Jump to content


Photo
- - - - -

Windows Terá Anti-spyware


  • Faça o login para participar
30 replies to this topic

#31 Paulo Freitas

Paulo Freitas

    ××××××× LRU #456504 ××××××× ××××××× LRM #364686 ×××××××

  • Ex-Admins
  • 5612 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Campinas - SP

Posted 15/01/2005, 11:35

13/1/2005 - 16:23 Redação InfoGuerra

A Microsoft lançou a versão beta do Windows AntiSpyware, uma ferramenta de segurança para auxiliar seus clientes na prevenção e remoção de algumas pragas digitais, como spywares e outros programas maliciosos. O programa é o primeiro resultado da compra da empresa Giant Company Software, fornecedora de produtos de segurança para Internet, anunciada pela Microsoft no mês passado.

Spywares são programas usados para monitorar as atividades do usuário de computador enquanto conectado à Internet e, geralmente, instalados sem que tenha conhecimento. Podem alterar a página inicial do navegador, exibir propagandas por meio de janelas do tipo pop-up, e capturar informações confidenciais, dentre outras atividades.

Ao detectar a presença de um programa espião no computador, a ferramenta de segurança fornece informações detalhadas, como descrição, localização, riscos oferecidos e procedimentos adequados a serem seguidos. A praga pode ser colocada em “quarentena”, isto é, ser temporariamente incapacitada, ou removida permanentemente do sistema. O software também oferece proteção em tempo real, por meio de uma lista contendo mais de 50 endereços de sites e programas que podem instalar o spyware no computador da vítima, bloqueando-os automaticamente.

Embora não exista suporte técnico para a versão beta, a empresa criou um fórum de discussão para auxiliar os usuários. Segundo a Microsoft, o download do programa, que pode ser feito gratuitamente, está disponível apenas para sistemas operacionais Windows originais. As atualizações são feitas por meio do Windows Update. Por enquanto, só há versão do software em inglês.

Ferramenta remove outras pragas

A Microsoft também lançou, nesta semana, a Ferramenta de Remoção de Softwares Maliciosos. Ela verifica se o sistema operacional está infectado por alguns softwares maliciosos específicos e atuantes, como vírus, cavalos-de-troia e worms, e auxilia em sua remoção. Conforme a empresa, na segunda terça-feira de cada mês será lançada uma nova versão do programa, junto com as outras atualizações mensais.

A cada atualização será incluída a detecção de novos vírus com níveis de periculosidade classificados entre moderado e crítico. Atualmente, fazem parte da lista o Berbewerbew, Doomjuice, Gaobot, MSBlast, Mydoom, Nachi, Sasser e Zindos.

Depois de executada, a ferramenta fornece um relatório sobre a checagem e cria uma cópia com o nome mrt.log no diretório de instalação do Windows. Apesar de detectar alguns tipos de malware, a empresa aconselha que o usuário mantenha um antivírus ativo em sua máquina, já que esta ferramenta não previne o sistema contra as pragas. Sua função é apenas localizar um programa malicioso já instalado e removê-lo.

O download pode ser feito diretamente do site da Microsoft ou por meio do Windows Update. Também foi criada uma versão online para checagem.

O software é compatível com o Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003. A Microsoft recomenda aos usuários de Windows XP que recorram ao Windows Update para baixar a ferramenta e habilitem a atualização automática do sistema. A versão instalada pelo Windows Update roda em modo invisível (background) e depois é deletada por si própria.

Fonte: InfoGuerraAté mais




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq