Jump to content


Photo

Web Designer


  • Faça o login para participar
15 replies to this topic

#1 Tiagorj

Tiagorj

    Ativo

  • Usuários
  • 373 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 07/07/2005, 08:14

Oi pessoal!


Vamos debater o seguinte tópico: "O futuro do web design" o que acham?

Atualmente vemos na internet muitos sites que fornecerem ferramentas para o próprio usuário montar seu site além de "picaretas" que se acham web designers e atuam no ramo. Será que isso vai muito longe?

O que será do mercado aki alguns anos?
Tiago
Quem quiser me adicionar no msn: tiagoc_almeida@hotmail.com
Meu PC: Sempron 64 2.800+ (box) / Placa-mãe ECS 760GX-M / Memória DDR 256 + 256 = 512 mb / HD 80 GB (Samsung) / monitor LCD Samsung 15"

#2 Lucaswdm

Lucaswdm

    Lucas WDM

  • Usuários
  • 284 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte
  • Interesses:PHP

Posted 07/07/2005, 08:20

kra...
Vamos rezar para que isso naum se popularize...
Essas ferramentas de edição de sites, igual tinha no KIT.NET, HPG, naum saum taum perigosas, o xxxxxx saum esses kras, que fazem um cursinho de html e acham que podem sair por ai fazendo site.
O xxxxxx são os preços dele.
Eu já vi camarada cobrando R$28,00 por um site. Fala sério... isso nem eh preço de site !!! heheeh vamos fazer uma campanha? :P
Lucas Mariano - Data2 Soluções para Internet
Idealizador :: Concurso #GatasdoTW
Belo Horizonte, MG

#3 Tiagorj

Tiagorj

    Ativo

  • Usuários
  • 373 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 07/07/2005, 08:31

vamos fazer uma campanha :D

O site mais barato na minha vida foi quando eu cobrei 450 reais, por um site de 5 páginas. ^^

Eu quero abrir empresa, é to com medo de falir por causa dessas ferramentas atuais!
Tiago
Quem quiser me adicionar no msn: tiagoc_almeida@hotmail.com
Meu PC: Sempron 64 2.800+ (box) / Placa-mãe ECS 760GX-M / Memória DDR 256 + 256 = 512 mb / HD 80 GB (Samsung) / monitor LCD Samsung 15"

#4 offspring

offspring

    O_o

  • Ex-Admins
  • 946 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 07/07/2005, 10:26

nada substitui a criativida, sei la com a "popularização" da internet no meio do povo conforme o tempo vai se passando vao vendo que existem sites lindos e feios, uma empresa razoavelmente séria prefere um layout bonito por um bom profissional ao inves de um pessimo layout feito por um amador que apenas ACHA que sabe HTML

quando mais a internet cresce e mais vao tendo acesso vao se deparando com sites bonitos é simples isso quanto mais se explora esse mais, mas a tendencia é as empresas procurarem sites 'perfeitos'

com certeza daqui um tempo pode ser que apareça ferramentas que vao fazer algo bonito com cliques mas acho que isso ainda esta longe

vc vai abrir uma empreesa? monte uma boa estrutura, faça bons contratos, tenha empresas-parceiras que seu negocio tem futuro

#5 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 07/07/2005, 10:56

Movendo para o local adequado

Fórum voltado para troca de idéias e opiniões sobre trabalhos envolvendo Desenvolvimento, palpites e sugestões.

[]’s :DAté mais

#6 brunoXP

brunoXP

    EFEI EÔ

  • Conselheiros
  • 2226 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas/Itajubá

Posted 07/07/2005, 11:09

Bom, galera...

O duro é que está meio difícil para algumas pessoas arrumar clientes hoje em dia, mesmo tendo altos conhecimentos em design ou sabendo programar excelentemente. Com isso, essas pessoas (como nós, que cobramos no mínimo R$ 200 por um site) ficam desvalorizadas e "ultrapassadas" em questão de valor pelos outros que só tomam um cursinho de HTML básico na WebMania, iPed, etc.

Com isso, porém, os sites dos clientes deste tipo de designer acabam ficando muito pior qualitativamente do que os nossos sites, o que acaba chamando a atenção desse tipo de cliente.

Vejam meu caso, preciso de grana para comprar uma memória pro meu PC, 512MB, DIMM (512MB em DIMM está raríssimo achar hoje) mas não tenho um tostão para investir nela e, além disso, não consigo novos clientes. :(

Mas agora vem a pergunta; será que essa dificuldade está acontecendo:
1. Pois ainda tenho muito o que melhorar em design? Alguns amigos meus dizem que não, mas pode ser isso sim.
2. Por que as pessoas preferem não confiar seus serviços a um webdesigner de 15 anos? Pode ser.
3. Pelo fato de que esse tipo de picaretagem anda se expandindo pela web e conquistando clientes a preços baixos, detonando os outros tipos de webdesigners? Não pensei nisso ainda.
4. Pela alta competitividade no mercado de webdesign e multimídia existente na sociedade e no Brasil (especialmente no estado de SP)? Acho que não, esse item não.

Vamos analisar isso de uma forma mais ampla, este assunto é bom e estou apreciando a discussão.

Aguardo respostas aí galera, esse tópico parece render! :D

Abraços,
Bruno Toffolo
· Conselho / WebFórum

#7 MarviN*

MarviN*

    nw . newton web

  • Usuários
  • 780 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 07/07/2005, 11:55

Primeiro, bem vindo à vida real. :D. Digo isso por que mudei meu pensamento, de uns tempos pra cá. Eu pensava que esses caras só atrapalhavam e que eles eram os culpados pelos meus problemas. Hoje eu penso que o mercado é assim. Concorrência selvagem e vale (quase) tudo pra ganhar o cliente. Cabe a cada um decidir quanto e quando apostar e quando recuar.

Quanto aos picaretas, existem também advogados, médicos, contadores e em qualquer profissão que imaginarmos. Infelizmente com isso não dá pra acabar. O que podemos fazer é, na hora da concorrência, alertar nossos clientes sobre isso, e detalhar sempre o por que do valor do projeto. Se ele ainda quiser fazer com o "picareta", diga que sente muito e deixe seu telefone, para caso um dia ele precise de alguém pra limpar a sujeira.

Quanto às suas questões XP, tem esses fatores todos que você citou. Tudo pode influenciar no fato de você não conseguir novos clientes, inclusive, o fato de você não procurá-los. Hoje é preciso ser mais do que webdesigner pra convencer um cliente. Precisamos saber nos comunicar, apresentarmos soluções e etc.


Acho que a web já faz parte da vida de muita gente mesmo, e só tende a crescer. Quem conseguir estar sempre à frente dos concorrentes, vai sobreviver. Os outros serão como os advogados picaretas que encontramos por aí, que aceitam qualquer causa pra não ter mudar de profissão.

Edição feita por: MarviN*, 07/07/2005, 11:57.

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
[ Blog Desenvolvimento Web: http://www.newtonwagner.net/blog ]
[ Diário da Selva: http://www.diariodaselva.com/ ]

[ "Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho." Mahatma Gandhi ]

#8 ThalesWeb

ThalesWeb

    Veterano

  • Usuários
  • 1435 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 07/07/2005, 20:39

Entrando na discussão...

Nunca tive problemas com isso. Foram pouquíssimas as vezes em que eu perdi trabalhos pra mals (existe essa palavra?) programadores.

Sei que é realidade pessoas fazendo sistemas para web em PHP por R$ 50,00. Já fiz sistemas por 50, mas só bem simples e para muito amigos, nunca 50 foi o valor de um sistema médio.

Outra coisa é que muitos dizem por aí: alguém de 14 anos que não fez um curso de PHP é um micreiro inútil que tira meus trabalhos. Já nem me incomodo mais com isso, tenho alguns clientes fixos, a maior parte de meus clientes, volta quando tem novos sistemas, foram 1 ou 2 até hoje que mudaram de programador.

Existem casos e casos..
Thales Santos

#9 Hoost

Hoost

    Novato no fórum

  • Banidos
  • 22 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 08/07/2005, 00:55

Sites que custam abaixo de 200 reais não são daqueles sites com um design agradável ao internauta e ao cliente.

Antes de tudo, o webdesigner (aquele que merece ser chamado assim), deve procurar clientes que procuram fazer um site ou uma arte para algo que tem fins lucrativos. Dessa forma, é possível ter um bom lucro e além disso, um cliente ganho. Quando é para se fazer um site de imagens de carros, jogos, etc, o cliente acaba querendo explorar o webdesigner pra fazer por um preço barato argumentando que o site não terá fins lucrativos e que não tem muito dinheiro; então, o webdesigner entra numa fria.

É sempre bom, procurar conhecer o cliente... saber mais sobre ele, do que ele trabalha, o que pretende montar, etc...

Espero ter contribuído para esse tópico.

t+

#10 ccgdbz1

ccgdbz1

    12 Horas

  • Usuários
  • 182 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Floripa - SC

Posted 08/07/2005, 12:58

acho que o webdesigner puro mesmo vai acabar desparacendo. o negocio é se especializar em mais coisas. tipow, um designer vai ter que faezr o design, montar e jogar para alguma linguagem de programacao.
tem que adiquirir multi-tarefas.

#11 arthurlucena

arthurlucena

    Imamade nandomo..

  • Usuários
  • 343 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:João Pessoa
  • Interesses:Desenho, artes gráficas, fotografia, games, praia, cinema, animes, cultura japonesa, tecnologia, desenvolvimento para web entre outras coisas =)

Posted 19/07/2005, 17:38

Isso se chama versatilidade. E, sim, isso é o "futuro" dos webdesigners. Englobar mais e mais conhecimento. Afinal, um cara que é graduado em ciências da computação e resolveu enveredar pela carreira de webdesigner sabe html, php, asp, coldfusion, banco de dados, C e seus derivados assim como as demais linguagens de programacao baixa e Java.

Ao tentar um emprego numa empresa, qual será o selecionado? Um cara que se autoproclama webdesigner(conhecimentos rasos em DREAMWEAVER-parte de html) ou um de fato?

Com relação aos que trabalham sozinhos e não possuem uma empresa própria de fato, esses não poderão ir muito longe, afinal, esses trabalhos não representam uma renda mensal fixa. Lógico que esses trabalhos auxiliares ajudam financeiramente, no entanto não possuem perspectiva de futuro profissional (a não ser a experiência adquirida e o portfólio montado).

... pelo menos é isso que eu acho. Acredito que quem tenha versatilidade e se considere um profissional preocupado em evoluir, sempre haverá mercado.
...........darkness.........²d¬¬b²
A vida é muito curta para se preocupar com o que as outras pessoas pensam. Viva.
Arthur Lucena..................貴族
arthurlucena at email dot com
[O'']olhares.com/arthurlucena

#12 ejsite

ejsite

    Turista

  • Usuários
  • 47 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Osasco - SP
  • Interesses:3D - Computação Gráfica e Web Design

Posted 20/07/2005, 10:08

na minha opnião acho que o web design esta sendo muito desvalorizado.... ....assim como esta começando a acontecer na área de Computação Gráfica.... ....tem muita gente que cobra preços absurdos...


....ja me disseram que qualidade é uma coisa que sempre vai permanece.... ....do mesmo jeito que a gente procura qualidade com o menor preço... ...nossos clientes procuram o mesmo....

...uma vez veio um cara em mim com uns papos de montar um site e cobrar preços absurdos, nem me meti nisso....

...é que nem um amigo meu disse: A gente te que valorizar o nosso trabalhos, a nossa ARTE.... ....temos que valorizar o que a gente lutou, o que a gente estudou, em outras palavras, o que a gente se fud.... pra chegar até aqui.... ....acho que geralmente quem cobra preço muitos baixo.... ...são aquelas pessoas que tiveram tudo fácil....

....acho que quem sabe o basico, não vai pra frente... ....mas aquele que sabe algo diferente, dificil ou sei la o que esse sim vai pra frente.


Essa é minha humilde opnião.
Valeu
Edson

Edição feita por: ejsite, 20/07/2005, 10:09.

Edson Junior
Meu Portfólio: www.ejsite.com
----------------------------------------------
Email: ejsite@ejsite.com
MSN: ejsite@ejsite.com
----------------------------------------------

#13 arthurlucena

arthurlucena

    Imamade nandomo..

  • Usuários
  • 343 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:João Pessoa
  • Interesses:Desenho, artes gráficas, fotografia, games, praia, cinema, animes, cultura japonesa, tecnologia, desenvolvimento para web entre outras coisas =)

Posted 21/07/2005, 14:51

Concordo com você quando diz que tanto os webdesigners quanto os programadores estão sendo subestimados financeiramente. Vejo isso aqui na minha cidade. Um amigo meu acabou de se formar em computação e todos os empregos que ele encontra ninguem quer pagar mais que R$ 700,00 pra ele. Um absurdo. Um cara formado, com diploma, ralou por 4 anos para conseguir o canudo e ficar se submetendo a isso?

No entanto as coisas estão melhorando. Pelo menos é assim que vejo, com tantos investimentos em TI sendo feitos, é de se esperar (e eu tenho esperança) que os salários aumentem um pouco.

Vejo uma grande migração dos recém-programadores daqui no nordeste para a região sudeste, onde lá a situação está um pouco mais amena.

Sendo que em relação a TI todo o Brasil (empresas) está precisando/investindo.
...........darkness.........²d¬¬b²
A vida é muito curta para se preocupar com o que as outras pessoas pensam. Viva.
Arthur Lucena..................貴族
arthurlucena at email dot com
[O'']olhares.com/arthurlucena

#14 agamenom

agamenom

    Correndo contra o tempo...

  • Usuários
  • 297 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:jaú - sp

Posted 21/07/2005, 15:15

eu acho que esse descaso é fruto do desconhecimento...e ignorancia sobre informatica ...do pessoal em geral....

os caras não sacam beneficios ...vantagens ....nada.....só querem saber de programas que fazem tudo sozinhos.....

agora o verdadeiro profissional nunca será superado por picaretas....pois eles sabem....inovar
"O acaso rege a vida"

#15 efeitos

efeitos

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 27/07/2005, 23:44

Amigos
Vocês além de reclamar divulgam seus trabalhos? Tem um site específico na net mostrando e oferecendo seus trabalhos? Fazem divulgação paga, para aparecer nos primeiros lugares nos buscadores? Ou apenas tem um pequeno link em suas páginas oferecendo seus serviços?
O mercado hoje está muito competitivo e as vezes nem sempre os melhores webdesigners conseguem sucesso no seu trabalho e os que conseguem são aqueles que procuram divulgar atravez de mecanismos pagos, parcerias com diversos sites, inclusive com sites que seriam considerados rivais.
Ou seja: Não basta ser um bom profissional no que se faz, e sim precisa ter senso empresarial!
Um abraço a todos
Celso Ap Silva




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq