Jump to content


Photo

Como Usar Corretamente Perfis Icc


  • Faça o login para participar
7 replies to this topic

#1 _MX_

_MX_

    Conhecimento nunca é demais

  • Usuários
  • 563 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Diadema-sp

Posted 16/06/2005, 22:26

Já li muitoscentos e vários artigos e tutoriais sobre perfis ICC mas só vou conseguir entender completamente quando eu praticar. Vamos ver se entendi direito :

1 - Para que minha criação seja exibida no monitor o mais parecido possível com a saída na gráfica eu devo procurar o perfil ICC do monitor (no site do fabricante?), e pedir o perfil ICC usado na impressora da gráfica, e definir (no corel draw) esses perfis ICC?

2 - Se eu não quiser usar o gerenciador de cores do corel draw, existe algum software só pra isso? O adobe Gamma (acho que é o mais famoso) funciona sem ter que instalar o Photoshop?

Só uma última perguntinha totalmente básica mas que eu não sei (sou um webdesigner improvisado como designer gráfico :( ), o que é PRELO?

Desculpa o monte de perguntas mas estou apanhando muito com as diferenças de cores quando desenvolvo e quando vejo a prova da gráfica (é igual kinder ovo, sempre tem surpresas), e acho que usando perfis ICC posso ficar mais tranquilo...

Edição feita por: _MX_, 16/06/2005, 22:28.

========================================================
Copiar o bom é melhor que inventar o ruim
========================================================
"O segredo da criatividade é saber esconder suas fontes"
(Einstein)
========================================================

#2 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 17/06/2005, 08:45

veja se isso já ajuda, é uma resposta que dei no MXStudio:

Talvez vocês possam me ajudar...
recentemente fiz um trabalho para uma loja de moda feminina e infelizmente tive um bocado de pepino.... Depois do trabalho pronto na minha máquina... imprimi uma prova na minha impressora.. até aí tudo bem... mas quando recebi a prova do fotolito.. para minha surpresa... as cores saíram erradas.. e pra piorar : tirei uma prova de prelo que ficou pior ainda...as imagens dos produtos ficaram horríveis!!
A minha duvida é a seguinte:

Muito normal isso o que aconteceu com você... calibrar o monitor é um desafio bem complicado de se resolver... algumas dicas podem reduzir esse problema, mas para sanar definitivamente esta questão deve-se fazer investimentos bastante caros...

Não sei qual a sua disposição em investir $$$ para resolver este problema... por exemplo, monitores profissionais para DtP custam muito caro, olhe abaixo a foto de um monitor Barco Profissional para uso em DtP.

Posted Image

Veja que no meio da tela já tem o hardware (acoplado) de ajuste de cores... este software pode, inclusive, ajustar o monitor baseado em:

1. LUZ AMBIENTE
2. SUBSTRATO ESPECÍFICO (uma prova de cor qualquer, como prelo ou cromalin)

Posted Image
Clique na imagem para ampliá-la

Este calibrador pode ser comprado a parte. Em São Paulo a empresa Cor&Aparência trabalha com estes produtos.

Recentemente vi na FIEPAG 2005 que um bom calibrador de monitores custa na faixa de US$ 400,00 (dólares), e, em termos de investimento para pré-impressão é um custo até que bem razoável (não sei exatamente qual o modelo é vendido por este valor).

Claro que estamos falando de soluções profissionais que ZERAM seu problemas de calibração de cores. Veja que todos estes sistemas são automatizados, e por isso a margem de erro é mínima - dependendo, claro, de um operador devidamente treinado para operar corretamente estes equipamentos.

COMO CALIBRAR AS CORES DO MONITOR DE ACORDO COM A GRÁFICA, O FOTOLITO, MINHA IMPRESSORA, MEU SCANNER, O PROGRAMA PHOTOSHOP E COREL DRAW 12????

Nunca tentei integrar uma calibração deste porte, até porque não confio na apresentação dos monitores. Sei que entre os programas da Suite Adobe CS pode-se, por exemplo, atribuir o mesmo perfil de cores para os diferentes programas. Isso faz com que a apresentação de uma imagem no InDesign seja a mesma apresentada no PhotoShop.

Confesso, novamente, que nunca tentei ajustar o coreldraw. Minhas necessidades de ajuste sempre foram para imagens e não vetores.

De forma manual, o que se pode fazer seria usar recursos de placa de vídeo ou de, no caso do mac, ajuste do monitor pelo próprio sistema MAC OS.

Ao se instalar os programas da Adobe, instala-se um programa chamado Adobe Gamma que faz um ajuste de apresentação do monitor.

Posted Image

O Adobe Gamma apresenta um passo-à-passo bastante simples que ajuda a configurar as cores e iluminação do monitor. Os ajustes de iluminação devem ser feitos no escuro, para o ajuste de cores pode-se fazer o seguinte:

1. Pegue uma imagem que tenha sido impresso em alguma prova de cor confiável e abra-a no PhotoShop.

2. Tenha em mãos a impressão confiável (prelo ou cromalin, pode-se ainda ter uma impressão de offset, aí você vai estar calibrando pela impressão final, o que é bem interessante!)

3. Com as ferramentas do programa, ajuste a apresentação do monitor até que fique satisfatoriamente parecida com a impressão.

4. Salve este perfil gerado sempre citando data e substrato... por exemplo: calibracao_052005_cromalin, ou calib_052005_prelo, aí vai do material que tiver sido usado como referência.

Isso serve para o caso de ter que mudar de um perfil para outro. Imaginemos que você tenha um perfil Jornal e outro OffSet, aí vai criar um anúncio que será veiculado em jornal, o ICC usado vai precisar ser o de jornal. Quando for trabalhar para offset, precisa voltar o icc usado para o perfil gerado para impressão offset.

5. Lembre-se que os monitores mudam muito a sua apresentação.. desgaste natural, clima, luz ambiente.. por isso é necessário que se faça estas calibrações periodicamente.

A ferramenta de ajuste de cores do mac é bem parecido com o Adobe Gamma e chama-se DISPLAY CALIBRATOR ASSISTANT, e fica dentro de applications / utilities.

Posted Image

Basta seguir o mesmo procedimento descrito para o Adobe Gamma, ou os passos indicados pelo próprio programa.

Ainda se pode ajustar as cores de um monitor de acordo com as ferramentas da placa de vídeo, que no caso precisa ser, pelo menos, razoável.

Posted Image

Veja as opções de ajuste de uma GeForce4 MX 4000 que temos num pc aqui da empresa. Com estes ajustes de curva pode-se calibrar o monitor de acordo com uma prova de cor + o arquivo em que foi feita a prova... é mais ou menos o mesmo que o Adobe Gamma e o sistema do Mac.

Vale lembrar que o sistema de gerenciamento de cores da Apple é bem melhor que do windows, e com isso os ajustes feitos em Mac serão mais precisos e durarão mais do que os feito em PC.

sei que existem vários tipos de perfis de cor (ICC) que calibram as cores....
mas andei fuçando minha máquina e acredito q tenha mudado alguma configuração...

os perfis que se pega na internet podem não ser aplicados às suas necessidades.. ou seja, a impressão a que vai ser submetido o seu trabalho pode não ser considerado no ICC que se encontra na net.

Cuidado com estes ICCs, o ideal é que você mesmo gere seus perfis de acordo com suas necessidades.

Outro detalhe: o ajuste de cores geralmente é responsabilidade do bureau de pré-impressão da gráfica e não do designer. Isso porque esta equipe (pre-press) conhece melhor as especificações e variações a que estarão sujeitos o impresso.

Um outro detalhe que também seria interessante é que o escaneamento das imagens também seja feito em um bureau, assim a imagem será capturado em um scanner de alta definição (high end) e as imagens já serão entregues ajustadas de acordo com suas instruções (que podem ser dadas levando em conta a impressão a que será submetida a sua arte).

POR FAVOR ALGUÉM SABE COMO AJUSTAR CORRETAMENTE ESSAS CORES (CALIBRAR)...??

possuo um PC PENTIUM 4, UM MONITOR SANSUNG SYNCMASTER 793v, UMA IMPRESSORA HP DESKJET 9300 (A3), UM SCANNER HP SCANJET 2200c....

Desconsidere a sua impressora e seu scaner.. prefira apenas ajustar a apresentação do seu monitor.

Lembre-se: sua impressora não serve como prova contratual de cor, apesar de ser uma boa impressora para apresentar lay-outs. Para referência de cores, prefira mesmo o prelo, já no substrato em que vai ser a impressão.


<<< e veja também este tópico >>>

aLx.

#3 pedrokike

pedrokike

    um dia eu aprendo

  • Usuários
  • 623 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba-PR
  • Interesses:PC, Esportes, Carros, Net e Mulheres!!!!hehehehe

Posted 27/06/2005, 17:04

Ola!

fala alx qto tempo hein!

agora uma duvidinha sobre o calibrador d cor pra mac, procurei o assitente aki no trampo e num achei nada! :blink:

tipo assim, tenho o os-x 10.3.9 aki, e ta em portugues, mas nos utilitarios num achei nenhum assitente para calibragem do monitor (ou algo parecido), entaum isso tem q ser instalado a parte? ou ta nos pacotes d instalacao padrao do sistema? :huh:

abracao
Pedro.

"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta." Henry Ford

#4 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 27/06/2005, 17:44

fala pedríssimo!!!

sussegado, meu irmão?

seguinte, no Mac OS X vá em

SYSTEM PREFERENCES > DISPLAYS > ABA: COLOR e pressione o CALIBRATE

isso vai abrir o DISPLAY CALIBRATOR ASSISTANT como mostrei acima.

manda ver!

#5 pedrokike

pedrokike

    um dia eu aprendo

  • Usuários
  • 623 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba-PR
  • Interesses:PC, Esportes, Carros, Net e Mulheres!!!!hehehehe

Posted 27/06/2005, 17:56

td sussegadinho aki! e vc como tah grande guru???

Nossa, tava na cara! :P

vlw mestre! agora meu imaczinho ta calibradinho! haha

abracao!
Pedro.

"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta." Henry Ford

#6 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 28/06/2005, 14:45

não se esqueça que para calibrar corretamente o monitor, deve ter uma amostra de impressão e o arquivo original, ok?

abraços.

#7 pedrokike

pedrokike

    um dia eu aprendo

  • Usuários
  • 623 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Curitiba-PR
  • Interesses:PC, Esportes, Carros, Net e Mulheres!!!!hehehehe

Posted 28/06/2005, 14:56

sim sim, mestre, ele ta aki do lado! =)

eu soh num sabia (tah eu sabia mas fingia q naum), q tinha como calibrar os macs, e naum fazia a minima ideia d onde ficava! haha, to aprendendo a usar esse bixinho! as cores jah taum resolvidas! =)

abracos
Pedro.

"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta." Henry Ford

#8 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 28/06/2005, 15:19

beleza então!

=)




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq