Jump to content


Photo

Web Design X Design Digital


  • Faça o login para participar
4 replies to this topic

#1 Douglas Barbosa

Douglas Barbosa

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 16 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 17/02/2005, 12:37

Pessoal estou com um problema que as vezes me afligue, sou web design e tenho bons conhecimentos em programação, estou seriamente interresado em mudar meu seguimento de trabalho mas as vezes fico na duvida, não conheço nada de Design Digital, mas acho muito interresante.
Alguem pode me dizer como está esse mercado de trabalho, ou se compensa mais ter um portifolio de projetos e tocar sozinho o trabalho.

Acho que 80% do expecialistas na area de informatica não fez faculdade ou parte do mesmo principio que eu, não faço faculdade, pois acho que vc não poe a mão na massa, tudo e teoria e isso não e vantagoso, e sim pegar uma apostila e rasgar de estudar ou fazer um curso em um boa escola como afterweb ou impacta, ai sim vc fica um expert no programa ou no softwear que se dedicou. Faculdade e so para os filhinhos de papais mesmo.

Então quero saber do pessoal se já está chegando a hora de mudar de area, o problema de web design esta começando a ficar muito saturado e o design digital e novidade no mercado e vem crescendo.

O que vcs acham

Qual ferramenta devo começar a estudar ou se me indicam alguma outra
MAYA
3D STUDIO MAX
PHOTOSHOP
AFTER EFFECTS
LIGHTWAVE 3D
BLENDER
COREL DRAW
SOFTIMAGE

Forte abraço a todos e sei que vcs me diserem aqui será importante.

Douglas Barbosa

#2 PHPMan

PHPMan

    Jesus te ama

  • Usuários
  • 149 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 17/02/2005, 12:55

Douglas.. eai veio

Vale ressaltar que pode até estar saturado..mas os que sempre sobressaem são os bons. Mesma coisa que Médico...Advogado...tem de monte..só os bons se dão bem.

Se vc gosta do que faz e é bom... não acho impecilho o fato de estar saturada a área de você trocar não. :)

Flw

#3 digo5150

digo5150

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 7 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 18/02/2005, 07:55

Olá douglas..

Gostaria de incentivá-lo e ao mesmo tempo rebater algumas "atrocidades" que vc comentou!

Primeiro.......Faculdade nãoépara "filhinho de papai" não e sim para quem está afim de estudar e aprender o design (por exemplo) pela sua base, ou seja: conceitos, movimentos artísticos, métodos, e muitas outras coisas! E isso que fará a diferença entre um profissional e outro...o conhecimento sobre a arte e não apenas conhecimento do software!

Não adianta vc saber tudo sobre o software s evcnão entende nada de DESIGN, pois como eu jádisse, DESIGN não é algo tão simples......ele até parece que é, mas o que está por trás e um bom projeto gráfico é muito conhecimento sobre a arte, o mercado, o público, técnicas de marketing, propaganda e etc!!!

Acho sim q vc deva começar a estudar alguns softwares...mas não toda aquela relação q vc citou........3D, vídeo, pós-produção.....não passe os pés pelas mãos!!

Daqueles q vc citou...o conhecimento do Photoshop ou algum similar, como o Fireworks, é essencial para qqr designer digital!
Se vc pretende trabalhar com 3D, te indico o 3ds max, que possui uma interface bem mais amigável que o Maya, XSI (softimage) e o Lightwave (LW).......

finalizando......não existe essa de um software ser melhor qo outro.......quem faz a diferença é o "PEOPLEWARE"...ou seja....o Profissional!!!

É isso......espero que isto sirva de incentivo e tbm comouma forma de abrir sua cabeça para o mundo do DESIGN e não apenas dos softwares...

AHHH...só para constar...não sou Designer de formação e sim Arquiteto.....mas estudo isso a aaaanos...afinal......estudei Design Gráfico na faculdade!!!
abraços

__________________________
Rodrigo ABB
rodrigoabb@gmail.com
ww.rodrigoabb.com.br

#4 danielvan

danielvan

    Turista

  • Usuários
  • 28 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 22/02/2005, 11:02

Eu trabalho com design digital, mas resolvi começar do zero e aprender tudo como é feito na mão. Ou seja, escolhi Desenho Industrial e tô modelando cubos em cartolina, exercitando plástica, marcenaria e aprendendo muito mais sobre equilíbrio e coisas do tipo. Parece bobo, mas não é. Acredite.

#5 stenico

stenico

    D E S I G N

  • Usuários
  • 138 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Capivari-SP

Posted 23/02/2005, 01:18

Primeiro seria interessante vc saber o que significa design e o que vem a ser:
No aurélio:

1 . projeto, intento, esquema, plano, escopo, fim, motivo, enredo, tenção. 2 desenho, bosquejo, esboço, debuxo, delineação, risco, modelo. 3 invenção artística, arranjamento, arte de desenho. // vt+vi 1 projetar, planejar, ter em mira, propor-se, ter intenção. 2 designar, destinar, assinar. 3 desenhar, traçar, debuxar, esboçar, delinear, bosquejar.

Ou seja Design não é a mídia ou o suporte onde ele vai ser apresentado e sim o projeto, o planejamento, o antes...

Então se vc é um Designer, tanto faz ser web ou digital. O web ou digital ou impresso é conseqüencia ou necessidade do seu projeto.

Saturação, existe em todas as áreas. Como já foi dito, os bons se sobressaem. Para ser bom, se especialize, estude, faça FACULDADE (se vc tem condições), e aí vc vai ter condições de ser um bom web, digital, gráfico designer.

Veja este livro "O que é e o que nunca foi design gráfico" de André Villas Boas, editora 2ab.
Editora 2AB - O que é design


Acho que 80% do expecialistas na area de informatica não fez faculdade ou parte do mesmo principio que eu, não faço faculdade, pois acho que vc não poe a mão na massa,

Não sei de onde vc tirou essa porcentagem e acredito que é apenas uma opinião particular sua.
Engana-se quem pensa que faculdade é só teoria. Suor e noites sem dormir fazem parte do dia-a-dia de um bom aluno (e uma boa facul também)

Trabalhei uns 10 anos como designer e me perguntava o que poderia aprender mais em uma faculdade. Meu, é inacreditável o que vc aprende. Vc recebe base para resolver todos os problemas que te aparecem, e não um problema ou outro específico. Mais ou menos, vc aprende a pescar e não pegar o peixe pronto na prateleira do mercado. Aí é que vc se sobressae.

Acho importante vc manjar de vários programas e técnicas. Programas vão e vem e operadores também. Conhecer e aprender o conteúdo que os programas vão produzir é bem mais importante.

A propósito, comecei a fazer faculdade e não terminei. Está trancada. Porém o tempo que fiz abriu meus olhos com relação ao mercado. Existem sim muitas pessoas que se intitulam web designer e se vc pesquisar vai ver também que existem muitas que são digital designer. Existem clientes que levam em conta o preço a ser pago não se importando com a qualidade. O mercado é cruel. Serviço sem qualidade não tem futuro. Quem quer sobreviver percebe isso. E existem clientes que querem qualidade (alguns, a qualquer preço).

Revalie sua postura, procure bons clientes, ou melhor, conquiste bons clientes.

Abraços. (y)
O que quer que você possa fazer ou
sonhe que o possa, faça-o.

Coragem contém genialidade, poder e magia!
Comece agora! (Goethe)




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq