menos veículo. Porém, durante o planejamento de vendas, a remuneração de vendedores tornou-se um empecilho, uma interrogação no projeto.

Gostaria que me ajudassem a solucionar este assunto com diferentes opções criativas e viáveis em como remunerar vendedores de sistemas da informação, ou seja, web sites.

Muito obrigado.

;)

Nota: Quero me desculpar se esta não for a sessão apropriada para o tópico.

#2 Oracle

Oracle

    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

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Posted 24/09/2005, 17:13

Se não há fixo... Entre 10 e 20%

Com 10% ele terá que fechar 10 trabalhos de 1000 Reais em um mês para receber 1000 Reais, sendo que a Empresa estará levando 9000.
Sem o vendedor não tem esse ganho.

Muitas Empresas não dão a devida importância ao vendedor, mas é ele que movimenta o dinheiro pra dentro da mesma, portanto, deve ser creditada à ele importância proporcional.

A Empresa, provavelmente vai falar de gastos fixos e etc, mas na minha opinião (e é como estou implantando no trabalho), estes gastos nada têm a ver com a venda, porque ela também possibilita a manutenção dos mesmos.

#3 no-namer

no-namer

    Novato no fórum

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Posted 25/09/2005, 13:25

Obrigado por postar Eric,

Se não há fixo... Entre 10 e 20%


Qual seria a quantia “piso” razoável a se pagar a um vendedor mensalmente? (como fixo)


Estou tentando imaginar um programa de incentivo, uma forma criativa de estabelecer o salário dos vendedores de forma que seja estimulante a busca por novas vendas. Uma mistura de fixo e comissão, ou apenas comissão. Porém que seja inovador e eficaz.

Estarei investindo nos funcionários e pretendo mantê-lo em bases de longo prazo. Contudo, surgem várias questões que afligem a tomada de decisões. Coisas como:

 Qual é o ROI em cada bom vendedor? (retorno sob investimento)
 Devo estipular um número base de vendas de forma que ele seja obrigado a vender pelo menos X por mês? Qual seria este número?
 Caso ele não alcance a meta estipulada, quais decisões tomar a respeito de seu salário?
 Quais questões estou eu, provavelmente esquecendo e que são importantes?
 Quais os modelos de pagamento que vocês, já com alguma experiência adotam em seus negócios? Quais deram certo e quais não deram?

Estou levando em consideração diversas formas criativas de incentivo, como exemplos, percentuais extras a cada curso de aperfeiçoamento, tabela de premiação quando um teto é alcançado, sorteios de bens de consumo semestralmente com toda equipe, valor condicionado ao atendimento, etc etc...

Concordo contigo e reconheço que hoje os funcionários em geral são mal remunerados e não é dado o devido valor que eles têm, e não pretendo fazer parte em estatísticas de empresas com remunerações abusivas, no entanto preciso da ajuda de vocês e acredito que a colaboração com um pouquinho de criatividade e fatos que cada um aqui já passou ajudaria diversas outras pessoas a solucionarem esta questão.


Por favor, postem suas experiências a respeito do assunto. Quaisquer conselhos e dicas serão muito apreciados.

:)

#4 Edu Gaijutis

Edu Gaijutis

    Das Antigas

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Posted 25/09/2005, 13:33

como o éric disse

um percentual bom seria algo em torno de 10/20%...
o que você poderia também, é dar um fixo como "ajuda de custo", algo em torno de um salário minimo....

como incentivo, tu poderia oferecer um "premio" se o vendedor atingir alguma meta...
Momentos de Reflexão:
"Mal por mal, é melhor ter o de Alzheimer que o de Parkinson, pois é melhor esquecer de pagar a cerveja do que derramar tudo no chão."
"Não fique à procura do Príncipe encantado. Procure o Lobo Mau: ele te enxerga melhor, te ouve melhor e ainda te come."
"Bebo porque é liquido, se sólido fosse, eu derreteria e bebia também."

http://www.gaijutis.com.br

#5 Oracle

Oracle

    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

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Posted 25/09/2005, 14:22

Qual seria a quantia “piso” razoável a se pagar a um vendedor mensalmente? (como fixo)


Veja nesse caso... Vai haver algum benefício como vale-refeição? Vale-transporte não tem como definir, até porque vendedor externo não tem n° de passagens definido e pode até ter que pegar um táxi ou botar combustível em seu próprio veículo.
Então acho que o ideal é não haver nenhum benefício e basear o piso nesse tipo de gasto básico para o trabalho. Da mesma forma que vai fornecer os equipamentos necessários ao trabalho, estará fornecendo também condições mínimas para o mesmo.
Não sei exatamente o valor disso, mas chuto algo em torno de 250 Reais para combustível (um cálculo baseado em 30Km diários talvez seja razoável) e o mesmo para refeições, o que daria uns 500 Reais fixos.

Estou tentando imaginar um programa de incentivo, uma forma criativa de estabelecer o salário dos vendedores de forma que seja estimulante a busca por novas vendas. Uma mistura de fixo e comissão, ou apenas comissão. Porém que seja inovador e eficaz.


Se der mais ou menos 500 fixos e tiver indicações de possíveis clientes de seu "produto" pra passar pros vendedores, poderia estipular comissões de 5, 10 e 15%, de acordo com metas de número de clientes trazidos para a Empresa ou montante em reais dos trabalhos trazidos. Quando o vendedor chega a determinada meta, passa a receber uma porcentagem maior em todas as vendas seguintes.

Se o vendedor tiver que captar sozinho os clientes, de acordo com seu próprio conhecimento sobre o assunto, poderia pensar em um fixo maior, já que provavelmente vai demorar mais pra consegui-los e tendo somente um fixo pra despesas logo desanima.

Estarei investindo nos funcionários e pretendo mantê-lo em bases de longo prazo.


Isso é ótimo, e se está investindo pode pensar que um retorno pequeno nos primeiros meses pode "formar" melhores e mais leais vendedores, satisfeitos com o que vem sendo feito pra que ele desempenhe um bom trabalho e não fique "desesperado" no fim do mês pra pagar as contas...heheh

Contudo, surgem várias questões que afligem a tomada de decisões. Coisas como:

 Qual é o ROI em cada bom vendedor? (retorno sob investimento)
 Devo estipular um número base de vendas de forma que ele seja obrigado a vender pelo menos X por mês? Qual seria este número?
 Caso ele não alcance a meta estipulada, quais decisões tomar a respeito de seu salário?
 Quais questões estou eu, provavelmente esquecendo e que são importantes?
 Quais os modelos de pagamento que vocês, já com alguma experiência adotam em seus negócios? Quais deram certo e quais não deram?


Quanto à essa parte, não tenho nada a acrescentar e acredito que pouquíssimos aqui ou em qualquer fórum tenham. Geralmente quem frequenta fóruns são justamente pessoas que estão tentando entrar ou se estabelecer no mercado de trabalho, ou tão somente buscando conhecimento e em alguns casos até diversão.

Falando por mim mesmo, tudo que estou te sugerindo é teórico. Não tenho um negócio estabelecido com funcionários pra poder me basear em dados concretos ou pesquisa.

Estou levando em consideração diversas formas criativas de incentivo, como exemplos, percentuais extras a cada curso de aperfeiçoamento, tabela de premiação quando um teto é alcançado, sorteios de bens de consumo semestralmente com toda equipe, valor condicionado ao atendimento, etc etc...


Incentivar com sorteios não acho uma boa.
Em um mês um vendedor vende 20 mil reais e outro 2 mil e este último leva como prêmio um home theater (exemplo). Pode causar discórdias e melindres. É melhor investir o que se investiria em sorteios em coisas mais concretas.

Do mesmo modo, pagar mais pra quem faz cursos acho questionável.
O vendedor pode não ter nenhum curso e vender muito melhor (não apenas vender mais) do que outro com trocentos cursos.
Imagine o bom vendedor que faz seu trabalho impecavelmente e sempre está acima da meta... Ele quer curtir o tempo livre que o trabalho rápido e eficaz que ele presta lhe proporciona, mas se não gastar esse tempo livre fazendo um curso pode ter esse percentual de ganhos com seu trabalho reduzido. Não vejo isso como incentivo, mas quase como uma imposição de tempo integral.

#6 no-namer

no-namer

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Posted 25/09/2005, 15:02

Vejam bem: Um vendedor pode efetivar até 4 vendas diárias considerando que o processo (incluindo todos os fatores) leve 2 horas por cliente (com todo o aparato necessário, compreendendo laptops, impressora portátil, e toda a documentação). Sendo assim, multiplicando estas 4 possíveis vendas por 20 dias há tempo suficiente para até 80 vendas.

Portanto, é realístico estipular aos vendedores que a meta mínima é de venda / funcionário será de 25 sites mensais?
Acreditam que um vendedor capacitado possa efetivar mais de 35 vendas por mês?
Caso discordem de ambas as possibilidades acima, qual seria a meta mínima que eu deveria estipular?

Por favor, inclua na resposta se o que está dizendo é por experiência própria ou apenas palpite.

Agradeço pelos posts, estão sendo muito úteis!
(y)

#7 no-namer

no-namer

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Posted 25/09/2005, 15:04

Eu pretendo oferecer R$ 180 em combustível e 20 unidades de vale refeição como benefícios básicos. Então trabalhar programas de porcentagens que os incentive a prestar os serviços com qualidade, pois este será o maior objetivo da empresa dês de organização no ambiente de trabalho a processos de fidelização de clientes – Qualidade.

Outras dicas a respeito serão apreciadas!

#8 Oracle

Oracle

    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

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Posted 25/09/2005, 15:29

Vejam bem: Um vendedor pode efetivar até 4 vendas diárias considerando que o processo (incluindo todos os fatores) leve 2 horas por cliente (com todo o aparato necessário, compreendendo laptops, impressora portátil, e toda a documentação). Sendo assim, multiplicando estas 4 possíveis vendas por 20 dias há tempo suficiente para até 80 vendas.


Quanto à isso não precisa nem de experiência própria. Basta procurar por experiência alheia.
Pesquise sites de agências renomadas e verá que a maioria delas (se não todas) não possuem esse número nem como total de clientes, imagine por vendedor/mês.

Fechar um trabalho em 2 horas é completamente fora da realidade. O último que fechei levou 2 visitas ao cliente, que se forem somadas as horas desde locomoção, vai somar mais de 6 horas. E isso porque o cliente já conhecia meu trabalho e entrou em contato diretamente comigo por telefone.

...

Não tem como especificar coisas desse tipo dessa maneira abstrata.

Que tipo de trabalho é feito e qual o nível de resultado?
(porque faz diferença vender um sistema de 200 Reais e outro de 10 Mil, que vai levar muito mais tempo pra fechar)

Que tipo de cliente procuram?
(pequeno comércio, grandes empresas....)

A "venda" será feita de porta em porta? Ou existem métodos conhecidos pra filtrar possíveis clientes?
(por exemplo, se os clientes forem da área de vestuário, existem catálogos de moda de acesso restrito com informações detalhadas)


Uma coisa mais específica e profissional, com detalhes quantitativos e etc não vai conseguir aqui (creio eu). Procure uma empresa especializada em pesquisas, uma consultoria ou qualquer outro tipo de ajuda profissional específica pro assunto.

Não sei qual é o porte de sua Empresa, mas se tem recursos pra fornecer esse aparato, deveria pensar primeiro em um departamento de marketing/vendas pra poder dirimir todas essas dúvidas e constituir um plano de ação pra colocar os resultados em prática.


Bom, isso é somente minha opinião, mas espero ter ajudado em alguma coisa... (y)

#9 no-namer

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Posted 25/09/2005, 16:34

Quanto à isso não precisa nem de experiência própria. Basta procurar por experiência alheia. Pesquise sites de agências renomadas e verá que a maioria delas (se não todas) não possuem esse número nem como total de clientes, imagine por vendedor/mês.


Pergunte-se por quais razões isto acontece com elas. Existem inúmeras questões ao redor deste nebuloso resultado. Tente saber por si mesmo o que estariam elas praticando. Modelos ultrapassados, burocracia, visão, objetivos... Pense um pouco a respeito.

Fechar um trabalho em 2 horas é completamente fora da realidade. O último que fechei levou 2 visitas ao cliente, que se forem somadas as horas desde locomoção, vai somar mais de 6 horas. E isso porque o cliente já conhecia meu trabalho e entrou em contato diretamente comigo por telefone.


Concordo veementemente contigo! Mas existem metodologias que simplificam os processos. Quando eu cito 1 venda em duas horas, não quero dizer que o negócio estará fecha e então o centro de desenvolvimento desenvolve e implanta o projeto. Após concretizada a venda, o setor de planejamento e relacionamento entra em ação para elaborar projetos e ofertá-los ao cliente. Um deles caberá às necessidade e ao bolso do prospect. Então sim é concretizada a venda Entende?

Vendas > Planejamento > Relacionamento.

Assim é plenamente possível.

Que tipo de trabalho é feito e qual o nível de resultado?
(porque faz diferença vender um sistema de 200 Reais e outro de 10 Mil, que vai levar muito mais tempo pra fechar).


Impecavelmente correto! Respondo logo abaixo.

Que tipo de cliente procuram?
(pequeno comércio, grandes empresas....)
A "venda" será feita de porta em porta? Ou existem métodos conhecidos pra filtrar possíveis clientes?
(por exemplo, se os clientes forem da área de vestuário, existem catálogos de moda de acesso restrito com informações detalhadas)


Pequenas e médias corporações de determinados nichos. Veja que digo pequenas, não micro-empresas. E existe toda uma metodologia já pré-estabelecida no business plan destinada a cada setor e cada funcionário da empresa. A visão e objetivo da empresa é fornecer serviços qualitativos e viáveis que gere retorno real aos clientes.

Entendo que dificilmente encontrarei detalhes quantitativos por aqui. Mas uma coisa é certa: vocês me dão idéias, vocês são criativos e extremamente capazes. Falta apenas um pouco de união no que diz respeito a determinados assuntos.

Não sei qual é o porte de sua Empresa, mas se tem recursos pra fornecer esse aparato, deveria pensar primeiro em um departamento de marketing/vendas pra poder dirimir todas essas dúvidas e constituir um plano de ação pra colocar os resultados em prática.


Possuo um BP concluído em mãos. São 257 páginas com informações extremamente valiosas que custaram 14 meses de trabalho a uma equipe de 5 integrantes, e uma pequena fortuna.
A start-up ainda não foi aberta, mas serão investidos 360 mil para estabelecê-la até o final deste ano. Aprecio e amo de coração este ramo e aprecio muito vocês, participantes de fóruns importantes para um desenvolvimento sustentável como este. Por tal motivo refaço algumas perguntas que já foram respondidas por alguns “especialistas”... Eu gostaria também, de ouvir o que vocês têm a dizer!

Agradeço a todos que participarem, em especial Eric e Edu.

:)

#10 Oracle

Oracle

    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

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Posted 25/09/2005, 16:50

Pergunte-se por quais razões isto acontece com elas. Existem inúmeras questões ao redor deste nebuloso resultado. Tente saber por si mesmo o que estariam elas praticando. Modelos ultrapassados, burocracia, visão, objetivos... Pense um pouco a respeito.


Não tem mercado mesmo.
Consideram o ambiente web um "opcional" e um sistema interno bem planejado um custo desnecessário que pode ser feito explorando mão de obra.

Estas empresas que falo são as top do mercado, aquelas que ganham prêmios em cannes e abocanham os maiores clientes.

Nesse trecho aqui:

Existem inúmeras questões ao redor deste nebuloso resultado


creio que a maior questão é a visão ultrapassada dos próprios empresários e mudar isso... acho difícil.

#11 no-namer

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Posted 25/09/2005, 17:09

Consideram o ambiente web um "opcional" e um sistema interno bem planejado um custo desnecessário que pode ser feito explorando mão de obra.


O que exatamente quer dizer com "explorando mão de obra"? Salários injustos? O que?

Poderia por favor falar mais a respeito do que acontece na realidade?

Grato

#12 Oracle

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    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

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Posted 25/09/2005, 17:28

Consideram o ambiente web um "opcional" e um sistema interno bem planejado um custo desnecessário que pode ser feito explorando mão de obra.


O que exatamente quer dizer com "explorando mão de obra"? Salários injustos? O que?

Poderia por favor falar mais a respeito do que acontece na realidade?

Grato

Como pode notar não sou nenhum "expert" no assunto, muito pelo contrário, sou só um "observador".

O que digo é o que "acho" que acontece, certo?...

...

Vamos supor que a sua Empresa desenvolva um sistema que automatiza entradas em um banco de dados e que isso iria custar para o cliente/empresa 5 mil reais(exemplo bem genérico).

Provavelmente vão pegar um funcionário já contratado, que exerce uma função qualquer pra entrar com esses dados no banco de dados manualmente, acumulando uma função que a princípio não era dele e sendo cobrado por isso.

Ele vai continuar ganhando a mesma coisa e trabalhando com a mesma carga horária, mas pelo acúmulo de funções e cobrança vai ter mais trabalho do que tempo pra fazê-lo e se não aguentar (tiver uma úlcera, uma crise nervosa e etc), simplesmente substituem "a peça", já que devem ter outros 1000 querendo a mesma vaga pra ganhar metade.

É melhor esgotar um funcionário e transformar a vida dele em um inferno, ou dois, três funcionários que seja do que gastar os tais 5 Mil. Essa parece ser a visão atualmente, muito desumana e forçando um padrão de qualidade (principalmente no atendimento) absurdamente pior do que há alguns anos atrás.

Mas como é uma tendência "global", o consumidor de produtos ou serviços acaba se habituando à esse padrão, então ninguém sai perdendo (só as pessoas não as empresas)

...

Salário injusto nem se fala.
Se eu trabalhar cerca de 30 horas hoje, ganho o que ganhava em 30 dias trabalhando pros outros e "engordando a pança de alguém com whisky 18 anos"
(generalizando tá?... (y) )

Eu posso trabalhar essas 30 horas em 3 dias e aproveitar os outros 27 pra ficar com a família, descansar, relaxar, curtir um filme, uma música, ou simplesmente trabalhar mais pra ter outro padrão de vida (quando há trabalho)

...

Isso eu falo por alguma experiência própria, quando trabalhei em algumas empresas...

(y)

#13 no-namer

no-namer

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Posted 25/09/2005, 17:45

Qual a sua opnião sob estas práticas como salários iniciais? (serão algumas das vagas oferecidas)

Marketing - R$ 2.474,00
Engenharia de processos - R$ 2.217,00
Publicidade - R$ 2.116,00
Planejamento estratégico - R$ 1.317,00
Arquitetura da informação - R$ 1.317,00
Projeto gráfico - R$ 1.317,00
Modelagem de banco de dados - R$ 1.317,00
Programação - R$ 1.317,00


O que modificaria e como o faria?

#14 Oracle

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    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

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Posted 25/09/2005, 18:01

Só posso mesmo "opinar" com relação à isso, e mesmo assim não sei o que a maior parte dessas funções faz exatamente nem a carga horária e etc..

Pra valor de mercado parece estar ok.
Por exemplo, os três últimos de acordo com o mercado vão de 800 e poucos a 2400 e poucos (médias de salários), então estaria na média.

Mas eu considero o salário de mercado muito ruim.

Não trabalharia pegando tudo que é projeto gráfico de uma empresa (se fosse capacitado) nem pelo triplo desse valor.
Mas também eu não sou nenhuma referência, já que tenho aversão à trabalhar com carteira assinada, horário e etc...

rs...

#15 LarPhozyHah

LarPhozyHah

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Posted 17/09/2017, 15:04

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