Jump to content


Photo

Logomarca


  • Faça o login para participar
30 replies to this topic

#1 RinaldFN

RinaldFN

    12 Horas

  • Usuários
  • 294 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/09/2005, 20:12

Olá a todos,

Venho abordar um assunto que as vezes me confundi.
Acredito que uma logomarca não precisa passar muito significado, só o bastante para ficar no mesmo estilo da empresa.
É claro que quando a logomarca possui vários significados como TIM, Bradesco, etc a empresa só tem a ganhar com isso, mas se a logomarca não passar significado nenhum por trás das formas e letras, não compromete em nada.
Vale lembrar que a logomarca deve ser feita com bom senso, e não simplesmente qulquer coisa fora do padrão.

Qual é a opinião de vcs quanto a isso?


t+

#2 ACGlobal

ACGlobal

    | ▪ ▪ Pirataria é crime! ▪ ▪ |

  • Usuários
  • 395 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/09/2005, 21:35

Em certos momentos uma empresa é representada somente pela logomarca. Em patrocínios, brindes, etc. você não vê a empresa, o produto ou serviço.

Por esse motivo, acredito que a logomarca deve de alguma forma ter um significado e ser pertinente aos objetivos da empresa.

Da hora que nasce até alcançar a fama uma marca pode ser vista de diferentes formas. Veja, por exemplo, o caso do Forrest Gump: sua percepção da marca Apple se limitava à palavra maçã e por isso ele acreditava que a Apple - obviamente - vendia maçã.

Hoje em dia, todo mundo sabe o que a Apple vende. A logomarca pode se tornar um karma que a empresa carrega. Veja o caso da IBM, por exemplo, que tem sua logomarca ligada ao mundo dos mainframes. Grandes computadores e sistemas. A marca nunca decolou como fabricante de PCs.

Uma logomarca não é nada sem uma empresa, um produto ou serviço por trás. Não existe mágica. A marca ajuda, não faz milagre. O que faz o café da Starbucks custar quase 5 dólares não é sereia e sim o ambiente e o status que a loja confere ao café.

No fim das contas, a logomarca da empresa é apenas parte do processo. Mais importante do que a marca, é a personalidade que a empresa escolhe para si própria.

Um rostinho bonito não garante o sucesso no mundo dos negócios.
Últimas Notícias:
País perde R$ 30 bi por ano com pirataria
Cresce o combate à pirataria

Denuncie a pirataria:
Ligue para a linha direta da BSA: 0800 11 0039
Deseja fazer a denúncia on line, clique aqui.

#3 RinaldFN

RinaldFN

    12 Horas

  • Usuários
  • 294 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/09/2005, 22:19

Exatamente. Eu acho que pode ajudar, mas acrdito que uma pessoa ao ver uma logomarca em um jornal por exemplo, não vai ficar tentando descobrir qual o verdadeiro sentido, e também não vai mudar seus conceitos a partir de certas hipóteses de siginificado. É claro que como já disse , ela não pode ser fora dos padrões..


(y)

#4 LeviataN

LeviataN

    Veterano

  • Usuários
  • 1017 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Ipatinga - MG

Posted 05/09/2005, 10:01

Bom...muita das vezes o significado das logos vão tomando forma à medida em a empresa vai crescendo...

o que significa a virgula invertida da Nike? tem algo a ver com material esportivo? Não, mas agora pense melhor...se vc olhar direito a marca parece um contorno arredondado da forma de um tenis... bom, nesse caso o significado veio depois...com os produtos que ela vende...com sua prórpia história...

pelo menos é assim que penso e vejo esse mundo dos signos, símbolos, índices...e etc.

#5 agamenom

agamenom

    Correndo contra o tempo...

  • Usuários
  • 297 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:jaú - sp

Posted 05/09/2005, 12:46

bom.....não acho que o logo deva ter um mundo de significados e mensagens subliminares.....e coisas assim.....até pq.....é uma parcela ínfima da população que vai saber da história do logo.

Mas acho que as pessoas ao verem o logo devam fazer algum tipo de associação à empresa. e o logo deve induzir elas a isso.....
"O acaso rege a vida"

#6 Oracle

Oracle

    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

  • Usuários
  • 222 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ
  • Interesses:Play

Posted 05/09/2005, 14:24

Exatamente. Eu acho que pode ajudar, mas acrdito que uma pessoa ao ver uma logomarca em um jornal por exemplo, não vai ficar tentando descobrir qual o verdadeiro sentido, e também não vai mudar seus conceitos a partir de certas hipóteses de siginificado. É claro que como já disse , ela não pode ser fora dos padrões..


(y)

Ninguém vai ficar procurando, mas nem precisa.
Se o profissional que a criou souber desenvolver visualmente a idéia que precisa passar, aquilo vai estar no subconsciente de quem a vê, independente de pensar à respeito ou não.

Alguns eu acho exagerados e me parecem mais "conversa fiada" de designer para encarecer o projeto, como o do já citedo Bradesco.
Digo isso, porque o conceito que o criador diz ter por detrás da marca não traduz fielmente aquilo que pode vir a se fixar no inconsciente de ninguém. Quando muito, vai se limitar à profissionais da área e sendo um banco, esse significado se torna inconsistente e irrelevante.

A marca da Nike representa a asa da semi-deusa de mesmo nome (Nike), que simboliza a vitória. Esse significado parece ter maior relevância à quem o deu do que para o público. Isso acontece e muitas vezes é importante para o empresário que a marca remeta à ele próprio algo que o faz pensar na própria empresa de uma maneira mais competitiva.
Mas por outro lado, no caso da Nike, as pessoas tendem a atribuir diversos significados conscientes ou subconscientes, como relatado pelo Leviatan.

Nunca é demais lembrar que "bom-senso" é algo que não é matéria de base para nenhum trabalho, já que este não existe como no ditado:
"Bom senso é igual c*. Todo mundo tem."

Qualquer marca deve ter sim uma carga de significado, mesmo que este significado seja representado somente por cores, como as do Mc Donald's, que estimulam a vontade de comer.
De outro modo, corre-se o risco de ser mal interpretada, como no caso fictício do filme Forrest Gump citado.

#7 GuiSantos

GuiSantos

    Eu sou bunito nao?

  • Usuários
  • 235 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Taquara-RS

Posted 06/09/2005, 02:57

Eu acho que não.
Acho que o "sucesso" da logomarca, depende mais da campanha de marketing.
Sei la, cria aí um Texto com tal fonte, tal cor, algum detalhe, e começa a colocar em jornais, revistas, sites, etc etc.

Mas é legal passar a imagem da empresa pela logomarca, mas não é fundamental (y) .
To meio ausente ultimamente!

#8 LeviataN

LeviataN

    Veterano

  • Usuários
  • 1017 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Ipatinga - MG

Posted 06/09/2005, 08:38

Acho que o "sucesso" da logomarca, depende mais da campanha de marketing.
Sei la, cria aí um Texto com tal fonte, tal cor, algum detalhe, e começa a colocar em jornais, revistas, sites, etc etc.

é verdade...acredito eu que todo mundo conhece a marca das Casas Bahia...mas também ele aparece todo dia em horário nobre...heheheh

uma boa estratégia de marketing é essencial...só pra citar: gostei muito da propaganda do Itaú, que as pessoas desenham no ar o "i" com a @....ficou bem legal e já tem anos esse comercial...

#9 Oracle

Oracle

    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

  • Usuários
  • 222 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ
  • Interesses:Play

Posted 06/09/2005, 11:17

Nesse caso não é o marketing que atua puramente. É o serviço. Como no caso do Google...

#10 RinaldFN

RinaldFN

    12 Horas

  • Usuários
  • 294 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 07/09/2005, 14:48

Discordo do Oracle em dizer que "cada um tem o seu bom senso".
Bom senso não é gosto.E gosto sim, cada um tem o seu.

#11 Oracle

Oracle

    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

  • Usuários
  • 222 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ
  • Interesses:Play

Posted 07/09/2005, 14:57

Discordo do Oracle em dizer que "cada um tem o seu bom senso".
Bom senso não é gosto.E gosto sim, cada um tem o seu.

Então me diga o que é bom senso...

#12 -=|†yg®a|=-™

-=|†yg®a|=-™

    Normal

  • Usuários
  • 82 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 07/09/2005, 16:29

materia: logomarca um erro

bom esta historia de ter BOM SENSO em fazer um logotipo vcs piraram né? fazer um logo é estudar comportamento do consumidor, formas, estudar, cores, CONCEITOS estudar o q a empresa quer passar, agregar valores a marca e nao puramente bom senso - da onde vc tirou esta historia de ter bom senso pra criar um logotipo de uma empresa? te garanto profissional nao usa BOM SENSO e sim embasamento conceitual e muito estudo pra fazer tudo.

dica de leitura:

Posted Image:
Como criar identidades visuais para marcas de sucesso
Obra de Gilberto Strunck, da Editora Rio Books.

Posted Image:

A obra tem como principal foco a importância das marcas possuírem ligações emocionais com cada um de seus consumidores, e desta postura ser refletina na propaganda.

Utilizando uma linguagem acessível, Roberts consegue transmitir a “nova dimensão do marketing”: buscar a transformação de uma marca em uma “lovemark”, ou seja, fazer com que ela seja associada não só a um determinado produto, mas também a momentos de satisfação.

Kevin Roberts declarou que levou três anos para escrever a obra e se disse “emocionado por estar lançando o livro no Brasil”. Segundo ele, o país pode ser considerado uma “lovemark” mundo afora, assim como a França, a Itália e outros que são muito lembrados pelas características mais marcantes de seus povos.

Segundo Roberts, “o processo para a construção de uma ‘lovemark’ requer, mais do que tempo e dinheiro, um grande desenvolvimento criativo por parte dos diretores de criação das agências, que precisam elaborar constantemente novas idéias que possam ser aproveitadas a fim de agregar sentimentos positivos às marcas”.

De acordo com Fábio Fernandes, presidente da F/Nazca Saatchi & Saatchi, “o livro possui uma importância histórica, já que é de autoria de um dos mais importantes profissionais da propaganda no mundo, que revela o seu método de concepção de marcas como algo fundamental na vida de uma pessoa”.

Marca irresistível

A obra aborda questões como a criação de uma lealdade além da razão do consumidor em relação às marcas e aos produtos.[B]


Posted Image
Atualmente, grande parte dos empresários, principalmente do varejo, tem consciência que o design é uma das mais importantes ferramentas para fortalecer e valorizar sua marca no mercado. Que o profissional de design, através do estudo de branding, é capaz de definir estratégias competitivas que agregam valores à marca, fazendo com que ela se destaque das demais concorrentes.

Este livro ilustra todo o processo de criação de um designer num case real: o lançamento da marca WETT. Tudo explicado através de um guia com os passos necessários para a criação de uma marca de sucesso, seu desenvolvimento e administração através do enfoque de branding
Branding & Design é um livro fundamental para estudantes de design, marketing, comunicação e moda. Indispensável para lojistas e empresários do varejo.




>> se eu ver mais dicas de livros posto por aqui mas legal vcs darem uma lida nos livros q citei é bem interessante
eu NORMAL q piada (rs)

IFD Comunicação

IFDBlog


"Prefiro arriscar o pão do mês e pensar que estou dando meu sangue por mim e não pelos outros."

#13 Oracle

Oracle

    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

  • Usuários
  • 222 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ
  • Interesses:Play

Posted 07/09/2005, 17:01

fazer com que ela seja associada não só a um determinado produto, mas também a momentos de satisfação


É só dar uma olhada na TV... Só se vê isso o tempo todo.

O produto em si e suas características têm sido pouco abordado em detrimento de uma idéia, ou ideal, cujo público alvo definido deveria se identificar.

Creio que no Brasil, a publicidade envolvendo a marca de cigarros Free à uns anos atrás foi o primeiro exemplo disso.

O público dos anunciantes de cigarros é o jovem, pois os adultos em sua maioria já se decidiram por fumar ou não e os que fumam não precisam de publicidade pra continuar fumando, visto o potencial de dependência do produto.

O jovem quer liberdade, e a publicidade do Free sempre girou em torno disso. O consumo do cigarro era um acessório em seus comerciais para a tv... Era a idéia de liberdade de escolha o que prevalecia. (apesar do fumante ter essa liberdade de escolha um tanto restrita...hehehe)

Aliás, lembrando melhor, começou com o Hollywood (pros mais velhos) :D
Hoje vemos isso à todo instante em tudo que é propaganda.


O bom senso seria a idéia de um "senso comum", ou seja, coisas que todo mundo pensa igual ou bem próximo, o que não existe.
A idéia da expressão já é errada.

"Bom senso" pode ser aplicado à grupos pequenos com ideais e valores semelhantes. Neste grupo, pode-se determinar o que seria de "bom senso".

Nada mais é do que uma maneira de dizer "gosto pessoal", ou sistema de crenças e valores pessoais.

#14 RinaldFN

RinaldFN

    12 Horas

  • Usuários
  • 294 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 07/09/2005, 20:53

Bom senso: Juízo claro, ato de raciocinar,sirsudez, sentido, prudência.

O que eu quis dizer com isso, é que na hora de fazer alguma logomarca não precisamos passasr muitos significados, mas sim aproximarmos um pouco do conceito da empresa em questão. Por exeplo: Não podemos fazer uma logomarca com o estilo esportivo como a Nike por exemplo, para um escritório de advocacia por exemplo. Ou uma logomarca com estilo tecnológico e futurísco para um empresa de artigos infantis.

É isso que eu estou chamando de bom senso.

t+ (y)

#15 Oracle

Oracle

    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

  • Usuários
  • 222 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ
  • Interesses:Play

Posted 07/09/2005, 21:08

Isso que você chama de bom senso são teorias que talvez por observação estejam em seu subconsciente.
Outras pessoas, que não têm o mesmo convívio com criação e não estão habituadas à uma análise desse tipo, dirão que é de bom senso coisas que quem está no meio poderá considerar absurdas.

Eu por exemplo, me habituei tanto às questões relativas à teoria das cores que faço uso delas sem nem pensar à respeito (a maioria das vezes). São as técnicas, que passam a fazer parte de tal forma, que parece algo como o tal bom senso.

É só uma questão de palavras. Mas só te digo, como a Tygra, que se você mencionar bom senso em uma reunião profissional ou algo do tipo não vai prestar...




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq