Jump to content


Photo

Diferença De Cor Na Prova


  • Faça o login para participar
9 replies to this topic

#1 RUN

RUN

    12 Horas

  • Usuários
  • 199 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 16/03/2005, 21:38

Mandei um folder pra grafica, quando chegou a prova notei uma diferença na cor de fundo, eu tinha colocado como fundo um ciano 15% e na prova ele tava com uns 5%, o engraçado é que as fotos não perderam cor, até ganharam um pouco, liguei e falei sobre isso ele disse que quando for rodar ainda vai perder mais e pode sumir o fundo, eu nem fiquei discutindo com o cara, vou aumentar e dane-se, mas eu agora não entendi, ou a gráfica é ruim ou a tabela de cores que eu uso não corresponde a realidade, isso é normal?

#2 stenico

stenico

    D E S I G N

  • Usuários
  • 138 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Capivari-SP

Posted 17/03/2005, 08:32

Existe uma longa história sobre a questão de cores em impressão off set. Para vc ter certeza do que vai sair, vc precisa estar com seu monitor calibrado para vc ter "certeza" do que está vendo, para a gráfica ver "com certeza" o que vc viu, vc precisa fazer uma prova de cor fiel, não na sua jato de tinta, mas provas profissionais, como cromalin, prelo, etc... E para o impressor conseguir produzir com fidelidade o que ele vê, são necessários um conjunto de elementos para que isso aconteça... (o impressor tem que ser profissional mesmo, a gráfica tem que dar suporte para ele, como densitometro, condições corretas de luz, equipamento etc). Isso é meio por cima da história, e serve para vc ter uma idéia de que o projeto tem que começar certo desde o começo. Vc tem o monitor calibrado? Vc fez uma prova minimamente confiável? Sua prova "bateu" com o que vc viu no monitor? Sem contar que vc mesmo questiona a qualidade da gráfica...
Acho que tem dois caminhos... 1º Ou vc se contenta com o que sai (pode tentar argumentar com sua gráfica e chegar no melhor resultado possível), ou vc procura dar um "suporte" profissional ao seu serviço. Procure um bureau (que tenha o monitor calibrado) veja como está seu serviço. Veja o que eles oferecem com relação à provas e por fim procure uma boa gráfica.
Claro que esta última opção envolve bem mais custos... Porém vc sempre vai ter a mesma cor impressa, sempre que mandar imprimir o seu serviço novamente...


tabela de cores que eu uso não corresponde a realidade


Vc têm uma tabela Escala Europa impressa? Ela sim te dá uma relação "fiel" à porcentagens de cores que vc põe no seu serviço. Se vc tem e tem certeza do que fez, tem mais um argumento para chegar na gráfica e mostrar: "Ó, na tabela, 15% de cyan é assim, e não assim...".

Valeu?
O que quer que você possa fazer ou
sonhe que o possa, faça-o.

Coragem contém genialidade, poder e magia!
Comece agora! (Goethe)

#3 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 17/03/2005, 09:33

Suposição:

1) se você colocou 15% de ciano no arquivo e chegou com 5% com certeza algo está errado na gráfica.

2) Pergunta:
A prova que eles mandaram é uma digital, um prelo ou uma prova de máquina offset mesmo?

Se for digital, a digital dele deve está muito descalibrada.

Se for prelo ou prova de máquina offset pode ter acontecido o seguinte:
Na hora da gravação da chapa deve ter havido uma perda muito grande de pontos, a ponto de 15% virar 5%. Neste caso o pessoal da gráfica deve diminuir o tempo de exposição da chapa.

Claro, vc pode me perguntar: PORQUE O RESTO SAIU BOM.

O que pode ter acontecido é:

Perdeu-se pontos na hora da gravação e aumentou a carga na hora de fazer a prova. Assim, os pontos que não estão nas áreas de mínimas voltaram ao seu tamanho normal.


MUDE DE GRÁFICA... PARA UMA GRÁFICA PASSAR DE 15% PARA 5% EM OFFSET, ELA É MUITO RUIM.
=======
VICHENCO
=======

#4 afz

afz

    12 Horas

  • Usuários
  • 127 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:logo ali
  • Interesses:design, marketing, publicidade

Posted 17/03/2005, 09:46

também lembre-se.


as cores de seu monitor, mesmo calibrado, podem enganaar muito.

o sitema do monitor é COR LUZ, e as da máquina é COR TRANSPARENTE.

o ideal é vc ter uma tabela de cores, até dao em gráfica.
Alex Zanolla

#5 RUN

RUN

    12 Horas

  • Usuários
  • 199 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/03/2005, 11:21

Eu também tô achando que a gráfica é tosca, eu nunca tinha trabalhado com essa, foi indicação do cliente por ser mais barato, aí já viu né?
O meu monitor aqui não é dos mais calibrados, mas quando se aplica um fundo chapado escolhendo a cor na escala de cores como eu fiz não pode ter diferença na impressão, agora com fotos e efeitos loucos a calibração é muito importante, bom, muito obrigado pela ajuda de todos, eu tô enviando o folder de novo com as devidas mudanças e vamos ver que bixo vai dar.

#6 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 17/03/2005, 14:22

calma galera... não podemos colocar a culpa direto na gráfica... existe outra possibilidade - o fotolito!

siga estes passos:

1º. - Verifique se o seu monitor está calibrado... mas "calibrado" a ponto de confiar nele... se não estiver, esqueça-o como parâmetro de comparação!

2º. - Peça o fotolito do material para analisar... de posse de um espectofotômetro compare as porcentagens do fotolito com as porcentagens da imagem no arquivo, se as porcentagens conferirem o fotolito estará correto e a imagesetter soltou o filme calibrado. assim, o erro não será do bureau. se as porcentagens não conferirem, o problema é da falta de calibração da imagesetter.

3º. - depois de analisar o arquivo e o fotolito, compare a estes o resultado da impressão. você pode fazer isso com a sua tabela de core novida PANCROM (que eu tô ligado que você comprou!!!)... a impressão deve ser semelhante a da prova... assim, verifique no fotolito, por exemplo, a área que está com 15% de ciano. compare com o aspecto da impressão da escala de cor... a imagem impressa deve ter o mesmo aspecto. se não estiver com o mesmo aspecto, a impressão está fora do padrão e o serviço pode ser devolvido.

acho que é isso, pessoal... abraços!

#7 RUN

RUN

    12 Horas

  • Usuários
  • 199 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/03/2005, 15:17

Aê alx, imagina minha decepção, pego aquela minha tabela de cores novinha em folha da pancrom, fico lá viajando pra escolher qual fundo eu quero e quando vem a prova....BOMBA! :angry:

Valeu pelas dicas, muito boas !!!!!!!!!!

#8 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 17/03/2005, 18:13

RUN, é muito mais certeza que a sua tabela de cores esteja correta do que a prova dos caras.. mas vc ainda não disse... que sistema de provas eles enviaram pra vc? prelo? cromalin? digital?

eu acreditaria mais nos "15%" da Pancrom!

=)

#9 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 18/03/2005, 08:52

Duvido que seja o fotolito, por mais que a imagesseter do cara esteja descalibrada, dificilmente cairia de 15 para 5%. A não ser que a densidade do filme esteja baxíssima. Mas aí, seria relaxo de mais do fotolito.
=======
VICHENCO
=======

#10 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 18/03/2005, 13:16

sim, é difícil, mas não impossível!

além de, neste tipo de situação, devermos analisar todas as possibilidades.

=)




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq