Bom, vou postar aqui 3 fotos, que os defeitos foram feitos propositalmente para você entender o que é uma foto bem fotografada.
Sempre para fotografar você irá ter que pensar na velocidade, abertura do diafragma, e no ISO/ASA.
"F3.5" = claro
"F20" = Escuro
ISO 100 = Para fotos mais claras, geralmente com flash, produz fotos com menos granulados.
ISO 800 = Para fotos onde a iluminação é muito baixa, porem produz muitos ruídos/granulados.
Velocidade 1s/15 = Profundidade do campo menor = Exige que você segure a maquina com mais firmeza, e geralmente as fotos não saem tão nítidas.
Velocidade 1s/200 = Profundidade do campo maior, fazendo com que o fundo fique mais escuro, já não exige quase firmeza alguma, pois é muito rápido.
Velocidade "1s" a "30s" (depende da maquina) são pra fotos chamadas de alta/longa exposição. = Exige tripé.
Medidor de ecrã (esse eu sei em português de Portugal

) Este mede a composição da foto, são as setas ( - <<< | >>> + ) que ficam no visor (ainda não achei uma imagem para explicar melhor

)
Por este medidor já da para ter uma base de como irá ficar a foto, mas ele muda se você estiver usando um flash externo (nunca consegui usar com perfeição, se alguém consegue me diga o segredo

)
O resto já é teste, e leia o manual da sua maquina que lá ensina bastante coisa

Eu sou novato na área também, se o pessoal da área quiser fazer uma correção ou acrescentar algo no que eu disse, sintam se em casa, pois estão.

Veja no anexo.
Foto 1 = Exposição correta com iluminação boa (não tão boa, pois na época eu era mais amador ainda ehehe)
Foto 2 = Uma foto sem nitidez, e escura. (talvez um ajuste de níveis no Photoshop venha a concertar)
Foto 3 = Foto classicamente estourada. Para evitar basta aumentar um pouco o valor em F/ ou dar uns dois passos pra trás, tudo questão de pratica e conhecer o equipamento. (fotos estouradas geralmente não têm concerto)