Jump to content


Photo

Montagem De Uma Revista


  • Faça o login para participar
20 replies to this topic

#1 wallace_ms

wallace_ms

    Normal

  • Usuários
  • 69 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 23/04/2005, 20:05

Ae galera blz?? ve eu fiz uma revista de 14 pag´s sem contar com a capa e a contra capa certo?? ai eu liguei p grafica eles disseram q fazia a montagem da revista mais eu tinha q levar td certinhu ( e n disseram o preco)
ai eu queria saber como eu faco a monttaGEM tenho medo de colocar as pag erradas
o tamanho e um A4

#2 Rafael.Sarti

Rafael.Sarti

    Normal

  • Usuários
  • 110 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Sorocaba-SP

Posted 23/04/2005, 20:17

O legal é fazer em uma A3.

Fica como se fosse duas A4, dai fica uma revista da hora e não tem como errar a medida!!
ZIDC - A solução está aqui
Acesse: www.zidc.com.br
Clique aqui para acessar

#3 wallace_ms

wallace_ms

    Normal

  • Usuários
  • 69 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 23/04/2005, 22:46

O legal é fazer em uma A3.

Fica como se fosse duas A4, dai fica uma revista da hora e não tem como errar a medida!!

é po o tamanho é A4 q vai ficar com 2 em uma A3, mais assim eu ja juntei todas as paginas, eu tenhu q deixar alguma margem??
e outra na grafica qual tipo de papel é o mais adeuqado??

#4 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 25/04/2005, 08:35

precisa de mais informação pra dizer como vai ser esta montagem...

vai ser montada como? espiral? colada? grampeada??? isso tudo influencia.

por exemplo, se for espiral simples, pode colocar a 2 como verso da 1, a 4 como verso da 3... se for um caderno grampeado, deveria ter sido montada com páginas multiplas de 8... 8 / 16 / 24 / 32, etc... assim montaria a imposição...

vê se descola estas informações pra gente!

=)

#5 wallace_ms

wallace_ms

    Normal

  • Usuários
  • 69 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 25/04/2005, 11:31

precisa de mais informação pra dizer como vai ser esta montagem...

vai ser montada como? espiral? colada? grampeada??? isso tudo influencia.

por exemplo, se for espiral simples, pode colocar a 2 como verso da 1, a 4 como verso da 3... se for um caderno grampeado, deveria ter sido montada com páginas multiplas de 8... 8 / 16 / 24 / 32, etc... assim montaria a imposição...

vê se descola estas informações pra gente!

=)

é grampeado :)
outra duvida as paginas q vao ficar no meio tem q ter o mesmo fundo as 2
ou posso mudar?

#6 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 25/04/2005, 20:09

Faz página solta mesmo, isso é responsabilidade da gráfica ou fotolito. Montagem depende de muita informação, como Alx disse.

O números de página deve ser sempre divisível por 4, 14 não daria, teria que montar já com a capa e 4ªcapa e ficar 16.
Se for montar no A3 teria que montar na seguinte forma:

16-1
2-15
14-3
4-13
12-5
6-11
10-7
8-9

onde 1 é a capa, 2 é segunda capa, 15 é terceira capa e 16 é a quarta capa.

Montagem depende até da tiragem e do tipo de equipamento para acabamento que o cara usa, se for o básico e poca tiragem é o que disse acima.

sds,
Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#7 Pedro K

Pedro K

    Turista

  • Usuários
  • 30 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 25/04/2005, 21:36

[quote name='wallace_ms' date='25 Apr 2005, 11:31 ']
=) [/QUOTE]
é grampeado :)
outra duvida as paginas q vao ficar no meio tem q ter o mesmo fundo as 2
ou posso mudar? [/quote]
Isto de ter o mesmo fundo vai depender da sua criação. Pode ter como pode não ter, depende do seu lay-out.

Outra dica é pegar uma folha de sulfite A4 e dobrá-la 3 vezes, sempre pelo lado maior. Com isso, você vai ter uma mini simulação de imposição de páginas.
Com elas dobradas você corta os lados que ficaram com dobras, deixando só a dobra central. Depois é só numerá-las e assim você vai ter quais páginas que casam e com isso pode mandar montadinho pra gráfica.
Antes de mandar pra gráfica, você tira um print frente e verso só pra conferir e já era....


Abs

Pedro

#8 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 26/04/2005, 16:18

ok, ok..

Agora que Alessandro descobriu que foi a Rubi que matou a Sônia, criei coragem e ânimo para responder esta questão sobre imposição...

Será que agora o Alessandro se arranja com a Maribel???



bom, vamos ao que interessa... tirando a novela! ;)

1 - . Você tem uma publicação que vai ser impressa em Formato A4... mas devemos lembrar que este formato só vai ser "assumido" após o refile e dobra do material (acabamento), que é uma etapa posterior à impressão.

Posted Image

Durante a impressão, para melhor aproveitamento do papel inteiro (que deve ter aproximadamente 960 x 690mm), será montada repetições ou encaixes para que sejam impressos frente e verso do material apenas reposicionando o papel numa segunda passagem na máquina.

Com o processo de imposição, o papel entra em máquina duas vezes. Na primeira vez para imprimir o primeiro jogo na frente, e na segunda vez para imprimir o mesmo jogo da arte só que no verso.

Consegue-se isto usando um processo que eu conheci por "Bate-e-Vira", mas em cada região chamam de uma forma... tira-põe, tira-retira, etc... apenas imprimindo (bate) e depois virando o papel.

2 - . Num caderno, visualmente temos as páginas 2 ao lado da 3, a 4 ao lado da 5. Na montagem, devemos reposicionar estas páginas para que elas fiquem lado-a-lado após a montagem do caderno e sua grampeação... como você disse que seria feito.

Posted Image

Veja que para impressão de frente-e-verso teremos a página 8 ao lado da 1 e nos versos, teríamos a página 7 ao lado da 2. Desta forma, quando as páginas forem encartadas, teremos a formação dos cadernos na seqüência correta.

3 - . Para montar uma imposição destas, recomendo que siga as dicas do Pedro K... dobre vários papéis no meio e intercale eles... como se estivesse montando um caderninho... Escreva a numeração das páginas e depois, desmontando a intercalação vai ver os pares e os versos.

Num caderno de 8 páginas teríamos os seguintes casais:
  • 8 / 1 (frente)
  • 2 / 7 (verso)
  • 6 / 3 (frente)
  • 4 / 5 (verso)
{ LEMBRE-SE: SEMPRE CADERNOS MÚLTIPLOS DE 4 PÁGINAS, QUE É A MONTAGEM MÍNIMA DE UMA FOLHA INTEIRA }

Assim, teremos a montagem da seguinte forma:

Posted Image

Para entender a forma como funciona este sistema, imagine que o primeiro jogo foi impresso. Depois disso, o papel será girado 180º e virado lateralmente. Desta forma, a página 7 vai "cair" exatamente embaixo da página 8 e a página 2 embaixo da 1. Quando for feita a segunda impressão, teremos os versos impressos sob as frentes.

O mesmo vai acontecer com o segundo caderno. { Páginas 6 / 3 e 4 / 5 }

4 - . No final, ao encartar as páginas já refiladas em formato A3 e dobrando ao meio, teremos uma revista no formato A4. Note que a impressão aconteceu em A4 X 2 X 2, ou seja A2. Refilou-se para A3 e, ao dobrar, definiu-se o A4.

Posted Image

=)

Espero que tenha ajudado.



abraços.


aLx.

Edição feita por: alexleitte, 26/04/2005, 16:59.


#9 wallace_ms

wallace_ms

    Normal

  • Usuários
  • 69 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 26/04/2005, 23:36

:D :D :D (y) Valeu mesmo superou minhas expectativas :)

Edição feita por: alexleitte, 27/04/2005, 08:34.


#10 RUN

RUN

    12 Horas

  • Usuários
  • 199 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 04/05/2005, 15:50

Seguinte, meu forte não é diagramação de livro, mas caiu na minha mão pra montar um livrinho de umas 33 páginas que vai ser grampeado, já diagramei no page maker mas fiz as páginas em sequencia 1-2-3-4-5-6-etc, posso mandar assim pra gráfica que lá eles resolvem essa questão da montagem das páginas? se tiver que refazer tudo tô ferrado aqui !

#11 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 04/05/2005, 16:50

pode mandar sim... o pessoal da gráfica / bureau de pre-press resolve.

mas o pagemaker tem um plug-inzinho que faz isso... acho que á algo do tipo: create brochure.

=)

#12 Morphy

Morphy

    24 Horas

  • Usuários
  • 481 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 05/05/2005, 10:53

Seguinte, meu forte não é diagramação de livro, mas caiu na minha mão pra montar um livrinho de umas 33 páginas que vai ser grampeado, já diagramei no page maker mas fiz as páginas em sequencia 1-2-3-4-5-6-etc, posso mandar assim pra gráfica que lá eles resolvem essa questão da montagem das páginas? se tiver que refazer tudo tô ferrado aqui !

Ae Run, vc pode mandar dessa forma mesmo para a grafica, sem problemas, só não manda arquivo agrupado no page, se tiver agrupado as vezes o page não entende as fontes.
Murphy Bertioga

#13 Morphy

Morphy

    24 Horas

  • Usuários
  • 481 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 05/05/2005, 11:01

Wallace, bele, kara, tem um monte de processo para mandar a sua revista para a grafica, para vc mandar ela redondinha no page, sem faltar vinculo nenhum, faz um colect no page, o colect junta todos os vinculos e fontes para um arquivo q vc vai criar.
kara, não esquece de sangrar as fotos com 5 mm, para fora da página, e o aquivo vc pode fazer um arquivo de 1 a 14 sem problemas, mesmo pq é um arquivo pq, e deixa q na grafica eles resolvem esse problema de casar as páginas.
Eu diagramo uma revista de 68 pg todo mês, e é a maior piça.
www.costanorte.com.br - Revista Beach&Co.

Alguma dúvida, da um toque ai.
Murphy Bertioga

#14 RUN

RUN

    12 Horas

  • Usuários
  • 199 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 06/05/2005, 19:07

Valeu rapaziada !

#15 caroti

caroti

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 06/09/2005, 09:20

Olá pessoal tudo bem?

Sou novo por aqui e estou com uma dúvida no indesign.
Queria a gradecer o aLx pela ótima explicação que ele deu, foi muito claro e objetivo.
O meu problema é como impor essas páginas no Adobe indesign CS2, pois ele numera automaticmente as páginas e estou criando uma do lado da outra, até consigo mover as páginas, mas o número da página não acompanha. Outra coisa é que no indesign a página 1 e a 16 ficam sozinhas sem pares, pois elas deviam formar um par entre si. Aguém pode me dar uma ajuda...
Conheço um plugin que chama Imposer pro, será que só com ele consigo resolver esse problema?

Um abraço a todos!




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq