Jump to content


Photo
- - - - -

Tecnologias Feitas Para Enxergar Você!


  • Faça o login para participar
Nenhuma resposta neste tópico

#1 OFAJ

OFAJ

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 24 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Jardim Anália Franco * SP * São Paulo

Posted 10/02/2005, 07:06

EU& / Investimentos - Valor Econômico S/A - Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2005.

Tecnologia que enxerga você
Mik Lamming, cientista da HP: formas mais ricas de estar em contato com as pessoas

O britânico Mik Lamming é um dos mais importantes cientistas do laboratório da empresa americana de tecnologia Hewlett Packard - a HP - , em Palo Alto, na California. "Meu negócio é criar diversão para os nerds", ressalva. Ele é do tipo de sujeito que verifica se as pilhas de um gravador estão carregadas, colocando-as na ponta da língua para verificar sua acidez. Lamming faz parte do mais novo departamento de Palo Alto, criado há 10 meses, o "laboratório de aplicações para o consumidor".

A gigante do setor, com lucros da ordem de US$ 15 bilhões, uma das líderes no fornecimento de impressoras para o setor corporativo, tem buscado maneiras de se aproximar do usuário final de seus produtos (suas mais recentes propagandas na televisão refletem isso). Deseja expandir seus negócios e investir na tecnologia móvel com o lançamento de 10 novos notebooks, quatro deles chegam ao país em março.

Quando os engenheiros e criadores da HP, William Hewlett e David Packard, se conheceram em Stanford, fundaram uma empresa inovadora numa pequena garagem. Hoje, seus seguidores vivem esse legado na forma de uma responsabilidade de inovação constante. Daí que o laboratório da HP pesquisa as novas formas que a tecnologia pode assumir, seja através de uma câmera digital acoplada aos óculos que tira fotos continuamente ou de um livro digital com as páginas amareladas. Na área de Lamming, a inovação está no desenvolvimento de sensores que podem estar integrados aos objetos e às roupas e que monitoram as tarefas diárias.

Valor: Qual é a maior preocupação do seu trabalho?

Mik Lamming: O maior foco do trabalho da HP sempre foi a funcionalidade e a utilidade de seus produtos. Começamos a nos interessar mais pela interação dos produtos com as pessoas. Além disso, desde a criação do I-Pod, da Apple, a tecnologia não deve ser apenas funcional, mas ser "cool", descolada.

Valor: Quais motivações fundamentam o consumo de tecnologia hoje em dia?

Lamming: Eu aposto na preocupação com saúde, segurança e bem-estar. Um grande bloco de pessoas está muito preocupado com sua aposentadoria e eu gostaria de criar uma tecnologia para facilitar sua vida quando elas não serão tão ágeis.

Valor: Você pode dar exemplos de aplicação disso?

Lamming: Estudo o uso de sensores não invasivos que, através de sons, me contam se minha mãe não esqueceu a chaleira acesa no fogão e me dão a certeza de que ela não escorregou no banheiro. Me interesso na pesquisa de formas mais ricas de estar em contato com as pessoas - ir além do envio de mensagens. Eu gostaria de criar um sistema para sincronizar a comunicação. Por exemplo, eu quero ligar para meu filho, mas nunca sei o momento que ele está disponível. Gostaria de criar um sensor que me dissesse quando ele quer falar comigo.

Valor: Como você interpreta essa vontade de conexão entre as pessoas?

Lamming: Estar em contato com as pessoas aumenta sua auto-estima. É incrível como nos sentimos mais valorizados quando estamos nos comunicando.

Valor: Você se pergunta sobre o alcance das suas pesquisas?

Lamming: Sim e acredito que poucos milhões de pessoas podem utilizar um computador pessoal. Eu me interesso mais por criar aplicações simples e de amplo uso, sem manual de instrução. Muitas dessas aplicações estão relacionadas à criação de uma "memória auxiliar". Quem não pagaria por algo que ajudasse a lembrar o nome de uma pessoa que você conheceu na semana passada? Ou algo que te dissesse onde você esqueceu as chaves do carro?

Valor: Tecnologia com a qual você transita entre redes e aplicativos, tecnologia invisível. Esses são conceitos da moda no setor. Qual outra você gostaria de agregar à lista?

Lamming: Ando com um conceito em mente: uma tecnologia que presta atenção a mim, sem que eu preste atenção a ela. Desejo produtos e serviços que desenvolvam prioridades: que meu telefone celular não me interrompa para perguntar se eu quero café quando eu estiver numa reunião. E que ele saiba que pode sempre me interromper para dizer que minha filha está doente.

* Noticia supra é fiel à íntegra publicada no jornal, com nome da Fonte, Autor Original e Link para acesso ao veículo inseridos no corpo do tópico.

OFAJ

"Não sou Expert em nada, por ora, sou apenas um Aprendiz."
Entender que há outros pontos de vista, portanto, análises diferentes da nossa, é o inicio da sabedoria.




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq