Discutirei neste artigo elaborado por mim sobre um método de análise profissional utilizado principalmente nos Estados Unidos e que funciona em conversas com o cliente e definição de valores, prazos e detalhes gerais do projeto a ser discutido. Vale a pena a leitura.
Os serviços de um profissional web são avaliados principalmente por três peças-chave:
- Rapidez: a velocidade do profissional no desenvolvimento do serviço, entrega de preview ao cliente, alterações de pontos citados e entrega da arte-final pré-revisada, exportada e editável.
- Qualidade: não só qualidade do layout ou arte em si, mas sim de todos os elementos que o compõe (ex.: no caso de um layout deve-se avaliar a combinação de cores, qualidade das imagens, peso total e tempo de carregamento, harmonia e interligação entre elementos, etc.)
- Preço: todo cliente tenta conversar a fim de diminuir o preço do trabalho, o que pode pesar ou não em seu bolso e define também se o profissional está ou não sendo desvalorizado. Preços acessíveis por serviço de qualidade geralmente atraem mais clientes e depoimentos a favor do serviço prestado.
Considere que um serviço bom só atinge uma aresta deste triângulo, ou seja, somente dois dos elementos podem ser atingidos completamente em cada serviço. Pense comigo: um serviço entregue rápido e com qualidade não vai ser barato, da mesma forma que algo rápido e barato não terá uma qualidade muito boa.
O profissional web deve preocupar-se em atingir o máximo possível dos três objetivos, porém deve sempre possuir em mente que é impossível atingir plenamente todos eles. Não é fácil realizar um serviço rápido, barato e de qualidade, visto que são três pontos que, apesar de valorizados pelo cliente, são bastante contrastantes entre si.
Considerando que estes serviços não podem ser plenamente alcançados, resta apenas abrir o jogo com o cliente e utilizar a argumentação e honestidade para convencê-lo de que você é a melhor opção para realizar seu projeto. Baseando-se em uma boa argumentação é possível convencer facilmente sua clientela de que você atinge a maioria dos objetivos cobrando o preço que acha justo por isso.
Porém lembre-se de que é importante ter consciência sobre os preços. Sempre adicione 25% a mais do que você pensa ser o ideal Por exemplo: se você acha justo cobrar R$ 200,00 por um trabalho, cobre por ele o valor de R$ 250,00, pois assim os clientes irão argumentar e tentar fazer com que o preço diminua. Em determinado momento – quando for atingido o preço que você acha justo – você fecha o negócio com o cliente, fazendo com que ambos saiam no lucro. Se ele aceitar o valor que inclui os 25%, melhor para você!
Obrigado a todos que leram este artigo, peço que comentem dizendo suas opiniões sobre meus comentários e expressando pontos a favor e contra a utilização deste triângulo comercial.
Abraços!