Bom como eu havia prometido, um tudo bem básico de como usar o "LoadVars". (Só funciona pra flash MX adiante).
Adianto que não estou demostrando a melhor maneira de se fazer, mas é um jeito básico pra quem até agora vem tentando usar e nao consegue inserir texto e foto dinâmica no Flash.
Bom, eu achei melhor trabalhar com o "
loadVariablesNum" pra puxar o texto de um arquivo externo e "
LoadVars" para tratar de puxar a imagem externa.
0º Passo:(como todo bom programador, devemos começar do zero) Tenha o
Flash MX, caso contrário, desista.
O flash 5 não faz nem que o papa viva. (Mas milagres acontecem, é raro, mas acontece.)
1º Passo:Abra o seu
FLASH MX. Na Cena 1 crie três camadas
ACTIONS,
TEXTO,
IMAGEM (pra ficar organizado).2º Passo:Na camada
ACTIONS, você abre o prompt dos
Actions do Flash MX
(pressione F9).
Cole o seguinte
/*Permitir acentos no texto*/
System.UseCodePage = true;
/*carega o arquivo com o texto externo*/
loadVariablesNum("arquivo.txt", 0);
/*começa o LoadVars*/
var carregaImagem = new LoadVars();
carregaImagem.onLoad = function() {
/*determina em que instância a foto
deve aparecer (Target) e determina a
variavel que vai conter o nome da imagem
externa*/
alvo.loadMovie([this.MinhaImagem]);
};
/*carrega o arquivo que possue a variavel
com o nome da imagem externa*/
carregaImagem.load('arquivo.txt');
3 Passo:Agora vamos a segunda camada -
TEXTO.
(pra vc nao se errolar com as outras camadas, trave as camadas que você não irá usar ok?!)Crie um espaço de
Texto Dinâmico.
Ferramenta Texto > Propriedades > Texto Dinâmico.
Depois de criar a área de
Texto Dinâmico, você vai precisar definir uma variável nesse campo.
Selecione o campo criado e depois siga para:
Propriedades > Var:
No campo
Var, defina a variável que será utilizada para definir o texto externo. Como estamos seguindo esse mini-tuto, vamos inserir no campo
Var a variável "
MeuTexto".
4 Passo:Agora vamos para a terceira e última camada -
IMAGEM.
Nessa camada vamos criar um MC (
Movie Clip) vazio.
Como fazer isso?! Simples, eu faço o seguinte:
Crie um quadrado;
Selecione a imagem e Pressione F8 (Converte em Simbolo);
Crie um Clipe de Filme com qualquer nome;
Acesse o clipe de filme criado através da sua Biblioteca ou com dois cliques no objeto;
Depois delete essa imagem de dentro do Clipe do Filme e volte pra Cena 1;
Pronto já tens um Clipe do Filme vazio; (bom eu faço assim)
Pronto.. agora q a imagem desapareceu você já tem um
Clipe de Filme. Ele vai aparecer pra você como se fosse uma bolinha com um X.
Selecione essa "bolinha" e depois siga para:
Propriedades > <Nome da Instância>
em
<Nome da Instância> escreva o nome que o
LoadVars irá reconhecer para mandar abrir sua imagem externa nesse
MC.
Vamos utilizar a variável
alvo.
Pronto terminamos no Flash MX.
5 Passo.Agora no mesmo nível que você salvou o seu arquivo .FLA, crie um TXT com o nome "arquivo.txt".
Abra esse txt e vamos escrever as variáveis que nós queremos que o Flash escreva.
Bom se vc usa o FLash 5 (como eu) e já esta acustumado as rotinas de variáveis externas, vai ter que se adaptar a essa nova realidade, as variáveis tem que ficar na
MESMA LINHA e é recomendado que o sinal de
"=" (igual) fique colado tanto na variável como no seu texto.
MeuTexto=Escrevendo no Flash &MinhaImagem=imagem.jpg
(Pelo menos comigo nao funciona de outra maneira)
Pronto. Agora Publique seu SWF e divirta-se.
Segue aqui o arquivo que criei com o exemplo acima.
Agradeço a todos que fazem parte desse forum e sempre estão dispostos a ajudar para serem ajudados.
Edição feita por: cristiano_cds, 23/09/2005, 03:59.