Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Criando Folder
Fórum WMO > Design > Processo Gráfico
Páginas: 1, 2
Lua Nova
Pessoal,

Tô tendo que fazer às pressas um trabalho de criação de folder p/ um cliente meu.Eu venho aprendendo a usar o Indesign,que sei e reconheço ser o mais adequado pra este tipo de trabalho.Mas como a pressa,a correria do cliente não me permitem fazer o folder neste último programa - levaria mais tempo p. terminar - ,gostaria de saber dos mais experientes ( p/ quem fez ou costuma fazer o q quero agora):

Quais as recomendações na hora de fechar o arquivo e mandar pra uma gráfica?
( não birô;pois serão impressos mais de mil )

Minha dúvida é especificadamente em relação a separação de cores ( devo mexer nesta parte,no menu arquivo?se sim,como?),tratamento de fotos (como incluí-las no Corel? com 300 DPI? ou mais? Pois exisitrão fotos no arquivo).

Enfim:tudo o que costuma ser imprescindível pro impresso sair próximo do "perfeito". photo.gif

Muito obrigadaa todos!!
Abraços
CswargameS
tratamento de fotos (como incluí-las no Corel? com 300 DPI? ou mais? Pois exisitrão fotos no arquivo).

Sim as fotos precisao ter 300 ou mais dpi's. Se for produtos da pessoa você pode levar em um estudio e fotografalas aí não tem erro, imagems da web nao costumao ter dpi adequado, sómente as que se pega em banco de imagens.

O metodo de impresão nao exige separação de cores.

Espero ter ajudado, qualquer duvida post aqui. thumbs_up.gif
PenDragon
Oi Lua Nova...

Quais as recomendações na hora de fechar o arquivo e mandar pra uma gráfica?
( não birô;pois serão impressos mais de mil )

Se for fechar em PDF (que é o mais comum e mais seguro) opte por Arquivo>Publicar em PDF..., na janela q se abrir opte por Arquivos PDF, logo abaixo opte por PDF/X-1a, é bom conversar com a gráfica, pois nem todos usam esse formato (que é o mais correto), mas uma gráfica de responsa sim.

Minha dúvida é especificadamente em relação a separação de cores ( devo mexer nesta parte,no menu arquivo?se sim,como?),tratamento de fotos (como incluí-las no Corel? com 300 DPI? ou mais? Pois exisitrão fotos no arquivo).

Como nosso amigo Scwar disse, imagen s em 300dpi e em CMYK

A separação de cores é feita na gráfica onde vão gravar o fotolito. Não precisa mexer em nada no programa.

Qto às fotos, devem estar em 300 dpi (desde o início) e paleta em CMYK (Sempre é bom lembrar), pode ser salvo em JPG com qualidade máxima, e importado no CorelDraw.

Uma coisa que deve-se ter cuidado é com as imagens, principalmente fotos, que vão para o corel, é que a paleta de cores que é um pouco diferente, as imagens podem escurecer um pouco qdo trazidas pro Corel, justamente pela quase incompatibilidade de cores (paleta) desses dois programas. (Se fosse no Indesign, não teria problema algum).

Enfim:tudo o que costuma ser imprescindível pro impresso sair próximo do "perfeito".

Importante: peça uma prova de pré impressão (já deve estar no orçamento) para conferir as cores e outras coisas como formato (corte), textos, enfim, se está tudo certo (essa é a hora mais importante). No caso eu sempre mostro ao cliente para conferir e ter a aprovação dele, é a prova final antes de rodar esses mais de mil exemplares. Uma boa relação e comunicação com a gráfica já é um bom acminho andado para se ter um trabalho final de qualidade, e é isso que interessa não é?

Sucesso aí e qualquer coisa é só postar, ok?
Lua Nova
oi meninos,muito obrigada pelas respostas! ajudaram muito! original.gif))

Só me esqueci de perguntar do formato em q as fotos deverão ser salvas,antes ,pra podermos trazer pro Corel.
Só em JPEG é o recomendado? Me falaram tem tempo,que em TIFF tbem pode ajudar.
PenDragon
Só me esqueci de perguntar do formato em q as fotos deverão ser salvas,antes ,pra podermos trazer pro Corel.
Só em JPEG é o recomendado? Me falaram tem tempo,que em TIFF tbem pode ajudar.

Pode ser em Tiff tbem, a vantagem é que mantém uma qualidade maior que Jpg, mas em compensação deixa o arquivo muito pesado.
Jpg já garante uma boa qualidade visto a olho nu.

Se der, faz um teste na pré-impressão (com foto salvo em Tiff e Jpg) e ver a diferença.

O lance é pesar as vantagens e desvantagens.
Frajola
opa ficou faltando um detalhe aqui... o corel não recorta fundo... se por exemplo o folder for um carro e você vai colocalo dentro do folder... se for em jpg o fundo branco vai vir também...

e agora josé????

salva com png-28 que apesar de reduzir a qualidade, dá pra manter em 150dpi o que pra mim num folder que é no maximo 1/4 do A3 tá nice, pelo menos comigo nunca deu palha (e olha que já anuncio na VEJA assim kkk)
efata
QUOTE(Frajola @ 11/10/2007, 23:50) *
....
salva com png-28 que apesar de reduzir a qualidade, dá pra manter em 150dpi ...

caro Frajola,

vc deu sorte até aqui não ter tido problemas. não recomendo png para impressos de jeito nenhum, não é um formato apropriado para artes gráficas, pode apresentar problemas na hora da separação de cores. se precisar de fundo transparente use psd ou tiff (esse último precisa habilitar essa opção na exportação).

tb não entendi o lance de "dá pra manter em 150dpi" - isso contraria todos os posts anteriores, todo mundo falou em NO MINIMO 300dpi, no que estão corretos.

Lua Nova, não entendi qdo vc disse, lá no início, que iria rodar mais de 1.000 e não iria enviar pra birô e sim para gráfica. ora, o birô é um prestador de serviço das gráficas, se vc não enviar pro birô a própria gráfica fará isso, pois normalmente é o birô que faz a separação de cores em filmes. as exceções são as gráficas que utilizam o processamento em CTP (computer-to-plate), que dispensam o fotolito fazendo as chapas diretamente do arquivo digital, mas a maioria das gráficas não dispõem dessa tecnologia.

qto ao formato para imagens, em termos de qualidade o jpg 12 e o tiff estão bem próximos, com a vantagem do primeiro ser bem mais leve, pode usar tranquilamente.

abraço a todos.
Lua Nova
QUOTE(efata @ 14/10/2007, 10:03) *
Lua Nova, não entendi qdo vc disse, lá no início, que iria rodar mais de 1.000 e não iria enviar pra birô e sim para gráfica. ora, o birô é um prestador de serviço das gráficas, se vc não enviar pro birô a própria gráfica fará isso, pois normalmente é o birô que faz a separação de cores em filmes. as exceções são as gráficas que utilizam o processamento em CTP (computer-to-plate), que dispensam o fotolito fazendo as chapas diretamente do arquivo digital, mas a maioria das gráficas não dispõem dessa tecnologia.

oi Efata,

Qndo coloquei "não birô e sim gráfica",estava quendo enfatizar que não seriam poucos impressos - algo feito em gráfica rápida.Gráficas costumam fazer impresso em maior número...isso foi só pra ser bastante específica na minha dúvida,e todo mundo entender o q eu realmente tava querendo. original.gif

Vou me estender mais na minha pergunta inicial - um detalhe q lembrei agora:
O caso da cor Preta.
Como devemos colocá-la, de modo que não fique parecendo um preto azulado ( tipo azul-marinho muito escuro)?
Eu me lembro que me disseram tem tempo,que não é pra se pôr apenas K = 100% ( no CMYK) ,mas tem uma mistura com outros percentuais,que não achei ainda.

Outra ( essa é por curiosidade apenas):
Imaginando que o cliente me dê uma foto em que tenha 72 dpi de resolução.
Se eu aumentasse pra 300 dpi's,eu estaria estragando a foto?
Na hora da impressão ela ia sair muito ruim por causa disso?

valeu pessoal!
Abraços
Lua

Frajola
uai no preto se eu não to maluco acho que é 20% de amarelo

não tenho certeza... o Alx sabe de cabeça mas até ele conectar...

então Efata... com o png 28 nunca tive problema na separação de cores não sei explicar também não... sei que o png é para web, mas utilizo por conta do fundo transparente... acho que funciona comigo porque exporto imagens de mais de 2000px e em folder's 150dpi dá pra rodar numa boa... 300dpi é pra garantir a qualidade... por exemplo em front line eu não recomendo 150dpi mesmo sendo uma mídia para ser vista a mais de 5 metros pode ter ruido... mas em folder eu rodo com 150, o arquivo fica leve e a qualidade fica bacana
Edu Gaijutis
Qndo coloquei "não birô e sim gráfica",estava quendo enfatizar que não seriam poucos impressos - algo feito em gráfica rápida.Gráficas costumam fazer impresso em maior número...isso foi só pra ser bastante específica na minha dúvida,e todo mundo entender o q eu realmente tava querendo.

Como disse o efata, o birô não imprime, e sim grava o filme para impressão na gráfica, porém a prova de cor normalmente vem do birô....

sobre o preto, para se ter um bom acabamento, e não ficar o preto "pálido" normalmente se calça ele com 40% de ciano, sempre usei essa proporção e nunca me deixou um tom azulado como você disse...
você pode calçar com outras cores, mas sempre colocando uma porcentagem baixa em cada cor, caso contrario seu impresso sairá carregado, e fatalmente prejudicará outros objetos do impresso..... 100% preto e 40% ciano é a melhor opção..... entretanto vale você conversar com a gráfica que irá imprimir, quiçá eles podem lhe indicar a melhor forma para calçar o preto sem comprometer o impresso wink.gif

mas em folder eu rodo com 150, o arquivo fica leve e a qualidade fica bacana

vou enfatizar o que o efata disse....
pode ser que até hoje você não tenha tido problemas, mas um dia vai ter...

eu em hipótese alguma usaria o png em algum impresso meu, há inúmeras opções para usar a imagem com fundo transparente, como citado acima, o PSD e o TIFF....

png não tem saída impressa, ele não trabalha em 4 cores CMYK, e sim em 3 cores CMY wink.gif
PenDragon
Outra ( essa é por curiosidade apenas):
Imaginando que o cliente me dê uma foto em que tenha 72 dpi de resolução.
Se eu aumentasse pra 300 dpi's,eu estaria estragando a foto?
Na hora da impressão ela ia sair muito ruim por causa disso?

Depende do tamanho inicial da foto com 72 dpi e o tamanho final com 300.

Por ex.: se vc tem uma foto com 72 dpi com tamanho de 60 x 40 cm, e o tamanho final será de 15 x 10, vc pode sim colocar 300 dpi, pois o tamanho diminuído vai compensar nos pontos que formam a imagem.

Agora, se for fazer "elas por elas" ou seja, "1 por 1" aí perde qualidade justamante pq os pontos "estouram". Se for pra aumentar a imagem, nesse caso, aí nem pensar.
andreswd
qual a diferença da imagem tiff da esp?
Edu Gaijutis
QUOTE(andreswd @ 15/10/2007, 11:47) *
qual a diferença da imagem tiff da eps?

TIFF = Bitmap
EPS = Vetor
Frajola
então EDU, mas quando comecei... era photoshop e COREL, ele trabalha com psd? e na época não tinha acesso ao TIFF e não conhecia ele, me virava no que sabia... mas agora uso mais o ilustrator, convenção total thumbs_up.gif

então eu sou o cara mais sortudo do mundo... pq já rodei com 150px e ficou um brinco
Edu Gaijutis
QUOTE(Frajola @ 15/10/2007, 12:19) *
então EDU, mas quando comecei... era photoshop e COREL, ele trabalha com psd? e na época não tinha acesso ao TIFF e não conhecia ele, me virava no que sabia... mas agora uso mais o ilustrator, convenção total thumbs_up.gif

então eu sou o cara mais sortudo do mundo... pq já rodei com 150px e ficou um brinco

sim, o corel importa perfeitamente o PSD, inclusive as camadas original.gif, igualmente com o TIFF original.gif
Frajola
então fica ai o jeito correto!

thumbs_up.gif vivendo e aprendendo!

ps: prometo usar 300dpi
Lua Nova
Oi pessoal,todas as respostas estão ajudando muto a esclarecer um monte de coisa,aprendendo sempre!Muito obrigada!

E agora venho perguntar sobre outro assunto (dentro ainda do assunto folder /CorelDRAW ): o famoso efeito degradê

Se eu tiver que criar este efeito,de qual forma devo fazê-lo pra que saia certinho,sem aquelas linhas?

Tô desconfiada de que não seria bem no Corel q isso deva ser feito,mas alguém pode ter um macete guardado na manga e nos trazer algo surpreendente e prático.... wink.gif

Muito obrigada e um ótimo findi a todos!!
Abraços
CswargameS
Nunca aconteceu comigo... nunca fiz o degrade no corel pra ser impresso asim.. (só em painéis estilo "outdoor".. nem da pra ver)

Mas o que eu ja ouvi dizer.. se nao me engano aqui no forum.. é que deve se aumentar o numero de etapas do degrade.
Se nao me engano é em Oçoes do degrade... quando você pega a ferramenta degrade tem la embaixo de onde você troca o anglulo uma opçao de etapas.. só clicar no cadeado e mudar o numero.

Fiz aqui de 2 modos.. um com mistura interativa e um com degrade.. imprimi em uma folha aqui e saiu normal. (mas vamo ver se alguem tem um truque ninja aew ehehe)
Edu Gaijutis
por padrão, o corel define as etapas do preenchimento gradiente em 256 etapas, para não ter esse problema o aconselhável, é aumentar essas etapas para o maior numero possível para que não haja problemas, porém o limite é de 999 etapas no corel , o numero de etapas você define como o cswar disse, na janela de configurações do preenchimento gradiente wink.gif
Lua Nova
Pessoal,eu to fazendo uma verdadeira apostila anotando tudo o que vcs estão me recomendando photo.gif tá excelente!

Mas sobre esse aumento de etapas do degradê pro máximo possível,faz com que o arquivo fique pesado? ou não tem nada a ver?

Muito obrigada!
CswargameS
Em cdr nao fica nao, pode até ficar mais nem vai dar muita diferença.

Mas quando você transformara o degrade em (raster) tipico bitmap, vai ter uma diferença sim. (faça o teste aí.. crie um quadrado e preencha com degrade, use 10 etapas e exporte, em seguida aumente as etapas para 999, exporte novamente e veja a diferença que deu)

Mas eu nao considero essa diferença grande nao.

(depois que publicar a apostila coloca os agradecimentos) biggrin.gif
CBS Design
Acho que todas as dúvida foram respondidas, mas deixa eu dá uma luz aqui.
256 etapas de gradiente é suficiente para um impressão no formato que você quer, nem vale a pena colocar mais do que isso, pense que com 256 etapas vc pode trabalhar com uma área de 25,6 CM ficando cada tonalidade com aproximadamente 1mm, isso quer dizer que a proximidade das cores e a espessura de cada uma dela fará com que fique imperceptível a olho nú (e até com uma lupa para aqueles que não não tem pratica em observar "cromia").
Claro que um peça com tamanho superior maior do que 25,6 tbm ficará perfeita, mas quanto maior for a área de cobertura do degradé, mas fácil será a percepção de faixas, na maioria dos casos nada que influencie na arte final, tudo vai depender da saída de impressão, cada driver de impressão fará os ajustes necessários, e é ai que acontece o erro. Do mesmo jeito que alguns designs mandam seus trabalhos em RGB, alguns operadores não se preocupam com a saída do filme no caso de degradês e reticulas.

Se de alguma forma seu degrade sai com faixas perceptíveis pode está ocorrendo:

• Impressão errada por parte da sua impressora
• Taxa de saída em poscript errada na gráfica, ou no birô que faz o fotolito
• ou mesmo um valor incorreto na criação do seu vetor, como por exemplo quando criasse um degrade de preto para branco e coloca o branco como 0, um erro muito comum.

Fiquem atento que alguma gráfica não conseguem fazer impressão de retícula abaixo dos 5%, ou seja, prepare sua cor mais clara (ou mais baixa) para ficar em torno dos 5% e nunca próximo ao zero, uma retícula de vermelho por exemplo no fim de um degradê deve ter no mínimo 5% de magenta e 5% de amarelo, menos do que isso pode causar falha na faixa final de impressão, mesmo que o fotolito saia corretamente.

Dicas:

• A imagem em TIFF tem sempre um saída de impressão melhor que o JPG.
• A imagem em TIFF mantem as tonalidade de cores CMYK de acordo com o tratamento da imagem.
• Por ter uma taxa de compressão menor, o TIFF tem menos chances de dá erro de POSCRIPT.
• O JPG é menor pq sofre uma grande compressão, na realidade a quantidade de cores diminui, é imperceptível a olho nú, mas é o maior causador de erro em tonalidade de cor em impressões em OFF-SET.
• Com o preço de um CD-R hoje, é preferível trabalhar com um arquivo pesado e ter menor chances de erro.

Dica 2: Crie um vinculo com os operadores da gráfica, conheça a forma de trabalho deles, procure ter acesso ao portifolio da mesma, e principalmente, envie o maior numero de informações e claro um layout impresso para conferencia.

Eu espero ter ajudado.
Abraço.
Lua Nova
Pessoal,

Uma OBS:

Todos vcs foram escelentes me aJudando emtudo ,inclusive no q eu nem tinha pensado ainda em perguntar - aliás não só a mim,mas a muita gente q certamente veio ver o tópico. original.gif

Minha sugestão é a de q esse tópico vire tópico fixo.ou então se me derem autorização eu escrevo a "apostila" resumindo tudo o que vim aprendendo aqui e em outros lugares e pessoas.

Mas certamente ainda virei aqui na parte do folder perguntar bem mais coisas. photo.gif ( pra não fugir do assunto do tópico)

Abraços!!
Frajola
Demorou lua... se você estiver com disponibilidade pode criar uma apostila sim que eu coloco em Fixo e te dou os créditos
Lua Nova
Oi pessoal,bem como falei: mais uma perguntinha pros mais experientes original.gif

Essa,eu sempre esquecia de vir perguntar mas hj finalmente,lembrei a tempo:

Quando temos por exemplo,um projeto em q o fundo tenha que ter cor chapada,obviamente,o mais prático (e barato) é ao invés de gastar tinta cobrindo o fundo todo,optar por um papel já na cor que vc quer imprimir o trabalho.

Aí que começa minha dúvida:Como eu devo fazer pra que tudo o que venha impresso nele,apareça em cores vivas na impressão? ( por ex.: letras amarelas bem chamativas,fotos de festas infantis num papel de cor vermelha /colorplus )

Nesse caso q falei,a gente tem q tratar tudo ( cor CYMK,pantone,uso do photoshop,fomato salvo etc) do forma diferente do q vínhamos vendo no caso do folder? Ou não?

Pergunto isso,pq uma vez,fui numa gráfica da minha cidade e vi um impresso q de cara dava pra ver q tava errado ( isso no mostruário,pasmem ): era pra ter preto num papel amarelo,mas ficou ao invés do preto,em azul super escuro...dava pra ver nitidamente q o propósito não era o azul,por causa do tema do trabalho - algo relacionado à África )

(Em tempo: a apostila tá no início photo.gif )

Abraços
Lua Nova

Frajola
Putz... ai acho que tem que montar a cor em sobreposição da cor do papel... tem que ver se no papel vem a especificaão de cor dele... nunca tentei acredita? mas também não me lembro de trabalho com cores chapadas... opto sempre pelo branco ou degradê... essa foi uma boa pergunta Lua!
CswargameS
Boa pergunta.. ? o.O (cara modesto)

Otima pergunta Lua, tambem fico em duvida a respeito disso, mas nunca precisei trabalhar com isso.

Eu acho que nao da muita diferença nao custo nao, se vermos pelo lado que o papel colorido custa mais do que o branco.
Tem que por na balança e ver.

Vou pesquisar aqui pra ver se acho a respeito da sua pergunta thumbs_up.gif
Edu Gaijutis
Nesse caso só haverá diferença no valor, se o trabalho conter menos cores.

por ex. um trabalho com um ciano chapado no fundo, e um preto chapado nos outros objetos, terá o mesmo custo que um fundo degradê de ciano para preto ou branco (cor do papel) e outros objetos variando entre preto e ciano, pois serão utilizados somente duas chapas.

ou seja a diferença entre valores surgirá apenas no uso da quantidade de cores, e não dos efeitos (degradês)

4 cores = valor X - independente dos efeitos
3 cores = valor X - independente dos efeitos
2 e 1 cor, idem.

no caso de você optar por usar um papel de uma determinada cor, pode ser um grande risco se não souber utilizar as cores corretamente, pois você pode, dependendo da cor do papel, perder muitas informações de cores, pois a escala CMYK ou qualquer outra escala de cores, mantém a fidelidade baseando-se em uma área de impressão na cor branca.

um exemplo grosseiro disso:
se você pegar um papel preto, como você vai fazer para imprimir? somente com uma tinta especial prata ou branca, o que encarecerá o trabalho ao invés de baratear os custos.

outro exemplo, você pega um papel na cor vermelha, e quer aplicar uma cor azul huh.gif

mesmo você utilizando papel com fundo bem claro, o caso de um bege, você irá perder muita informação de cor.

além do que, a carga de tinha não irá influenciar no valor final do impresso
CswargameS
Nossa. fiquei umas 3horas pesquisando sober o assunto e só achei propaganda. dry.gif
Quem saberia falar sobre isso seria o Alx, ou o Pen, mas o Pen me disse que ta apertado de trampo la.

PenDragon
Aí que começa minha dúvida:Como eu devo fazer pra que tudo o que venha impresso nele,apareça em cores vivas na impressão? ( por ex.: letras amarelas bem chamativas,fotos de festas infantis num papel de cor vermelha /colorplus )

Nesse caso q falei,a gente tem q tratar tudo ( cor CYMK,pantone,uso do photoshop,fomato salvo etc) do forma diferente do q vínhamos vendo no caso do folder? Ou não?

Pergunto isso,pq uma vez,fui numa gráfica da minha cidade e vi um impresso q de cara dava pra ver q tava errado ( isso no mostruário,pasmem ): era pra ter preto num papel amarelo,mas ficou ao invés do preto,em azul super escuro...dava pra ver nitidamente q o propósito não era o azul,por causa do tema do trabalho - algo relacionado à África )

Tbem nunca fiz esse tipo de trabalho, mas consultei o chefe e um impressor da gráfica aqui, e, em se tratando de offset (máquinas rotativas) disseram que o processo é o mesmo da quadricromia, pois o papel colorido a ser impresso (formato padrão 96x66 cm) já vem preparado da fábrica pra receber a tinta, então não tem problema na mudança de cor.

Tem que ver a combinação de cores, pois se não combinar dá aquela "dor nos olhos" ...

Qto a esse preto ter ficado azul escuro, acho que aconteceu um erro na dosagem da mistura de tintas, acho que o certo seria usar a tinta preta pura mesmo.
Frajola
Droga... o Pen chegou primeiro! Ele tem impressores no trabalho dele eu não kkk tive que ir numa gráfica perguntar

ai quando cheguei o Edu e o Pen falaram tudo!

só pra complementar, eles disseram que papel colorido não é muito usado para não usar outras cores (economizar) e sim para projetos em que o papel precise ser colorido como pro exemplo: convite de casamento que sai muito em tom de envelhecimento.
PenDragon
Não é que fui mais rápido, vc que demorou... wink.gif laugh.gif

Mas pode crer Frajola, Só em situações especiais que se usa papel colorido, essa do convite de casamento é um exemplo clássico!
Lua Nova
É,essa pergunta que fala sobre o uso de papel colorido veio a calhar hehe.É uma dúvida q me parece ser de muitos!
Eu vi várias explicações aqui e em outros lugares,só q eu não vi o essencial ( e é o que mais tá me interessando):

No que eu tenho que mexer no CorelDRAW - digo em termos de Configurações,na hora de ver as cores e fotos ( pode ser em outros softwares tbem) para que o arquivo chegue corretamente na gráfica E apto a ser impresso num papel colorido?

Vi muita gente falando " vc tem que calçar a cor X com branco pra sair exatamente essa cor X no papel colorido..."
Mas quanto a isso serei eu a mexer em alguma opção do programa, enquanto estou criando o arquivo?
Ou só basta falar com quem vai operar as máquinas e imprimir o trabalho ?

Pra quem trabalha dentro de uma gráfica aqui do fórum,vai virar um verdadeiro DIAMANTE por uns dias só por explicar isso rssss

Valeu pessoal!! Aprendo sempre demais por aqui original.gif
Abraços!
Lua Nova
Tardo,mas não falho original.gif

Apostila - baixar aqui:

Quero pedir um último favor a quem for baixar e ler - se vir:

* qualquer falha no texto - seja no quesito conteúdo ou português mal escrito
* frase confusa
* alguma informação importante que eu não tenha colocado ou
* quiser adicionar algo a mais dentro do assunto que abordei.

Me mandar uma mensagem através daqui do fórum,ou pro email luanova3@bol.com.br

Abraços e um ótimo ano novo a todos!

[=]Montanha[=]
Ainda não analisei completamente a apostila, na verdade apenas passei os olhos, mas tem um erro onde você diz que o fire fox é um editor bitmap, na verdade o editor é fireworks, fire fox é um nevegador de internet, muito bom por sinal!

Vou dar uma analisada mais a fundo e depois eu posto meu parecer final.

Mas uma coisa é certa, este tópico e seus colaboradores estão de parabéns e mandaram muito bem.

E Lua Nova, belíssima iniciativa de compilar seu conhecimento adquirido numa apostila. Parabéns!

É isso aí!

Aí, falow!
jeff.ab
Galera aproveitando aqui o forum. Parabens a todos vcs, estão eclarecendo muito a cabeça dos iniciantes (como eu) rsrs

Seguinte eu tenho uma empresa e criei o folder no Core X3 até ai foi simples, é um a escola de inglês e relativamente uma empresa séria por isso optei por usar fundo chapado com composição de 40% Ciano, 100% Black.

Fiz arte e tudo mais, enviei para gáfica para um orçamento e para ver se o arquivo se comportava dentro dos padões de impressão.

Atendente recomendou que não usasse fundo chapado pois é possivel que rachasse o tonner !! (Essa não entendi nada)

Dai então sugeriu que imprimisse o arquivo em fundo branco e em papel recliclato, porem pensei um pouco e fiquei na duvida se pelo fato do papel ser um tom de bege não ficaria tão "nitido" quando com um fundo chapado??.

Bem gostaria ai que vcs pudessem me ajudar com isso. Espero que vcs tenham entendido minhas duvidas e parabéns mais uma vez !!

Abraço a todos.
CswargameS
Essa do tonner eu ainda não ouvi (posso ter ouvido em outras palavras)

Tem como você postar um exemplar em tamanho rasuavel pra nós vermos o que vai ser impresso?

jeff.ab
QUOTE(CswargameS @ 11/05/2008, 01:27) *
Essa do tonner eu ainda não ouvi (posso ter ouvido em outras palavras)

Tem como você postar um exemplar em tamanho rasuavel pra nós vermos o que vai ser impresso?

Ta ai o link do arquivo, vi no e-mail lá e ela disse que ao dobrar pode rachar o tonner.
Busqueio na internet mas não consegui encontrar nda que falasse a respeito.

http://img371.imageshack.us/img371/2727/abcj9.jpg
CswargameS
Se o papel ficar coberto de tinta, quando o papel rachar a tinta pode "se quebrar" e fazer "estrias" ou rachaduras.
Pelo mais óbvio que se pode pensar.

Mas cara.
Eu não manjo de impressão (só crio as artes e entrego em CD pro cliente - Acho até que eu deveria acompanhar o processo até o final mas é inviável pra mim)

Por isso eu deixo esta parte para os usuários que entendem (não adianta falar errado)

Mas no meu crer cara.
Se for feito com fundo em degrade vai dar na mesma. (a recepcionista talvez não soube explicar)

Acho melhor você pegar um papel já colorido (preto) no caso.

jeff.ab
QUOTE(CswargameS @ 11/05/2008, 01:52) *
Se o papel ficar coberto de tinta, quando o papel rachar a tinta pode "se quebrar" e fazer "estrias" ou rachaduras.
Pelo mais óbvio que se pode pensar.

Mas cara.
Eu não manjo de impressão (só crio as artes e entrego em CD pro cliente - Acho até que eu deveria acompanhar o processo até o final mas é inviável pra mim)

Por isso eu deixo esta parte para os usuários que entendem (não adianta falar errado)

Mas no meu crer cara.
Se for feito com fundo em degrade vai dar na mesma. (a recepcionista talvez não soube explicar)

Acho melhor você pegar um papel já colorido (preto) no caso.

Bem valew a intenção ai cara, mas vendo um post anteriores. se eu usar o paplel já preto isso não causar uj certo problema na hora da impressão também???

E ai fica a questão, qual é a melhor opção??

Insistir em fundo chapado?
Mesclar o fundo?
O deixar branco?

Abraço a todos
CswargameS
Deixar branco.

Mas a sua arte se tu mudar pra branco acaba.
O foco está no preto. (minha opinião)

Aí seria um caso especial usar o preto.
Quem evitaria que isso acontecesse seria o arte finalista, que fecharia o arquivo com as configurações corretas, e você pra ter certeza que seu material seria impresso da maneira correta, solicitaria uma prova de impressão. (sempre requisite uma prova de impressão)

Mas também não sou o mestre a dizer isso sobre impressões em papéis especiais.
jeff.ab
QUOTE(CswargameS @ 11/05/2008, 02:35) *
Deixar branco.

Mas a sua arte se tu mudar pra branco acaba.
O foco está no preto. (minha opinião)

Aí seria um caso especial usar o preto.
Quem evitaria que isso acontecesse seria o arte finalista, que fecharia o arquivo com as configurações corretas, e você pra ter certeza que seu material seria impresso da maneira correta, solicitaria uma prova de impressão. (sempre requisite uma prova de impressão)

Mas também não sou o mestre a dizer isso sobre impressões em papéis especiais.

Então cara isso é muito complicado, a cor forte da empresa é o preto, e folder branco para nós é muito fora do que queremos, eu cheguei a passar esse arquivo para fundo branco mas não sei fica algo "pobre" como vc disse o foco esta no preto.

Na real eu não sei o que fazer !!
CswargameS
Cara, vamo esperar quem manja mais de impresso dar um pulo aqui.
Certeza vai vir, não esquenta.

E eu estou pesquisando sobre a sua duvida com um amigo meu.
Frajola
Então... essa de rachar o tonner é novidade pra mim também, acredito que ela quis te dizer que seria preto d+, mas é pura frescura. é folder não é¿

manda rodar em couchê (a gramatura tem que ser superior a 120 pro papel não ficar mole) ai você decide se prefere o brilhoso ou o fosco.

já rodei folder todo preto e não deu em nada...

só pra constar também, não existe preto 100% não tenho certeza mas acho que é sempre 90% mas se quiser escurecer manda passar uma mão de azul tongue.gif que deve funfar... sempre peça uma prova antes de rodar o serviço todo.

estranhei pacas esse papo de rachar o tonner, vou mandar uma MP pro MESTRE Alx pra ele dar um pulo aqui.
jeff.ab
QUOTE(Frajola @ 11/05/2008, 05:29) *
Então... essa de rachar o tonner é novidade pra mim também, acredito que ela quis te dizer que seria preto d+, mas é pura frescura. é folder não é¿

manda rodar em couchê (a gramatura tem que ser superior a 120 pro papel não ficar mole) ai você decide se prefere o brilhoso ou o fosco.

já rodei folder todo preto e não deu em nada...

só pra constar também, não existe preto 100% não tenho certeza mas acho que é sempre 90% mas se quiser escurecer manda passar uma mão de azul tongue.gif que deve funfar... sempre peça uma prova antes de rodar o serviço todo.

estranhei pacas esse papo de rachar o tonner, vou mandar uma MP pro MESTRE Alx pra ele dar um pulo aqui.

OOO Galera valew ae pela força, to na pesquisa aqui também, então Frajola realmente é estranho pelo fato de que eu também já folder todo preto. Vai saber né??? Queria deixar aqui que se vocês conhecem, trabalham, confiam ou qualquer coisa assim com gráficas eu estou precisando de uma tanto para fazer esse tipo de impresso quanto para fixar parceria na impressão de livros.

P.S ainda na busca para a solução.
Abraço a todos !!!
Lua Nova
Pessoal,

Essa semana,achei um site excelente,que fala de Produção Gráfica.Ensina MUUUUUUITO!
Certamente vai ajudar a muita gente:
http://www.amaury.pro.br/index.htm
De repente,o dono desse site tbem pode ajudar nesse lance do uso do preto chapado no fundo.

É,esse termo que a tal atendente usou foi estranhíssimo! pode ser um jargão deles lá dentro,que pra nós significa uma coisa,mas pra eles é outra bem diferente.Daí ela usou com vc,mas deveria ter sido mais clara.Eu no teu lugar perguntaria o que ela quis dizer com isso.Já q um erro desses,bobo,q poderia ser evitado,pode fazer com q a gráfica perca um cliente de bobeira. E tbem questionaria ela da seguinte forma: "bom,o que vc e os funcionários daí sugerem então,pra eu chegar nesse resultado?porque ter preto no fundo é o que preciso." Eles têm obrigação de saber informar isso.

Abraços!

jeff.ab
QUOTE(Lua Nova @ 11/05/2008, 12:54) *
Pessoal,

Essa semana,achei um site excelente,que fala de Produção Gráfica.Ensina MUUUUUUITO!
Certamente vai ajudar a muita gente:
http://www.amaury.pro.br/index.htm
De repente,o dono desse site tbem pode ajudar nesse lance do uso do preto chapado no fundo.

É,esse termo que a tal atendente usou foi estranhíssimo! pode ser um jargão deles lá dentro,que pra nós significa uma coisa,mas pra eles é outra bem diferente.Daí ela usou com vc,mas deveria ter sido mais clara.Eu no teu lugar perguntaria o que ela quis dizer com isso.Já q um erro desses,bobo,q poderia ser evitado,pode fazer com q a gráfica perca um cliente de bobeira. E tbem questionaria ela da seguinte forma: "bom,o que vc e os funcionários daí sugerem então,pra eu chegar nesse resultado?porque ter preto no fundo é o que preciso." Eles têm obrigação de saber informar isso.

Abraços!

Obrigado Lua, vou dar uma olhada melhor no site que mandou.

Sobre a atentdente, eu perguntei a ela o que seria de fatoi esse "rachar tonner" e estou agauardando uma resposta.
Fico com dúvida de deixar uma sugestão na mão deles para conseguir chegar ao preto de fundo e eles me entregarem um folder com uma tonalidade de uma cor qualquer que se "aproxime" do preto.

Como o frajola disse, ele já imprimiu e eu já vi folders com fundo chapado, não há motivos para recusar o arquivo.

Obrigado mais uma vez

Abraço a todos
Frajola
Pois então fera, pergunta a sugestão dele e mantém o foco, quero o fundo preto. Se te entregaram uma prova que o preto virou cinza, recusa na lata. Obrigação deles é rodar conforme a especificação, se eles não dão conta que não peguem o serviço wink.gif
jeff.ab
QUOTE(Frajola @ 11/05/2008, 15:38) *
Pois então fera, pergunta a sugestão dele e mantém o foco, quero o fundo preto. Se te entregaram uma prova que o preto virou cinza, recusa na lata. Obrigação deles é rodar conforme a especificação, se eles não dão conta que não peguem o serviço wink.gif

Beleza então frajola amanhã sem falta já marco uma prova e ver como fica ai posto aqui!!!

Abraço

Qualquer cor, se for dobrado, racha, deixando aparecer um pouco do branco do papel. O toner não é tinta, é um pó que gruda no papel por meio de óleo. Ao dobrar, esta camada pode rachar um pouco. O que evita isso é uma laminação frente e verso ou, pelo menos na dobra, não haver impressão.

Boa Noite.

Galera eis ai a resposta sobre "rachar o toner", como foi dito antes as gráfica devem ou pelo menos deveriam imprimir o que o cliente precisa, fiquei muito insatisfeito com a resposta. Vocês noca so com mais experiencia, por favor me auxiliem nesse caso, devo sair já dessa gráfica e buscar uma que atenda o que preciso ou esse "problema eu tenho de solucionar antes??

Forte Abraço.
Frajola
então fera o Mestre alx falou a mesma coisa pra impressão a laser

se usar preto chapado em impressora laser a impressão pode rachar mesmo. aliás, qualquer cor chapada em laser pode ficar rachadiça... ciano, magenta, amarelo e preto.

agora eu entendi... seu folder é com dobra ou é frente e verso¿

se for com dobra, você tem que fazer marcação de dobra que lá que vai rachar porque como ela disse é fixada no óleo, (mas eu to achando estranho é que depois de se não me engano 4h seca e fim de papo) na marcação você deixa sei lá 1cm de margem pra não ter impressão e pronto.

se for frente e verso não era nem pra ela tocar no assunto, não interessa se racha ou não, tonner não tem essas frescuras, ainda mais no papel couchê.

procura mais duas gráficas e vê o que eles falam. Bom que serve de aprendizado pra todo mundo aqui.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2009 Invision Power Services, Inc.