Fala Garoto
Então esse até um processo simples...
Bem, vou postar como funciona o esquema e vc dá uma busca aí no fórum pra pegar o resto do código, ok?
No seu Stage, vc vai ter q criar dois moviclips... um vai ser a bolinha q persegue e o outro o perseguido, ok?
Instancie os dois...
A lógica do negócio é a seguinte:
primeiro vc vai ter q dar ação de movimento ao MC q vai ser perseguido (vamos chamá-lo de "carinha")... as ações já foram postadas pelo Saruman, ok?
Depois, terá q dar ação de movimento ao MC que persegue, ok?
ele funciona assim:
function MCpersegue () {
/// Declarar as variaveis da função
xpersegue = _root.persegue._x // Posição X do MC Persegue
ypersegue = _root.persegue._y // Posição Y do MC Persegue
xmouse = _root._xmouse // Posição X Mouse
ymouse = _root._ymouse // Posição Y Mouse
speed = 5 // Velocidade do MC persegue
/// Lógica do Movimento
if (xpersegue + speed < xmouse) { // Se o mouse estiver à direita
_root.persegue._x += speed // MC move para a direita
} else if (xpersegue - speed > xmouse){ // Se o mouse estiver à esquerda
_root.persegue._x -= speed // Balao move para a esquerda
}
if (ypersegue + speed < ymouse) { // Se o mouse estiver à acima
_root.persegue._y += speed // MC move para cima
} else if (ypersegue - speed > ymouse){ // Se o mouse estiver à abaixo
_root.persegue._y -= speed // MC move para baixo
}
}
setInterval(MCpersegue , 50) // tempo q a função é atualizada... no caso, 50/1000, sendo q 1000 representa 1 segundo, ok?
Agora, vc tem q colocar a ação q diz qdo o MC persegue atinge o MC carinha, ok?
isso é feito com a função hitTest q funciona assim:
Lógica
"se o MC persegue tocar o MC carinha acontece o seguinte"
Ação:
colocar ação dentro de uma função*
if (_root.persegue.hitTest(_root.carinha) // se MC persegue tocar MC carinha
perder(); // chama a função perder
Agora vc tem q criar a função perder... q, aí, depende do q vc qr... se vai prum next frame... ou abre um pop-up...
E isso aí cara...
Espero q ajude
Abraços,
iDI