Jump to content


Photo

Instalar / Configurar Rede - Como?


  • Faça o login para participar
23 replies to this topic

#1 Marcos

Marcos

    DEUS É SEMPRE FIEL!

  • Usuários
  • 226 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 19/03/2005, 12:21

Olá!

Estou precisando muito da ajuda de vocês, pois já pesquisei aqui no fórum e em outros sites mas não consegui um boa ajuda... é o seguinte:

Estou com três computadores na empresa que trabalho. Preciso coloca-los em rede e compartilhar Internet, Arquivos e Impressoras.

Já tenho instalado em um dos PC's (com win98), internet banda larga em um modem D-Link DSL Router 500G.

Bom, já tenho um Switch de 8 portas... Por favor preciso saber, o que falta para que eu possa dar início a configuração da rede.

Preciso também de ajuda, de como configurar a rede, sendo que 2 PC's possuem WinXP Pro e 1 PC possui Win98.

Aguardo, obrigado!

Edição feita por: Marcos, 19/03/2005, 12:49.


#2 Worm

Worm

    Veterano

  • Ex-Admins
  • 1343 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:Obter o maximo conhecimento.

Posted 21/03/2005, 09:19

Marcos até poderia lhe passar todos os passos por aqui, mas seria algo grande, como ainda não consegui ter muito tempo para montar um tutorial bom achei esse qe pode lhe ajudar.

São os conceitos do que vc precisa para fazer uma rede e o que precisa.

Leia e post aqui suas duvidas eu irei lhe ajudando assim, a gent pode fazer um tópico util


Aqui

Qualquer coisa chama ai.


valew.

#3 silici0

silici0

    ?

  • Usuários
  • 902 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 21/03/2005, 09:23

Bom, de modo rápido e prático você deve fazer o seguinte:

P.S.: Lembro que do modo que lhe direi as configurações, você não terá segurança nenhuma para configurar a rede.

IP´s:

As três máquinas devem estar com ip:

192.168.0.1 - Servidor com speedy
192.168.0.2 - Cliente 1
192.168.0.3 - Cliente 2

Máscara de Sub-Rede:

Para as 3 máquina: -> 255.255.255.0

E adicione o protocolo de compartilhamento de impressora e arquivos.

Até esse ponto as máquinas devem se enchergar e você poderá usar arquivos e impressoras das mesmas. Para testar utilize o ping no Prompt MS-DOS.

Instale o Analogx Proxy:

Depois cofigure todos gateway de DNS preferencial para 192.168.0.1, dos clientes. Depois configure o I.E. na conexões para acessar o Proxy no ip 192.168.0.1 na porta 6588 do AnalogX.

Bom, lembrando que se quiser mesmo ter controle ou saber o que está aconteçendo você devia aprender como uma rede funciona, categorias de IP, Máscara, protocolos e outros.

Sou contra tutoriais, por isso espero que você pesquise mais de acordo com o texto acima. :)

Abraços
Silici0.O_o
Procurando freelancer
***********************************************
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .

#4 skarloff

skarloff

    Doutor

  • Usuários
  • 813 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RO

Posted 21/03/2005, 13:31

outra coisa, esse modem ai tem um serviço de DHCP q vem ativado de fabrica, alem de ser roteador ja, se quizer vc nem precisa mexer nas config de IP, e sim seta-las para o modo automatico(q ja vem como padrao), e depois compartilhar cada impressora, indo na pasta impressoras e clicando com o lado direito, indo na opção compartilhar... ah nao esqueça de instar o serviço de compartilhamento de arquivos e impressoras...
(y)
Skarloff
-----------------------------------------------
Sem ter o que fazer?: Videos toscos para quem não tem nada para fazer...

#5 Marcos

Marcos

    DEUS É SEMPRE FIEL!

  • Usuários
  • 226 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 22/03/2005, 11:21

Vlw mesmo pessoal!!

Por favor, gostaria de saber melhor qual o tipo de cabo/conector.

Vlw!

Edição feita por: Marcos, 22/03/2005, 11:21.


#6 skarloff

skarloff

    Doutor

  • Usuários
  • 813 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RO

Posted 22/03/2005, 11:25

Vlw mesmo pessoal!!

Por favor, gostaria de saber melhor qual o tipo de cabo/conector.

Vlw!

como assim?
melhor tipo? algo como fabricante?

se for isso ... ao menos em Cabo ainda nao vi aqui no Brasil, melhor q o da Furokawa agora o conector.... nao sei

Edição feita por: merdaman, 22/03/2005, 11:27.

Skarloff
-----------------------------------------------
Sem ter o que fazer?: Videos toscos para quem não tem nada para fazer...

#7 Marcos

Marcos

    DEUS É SEMPRE FIEL!

  • Usuários
  • 226 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 22/03/2005, 12:14

Vlw mesmo pessoal!!

Por favor, gostaria de saber melhor qual o tipo de cabo/conector.

Vlw!

como assim?
melhor tipo? algo como fabricante?

se for isso ... ao menos em Cabo ainda nao vi aqui no Brasil, melhor q o da Furokawa agora o conector.... nao sei

Vlw!


Bom, eu posso comprar o cabo já com o conector (pronto para usar) não posso?

#8 skarloff

skarloff

    Doutor

  • Usuários
  • 813 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RO

Posted 22/03/2005, 16:25

Pode claro, é util quando nao se sabe crimpar as pontas e/ou nao tem ferramentas suficiente para faze-lo. p.ex: o alicate, conectores e tal...
Skarloff
-----------------------------------------------
Sem ter o que fazer?: Videos toscos para quem não tem nada para fazer...

#9 Marcos

Marcos

    DEUS É SEMPRE FIEL!

  • Usuários
  • 226 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 24/03/2005, 20:56

Blz!

Mas gostaria de saber assim, desde o principio.. tipo, eu primeiro instalo tudo (modem ADSL, Switch, Impressora, etc) no computador escolhido para ser o servidor, e depois configuro o restante das máquinas?

#10 skarloff

skarloff

    Doutor

  • Usuários
  • 813 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RO

Posted 26/03/2005, 08:36

Blz!

Mas gostaria de saber assim, desde o principio.. tipo, eu primeiro instalo tudo (modem ADSL, Switch, Impressora, etc) no computador escolhido para ser o servidor, e depois configuro o restante das máquinas?

Ola Marcos... bem se for esse modem ai mesmo DSL 500g, voce pode liga-lo no switch, assim como as outras maquinas tambem, ja a impressora deve ser ligado no computador onde ela vai ficar no caso o servidor...

é interessante voce começar a estrutura da rede 1º como cabos... switch, modem e tal...
testar as conexões...
e depois instalar perifericos....
criar compartilhamentos....

e por assim vai. (y)
Skarloff
-----------------------------------------------
Sem ter o que fazer?: Videos toscos para quem não tem nada para fazer...

#11 Marcos

Marcos

    DEUS É SEMPRE FIEL!

  • Usuários
  • 226 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 27/03/2005, 23:07

Pessoal, vlw!

Como uso WinXP PRO nos 2 PC's, consegui criar a rede através do assistente de criação de rede (do própio windows).

Estou conseguindo navegar na Internet nos 2 PC's (pois o Modem já estava configurado como roteador).

Porém, já fiz algumas configurações para compartilhar arquivos e impressoras mas não estou conseguindo compartilhar nada além da internet...

Será que falta algum programa ou alguma configuração mesmo?

Vlw, no aguardo!

#12 skarloff

skarloff

    Doutor

  • Usuários
  • 813 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RO

Posted 28/03/2005, 16:36

Pessoal, vlw!

Como uso WinXP PRO nos 2 PC's, consegui criar a rede através do assistente de criação de rede (do própio windows).

Estou conseguindo navegar na Internet nos 2 PC's (pois o Modem já estava configurado como roteador).

Porém, já fiz algumas configurações para compartilhar arquivos e impressoras mas não estou conseguindo compartilhar nada além da internet...

Será que falta algum programa ou alguma configuração mesmo?

Vlw, no aguardo!

Q bom q conseguiu compartilhar a net ai Marcos, sobre o compartilhamento e bem simples... verifique nas propriedades dos'locais de rede' se ha o serviço de compartilhamento de arquivos e impressoras... se estiver instalado.. basta vc clicar com o lado direito no recurso a ser compartilhado... ir em compartilhamento... e marcar ambas caixas existente ai.

o windows normalmente localiza automaticamente os compartilhamentos disponiveis na rede...
se nao estiver localizado vc pode tentar indo na barras de endereço e digitar
" \\nomeDoComputador\compartilhamento"

ou mapea-los...

é interessante(nao obrigatorio) tambem todos os seus pc´s ai estarem no mesmo grupo de trabalho.

qualquer coisa posta ai.
Skarloff
-----------------------------------------------
Sem ter o que fazer?: Videos toscos para quem não tem nada para fazer...

#13 Marcos

Marcos

    DEUS É SEMPRE FIEL!

  • Usuários
  • 226 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 29/03/2005, 16:47

Pessoal, vlw!

Como uso WinXP PRO nos 2 PC's, consegui criar a rede através do assistente de criação de rede (do própio windows).

Estou conseguindo navegar na Internet nos 2 PC's (pois o Modem já estava configurado como roteador).

Porém, já fiz algumas configurações para compartilhar arquivos e impressoras mas não estou conseguindo compartilhar nada além da internet...

Será que falta algum programa ou alguma configuração mesmo?

Vlw, no aguardo!

Q bom q conseguiu compartilhar a net ai Marcos, sobre o compartilhamento e bem simples... verifique nas propriedades dos'locais de rede' se ha o serviço de compartilhamento de arquivos e impressoras... se estiver instalado.. basta vc clicar com o lado direito no recurso a ser compartilhado... ir em compartilhamento... e marcar ambas caixas existente ai.

o windows normalmente localiza automaticamente os compartilhamentos disponiveis na rede...
se nao estiver localizado vc pode tentar indo na barras de endereço e digitar
" \\nomeDoComputador\compartilhamento"

ou mapea-los...

é interessante(nao obrigatorio) tambem todos os seus pc´s ai estarem no mesmo grupo de trabalho.

qualquer coisa posta ai.

Olá!

Desculpe, mas não entendi muito bem...

Bom, verifiquei nas propriedades dos'locais de rede' e não vi serviço de compartilhamento de arquivos e impressoras :( .. então como faço?

Outra coisa, quando digito " \\nomeDoComputador\compartilhamento" aparece uma mensagem dizendo que não é possível localizar...

Eu fiz a configuração nesse PC pelo assistente de configuração de redes do próprio WinXp... depois fiz do mesmo modo no segundo PC, só que mudando o nome do segundo PC... será que está correto assim?

Aguardo, obrigado!

#14 skarloff

skarloff

    Doutor

  • Usuários
  • 813 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RO

Posted 29/03/2005, 17:49

de uma forma mais simples marcos.. clique com o lado direito no disco a ser compartilhado e procure a opção 'compartilhamento...'
..-------------------------------------------------------------------------------.....
sobre o serviço de compartilhamento de arquivos e impressoras... o windows instala por padrao... nao era bem na propriedades de meus locais de rede... tem o seu adptador de rede... e nas propriedades dele q vc poderar ver se existe esse serviço instalado.
Skarloff
-----------------------------------------------
Sem ter o que fazer?: Videos toscos para quem não tem nada para fazer...

#15 Marcos

Marcos

    DEUS É SEMPRE FIEL!

  • Usuários
  • 226 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 29/03/2005, 19:03

Qual o nome desse serviço? :(




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq