Jump to content


Photo

Pesquisa Sobre Segurança Em Servidores


  • This topic is locked This topic is locked
3 replies to this topic

#1 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 18/02/2005, 00:20

Estou fazendo uma pesquisa sobre firewall, então minha pergunta é a seguinte, se você administra algum servidor UNIX você utiliza Firewall? Caso não, quais são os motivos? Se existisse uma solução com custo baixo e benefício alto, voê utilizaria essa solução?

No caso de utilizar firewall, Qual seria o hardware que você utiliza?

São só essas as minhas dúvidas, lembrando que é apenas para quem administra um servidor

#2 silici0

silici0

    ?

  • Usuários
  • 902 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP
  • Interesses:PHP, MySQL, XHTML, CSS, AJAX, JavaScript, Objective-C, Python, Games ... #geek

Posted 08/03/2005, 10:48

Conheço muita gente que administra, eu mesmo tenho meu próprio servidor
um p233 32ram com FreeBSD 4.2-RELEASE, e conheço muita gente com OpenBSD, FreeeBSD e Slackware instalados como servidores, todos menos eu, utilizam-se de controles de protocolos como firewall a nível de kernel, encapsulamento de dados e redes vpn criptografadas, são seguranças bem legais e garantidas de se mecher, mas tem que entender bastante... :-)

Uma solução legal seria fechar tudo e somente permitir portas+protocolo que iria realmente utilizar, para ter mais segurança montar sua própria tabela de DNS, utilizando-se de berkley e oturos pontos seguros para dns resolver.

Com meu servidor ta em casa, tenho pouca memória e utilizo dos modulos de php no servidor e outros serviços, faço roteamento a nível de kernel para ficar mais rápido e também deixo os serviços de firewall tudo down. :/

Abraços

Silici0.O_o
Procurando freelancer
***********************************************
Bachelor of Technology in Technology of Information, with great knowledge in Windows operating systems and Unix-Like (BSD, Ubuntu and Slackware), languages (PHP, JavaScript and MySQL), semantic (DHTML, Tableless, Ajax, MVC, OO) and analysis (manages projects based on PMI).
Developer in PHP, JAVA, Python, Objective-c MySQL, DHTML, CSS, JAVASCRIPT, JQUERY, JSON, SMARTY, MDB2, DOCTRINE, CAKEPHP. Linux desktop for work and MacOS. E-commerces, CRM and bussiness strategys
Love-me and be FREE use UniCes-Like .

#3 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 08/03/2005, 11:06

Serve Linux?

Tem algumas opções gratuitas, como o APF (que gosto bastante, já que é facil de configurar), você pode usar o IPChains (mais chatinho de configurar, mas é grátis e mais flexível que o APF).

Uma coisa que gosto de fazer é desabilitar a execução de tudo que não vou usar e não só barrar as portas no servidor.

Claro que se houvesse uma solução de administração de segurança que resolvesse tudo de uma vez e tivesse uma administração fácil (via web ou shell, mas no estilo pergunta e resposta) com um custo acessivel, seria legal, pois é meio chato configurar cada coisa em um lugar.

A ferramenta ideal para mim: teria a lista de portas abertas, para marcar o que quer rodar, um check root-kit integrado, um portscanner (tipo o nmap), um editor de wheel group, uma listagem de processos rodando (lendo o /proc e informando a linha de commando, já que o ps deixa passar algumas coisas), alguns checks de exploits conhecidos, um local para desabilitar serviços e protocolos inseguros, editor centralizado de configurações de segurança básica dos servidores (httpd, ftpd, smtpd etc...) e alguns outros (PHP, MySql etc...)

Esses sitema teria que rodar por ssh ou ssl, ter usuário próprio para login (não permitir acesso direto como root, dá o su, depois de logar, informando a senha do root).

Seria interessante um analisador de logs decente também, todos que conheço são uma tristeza e você acaba tendo que ler o log todo :(

Acho que uma ferramenta com a configuração de segurança toda integrada, teria uma ótima aceitação.

FireWall por hardware, só é vantagem para quem tem vários servidores ou uma rede bem grande, do contrário, acho melhor usar por software.

OBS.: Quando uso o Linux em casa, não uso FireWall, não vejo necessidade para isso, como uso poucos serviços ativos e acesso com um usuário com poucos privilégios, mesmo que a máquina fosse invadida, o estrago seria pequeno.

Abraço

#4 Leone Fernandes

Leone Fernandes

    (y)

  • Usuários
  • 585 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte - MG

Posted 24/01/2009, 15:26

Tópico Fechado!

Como o autor não respondeu ao tópico por mais de 10 dias, o mesmo foi fechado.
Caso necessite que o tópico seja reaberto, entre em contato com um dos moderadores do fórum..






1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq