Jump to content


Photo

Recorte De Cabelos Encaracolados


  • This topic is locked This topic is locked
21 replies to this topic

#1 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 23/03/2005, 15:59

Título: Tutorial de Máscara de Cabelos Encaracolados

Vamos fazer um estudo sobre como recortar cabelos enrolados, o que penso ser uma das questões mais procuradas da seção de PhotoShop, e, imagino, uma das mais complicadas também.

A nossa imagem base é razoávelmente simples de ser recortada pelo método de Canal Alpha, uma vez que apresenta um contraste relativamente bom entre o cabelo e o fundo.

Eis nossa imagem:
Posted Image

A primeira coisa a fazer é analisar cada canal para verificarmos em qual deles teremos um melhor contraste para usarmos como canal de seleção (alpha channel). Com isso, verificaremos que um canal ou outro pode ser muito mais fácil para se trabalhar.

Canal RED:
Posted Image
Este canal está bom para trabalhar, e poderia ter sido o escolhido.

Canal GREEN:
Posted Image
O melhor canal na minha opinião, o contraste entre o cabelo e o fundo está levemente melhor que o canal RED, por isso foi a minha escolha.

Canal BLUE:
Posted Image
O contraste entre o cabelo e o fundo está mais difícil de ser trabalhado, por isso não vamos trabalhar com este canal.

Escolhido o canal, simplesmente 'arrastamos' aquele canal para a folhinha em branco, na parte inferior da paleta 'Channels', o que cria um novo canal... com o nome 'GREEN COPY', ele será nosso canal de seleção.

Posted Image

Para termos um canal de seleção devemos aumentar significativamente o contraste entre o que queremos manter visível e o que queremos deletar. Para isso usaremos a ferramenta 'CURVES' no canal 'GREEN COPY'. Note que nossa imagem está em RGB, por isso a parte direita da curva se refere aos tons brancos e a parte esquerda aos tons escuros. Faremos uma curvatura que acentue o contraste, assim como mostra a figura abaixo:
Posted Image

E nosso canal vai ficar com o seguinte aspecto:
Posted Image

Mesmo com o 'CURVES' alguns detalhes precisam ser analisados no nosso canal de seleção. Veja na figura abaixo quais são os detalhes de que falo:

Posted Image

DETALHE DESTACADOS EM VERMELHO
Veja que algumas 'sujeiras' permaneceram na área que deve ser limpa, estas áreas devem ser deletadas, usando-se a ferramenta 'erase' para que o fundo todo esteja em branco.

DETALHES DESTACADOS EM VERDE
As áreas destacadas em verde devem ser preenchidas com preto, de forma que ela faça parte da área que vai ser mantida visível na seleção, desta forma, devemos pintar estes locais.

DETALHES DESTACADOS EM ROXO
Apesar de parecerem áreas que deveriam ser mantidas, podemos analisar na foto que estas áreas são locais onde se vê o fundo, e existem devido ao movimento do cabelo... por isso, estas áreas devem ser mantidas como estão, ou seja, não estarão visíveis.

Depois de editarmos o canal de acordo com as nossas necessidades chegaremos a este resultado:

Posted Image

Veja nosso canal alpha:
Posted Image

Agora vamos transformar nossa imagem BACKGROUND em layer, creio que todos saibam fazer isso (clicando duas vezes rapidamente sobre a layer background ela se transforma em layer). Assim que tivermos nossa imagem em layer poderemos criar uma LAYER MASK para identificarmos as áreas visíveis e invisíveis. Para tanto, basta clicar sobre o ícone de máscaras, no rodapé da paleta LAYERS.

Posted Image

Note que criamos uma LAYER MASK em branco, para apicarmos nela nosso canal de seleção (GREEN COPY). Para isso, utilizaremos o recurso 'APPLY IMAGE', que nos possibilita mesclar camadas, inclusive camadas de seleção e de máscaras.

Posted Image

Perceba na imagem acima, que aplicamos o canal GREEN COPY invertido como multiply na nossa layer mask, o que faz com que a camada de máscara 'receba' (por assim dizer) o desenho do canal que preparamos anteriormente.

Na tabela de canais, do lado direito da imagem, veja que o canal de máscara ficou 'invertido' em relação ao canal 'GREEN COPY'.

Apliquei um fundo amarelo para verificarmos o resultado do nosso recorte, e veja que o cabelo está mantido na nossa separação de imagens.

Posted Image

Note no detalhe que inclusive os fios mais finos foram mantidos... caso desejássemos eliminar alguns detalhes, bastaria editar a camada de máscara.

Posted Image

Espero que todos tenham gostado deste tutorial... já fazia tempo que pensava em escrevê-lo.


Abraços e 'té mais!



PAX!

#2 LeviataN

LeviataN

    Veterano

  • Usuários
  • 1017 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Ipatinga - MG

Posted 23/03/2005, 16:11

excelente tutorial...vai ser muito visitado...sem dúvida... (y) (y)

#3 juniØr

juniØr

    Normal

  • Usuários
  • 72 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo/SP
  • Interesses:Tecnologia, música, cinema, celulares, vídeo games

Posted 23/03/2005, 16:13

. . . mto bom alx, creio q essa seja uma das maiores dúvidas dos usuários do photoshop , vai ajudar bastante quem precisa . .

=)

[]'sss
[Work it harder, make it better
Do it faster, make us stronger]

#4 kavoo

kavoo

    Se o kavoo fosse da adobe, esse seria o logo =]

  • Ex-Admins
  • 1847 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Monte Dourado-PA

Posted 23/03/2005, 16:54

Ficou firmeza tio!
:: Heider Torres - www.heidertorres.com.br
My flickr - Nikon D90 | Nikon D50 | Sigma 10-20 | Nikkor 18-70 | Nikkor AF 50mm 1.8 D | Sigma 70-300 APO Macro | SB600 | 2 SB800 | Alhva Macaco

Kavoo veste: bermudão e chinelo.

#5 Douglas

Douglas

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1829 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 23/03/2005, 17:27

boa alx! (y)
quer meu msn?
não, não quer!

quer tirar duvidas no msn?
problema seu, aqui é um forum!

#6 Frajola

Frajola

    É bom?

  • Ex-Admins
  • 889 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 23/03/2005, 20:12

Valeu alx =) tava precisando mesmo ^^

______________________________________________________________
Blog Desejado - Você não vai se arrepender
Meu portifólio: http://www.freela.co...po.php?id=11616
Posted Image


#7 Tottene

Tottene

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Santa Catarina

Posted 27/03/2005, 03:30

dahora esse tutorial.
muito bom adm.

difícil encontrar um igual.
Sem imagens na assintura, por favor.

Leia as regras.

kavoo

#8 Léo_C

Léo_C

    Expert

  • Usuários
  • 585 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:No fim do mundo!!!
  • Interesses:Html, Flash, PhotoShop, Corel Draw, Dw, java script<br />E tudo mais que poder aprender

Posted 28/03/2005, 08:08

primeiramente um conselho Tottene, leia as regras não é permitido o uso de img nas assinaturas é bom remover não sou moderador mas estou passando uma dica. como é novato é bom ler as regras, e é muito bom o tuto tanto para iniciantes quanto para profissionais. O aLx tá de parabéns novamente!
Firmeza
Cada um tem o seu estilo de criar, crie e não copie.
As vezes a fonte de inspiração pode vim de uma coisa que nem percebemos.


------------------------------
Posted Image

#9 GAPs

GAPs

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 21 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 27/06/2005, 16:08

Bem legal.
Como o autor falou, eu tambem acho que é uma das duvidas bem confusas.
Eu tambem estava procurando algo sobre isso.
Belo topico.

Edição feita por: GAPs, 27/06/2005, 16:08.


#10 SanSan

SanSan

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 2 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 07/09/2005, 02:29

mt legal esse tuto *-*
mas se no caso a img tem muitas coisas no fundo complica ¬¬ eu só consegui recortar nas fotos com uma parede lisa atras da pessoa como a mulher do exemplo ou algo tipo ^^v

#11 Douglas

Douglas

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1829 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 07/09/2005, 13:02

eu lembro de um site de um ricardo com sobrenome japones.. que saiu do ar, que tinha um tuto com uma menininha e uma paisagem no fundo pra.. mas ai o cara reformluou o site e tirou todos os tutos
quer meu msn?
não, não quer!

quer tirar duvidas no msn?
problema seu, aqui é um forum!

#12 Joao=*

Joao=*

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 02/02/2006, 00:51

:o mto loko veioo vou tentar fazer (y) :lol:

#13 efata

efata

    Expert

  • Usuários
  • 559 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Maringá - PR
  • Interesses:Jesus Cristo - Artes Gráficas - Publicidade - Informática - InDesign - Photoshop - Vetores - e todo conhecimento útil e prático.

Posted 05/02/2006, 15:18

sem coments, aLx, muito bom o tuto, e algum colega resgatou esse post lá de trás num momento bem oportuno :D

mesmo se funcionar só com fundo liso já é muito bom, é um corel knockout sem plugin, "felomenal", muito roX, aLx.

#14 andrecarvalho

andrecarvalho

    Normal

  • Usuários
  • 61 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Recife/PE.

Posted 24/04/2006, 16:26

Muito bom o tutorial. Aprendi certinho!
Site sobre lobisomem o apocalipse.
Link: Lobisomem: Apocalipse

#15 Glauco__GB10__

Glauco__GB10__

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 7 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/08/2006, 17:27

Cara eu ta daria um Bju c vc fosse mulher! Muit bom mesmo!!!!!!!!!!!!!
Bem explicado e muit útil!
glauquinhorei@yahoo.com.br
glaucogb10@hotmail.com




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq