Jump to content


Photo

Maximas E Mínimas


  • Faça o login para participar
11 replies to this topic

#1 Morphy

Morphy

    24 Horas

  • Usuários
  • 481 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 10/03/2005, 14:27

Hj pela manhã meu chefe me viu mexendo em uma foto a foto éra para a Polícia Civil e não tinha tawnta importancia, mas ele me disse que as máximas e minimas não pododiam mexer porque entupiam os pontos.

Alguém pode tirar essa dúvida ou falar sobre isso, se isso é verdade.

Morphy
Murphy Bertioga

#2 kavoo

kavoo

    Se o kavoo fosse da adobe, esse seria o logo =]

  • Ex-Admins
  • 1847 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Monte Dourado-PA

Posted 10/03/2005, 17:15

Não entendi nada...

Poderia ser mais claro?
:: Heider Torres - www.heidertorres.com.br
My flickr - Nikon D90 | Nikon D50 | Sigma 10-20 | Nikkor 18-70 | Nikkor AF 50mm 1.8 D | Sigma 70-300 APO Macro | SB600 | 2 SB800 | Alhva Macaco

Kavoo veste: bermudão e chinelo.

#3 Douglas

Douglas

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1829 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 10/03/2005, 17:51

eu tbm nao
essas fotos sao de altissimas resoluções
( ja achei minha casa numa foto dessas, deu um trabalho que só... )

[ maximas e minimados do que? :S ]
quer meu msn?
não, não quer!

quer tirar duvidas no msn?
problema seu, aqui é um forum!

#4 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 10/03/2005, 18:11

Hj pela manhã meu chefe me viu mexendo em uma foto a foto éra para a Polícia Civil e não tinha tawnta importancia, mas ele me disse que as máximas e minimas não pododiam mexer porque entupiam os pontos.

Alguém pode tirar essa dúvida ou falar sobre isso, se isso é verdade.

Morphy

olá Morphy!

Vamos lá:

Cada processo de impressão tem seu ganho de ponto, então me limitarei a falar sobre offset, para aqueles que se interessarem por outros tipos de impressão (flexografia, dryoffset, rotogravura), basta postar.

Ganho de ponto: Crescimento do ponto de retícula.

Na imagem anexa, o degrade de cima seria o que vc construiu no arquivo, ou seja, as porcentagens que vc quer que saia.

Porém, existem muitas variáveis que pode fazer com que o ganho de ponto aconteça. O primeiro é na "queima do fotolito". Se a Imagesetter não tiver um rígido controle diário de calibração, o ganho, ou perca de ponto pode começar aqui.

Em segundo lugar, na hora de gravar a chapa. Novamente, se não houver um rígido controle de qualidade, também, pode-se ganhar ou perder ponto.

E, por fim, na hora da impressão. Se houver muita carga de tinta ganha-se ponto.


Repetindo, todo processo tem ganho de ponto, uns mais e outros menos.


Vamos colocar como exemplo uma impressão com uma imagem PB.

Eu utilizo as seguintes medidas para fazer uma foto PB para impressão offset plana.

Mínimas: 4% - Menos que isso dificilmente a gráfica vai conseguir gravar... Até se consegue, mas teria que ter um controle "monstro".

Máximas: 96% - Mais que isso já começa a entupir já na chapa.


Ou seja, nesta imagem PB não devemos deixar nenhuma área com 100%, nem com 4%. Se vc eleva a imagem a 100% tudo que for de 96 até 100 ficará chapado (isso é ganho de ponto).




sei lá se fui claro. Se não fui, fale-me.

Attached Files


=======
VICHENCO
=======

#5 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 10/03/2005, 20:41

. . . foi claro sim, mto bom e ilustrado .



abrasss (movido p/ processos gráficos)
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#6 Frajola

Frajola

    É bom?

  • Ex-Admins
  • 889 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasilia - DF

Posted 10/03/2005, 21:09

Eu pensei q era os pluging other-> minimo e maximo :rolleyes:

+ falou tudo =D + uma coisa q aprendo =D

______________________________________________________________
Blog Desejado - Você não vai se arrepender
Meu portifólio: http://www.freela.co...po.php?id=11616
Posted Image


#7 RUN

RUN

    12 Horas

  • Usuários
  • 199 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 10/03/2005, 21:41

ok, em qual situações este ganho de ponto pode realmente prejudicar um trabalho ? em qualquer imagem ? quando devemos ficar mais atentos a esta questão, ou medir as mínimas e máximas é procedimento padrão?

#8 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 11/03/2005, 08:22

Medir as mínimas e máximas é um procedimento padrão.

Falando em offset os cuidados por parte de quem faz a arte são míninos.

Devemos ter em mente que os percentuais acima de 96 porcento ficarão chapados e os abaixo de 4 não aparecerão.

O maior controle deve ser de quem tirar o fotolito, de quem grava a chapa e de quem, e principalmente, imprime.

Na hora de imprimir que o cuidade deve ser redobrado, qualquer carga de tinta a mais pode prejudicar o trabalho.

Imagine uma foto onde vc tem uma pessoa com a pele bem clarinha, onde o cian está apenas com 5% e o impressor abre bem a carga do cian. A pele vai ficar esverdeada... esses 4% pode chagar a 8 ou 10 porcento, o que já é suficiente para ferrar a imagem.

Por isso a importancia de se mandar uma referência de cores para o impressor seguir. É uma segurança para você e para a gráfica... E não pode ser uma referência falsa, ou seja, uma referencia que vc fez em sua jato de tinta. Tem que ser um prelo ou algum outro processo de impressão de provas de cor confiável (existem várias).

Mandando esta referência para a gráfica e se o seu trampo chegar totalmente fora, vc pode perfeitamente devolver o serviço.
=======
VICHENCO
=======

#9 adeonir

adeonir

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 11 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:RS/Brasil

Posted 14/03/2005, 22:54

Quais seriam os valores cmyk normalmente usados em uma off-set plana?
Trabalho em uma gráfica onde a impressora off-set é mais antiga e a carga máxima de tinta não é muito alta. Estou usando c3m2y2k0 para mínimas e c65m55y55k85 para máximas.

Abraço.


< por favor, não 'direcione' suas perguntas pedindo diretamente para um ou outro membro responder. sua intenção pode ser boa, mas seria uma falta de consideração com os demais membros que frequentam a sala e que poderiam te ajudar, concorda? >

Edição feita por: alexleitte, 15/03/2005, 08:55.


#10 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 15/03/2005, 08:53

como regra, a somatória das cargas não deve ultrapassar 320%...

no caso: 65 + 55 + 55 + 85 = 260 < 320 então você não terá problemas de decalque da tinta no papel...

no entanto, o resultado desta cor seria um preto forte... pra que isso? se quer calçar o preto use apenas 30% de ciano sobre o preto (30 0 0 100) que já fica um "pretão" legal!

suas mínimas (em somatória) estão boas... 7%, mas lembre-se: é difícil manter porcentagens menor que 4% no processo de impressão... a maioria das gráficas vai enfrentar dificuldades em trabalhar com uma carga tão pequena.

abraços.

#11 xaves

xaves

    Normal

  • Usuários
  • 105 posts
  • Sexo:Não informado
  • Interesses:Redes, Corel Draw e Programação em geral

Posted 19/03/2005, 13:15

Mínimas: 4% - Menos que isso dificilmente a gráfica vai conseguir gravar... Até se consegue, mas teria que ter um controle "monstro".


é difícil manter porcentagens menor que 4% no processo de impressão... a maioria das gráficas vai enfrentar dificuldades em trabalhar com uma carga tão pequena.


Olá galera,

sobre o comentários, vai depender bastante em qual local vc vai imprimir, tenho tido experiências com mínimas menores que estas em flexografia, estou usando até 2%, claro, não utizando em áreas desperças, a gravação nas placas tem sido boas, e a impressão não decepcionou..
ai q eu digo, procure ver bem como trabalha o pessoal da impressão, as vezes se consegue mínimas incríveis(tem uma gravadora em uma grande empresa em SP que consegue até 0,5%, incrível né?) ou tem outras que não conseguem lidar com 5% ou até 6%...

valeu e t+
• Xaves Corel | Pré-impressão | Photoshop | Programação

#12 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 20/03/2005, 20:10

Neste exemplo eu estava me referindo exclusivamente a offset.

Claro que o ideal é se interar com o pessoal da gráfica que vc vai imprimir e quel sabe até gerar um icc desta gráfica. Porém, os dados que fornececi pode ser considerado como valores "default", ou seja, na dúvida é melhor deixar com 4% pois, é melhor ter 4% na imagem do que um buraco branco.

Mas, concordo contigo, devemos antes de mais nada verificar com a gráfica a curva de gravação, ganho e perda de ponto.
=======
VICHENCO
=======




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq