Jump to content


Photo

Muitos Redirecionamentos


  • Faça o login para participar
17 replies to this topic

#1 Ghedin

Ghedin

    Repita comigo...

  • Usuários
  • 254 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Paranavaí-PR

Posted 11/06/2005, 10:00

Oi!

Gostaria de saber se há algum problema em adicionar muitos redirecionamentos ao .htaccess. Esse "muitos" é algo em torno de 150 redirecionamentos.

Meu principal receio é que isso venha causa alguma lentidão no site... Mas e aí, tem problema ou não?

[]'s

#2 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 11/06/2005, 18:13

isso depende de seu servidor, também uso redirecionamentos nos meus sites, até agora não tive problemas

#3 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 13/06/2005, 15:21

A princípio não há qualquer problema, porém o idela é usar um arquivo para colocar a lista de redirecionamentos e carregra essa lista a partir do .htaccess, usando o RewriteMap.

Mais informações: http://httpd.apache....html#RewriteMap

Abraço

#4 Ghedin

Ghedin

    Repita comigo...

  • Usuários
  • 254 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Paranavaí-PR

Posted 13/06/2005, 17:34

Bruno, poderia fazer um exemplo simples, só para que eu me oriente?

[]'s

#5 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 13/06/2005, 18:19

No próprio link que passei tem exemplos de como utilizar.

Abraço

#6 Ghedin

Ghedin

    Repita comigo...

  • Usuários
  • 254 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Paranavaí-PR

Posted 16/06/2005, 04:59

Devo ser muito tapado mesmo, pois não entendi bolufas do que está escrito lá :P.

[]'s

#7 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 16/06/2005, 11:15

:D

http://www.websiteop...eak/abbreviate/

Esse link, tem um exemplo bem completo.

Abraço

#8 Ghedin

Ghedin

    Repita comigo...

  • Usuários
  • 254 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Paranavaí-PR

Posted 18/06/2005, 20:23

Sou um zero à esquerda como programador :P. Então, fiz direto no .htaccess... Ficou com 288 linhas que, tirando os intervalos, deu 149 redirecionamentos. O .htaccess ficou com 14 Kb.

Vai atrapalhar a performance do site?

[]'s

#9 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 18/06/2005, 21:08

creio que não atrapalhe por que ele vai redirecionar conforme a regra que tem para uma url ... deve trabalhar = ao mysql, só vai pegar o que você quer

#10 Limiar

Limiar

    Que alerta é esse aí embaixo?

  • Usuários
  • 118 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Alto Paraíso -- GO
  • Interesses:música, belezas naturais, esperanto, fotografia, informática, webdesign, photoshop, dreamweaver, CGI, PHP

Posted 28/06/2005, 23:00

Ghedin,

Sua preocupaçào é justa, porque mesmo acionando no máximo um comando, o .htaccess irá testar todos, um de cada vez.

Se você tem, vamos dizer, umas 500 páginas e está redirecionando "só" 150, há uma solução melhor: Primeiro, você retira todos os redirecionamentos do .htaccess. O resultado disso é que as páginas erradas irão gerar erro 404.

Aí você redireciona no .htaccess o erro 404 para um script php, no qual você corrige a uri. No mesmo script, você comanda a abertura da nova página.

Edição feita por: Paulo Ricardo, 10/08/2007, 21:23.


#11 Ghedin

Ghedin

    Repita comigo...

  • Usuários
  • 254 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Paranavaí-PR

Posted 28/06/2005, 23:08

Sua solução é interessante, mas usando-a, perderia todo o status das minhas páginas atuais no Google, já que elas dariam 404, né? Então, tem muitas em posições privilegiadas, e quero manter isso com o .htaccess. Olha, até agora tem 165 redirecionamentos, e pelo andar da carruagem, a previsão é que eles não ultrapassem os 200. Com este número, dá pra manter numa boa, sem causar lentidão no site?

[]'s

#12 Limiar

Limiar

    Que alerta é esse aí embaixo?

  • Usuários
  • 118 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Alto Paraíso -- GO
  • Interesses:música, belezas naturais, esperanto, fotografia, informática, webdesign, photoshop, dreamweaver, CGI, PHP

Posted 29/06/2005, 00:08

Pelo que conheço do Google, minha proposta não causa nenhum problema.

A primeira ação do Google é a do spider, que varre o seu site à procura de alterações e atualiza o banco de dados sobre você. Se as 165 páginas que está redirecionando foram retiradas do site, o Google já as apagou ou irá apagá-las na primeira visita que fizer. Ao mesmo tempo, irá incluir as novas páginas que você colocou.

Quanto a isso, há duas coisas a fazer: a primeira é consultar diariamente as estatísticas do seu site para ver se o Google fêz uma visita. Anote com que freqüência ele aparece e poderá trabalhar "junto" com ele. A segunda é consultar diariamente o Google quanto às suas palavras-chave e verificar para que páginas elas apontam. Poucos dias após uma visita, elas já apontarão para as novas páginas, independentemente do que você aprontar no .htaccess.

Os outros mecanismos de busca, como o Yahoo é que não costumam alterar seus bancos de dados e eles é que vão gerar os fatídicos erros 404 e poderào ser redirecionados ou pelo .htaccess ou pelo script php.

Note bem: Com o script não acontece o erro 404. Antes disso, o Apache redireciona o erro para o script e este chama a página correta.

Edição feita por: Paulo Ricardo, 10/08/2007, 21:23.


#13 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 29/06/2005, 11:27

Essa solução do erro 404 é problemática, do ponto de vista de estatisticas, você perde os 404...

Não consigo imaginar como o direcionamento pelo PHP teria um desempenho melhor que o feito pelo Apache.

Não tem como eu escrever seu .htaccess, dê uma estudada com mais carinho nos links que te passei para usar o RewriteMap, ou de uma caçada por ele no Google, para ver se acha um tuto, que seja mais simples.

Mesmo se não usar o RewriteMap, será mais rápido que o php...

#14 Ghedin

Ghedin

    Repita comigo...

  • Usuários
  • 254 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Paranavaí-PR

Posted 29/06/2005, 11:44

Tentei, tentei, mas continuo sem entender bolhufas desse RewriteMap :D. Queria só um exemplo, a sintaxe, aí eu mesmo trataria de editar as quase 200 entradas do meu site.

Mas enfim, com base nas opiniões deste tópico, acho que vou apostar no .htaccess de 15 Kb :P.

[]'s

#15 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 29/06/2005, 12:02

Usando o exemplo do site.

Você pirmeiro cria o mapa de redirecionamento, usando um arquivo de texto, delimitado por tabs.

Depois coloca no .htaccess:

RewriteEngine  On
RewriteMap abbr txt:/www/misc/redir/abbr_webref.txt
RewriteRule ^/r/([^/]*)/?(.*) $(abbr:$1}$2 [redirect=permanent,last]


abbr, você troca pelo nome da variavel usada por você
/www/misc/redir/abbr_webref.txt, você troca pelo caminho absoluto do arquivo que criou
^/r/([^/]*)/?(.*) Você troca pela RegExp que utilizará as variaveis do mapa




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq