Jump to content


Photo

Gerenciamento De Conteúdo


  • Faça o login para participar
13 replies to this topic

#1 Matutina

Matutina

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 06/08/2005, 15:14

Olá,

Qual seria o sistema ideal para gerenciamento de conteúdo de sites?

Hoje em dia não é viável a atualização do conteúdo através da edição da página, e até hoje não encontrei um sistema de gerenciamento prático o suficiente para minhas necessidades.


Alguém poderia me indicar sistemas prontos em PHP ou ASP?...ou então me ensinar como fazer isso utilizando editores como Dreamweaver ou Frontpage?


Obrigado.

#2 xdr4p

xdr4p

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 16 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte/MG

Posted 06/08/2005, 16:34

Ola...

Bom em primeiro lugar eu não reocmendo que atualização dee conteudo em um site seja feito com sistemas prontos e sim com um desenvolvido especialmente para as suas necessidades e possibilidades, sei que muitos vão discordar mais é apenas minha opnião.

Sistemas prontos tem de montão, agora achar um que seja bom já é outra historia...

Bom vamos a lista.
OpenCMS
Opensourcecms
CMSMatrix
PHPNuke
XOOPS
Drupal
Geeklog
Mamboserver
PHPWCMS
PHPWebsite
Postnuke
Siteframe
Typo3

Esse são os que eu conheço... (y)
Diante da ambigüidade, recuse a tentação de adivinhar.

Python Powered

#3 Matutina

Matutina

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 07/08/2005, 16:01

Valeu pela resposta.

No caso de desenvolver um próprio, qual seria a linguagem apropriada e onde eu conseguiria tutoriais?

#4 brunoXP

brunoXP

    EFEI EÔ

  • Conselheiros
  • 2226 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas/Itajubá

Posted 07/08/2005, 16:18

ASP ou PHP são bons para portais. :)
Bruno Toffolo
· Conselho / WebFórum

#5 Frisson

Frisson

    Turista

  • Usuários
  • 27 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Artes, Design, Internet, Informática, Livros, Cinema, Teatro, Viagens, Fotografia

Posted 08/08/2005, 15:48

Na revista Webdesign há um levantamento justamente sobre isso e conforme eles falaram, vai depender do porte da empresa da qual vc faz parte. :huh:
Onde eu trabalho, há mais de mil funcionários. É uma empresa pública, mas poucos são os responsáveis pela atualização de conteúdo.
A primeira solução encontrada por nós foi, através de licitação, implantar uma aplicação "sob medida". :(
Esta aplicação, com o passar do tempo, mostrou-se ineficiente e até problemática.
Generalizava demais e quem a desenvolveu tinha mais prática em PHP do que em JSP - tecnologia escolhida por nós na época. O lixo acumulava e travava direto. Uma droga! :wacko:
Então partimos para uma solução mais simples e incrivelmente eficiente para o nosso caso. Meus amigos desenvolvedores - eu sou webdesigner - desenvolveram aplicações próprias para a nossa realidade. Estas pequeninas aplicações são simples e desenvolvidas em PHP (engraçado, né?!). Resultado: estamos aos poucos deixando a antiga aplicação e replicando a solução atualmente encontrada para novas necessidades onde o usuário tem obrigatoriamente o compromisso com a atualização de seu próprio conteúdo.
Estas aplicações de envio e formatação escraviza o usuário a seguir a nossa padronização de layout, independente da formatação prévia por eles inseridas (no caso deles usarem copiar e colar). :)
Ana Cláudia Oliveira
Webdesigner
Vitamina Bits
vitaminabits@yahoo.com.br

#6 Uops

Uops

    Normal

  • Usuários
  • 90 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Minas Gerais
  • Interesses:Internet

Posted 09/08/2005, 20:06

Concordo com você ;) , tudo que já esta pronto na internet e que temtamos dar uma melhorada so nos faz perder o tempo... se preocuparmos em pegar um tutorial e ver como funciona, consseguiremos fazer com que um sistema fique da maneira e do estilo de que a gente realmente quer...

(y)

#7 x23

x23

    Quem sabe, voltando... :)

  • Usuários
  • 670 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo

Posted 12/08/2005, 07:42

um que eu gosto bastante é o mambo.
dê uma olhada. facinho de mexer, além de vários sites com tutoriais e modulos. ve aí se gosta de usar ele (y)
abraços cara.
antigo -= |LF| =-, ex-moderador e ex-monitor.

#8 LeandroPinto

LeandroPinto

    Turista

  • Usuários
  • 33 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo, SP - Brasil

Posted 03/09/2005, 19:31

http://www.spip.net/en

Eu acho esse aqui muito bom! Serve mais pra site de artigos, revista online, ezine e tal

#9 Agente Linhares

Agente Linhares

    fuis...abraços!

  • Ex-Admins
  • 3138 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Biritiba Mirim-SP

Posted 08/09/2005, 16:26

na minha opiniao, como foi dito, o ideal msmo, é estudar cada caso e fazer um estudo das necessidades da empresa/site, aí sim, desenvolver um desde o 0.
é a melhor solução.

e sobre linguagens, tb é muito relativo, antes um sistema BEM programado em ASP ou PHP do que um MAL programado e projetado em JSP, .NET e etc..
> Busca On-line - A Busca que faltava na Internet! - Cadastre-se!
---------------------------------------------------------------------------
> BRdesign.NET - Soluções em Websites e Sistemas E-Commerce.
---------------------------------------------------------------------------
> BR-ecommerce - Sua loja virtual na internet! - Apenas R$99,90 mensais (hospedagem inclusa)!

#10 felipinhosurfreggae

felipinhosurfreggae

    Normal

  • Usuários
  • 107 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Osasco
  • Interesses:Webdesign / webmaster <br /><br />programação php

Posted 17/10/2005, 10:45

Concordo com você ;) , tudo que já esta pronto na internet e que temtamos dar uma melhorada so nos faz perder o tempo... se preocuparmos em pegar um tutorial e ver como funciona, consseguiremos fazer com que um sistema fique da maneira e do estilo de que a gente realmente quer...

(y)

Sabe onde posso encontrar um tutorial?
-----------------------------------------------
[NAME] Felipe Oliveira da Silva
[AGE] 18 anos
[PORTFÓLIO] www.feloliveira.com.br
[PROFESSION]Webmaster dos hotsites (Volks - MC - CVC)

#11 jairomendes

jairomendes

    Normal

  • Usuários
  • 74 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/10/2005, 12:13

Esse site é bem interessante, nele voces podem testar vários CMSs.
http://www.opensourcecms.com/

Eu não gosto muito de cms pronto, acho que o ideal é criar um sistema modelado para seu site, entretanto existem ótimos produtos com muitas opções de personalização e desenvolvimento de modulos. Ai cada um faz sua escolha. ;)
Falo.
Jairo Mendes

Posted Image

#12 Celão

Celão

    Marcelo Santino

  • Usuários
  • 525 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 18/10/2005, 20:02

cara... pra falae a verdade, o que há de pronto na internet serve muito, mas muito mesmo pra vc pegar idéias!!

Sou programador PHP e na empresa que eu trabalho, sou responsável pelo desenvolvimento da nossa linha de produtos em GERENCIADORES de conteúdo!

Temos uma série... a príncípio tinhamos pensado em lançar uma versão, fechá-la e transformá-la em produto, mas isso não funcionou muito bem, pq cada site tem uma estrutura diferente... cada cliente precisa de uma peculiaridade e então nos convencemos de que a melhor saída seria continuar fazendo PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS!

Ou seja, é praticamente impossível fazer um que atenda à necessidade de muitos! A não ser que o cliente (pessoa interessada) se conforme em se adequar às regras do sistema!

Mas, como eu ia dizendo... usei praticamente todos (e outros que não estão na lista) dos gerenciadores que o xdr4p listou pra conhecê-los bem (e me especializar ao máximo) e pra entender como funcionam e aí sim, caí de cabeça pra começar a desenvolver um, mas tendo como ponto de referência o melhor da cada um deles!!

Então, acho qu a melhor saída é testar um por um deles!
Se por acaso algum deles se encaixar perfeitamente nas necessidades da empresa (o que é difícil, mas não impossível) você usa, caso contrário já vai ter uma boa noção em como fazer o seu!

De todos que eu experimentei, destaco o MamboServer como um dos melhores!
Se tem um em que eu me espelho pra fazer as funcionalidades é esse!
Mas tem muitos outros tão bom quanto (pra não dizer melhores) que o Mambo!

A questão é ter a necessidade e poder atendê-la!!!

é isso!!!
Espero ter colaborado em algo nessa discussão!
hehehehe...
vlw..
Marcelo Santino - DBA SQL Server/Oracle
Banco de dados e Tecnologia: www.bau-de-dev.com

#13 luizcsg

luizcsg

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 9 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro - RJ

Posted 21/10/2005, 13:48

acho legal vc mesmo montar um sistema, na minha opinião o PHP eh mais fácil, tem tutorial aki no site mesmo, vai montando e postando as duvidas no forum.

acho melhor montar pq fica mais personalizado e vc aprende tb sobre PHP...

#14 frango atirador

frango atirador

    Normal

  • Banidos
  • PipPip
  • 107 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/10/2005, 13:57

Customizar é a melhor opção, desenvolve seu proprio sistema de atualização, agora em qual linguagem, ai fica complicado a gente, te dizer qual é a melhor, pois quem programa em PHP vai te dizer que PHP é a melhor solução, já quem programa em ASP vai te mostrar um monte de defeitos no PHP e vai dizer que o asp é melhor, e não vai enchergar os defeitos do mesmo, eu já te recomendaria outra linguagem e etc...

Por tanto acho que a melhor solução é você dar uma pesquizada no mercado e ver que linguágem seria a adequada a você, qual você aprenderia mais facil.

No site do PHP você encontra o manual da mesma em portugues, sem falar em tutos de montão que da pra achar, asp também se acha muitos tutos e apostilas assim como outras linguagens.

Pesquise entre as linguagens veja qual é mais facil e compreencivel pra você, ai compra uns livros sobre a tal linguagem e mete as caras no livro.

Eu aprendi assim.

Ahh e leia um pouco sobre gestão de conteudo, para você saber ao menos oque é, ficará mais facil de desenvolver o sistema se você tiver total conhecimento doque é, como padronizar e etc este tipo de ferramenta.

abraços;

Edição feita por: frango atirador, 21/10/2005, 14:01.

Paulo A. Teixeira




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq