Jump to content


Photo
- - - - -

Design: Profissão Ou Hobby?


  • Faça o login para participar
24 replies to this topic

#1 BlacKLorD

BlacKLorD

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 12 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/04/2005, 02:38

Achei isso um pouco interessante e resolvi postar aqui, digam o que vcs acharam flw. :)

fonte: http://www.interativadesign.com.br/

Design: profissão ou hobby?

Quem mandou gostar do que faz? Eu amo meu trabalho. Sempre um novo desafio. Exceto as épocas em que a concentração das solicitações são em funções repetitivas e pouco estimulantes, a maioria do processo requer pesquisa, criatividade, envolvimento. Trabalho como um apaixonado. Trabalho mesmo quando não estou trabalhando. Sou pago para fazer aquilo que, em outras circunstâncias, talvez até pagasse para fazer. Meu trabalho também é o meu hobby. Me satisfaço duas vezes. Ao executar e ao receber. Não me imagino fazendo outra coisa. Segunda-feira, pra mim, não é um dia ruim. Pelo contrário. Não raro me deparo sonhando com o trabalho no dia seguinte. Há anos que não tiro férias e confesso que pouco me faz falta. A burocracia que envolve o "antes" e o "depois" do trabalho me desanima, porque quero produzir, criar, fazer. Não quero conversar, não quero reuniões inúteis, não quero me locomover pra longe do meu foco. Minha prancheta é meu palco. Meus desenhos são meus atores. Meu briefing é meu roteiro. Eu seria a pessoa mais feliz do mundo, não fosse um fato que transforma o sonho em pesadelo. Não raro, o cliente percebe minha paixão, minha dedicação, meu esforço como algo que simplesmente uma relação profissional. Sabe que estou ali por prazer. E, na sua lógica de empreendedor que fecha o caixa pensando na pescaria do final de semana, quem gosta do que trabalha não está trabalhando de verdade. Não está sofrendo. Não faz por merecer um salário. Deve dar descontos. Deve cobrar barato. Deve se sentir grato pela oportunidade de executar o serviço. E que seja suficiente. Afinal, desenhar não é trabalho. Passar o dia atrás de uma tela brilhante de computador, que não difere em nada de um videogame, "brincando" de criar formas, não é uma forma digna e honrada de ganhar seu sustento, que deve ser fruto de esforço e sacrifício. Suor, sangue e lágrimas. Como o próprio cliente em questão e seus funcionários insatisfeitos e frustrados. Quem ousa gostar do que faz já deveria sentir-se remunerado apenas pelo privilégio de fazer algo estimulante. E é com essa mentalidade que cada vez mais profissionais apaixonados se vêem enclausurados em estruturas castradoras e cruéis, sugando sua vitalidade em troca do, aí sim, merecido salário no final do mês. Daquele que só é digno quem não expressa o sorriso no rosto todos os dias. Sim, eu amo o que faço. E não me sinto culpado. E não faço de graça (sim, eventualmente faço, mas só pra quem eu quero). Ser feliz com seu emprego é o passo mais importante para alcançar excelência em sua função. Seja ela qual for. Rafael B. Dourado
BlacKLorD

#2 tiago_tico

tiago_tico

    24 Horas

  • Usuários
  • 443 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 23/04/2005, 21:40

Muita boa a noticia, para mim acho que é hobby e trabalho ao mesmo tempo.

Tipo quando estou fazendo algum layout para mim é hobby mais quando eu vou vender é trabalho "rs".

#3 tritOn.

tritOn.

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 9 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO

Posted 24/04/2005, 12:26

"Se faço o que gosto, que bom! Mas se não posso fazer o que gosto, preciso gostar do que faço!"
My Father! =)

Acho que eh soh isso que eu queria falar!

[]'s
~Designer~tritOn~LeaF.Design

#4 Constantine

Constantine

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 28/05/2005, 21:50

Eh uma profiissao e um hobby ao mesmo tempo !!
Se vc faz por fazer eh uma profissao... agora se vc eh como eu q fa por amor aiiiii aii sim e um maravilhoso hobby :huh: :rolleyes: B) :P :lol: :lol: ;)
Não importa como dificilmente eu podia tentar entrar em um mundo solitário ninguém pode me ouvir quando eu choro em um mundo solitário eu nunca saberei as razões e o porque de um mundo solitário tal um mundo só

#5 danilonqueiroz

danilonqueiroz

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 7 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 16/10/2005, 15:29

Eu não considero que seja um hobby, porque existe responsabilidades, e hobby se pratica ou faz quando quer, mas considero sendo um trabalho que seja feito com interatividade do PROFISSIONAL e do LAZER...

#6 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 19/10/2005, 11:45

se extende nao só a design, mas qualquer tipo de profissao em desenvolvimento de software que pode ser feito a distancia...

a questao que sempre é levantada e sempre dá confusão no fórum é: se vc cobrar o preço justo, algum sobrinho vai vir e fazer "por lazer" por 1/20 do que vc cobrou

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑


#7 Marcelo Amaral

Marcelo Amaral

    Aprendendo sempre!

  • Usuários
  • 253 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/10/2005, 14:32

Com certeza é um pouco dos dois, mas é muito importante que nos mantenhamos um ar profissional. Não podemos deixar que os “sobrinhos “, como disse o Storm, baixem o nível da profissão! Se as pessoas se acostumam e descobrem que sempre vai existir alguém que, motivado pelo prazer da profissão, faça o trabalho por um preço menor, nosso trabalho não vai valer nada!(e olha que eu nem sou design...)

Precisamos fazer com que as pessoas entendam, que sendo prazeroso ou não, é um trabalho que somente pessoas qualificadas podem fazer. Se “fulano” acha que o trabalho é desmerecido por causa do prazer em faze-lo, precisamos fazer com que ele perceba que só quem realmente entende será capaz de fazer! “Se é fácil e prazeroso, porque você mesmo não faz?”

[]´s

Marcelo

#8 BMUNBAQA

BMUNBAQA

    Turista

  • Usuários
  • 48 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 27/11/2005, 06:45

Na minha opinião é uma profissão porque, é o nosso ganha pão e nós assinamos um contrato de trabalho, independentemente se se faz por gosto ou não, e que deve ser respeitada como qualquer outra profissão. Acho também que a palavra hobby não se aplica muito bem neste aspecto, talvez...PAIXÃO. É que eu tenho paixão naquilo que faço!
Hobby=Tempo Livre[B]
(y) ;)

#9 Marcell Marra

Marcell Marra

    Expert

  • Usuários
  • 569 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São José dos Campos - SP

Posted 28/11/2005, 16:03

Para os menores: hobby e sensação de trabalho
Para os pais de família: forca
m

procuro criatividade

#10 Makerup

Makerup

    diga XXXXXXX ... isso é palavrão??

  • Usuários
  • 1271 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Sampa

Posted 29/11/2005, 00:32

rs*,

temos por cliente uma entidade ligada ao SCPC e Serasa, essa entidade pagou um valor justo pelo site, mais ai o cara que trabalha no setor de informática da entidade resolveu usar o seu "hobby" na entidade.. ele hoje da a manutenção do site que criamos...

aconteceu que o site perdeu toda a sua identidade visual e funcional..

agora o cara vive pedindo favores e dicas, nosso DP de suporte friamente lhe diz.. não podemos arrumar isso para o Sr, pois não é nossa função e sim do DP de Informática da sua Empresa.


Eu acho que é mto bom gostar de Webdesign, mais é mto legal saber fazer antes de tornar isso uma pratica lucrativa.
makerup comunicação e marketing

#11 Phillip

Phillip

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 4 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Foz do iguaçu - Pr
  • Interesses:WebDesining, Jogos e etc

Posted 25/12/2005, 22:55

Bem, pra min eh mais um hooby pq eu ainda tenho 14 anos ! :D
Phillip Guder * (phillip.guder@hotmail.com)

#12 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 26/12/2005, 09:50

Tudo no inicio e, principalmente, dependendo da forma que é feito, é lazer...

Quando a coisa começa a ficar séria, vamos supor, com 2 ou 3 layouts para fazer em um curto intervalo de tempo, com seus clientes reclamando disso e daquilo, bla bla bla... você já começa a ver tudo de outra maneira.

Aí, deixa de ser lazer e passa a ser profissional.
------
Mero mortal!

#13 Crab

Crab

    Da paz, mas preparado para Guerra

  • Ex-Admins
  • 2521 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Florianópolis - SC
  • Interesses:Desenvolvimento Gráfico e Web.

Posted 26/12/2005, 11:00

Pode crer Prog.

.. existe uma linha imaginária entre o hobby e a profissão.

Só quem já ultrapassou sabe definir o conceito.

Torna-se profissão quando é exercido com disciplina, obrigações, e responsabilidade, ( se exercido tbm com amor, melhor ainda ) quando você ou mais pessoas dependem do teu desempenho ...

Enfim ..

Quem é profissional sabe quando está sendo profissional.

Se é hobby ou profissão ... são apenas dois estágios distintos do desenvolvimento de um profissional da área.

(y) Até mais

#14 Oracle

Oracle

    Eric Coutinho | Up-inTheSky | desde 10/2003

  • Usuários
  • 222 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro / RJ
  • Interesses:Play

Posted 29/12/2005, 22:47

Achei perfeito o artigo no que diz respeito à visão do cliente.

Mas de fato, mesmo gostando muito de fazer o que faço e também não tendo dia nem hora certos pra trabalhar, porque gosto e realmente "me empolgo", tem dias e/ou trabalhos que é brabo aturar.

Já fiquei quase uma semana desinteressado em webdesign, curtindo pintura digital. Mas nessa semana tinha um trabalho à entregar então tive que fazer "forçado". Depois pega o embalo e não vira um fardo, mas não é só pura diversão.

De quinta pra sexta passada, antes do Natal tinha que entregar 2 CDs de instalação de um sistema. O programador me enrolou a semana toda e deu o cano na quinta à noite e o que eu tive que fazer?

Fiquei até 8:30 da manhã direto pra fechar o CD-Rom, mesmo não sabendo fazer o autorun, muito menos o programa de instalação. É muita pressão às vezes. Quando vi que tinha levado cano pensei: Vou ter que aprender a fazer isso hoje.
Isso não foi um prazer, um hobby nem muito menos divertido... ;)

#15 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 30/12/2005, 10:33

Eu já acho que tudo deve ser feito por gostar, apesar da pressão, compromisso etc... se não gostar do que faz, arruma outra coisa para fazer.

Em todas as áreas há pessoas que gostam do que fazem e pessoas que não gostam do que fazem, as primeiras, em geral, são as que obtêm maiores resultados.

Essa questão dos "sobrinhos" envolve um monte de coias

- Problemas culturais: todo mundo quer levar vantagem em tudo
- Profissionalismo: muitos que se intitulam profissionais não sabem o que isso significa
- Falta de regulamentação - Se alguem for dar uma de médico sem diploma, vai para cadeia, nas áreas relacionadas a informática, basta ter um programa (geralmente pirata) que você pode se dizer um profissional.

É claro que em qualquer profissão, nem tudo são flores, mas se passa mais tempo não gostando do que faz do que gostando, mude o que faz.




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq