Jump to content


Photo

Policromia


  • Faça o login para participar
9 replies to this topic

#1 mestrefeiticeiro

mestrefeiticeiro

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 9 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 04/03/2005, 16:09

Boas galera !!!


preciso desenvolver uma embalagem em policromia, onde tenho varios detalhes em dourado (hot) alem da poli, tenho ja a arte para cromia onde foram feitos os rotulos e agora a necessidade de se fazer a embalagem, alguem pode me dar uams dicas ???


abracos

#2 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 04/03/2005, 16:24

olha, o ideal seria selecionar estas áreas e aplicar cores pantone... se for vetorial tá fácil, agora se for imagem vai precisar adicionar canais spot color no photoshop... para arquivos com spot colors existem dois formatos seguros:

1. EPS DCS 2.0
2. PSD (q estamos usando aqui na empresa)

no caso de imagens, você vai precisar selecionar a área da imagem e transformá-la em um novo canal de cor... pode ser bem trabalhoso. na imagem do exemplo, eu deletei os canais de CMY e deixei o Pantone 874 (Ouro) + Black para dar contraste...
Posted Image

voltando aos vetores...

não sei com qual programa vetorial você trabalha, mas para pantones recomendo illustrator ou freehand. corel não cria pantones novos e também não lida muito bem com pantones nas imagens...

ao importar um PSD com um canal pantone, no illustrator CS (que uso aqui na empresa) o canal pantone já é inserido na tabela de cores...
Posted Image

tendo todas as imagens e vetores definidos como o pantone GOLD na separação de cores já vai separar esta cor extra. veja a amostra...
Posted Image

ps.: lembre-se que no caso de pantones em imagem e vetores o canal spot deve ter EXATAMENTE o mesmo nome da cor pantone do programa vetorial, senão será criada uma nova cor extra.

=)

#3 core

core

    [ 10.3.7 ]

  • Usuários
  • 650 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sai fora ! . . curioso .
  • Interesses:no tempo que perdeu vendo essas coisas no meu profile vc poderia ter aprendido algo que lhe traga mta $

Posted 04/03/2005, 18:27

• legenda :

eu deletei os canais de CMY e deixei o Pantone 874 (Ouro) + Black para dar contraste...

• dúvida :

1. EPS DCS 2.0
2. PSD (q estamos usando aqui na empresa)


10 . . .

. . . mto completo e ilustrato alx . . .

• legenda :

. . . os canais são limpos p/ não gerar sobreposição nas inclinações das retículas (alteração de tonalidade na aplicação do dourado) . . . tais alterações tb podem ser utilizadas se ao menos um dos canais estiver limpo e no mesmo ângulo do pantone . . . as inclinações são alterados na própria janela de impressão > separação (alx imagem 03)

• dúvida :

. . . sempre fui instruído a utilizar .tiff's e .eps's (2) p/ arte-finais, a utilização do arquivo nativo de ps não gera problemas ? . . ou depende do fornecedor ?



. . . pois deve economizar um tempo mto grande e importante p/ arte-finalistas, bureals e gráficas .



abrasss (fico imaginando todo tempo q já gastei gerando imagens em alta . . . hehehe)
:: c•re ::
corebs ( msn - skype )
- -
personal I www.bablersassioto.com
profesional I www.exitdesign.com

#4 mestrefeiticeiro

mestrefeiticeiro

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 9 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 05/03/2005, 03:47

Boas galera !!!


abracos ao elxis e ao core, explicacao bem produtiva e insisiva, assim ke tiver o resultado final dou um feedback ok



abracos

#5 nucleo|de|ideias

nucleo|de|ideias

    Turista

  • Usuários
  • 38 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:sorocaba.sãopaulo

Posted 05/03/2005, 08:17

_afff... que aula em meus brows.
_cada dia que entro aqui eh uma surpresa, todo o santo dia aprendendo mais e mais.

_eu sei que eh complicado fica colocando post assim, pq ocupa mais espaços nos servidores do wmo.
_mais nao pude de deixar de cumprimentar a experiencia e tal tecnica (tanto do alessandro quanto ao do ricardo).

_abrass e sicenramente?!?!? vcs sao pho**.


_p.s.: nao estou puxando o saco de ninguem, se alguem acha isso... infelizmente nao vou poder fazer nada.

______________________________________________________________________________________________


_alessandro...
__1º - vc simplesmente deu um place do PSD para o AI???
__2º - as camadas foram achatadas para isso???
__3º - pq a necessidade de black + pantone??? na poderia ser somente a pantone??? (usarei em todos os casos de imagens pantonadas essa configuracao de black + pantone).
__4º - tais instrucoes desses arquivos serao compreendida por um rip ps2???
__5º - no caso de fechamento de arquivos conforme padrao ISO ISO 15930-1:2001, terei que usar as instrucos do pdf x3 (pois somente ele reconhece tais intrucoes???).

_ricardo...
__1º -

os canais são limpos p/ não gerar sobreposição nas inclinações das retículas (alteração de tonalidade na aplicação do dourado) . . . tais alterações tb podem ser utilizadas se ao menos um dos canais estiver limpo e no mesmo ângulo do pantone . . . as inclinações são alterados na própria janela de impressão > separação (alx imagem 03)

_nao intendi essa direito, foram delatados os canais para nao haver sobreposicao nos angulos das reticulas??? mais a inclinacao do pantone e o black sao as mesmas... nao havera problema com relacao as inclinacoes no meu bureaeu de servicos???

#6 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 07/03/2005, 10:18

[quote name='core']os canais são limpos p/ não gerar sobreposição nas inclinações das retículas (alteração de tonalidade na aplicação do dourado) . . . tais alterações tb podem ser utilizadas se ao menos um dos canais estiver limpo e no mesmo ângulo do pantone . . . as inclinações são alterados na própria janela de impressão > separação (alx imagem 03)[/quote]na realidade, fiz este tutorial meio na pressa... veja que existe retícula de preto na área do pantone para termos o sombreamento de preto...o ideal seria que tivéssemos inclinações diferentes para o preto e o pantone... como o pantone não sobrepõe a mais ninguém, poderíamos usar as inclinações de Cyan, Magenta ou Amarelo. eu esqueci este detalhe.

[quote name='core']• dúvida :

. . . sempre fui instruído a utilizar .tiff's e .eps's (2) p/ arte-finais, a utilização do arquivo nativo de ps não gera problemas ? . . ou depende do fornecedor ?[/quote]depende do fornecedor. nós aqui fizemos teste no nosso rip e funcionou perfeitamente, inclusive com trapping automático (harlequim PS N3).

[quote name='nucleo|de|ideias']_alessandro...
__1º - vc simplesmente deu um place do PSD para o AI???[/quote]só.

[quote name='nucleo|de|ideias']__2º - as camadas foram achatadas para isso???[/quote]a imagem vem achatada, mas mantém a imagem do PSD original.

[quote name='nucleo|de|ideias']__3º - pq a necessidade de black + pantone??? na poderia ser somente a pantone??? (usarei em todos os casos de imagens pantonadas essa configuracao de black + pantone).[/quote]deixei o preto para ter sombreamento no pantone, senão ficaria meio chapado o conta fios da imagem só no ouro.

[quote name='nucleo|de|ideias']__4º - tais instrucoes desses arquivos serao compreendida por um rip ps2???[/quote]não sei. testei em um rip nível 3.

[quote name='nucleo|de|ideias']__5º - no caso de fechamento de arquivos conforme padrao ISO ISO 15930-1:2001, terei que usar as instrucos do pdf x3 (pois somente ele reconhece tais intrucoes???).[/quote]não nos apegamos a estas instruções, afinal, o que nos importa é o que funcione aqui dentro da empresa... por isso converse sempre com seu fornecedor... se for o caso, vá no fornecedor e teste propostas de soluções com eles.

[quote name='nucleo|de|ideias]_nao intendi essa direito' date=' foram delatados os canais para nao haver sobreposicao nos angulos das reticulas??? mais a inclinacao do pantone e o black sao as mesmas... nao havera problema com relacao as inclinacoes no meu bureaeu de servicos???[//quote']sim, haverá problemas... o ouro e o preto deveriam ter inclinações diferentes... erro meu ao preparar a imagem para o tutorial... o ouro deveria ter qq inclinação, menos a do preto, pois é a única cor com a qual ele (o ouro) interage.

o ideal seria que tivesse usados estas inclinações:

Posted Image
repare que os ângulos do preto e do ouro (pantone 874) estão diferentes, isso porque estas duas cores interagem entre suas retículas.

abraços.


=)

#7 vichenco

vichenco

    Mac OS X

  • Usuários
  • 361 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 07/03/2005, 11:48

__5º - no caso de fechamento de arquivos conforme padrao ISO ISO 15930-1:2001, terei que usar as instrucos do pdf x3 (pois somente ele reconhece tais intrucoes???).


Seguinte: com tais configurações explicadas pelo Alx vc pode criar um PDF/X3. E o ideal é que se faça isso.

Porém, ao converter o arquivo .ps para PDF/X3 vc perde as informações de angulação. Para corrigir este problema vc de editar o setting do PDF/X3 e habilitar a opção: (veja quadro).


Assim, vc terá todas as informações do PDF/X3 mais as informações de retículas.


Outra coisa, aconselho usar imagens PSD com multiplos canais apenas no Illustrator CS e InDesign CS. Para outros programas o melhor é o EPS DCS 2.0


abraços.

Attached Files


Edição feita por: vichenco, 07/03/2005, 12:18.

=======
VICHENCO
=======

#8 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 07/03/2005, 12:17

fiz mais alguns testes e verifiquei novos detalhes!

imagem que fiz para o teste...

quero esclarecer que eu NÃO USO arquivos PSD com divisão de layers para fechar o PS/PDF, mas testei aqui um arquivo com as layers separadas, com efeitos e com um canal pantone extra.

novamente apliquei retícula de preto sobre retícula do pantone... assim, nosso PSD ficou com as seguintes características:
  • 1. - imagem com layers separadas;
  • 2. - imagem com pantone;
  • 3. - layers com efeitos (layer effects);
  • 4. - sobreposição de retícula do preto (em layer separada) com o pantone de fundo;
  • 5. - imagem em CMYK / 300dpi
verifiquei que nenhum destes dados dificulta a geração de um PDF em In-RIP separations (necessário para nosso PDF 3X modificado). ou seja:
  • 1. - a imagem vem "achatada", mas mantém todas as suas características;
  • 2. - mesmo com layers separadas, o canal pantone veio corretamente;
  • 3. - os efeitos foram mantidos;
  • 4. - a opção de "overprint" que estava ativada no efeito de sombra, foi mantida, e o preto "caiu" sobre o pantone corretamente.


    entretanto, tentei importar o mesmo PSD no CorelDraw 11 e no FreeHand MX e observei:

    coreldraw 11
    [list]
  • 1. - Não "traz" o canal pantone;
  • 2. - Não "traz" os efeitos das camadas.
freehand
  • 1. - não importa PSD com layers separadas;
  • 2. - em PSD achatado não adiciona o canal pantone à lista de cores.


#9 mestrefeiticeiro

mestrefeiticeiro

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 9 posts
  • Sexo:Masculino

Posted 08/03/2005, 14:40

Boas galera !!!!

Bem diante de tantos detalhes, confesso ke aprendi mto com todas as dicas, ainda mais sendo um processo de deenvolvimento do qual ainda nao havia executado, so conhecia o processo final, impressao, mas pelas dicas conegui finalizar td meu trabalho, abracos e agradeco a cooperacao de todos, ah alexis aproveitando nao ke seja tema de um trabalho futuro, mas estou com intencao de abrir mais um topico onde possamod acrescentar tb td o processo de rotogravura, desde o processo de criacao ate a sua finalizacao, o ke acha?


abracos

#10 aLx

aLx

    All4PG Adm

  • Conselheiros
  • 890 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo, SP
  • Interesses:PhotoShop, Illustrator, Produção Gráfica, Need for Speed, Call of Duty 4, Macintosh, Hackint0sh, etc

Posted 08/03/2005, 17:53

acho ótimo... embora não conheça muito o processo de roto... mas o vichenco deve ter algumas informações sobre isso.

abraços.




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq