Jump to content


Photo

Detectando O Ie


  • Faça o login para participar
2 replies to this topic

#1 Klaus

Klaus

    @ ubuntu jaunty

  • Ex-Admins
  • 7924 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:127.0.0.1

Posted 24/05/2005, 09:26

Olá!

Fazendo umas pesquisas pelo Google, encontrei um recurso interessante para o IE. Não é a oitava maravilha do mundo (afinal o Firefox já existe) mas, ainda assim vale a pena comentar.

Trata-se dos comentários condicionais.

Eles funcionam da seguinte forma, você faz um pequeno acréscimo na tag de comentários <!-- --> e então, se for o IE, ele imprime o que está dentro do comentário, enquanto outros browsers o ignoram. Útil para imprimir diretamente na página um CSS para o IE, sem a necessidade de hacks que não validariam suas CSS.

Olha só:

<!--[if IE]>
<script language="javascript">
  alert ("Internet Explorer!");
</script>
<![endif]-->


Salve e teste, você verá que o IE mostrará o alert do JS.

Referência: http://msdn.microsof...comment_ovw.asp
Klaus Paiva
Conheça também: Taperás

#2 Perroud

Perroud

    12 Horas

  • Usuários
  • 146 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 24/05/2005, 13:29

Da até para implementar isto, dependendo da versão do browser...

<!-- [if lt IE5]>
<!-- se a versão do IEca for menor que 5... -->
<script language="javascript">
  alert ("Internet Explorer!");
</script>
<![endif]-->

Agora, a boa notícia. Firefox e Opera entendem este comments. E não ignora, se o comment foi algo mais ou menos assim:

<!-- [if !IE]>
<script language="javascript">
  alert ("Você está usando um navegador de verdade!!! Parabéns!!!");
</script>
<![endif]-->

Fui irônico. Mas é verdade ;)

Grande abraço.
[]'s
Perroud

perroud[at]gmail[dot]com

#3 alemao_ff

alemao_ff

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 6 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 29/06/2005, 11:11

Essa técnica citada realmente é uma das maneiras mais modernas, mas tem certeza que um IE4 entende essa tag? Eu ouvi dizer que não! O que eu ouvi é que essa sintaxe é compreendida apenas por navegadores versão 5 em diante.

Alguém testou no IE4 ? Não creio, ninguém usa isso frequentando esse forum... a não ser que testem num computador de um leigo.

Eu descobri, através do meu script que batizei Javascript Self Explorer (criado para aumentar minhas capacidades cross-browser) que existem maneiras no mínimo exóticas de identificar diversos browsers.

Não é garantido no futuro, pode ser que os fabricantes mudem algumas coisas, mas sei que atualmente isso é uma verdade...

1º Somente os autênticos Mozilla ( Mozilla, Firefox e Netscape 6+) possuem valor na propriedade navigator.product. Para essa família de browsers que eu amo, o valor é 'Gecko' e podemos usar apenas if ( navigator.product != null) , dá na mesma. Mesmo quando o FF se disfarça de IE, mantém essa propriedade 'Gecko'.
Todos os demais browsers (IE, Opera, Teatro, Sinfonia, Canto Lírico) apresentam essa propriedade nula

2º O browser Opera é meio tonto: Ele se disfarça de IE e de Mozilla, mas o bobo do Opera mantém a string Opera na propriedade navigarot.userAgent
Daí:
if ( navigator.product == null && navigator.userAgent.indexOf('Opera') > -1)
saberemos que é um legítimo Opera.

3º Pobre do Internet Explorer:
if ( navigator.product == null &&
navigator.userAgent.indexOf('Opera') == -1 ) &&
navigator.appName.indexOf('icros') > -1)

Teremos 99,99999999999999% de chance (igual ao teste de DNA) de estar diante de um projeto de nav-IE-gador inacabado.

4º Eu paro por aqui. Outros browsers são apenas outros browsers.

Veja este teste online no meu site, menu "Conheça seu Browser"

http://multibrowser.sitesbr.net




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq