Jump to content


Photo

Falha Na Impressão


  • Faça o login para participar
12 replies to this topic

#1 RUN

RUN

    12 Horas

  • Usuários
  • 199 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/03/2005, 11:39

Mandei imprimir e voltou assim da gráfica, algumas partes ficaram com um filete branco pra fora, em alguns textos e algumas figuras principalmente quando tinha vermelho, oque pode ter acontecido? é problema da gráfica?

Posted Image

#2 Helene

Helene

    Turista

  • Usuários
  • 41 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/03/2005, 11:54

acho q o vermelho ta fora de registro.. =)
se foi isso, o problema foi la na grafica.. o foi na hora de copiar a chapa (se nao foi por ctp) ou na hora de imprimir mesmo ^^
tenta conversar com o pessoal da grafica :)

bjinhos

#3 nucleo|de|ideias

nucleo|de|ideias

    Turista

  • Usuários
  • 38 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sorocaba.sãopaulo

Posted 30/03/2005, 12:01

_registro de impressão (encaixe).

_converse com o seu bureau de serviços com relação a isso, para eles poderem ajudar você durante a finalização do arquivo. existe um sistema chamado trapping, ele da um "contorno" (grosseiramente falando) nas cores para que na hora na impressão as cores se encaixem perfeitamente. uma outra coisa é usar sobreposição (overprint) dos textos em 100% preto para que não haja esses filetes brancos.

_não podemos culpar a gráfica em 100%, pois há diversas variáveis com relação a registro na cores (papel, clima, máquina off-7, operador, etc).



_abrass.

________________________________________________________________________________________________

acho q o vermelho ta fora de registro.. =)

_na minha opinião o que aconteceu é que o magenta não se encaixou no amarelo. pois esse impresso é um 4 cores (cmyk).

#4 Helene

Helene

    Turista

  • Usuários
  • 41 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/03/2005, 12:14

acho q o vermelho ta fora de registro.. =)

_na minha opinião o que aconteceu é que o magenta não se encaixou no amarelo. pois esse impresso é um 4 cores (cmyk).

eu achei q o amarelo e magenta tava fora ^^"
ai eu copiei e dei zoom e vi q era só o magenta mesmo ^^
depende tbm se foi impressa em uma offset monocolor.. ai as causas podem aumentar

bjinhos

#5 pessego

pessego

    g o o d v i b e

  • Usuários
  • 121 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/03/2005, 12:45

o problema deve ser na hora do encaixe, pois se for ctp é muito dificil de dar algum problema, pois é gravado e o registro é de quase 100% e se for de fotolito tb é mto dificil pois eles dão tb quase 100% de registro

#6 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 30/03/2005, 13:38

No primeiro caso o problema é no registro do magenta e no segundo caso está faltando trapping.

o alx está preparando um material explicando o que é trapping.

Não creio que há possibilidade de ser problema de pré-impressão... Para ser problema de pré impressão, só se o fotolito não estiver dando registro, mas, neste caso, o problema também é da gráfica por não conferir os filmes.

Lembremos que embora o CTP seja, hoje, uma realidade no mercado brasileiro, a maioria da indústria gráfica ainda usa fotolitos, exceto as grande.
=======
VICHENCO
=======

#7 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 30/03/2005, 16:04

Trapping

O trapping é um procedimento que visa facilitar o encaixe de cores na medida que excede um pouco a área de cobertura da cor em relação ao seu "encaixe", assim, uma área sobressalente é criada e o registro, mesmo que falho, não gera os famosos filetes brancos.

Vamos acompanhar a FIGURA 01 e analisar suas informações:

Posted Image

1. - Aqui, vemos a imagem em "composição", ou seja, o resultado da soma entre os canais Magenta e Yellow (amarelo) em um encaixe perfeito.

2. - Podemos observar a separação dos canais M e Y sem a aplicação do trapping, assim, note que o amarelo se encaixaria perfeitamente no M.

3. - Este é o resultado quando temos variação no registro da impressão. Este erro pode ser causado por diversos fatores, mas o mais comum é (mesmo) a falha no momento da impressão. Isto deve-se à velocidade com a qual as empresas gráficas tem que operar.

Detalhe 1
Veja que podemos ver o substrato branco na fala entre os encaixes de magenta e amarelo.


Por ser um operador de pré-impressão, pode parecer que estou "tirando o meu da reta", mas os controles de calibração de imagesetteres é muito simples, sem falar que em uma empresa que conte com revisão dos fotolitos, dificilmente um fotolito com erro de registro chegaria ao cliente.

Aproveito para dizer que o fato de ser usado CtP não garante que as chapas estejam corretas, uma vez que a aplicação destas na máquina pode sofrer variações da mesma forma que a chapa gravada a partir de um fotolito convencionar. Tempo de exposição não compromete o registro. Pode comprometer as retículas (ganho ou perca de ponto) e as imagens de uma forma geral com esta variação, mas o registro permanece no mesmo local.

4. - Alguns softwares aplicam o trapping diretamente na arte (o help do illutrator cs informa que ele faz isso automaticamente, embora não tenha conseguido testar com eficiência este recurso)... o PhotoShop também faz trapping entre cores. O mais correto, no entanto, é que o RIP aplique o trapping ao interpretar o PostScript. Aqui na empresa, fizemos testes com PDF X3 (usamos o X3 com variação para manter as informações dos canais extras / pantones - digamos que nós usamos o PDF X3 VCH ;) ) e nosso RIP conseguiu traduzir todas as informações (inclinações de retícula) e aplicar trapping REALMENTE muito satisfatórios de maneira automatizada.

Na maioria das artes, no entanto, aplicamos o trapping manualmente... e devo confessar que isso - para mim - é muito mais "divertido", pois exige que eu faça a análise do documento e aplique o trapping de acordo com os meus critérios de avaliação.

Neste exemplo (ítem 4 da figura 01) foi aplicado um trapping exagerado, apenas mesmo para que pudesse ser visível na imagem de web.

Comparação (entre 2 e 4)
Compare entre os ítens 2 e 4 como a palavra "trapping" engrossou com a aplicação de um contorno amarelo com overprint. Este contorno em amarelo com overprint é o trapping que garante que a área amarela extrapole seu tamanho original e entre na área magenta.

5. - O resultado final, com o trapping é que, mesmo que tenhamos uma variação de registro, esta prevenção possa fazer com que os filetes brancos não apareçam.

Veja no detalhe que podemos ter um pequeno filete com o resultado da soma das cores (no caso de magenta com amarelo - vermelho), mas esta alteração da arte seria muito discreta e praticamente imperceptível aos olhos menos acostumados a analisar um impresso com o critério com que nós o fazemos.

Evidentemente que se o trapping aplicado for muito maior do que necessitamos (aplicamos trapping de 0.25 e 0.3 pt) pode-se gerar uma área de contorno que seja percebida pelo consumidor/usuário final. Para isso, trabalhamos com estes valores tão pequenos mas que são suficientes para resolver o problema de registro no momento da impressão.


Posted Image
Análise Tridimensional
1. - Veja neste gráfico como ficaria a impressão vista de cima, posição do observador... simplesmente olhando, podemos perceber que existe um encaixe entre as cores Ciano e Amarelo.

2. - Tridimensionalmente, o resultado seria este, como mostra a imagem 2 da figura 02.

3. - Se "levantarmos" a tinta amarela, veremos que sua área fura a área do ciano de maneira exata. O trapping justamente trabalha nesta exatidão, aumentando a área do amarelo e fazendo que não seja necessário o perfeito encaixe das cores.

4. - Assim, veja na imagem 4 que com o aumento da área amarela que surge uma área de interseção entre ciano e amarelo, e isto nos garante que não acontecerão os filetes brancos mesmo que o registro varie um pouco.

Detalhe - Veja no detalhe como o aumento da área amarela cria uma margem de erro para possíveis variações do registro.

É isso.. espero ter ajudado a esclarecer a forma como o trapping pode ajudar a prevenir os malditos filetes brancos.

Abraços.

#8 nucleo|de|ideias

nucleo|de|ideias

    Turista

  • Usuários
  • 38 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sorocaba.sãopaulo

Posted 30/03/2005, 16:21

_palmas + palmas + palmas + palmas + palmas + queixo caido = satisfação por conhecer o alessandro.

_ilustradíssimo, explicadíssimo, etc, etc...


_p.s.: isso que eu pedi para ele me dar um mão na explicação e o cara me monta um glossário sobre trapping. profissional é assim mesmo.

_abrass alessandro e eu não vou dizer aquelas frases que todo mundo diz, tipo: "continue assim" - "excelente explicação".
_vou te dizer o português claro... você é phod* alessandro!!!!!!


_obs.: e se alguém disser que eu estou pagando pau para o cara. pode ter toda certeza do mundo que isso é verdade!!!!!!

#9 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 30/03/2005, 16:28

Para aplicar o trapping no illustrator CS os objetos devem estar agrupados.

veja imagem abaixo.

muito boa a explicação alx.

Attached Files


Edição feita por: vichenco, 30/03/2005, 17:03.

=======
VICHENCO
=======

#10 pessego

pessego

    g o o d v i b e

  • Usuários
  • 121 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 30/03/2005, 18:23

_obs.: e se alguém disser que eu estou pagando pau para o cara. pode ter toda certeza do mundo que isso é verdade!!!!!!

huahuahuahuahua

mas é verdade o cara manja mto (y) , quem sabe um dia num chego a ser que nem ele hehehehehe

#11 _kreativ_

_kreativ_

    sou eu o edmar_junior

  • Usuários
  • 1086 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Fortaleza - CE
  • Interesses:Design gráfico - Macintosh - processo gráfico - impressão - pré-impressão - Foto digital - publicidade e propaganda

Posted 31/03/2005, 18:33

e ainda vejo gente perguntando pq eu nao estou mais aqui. E precisa ???
Vou vir pra aprender agora hehehehehe..... I eu perdendo tempo no orkut.

Tio alx, se garantiuuu em tio.... aprendeu direitinho hehehe. (y)

Momento flood:
Dr. vichenco tudo blz grande mestre?
Não deu tempo de ir na Fiepag, muito serviço (graças a Deus), mas assim que der apareço ai... [ ]s

Edição feita por: _kreativ_, 31/03/2005, 18:36.

Edmar Júnior - .:_kreativ_:.

Afinal de contas porque motivo estou aqui?
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2.10 (NVI)

#12 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 01/04/2005, 08:50

parece que no ano que vem vai ter uma feira com as grandes empresas que boicotaram a Fiepag.. tipo agfa, heidelberg... tomara!

#13 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 01/04/2005, 10:05

Dr. vichenco tudo blz grande mestre?
Não deu tempo de ir na Fiepag, muito serviço (graças a Deus), mas assim que der apareço ai... [ ]s


Fala meu amigo... vê se aparece mesmo... vamos tomar um choppinho...

volte a postar aqui... assim eu aprendo um pouco mais...

abçs.
=======
VICHENCO
=======




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq