Jump to content


Photo

Tableless Ou Não?


  • Faça o login para participar
43 replies to this topic

#1 iskl

iskl

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 24 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasil Central

Posted 21/09/2005, 16:58

Bom, não sei se todos já repararam, mas muitos sites estão investindo em tableless, como é o caso da Macromedia, assim eles economizam o consumo da banda...

Gostaria de promover uma discussão acerca das questões que devem ser levadas em conta na hora de definir usar ou não um site em tableless e quais as vantagens e desvantagens de se usar ou não essa metodologia.

Edição feita por: iskl, 16/05/2006, 22:21.


#2 Fábio

Fábio

    = )

  • Usuários
  • 547 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ
  • Interesses:Aprender e, na medida do possível, ensinar.

Posted 21/09/2005, 17:02

Vantagens? Inúmeras. A principal, tirando a que você falou, é a velocidade com que o site abre. De fato, considerável.

Tableless não é uma tecnologia, é uma folosofia de construir sites, seguindo os padrões da web. Portanto: A maneira mais correta de se construir sites.

Não vejo desvantagens em usá-lo, sinceramente.

Para deixar duas divs em mesma linha, insira 'float: left;'.

[]'s

Edição feita por: Fábio Gonçalves, 21/09/2005, 17:07.

Fábio Martinho
www.fabiomartinho.com
Participante da equipe de 11/11/2005 a 20/11/2007.

#3 Rodrigo Lima

Rodrigo Lima

    Normal

  • Usuários
  • 71 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo/SP
  • Interesses:Mulheres.

Posted 22/09/2005, 12:38

Não tenha duvidas que tableless é a forma mais correta de construir sites e que o desempenho de execução é maravilhoso.

Porém, da muito trabalho.



FaloU

#4 Klaus

Klaus

    @ ubuntu jaunty

  • Ex-Admins
  • 7924 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:127.0.0.1

Posted 22/09/2005, 12:43

Dá trabalho porquê o IE é uma porcaria.
Klaus Paiva
Conheça também: Taperás

#5 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 22/09/2005, 12:53

Hahaha

Para deixar duas divs em mesma linha, insira 'float: left;'.


ou float, alguma outra coisa, ou display:inline...

#6 Rodrigo Lima

Rodrigo Lima

    Normal

  • Usuários
  • 71 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo/SP
  • Interesses:Mulheres.

Posted 22/09/2005, 12:55

realmente Klaus!

esse trabalho só acabará quando a Microsoft falir (nunca).

Atualmente perdemos mais tempo corrigindo bugs do que desenvolvendo... é lamentável...


FaloU

#7 paes

paes

    GustavoPaes.Net

  • Usuários
  • 1393 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:Rumo ao topo!

Posted 24/09/2005, 09:48

realmente da muito trabalho...
desenvolvo em Linux (usando o firefox para testar) e funciona tudo certo... ahhhh mas quando vou ver no IE, meu DEUS, tudo errado...

dai desanima
Site: GustavoPaes.net

^ Rumo ao Topo ^

#8 Fábio

Fábio

    = )

  • Usuários
  • 547 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ
  • Interesses:Aprender e, na medida do possível, ensinar.

Posted 24/09/2005, 09:52

realmente da muito trabalho...
desenvolvo em Linux (usando o firefox para testar) e funciona tudo certo... ahhhh mas quando vou ver no IE, meu DEUS, tudo errado...

dai desanima

Com o tempo você vai pegando a manha cara! :lol:
Mas, raramente uma página que fica 100% compatível com o Firefox, não fica compatível com o IE.
Depois que tu pega jeito, ninguém te segura! :lmfao:

Edição feita por: Fábio Gonçalves, 24/09/2005, 09:53.

Fábio Martinho
www.fabiomartinho.com
Participante da equipe de 11/11/2005 a 20/11/2007.

#9 bdoweb

bdoweb

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1641 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 25/09/2005, 10:43

Calma ai rapaziada a microsoft está IEca 7.0 e teremos menos dor de cabeça!!!! ehehehehehhe
Quer ajuda seus amigo e ainda ganhar uma graninha?
Acesse agora mesmo http://yeapiz.com

#10 iskl

iskl

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 24 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasil Central

Posted 25/09/2005, 20:24

Calma ai rapaziada a microsoft está IEca 7.0 e teremos menos dor de cabeça!!!! ehehehehehhe


... ou mai$, né... em $e tratando de micro$oft, nunca $e $abe ne

#11 Oracle

Oracle

    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

  • Usuários
  • 222 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ
  • Interesses:Play

Posted 25/09/2005, 22:45

Às vezes não vejo razão nenhuma em desenvolver usando webstandards.

Eu não sei (já começa por aí). Mas quando faço trabalho em equipe e existe um prazo, creio que tem algumas coisas a serem levadas em consideração, como por exemplo:

- Sem tableless está abrindo corretamente tanto no iE como no Mozilla/Firefox e Opera?
- Sem tableless o tempo de carregamento não muda consideravelmente?
- O projeto em questão dispensa ser indexado à mecanismos de busca?
- O tempo disponível para entrega é curto?

Se as respostas acima forem sim, tchau webstandards.
Podem tacar pedra e o escambau a quatro, mas está muito longe de existirem padrões na web, então falar que um ou outro navegador ou uma ou outra forma de desenvolver está nos padrões (padrão de quem? do usuário, do próprio desenvolvedor ou de um órgão que resolve inventar?) é no mínimo burrice (ou ignorância, tanto faz)

Edição feita por: Oracle, 25/09/2005, 22:46.


#12 frango atirador

frango atirador

    Normal

  • Banidos
  • PipPip
  • 107 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/10/2005, 14:13

Dá trabalho porquê o IE é uma porcaria.


Não não é por isso que da trabalho, mas sim por que é necessário um bom conhecimento de CSS e de HTML para fazer um site em tableless, coisa que um feito em tabela não é necessário já que o dreamweaver, front page, goliver e etc... fazem sozinhos.

Olha fazer o site em tableless realmente é a melhor opção, sem duvida indiscutivelmente, mas não vejo isso como uma obrigação indiscutivel, Governamentalmente falando sim é obrigado ser acessivel e dentro dos padrões, com tabelas somente se for necessario exibir dados tabelares.

Hoje eu procuro desenvolver no maximo possível sites em tableless, mas vejo situações que se faz enviável eu perder tempo desenvolvendo tableless, ai ópto por um layout com tabelas, seguindo os padrões porém usando tabelas.

A maioria dos grandes site ainda são com tabelas, ta ai exemplo o UOL, Terra, Globo.com e etc...

Desenvolver um portal em tableless não é mole, mas se poder optar por fazer um projeto em tableless faça, você não se arrependerá nunca.

Abraços; Sei que muitos me criticarão pela minha resposta, mas não to nem ai, para os que defendem tableless com unhas e dentes rsrsrs
Paulo A. Teixeira

#13 JulioGreff

JulioGreff

    Feel Free!

  • Usuários
  • 390 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:localhost
  • Interesses:JavaScript, Ajax, POO, etc. etc. etc.

Posted 21/10/2005, 15:48

Não trabalho muito com tableless, mas ela é uma vntagem en todos os sentidos, menos quando se fala em tempo
Júlio Greff de Oliveira - Always a JavaScripter...
Contato: julio.greff [at] gmail [dot] com

Habilidades: JavaScript, Ajax, PHP, XHTML, CSS, MySQL, POO
Blog: http://www.juliogreff.blog.br

#14 Marcell Marra

Marcell Marra

    Expert

  • Usuários
  • 569 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São José dos Campos - SP

Posted 21/10/2005, 16:57

Não existem padrões! O que é padrão? Criar uma grife e vender camisetas em cima de um novo modelo de desenvolvimento gratuito que busca a economia, a facilidade?

E um pequeno desabafo: Queria ver a Microsoft morrer e nunca mais ter nenhum Windows, muito marmanjo ia chorar...
m

procuro criatividade

#15 Fábio

Fábio

    = )

  • Usuários
  • 547 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ
  • Interesses:Aprender e, na medida do possível, ensinar.

Posted 21/10/2005, 19:37

É meio difícil discutir sobre esse assunto, pois este está começando a se difundir na web somente agora...

Mas não concordo com que disse o Oracle.
Existem sim os padrões, sempre existiram, e graças à algumas instituições (como exemplo o Tableless.com.br) colaboram para que eles sejam usados de volta.

O trabalho com tabelas, de acordo com a W3C, deveria ser feito apenas para campos repetidos, com funções, nas quais seria praticamente impossível o uso de uma div. Mas as facilidades encontradas no Dreamweaver, a 'preguiça de conhecimento' de alguns webmasters fez com que, ao longo dos anos, o modo de desenvolver sites, tomasse um rumo diferente do estabelecido pela W3C.

Agora uma compração: Existem as normas de conduta no trânsito, estabelecidas pelo Detran. Pode ser considerado o modo padrão e correto de se dirigir um veículo.
A única diferença entre o Detran e o W3C é que, caso tu não siga os padrões do Detran, tu sofre as penas previstas na lei.
é basicamente isso...

Não não é por isso que da trabalho, mas sim por que é necessário um bom conhecimento de CSS e de HTML para fazer um site em tableless, coisa que um feito em tabela não é necessário já que o dreamweaver, front page, goliver e etc... fazem sozinhos.


Eu discordo totalmente dessa afirmação, pois para toda pessoa que se aventura fazer um site, deve ter um conhecimento básico sobre tal. "Deixar o Dreamweaver fazer", na minha opinião, é o grande problema dos que se auto-intitulam webmasters.

;)

[]'s
Fábio Martinho
www.fabiomartinho.com
Participante da equipe de 11/11/2005 a 20/11/2007.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq