Jump to content


Photo

Jornais Padrões


  • Faça o login para participar
4 replies to this topic

#1 No Rain

No Rain

    Coisificando

  • Usuários
  • 592 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Challenge everything

Posted 19/06/2005, 08:37

Pessoal,

pela primeira vez me surge um cliente que pede pra fazer a diagramação de um jornal. Só que o cara não tem conhecimento nenhum em tamanho de pagina, etc...

Alguém ae tem noção do tamanho de um jornal? Lógico que não existe apenas um tamanho específico. O jornal que vou elaborar é regional (umas 12 páginas), qual a melhor medida da folha pra se trabalhar?
alguém ae tem algum conhecimento de jornal? será que tem algum site especializado nisso q eu possa tirar as dúvidas básicas de tamanho e tipo de fonte, tamanho da página, espaçamento entre colunas, etc??? só pra eu ter uma base................

Já to umas boas horas procurando sobre isso mas não acho nada proveitoso.


vlw B)
Nã Na Ni No Rain
--------------------------------
R.A.P.M - www.temfestas.com.br

Criativando

#2 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 20/06/2005, 09:41

isso varia muito estiagem...

o STANDART, que é o tamanho de jornais como o Estadão, a Folha era (qdo eu trabalhava com jornais) de 295 x 540mm, com 6 colunas e espaçamento entre elas de 5mm.

seu jornal pode ainda ser um tablóide, que varia... cada gráfica chama um tamanho de tablóide... encontrei referências de 250 x297mm, mas seria legal combinar direito com a gráfica para não diagramar no tamanho errado.

Pode ser um Formato2 dobrado ao meio (440x620mm aberto), com isso cada página teria 310 x 440mm.

Ou seja, tem muitos tamanhos possíveis. Pegue um jornal que ele tenha visto e gostado e pergunte se vai ser daquele tamanho, aí basta pegar a régua e medir.

Sobre fontes, procure usar as fontes mais fáceis de ler... arial, helvetica, times, trebuchet, verdana... para os títulos prefira bolds bem fortes... impacta, arial bold, swiss, univers... e sempre crie vários estilos... Título Manchete (corpo máximo 60pt), Demais Títulos (sempre menor que a manchete), SubTítulos (aqueles que ficam abaixo do título), Créditos (nome do repórter), Legendas (para as fotos), Sub-Matérias (aqueles destaques no meio da matéria) e a Matéria em si.

Recomendo que faça vários estudos com estilos diferentes e pergunte a muitas pessoas qual a de melhor leitura e melhor visual. Jornal tem que ser legível. Ser bonito é conseqüência do capricho.

As fotos sempre devem ter tamanho exato das colunas... foto ocupando meia-coluna deixa o jornal desorganizado.

Cuidado com o encaixe de cores, jornal é feito na paulera... se colocar uns encaixes muito frescos (como textos pequenos em mais de uma cor) pode complicar legal a impressão.. ainda mais se for em rotativa.

Carga máxima: 95%
Carga mínima: 5%

Somatória de todas as tintas: 300%

Cuidado com isso.. papel de jornal é muito frágil.. se tiver muita tinta num lugar a folha pode até rasgar.

Achei um PDF na net que tem algumas dicas legais:
Jonal Cruzeiro do Sul

#3 No Rain

No Rain

    Coisificando

  • Usuários
  • 592 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Challenge everything

Posted 20/06/2005, 19:25

Firmeza alx, obrigado pelas informações, me ajudou bastante. (y)
Nã Na Ni No Rain
--------------------------------
R.A.P.M - www.temfestas.com.br

Criativando

#4 Morphy

Morphy

    24 Horas

  • Usuários
  • 481 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 20/06/2005, 22:28

Rain, se quiser eu te mando no seu email um template, de standart, tabloid e germânico. diagramo jornais há 17 anos já.
Se precisar de algo me avise.

Abraços.
Murphy Bertioga

#5 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 20/07/2005, 23:17

acho q vale a pena lembrar q a lineatura é menor q a padrão de print . . .

. . . e o papel é facinho de ensopar e borrar (a default é de 90 a 110)



abrasss
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq