Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Dpi De Minilab, Offset, E Impressora!
Fórum WMO > Design > Processo Gráfico
jeanpaulo
eu acho q sei bem o que é dpi, é pixel ou pontos por polegada e sei que para um imagem ser impressa com qualidade fotografica ela tem que ter 300dpi!

sei que os minilabs revelam a + ou - 300dpi e as graficas tambem!

agora e quanto as impressoras?
as domesticas por exemplo tem 600x600 dpi e nao vica nada bom!

esse dpi da impressora q as vezes vem ppp, é o mesmo dos minilabs?

geralmente uma impressora fotografica tem 2800x1400 tipo umas da epson e outras tem ate 5760x1440!

alguem poderia explicar o porque disso? qual a relacao de uma dpi com o outro? e tambem o por que de duas medidas, exemplo:no minilab é so 300dpi nas impressoras sao 600x600 porexemplo. por que duas colunas, seria altura x largura?

em relacao essas duas impressoras uma tem 2800x1400 outra 5760x1440, porque so cresceu um, valor? so aumentou a resolucao na altura?

uma foto 20x30 impressa nas duas´resolucoes acima é muito diferente, ou é praticamente imperceptivel?

valeu!!!
vichenco
Jean,

vamos por partes:

1 - a imagem escaneada em 300 pixel por polegada e já no tamanho final que você vai imprimir pode ser considerade de alta resolução.

2 - impressão de uma foto de 300 pixel por polegada em uma impressora jato de tintas de 600x600 dpi (pontos por polegada): para reproduzir uma foto digitalizada em 300 pixel por polegada a impressora jogará 4 pontos por pixel, ou seja, quatro "gotículas" de tinta para cada pixel. Isso é muito pouco. cada pixel tem uma variação grande de cores e com apenas 4 "gotículas" é impossível representar de forma correta todas estas variações.

Ou seja, não confundir pixel por polegada (medida de imagem digital) com pontos por polegada (medida da impressora).

Impressoras jato de tinta com alta resolução (5760x1440) representam melhor as cores pois, cada pixel recebe mais "gotículas" e asiim conseguem representar melhor a cor daquele pixel.

As impressoras jato de tinta têm duas resoluções, a vertical e a horizontal, sendo a horizontal sempre a resolução maior.

Não sei se fui muito claro na minha explicação, se hover dúvida poste novamente,

abçs,

rk
jeanpaulo
QUOTE(vichenco @ 12 Aug 2004, 16:29 )

Impressoras jato de tinta com alta resolução (5760x1440) representam melhor as cores pois, cada pixel recebe mais "gotículas" e asiim conseguem representar melhor a cor daquele pixel.

a diferença entre um impressora epson de 5760x1440 e uma de 2800x1440 é basicamente na cor? ou os detalhes e nitidez mudam muito tambem?

eu ja vi um impressao de uma com resolucao 5760x1440 e olhei bem de perto e nao deu pra identificar os pontos, como em impressoras de 600x600 caseiras! a de 2800x1440 da pra identificar os pontos bem de perto ou se parece com a outra da outra resolucao e perde apenas nas cores?

e no que interferem os picolitros?

eu sei que a epson 4000 pro tem 3,5picolitros e resolucao 2800x1440!

um impressora com 5760x1440 mas que tenha o picolitro maior, é pior de resolucao?

ate quanto o tamanho do picolitro interfere na nitidez da imagem? qual é melhor: tem menor picolitro ou maior resolucao?

------

valeu pela explicacao, foi perfeita! wink.gif biggrin.gif
_kreativ_
show de bola em vinche. achei que tu ia tar meio enferrujado(sabe como é né ?? casado, ficando velho, aguentando o alx, trabalho e mais trabalho.. hehe vai enferrujando) mas... pelo visto continua firme e forte. huahuahuha biggrin.gif

Hoje em dia, existe uma gama enorme de impressoras a venda no mercado, escolher uma fica dificil. Olaboratorio traz um pequeno resumo para ajudar você na hora da escolha.

http://www.olaboratorio.com.br/novas_impressoras.htm

sds,
alx
QUOTE(_kreativ_ @ 13 Aug 2004, 00:35 )
... ficando velho, aguentando o alx, trabalho e mais trabalho.. hehe vai enferrujando...

digamos que eu não entendi essa parte! wacko.gif

wink.gif

abrass...

mas vc tem razão... o minininho manda bem! trabalhar com o vichenco está sendo muito bom pra mim. tanto, que se ele soubesse eu que teria que pagar ele...

mas deixa quieto!

PAX.
vichenco
Voltei para a comunidade Krea., enferrujado eu não tô não, é que eu engano bem.

E alx, agora eu tô sabendo, quando eu rebebo?
alx
hiiiii... caiu a casa! :S
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.