Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Composição Fotográfica
Fórum WMO > Design > Fotografia > Dicas, Truques sobre Fotografia
FHL
Oii Amigos webforenses e visitantes... como todos puderam dar uma olhada na "manchete" do tópico , resolvi a cada semana colocar algumas dicas relacionados a Composição Fotogáfica. lembrando que:

"A composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder lugar à sensibilidade..." (Henri Cartier-Bresson)

e a Primeira Dica é sobre a famosa Regra dos Terços.

Antes de tirar a foto, imagine a área da fotografia dividida simultaneamente em 3 terços verticais e horizontais, isto é, trace três linhas paralelas imaginárias no sentido horizontal e no sentido vertical da fotografia.

As interseções destas linhas imaginárias sugerem 4 opções para a colocação do centro de interesse para uma boa composição. A opção depende do assunto e como o fotógrafo quer que ele seja apresentado.

Geralmente, fotos com assuntos centralizados, tendem a ter uma característica mais estática e menos interessante do que fotos com o assunto fora do centro. Você deve sempre considerar a direção do movimento dos assuntos, e deixar um espaço na frente, dentro do qual possam se movimentar.

Pode-se também aplicar a orientação da regra dos terços na colocação da linha do horizonte em sua foto, pois a linha do horizonte dividindo a foto ao meio, dá uma sensação de estática. O mesmo vale para assuntos verticais.

Estes pontos em que se cruzam estas linhas chamam-se: Pontos de Ouro.

Imagem do IPB

Espero que seja aproveitoso...
kavoo
É o tipo de composição que mais gosto de fazer.

Seguem duas fotos de um amigo de outro fórum como exemplo pro pessoal ir tendo uma noção do artigo q o Fábio postou.

Imagem do IPB

Imagem do IPB

Fotos: Marcelo Estaky
Pam Machado
Caramba, ótimas fotos como "exemplo", Kavoo! E ótima a sua iniciativa, FHL! Realmente adorei! Tenho aproveitado muito essa Regra dos Terços e tenho ganhado elogios, o que me deixa mais confiante e sempre mais empolgada para continuar fotografando.

post.gif
FHL
QUOTE(Pam Machado @ 24/07/2006, 17:19) *

Caramba, ótimas fotos como "exemplo", Kavoo! E ótima a sua iniciativa, FHL! Realmente adorei! Tenho aproveitado muito essa Regra dos Terços e tenho ganhado elogios, o que me deixa mais confiante e sempre mais empolgada para continuar fotografando.

post.gif

Ae Pam,

Eu também comecei a fotografar algumas coisas assim, utilizando as regras dos terços e venho conseguindo uns resultados até que legais original.gif)...

ahhh e Obrigadãooo pelo apoio.. original.gif

precisamos dar um chacolhada aqui no no forum.. hashu... original.gif)

smile.gif

Warblack
Parabéns pela iniciativa FHL, show de bola mesmo!!! aguardo a próxima smile.gif
e belas fotos de exemplo Kavoo!!!
Stress
essa onda dos terços viajo, entre outras coisas de fotografia,hehehe

as bolinhas tem que ter algo "importante", não focar num só ponto/algo, por exemplo a primeira pegou o "pará-quedas", morro, céu, praia. certo?
FHL
QUOTE(Stress @ 30/07/2006, 22:53) *

essa onda dos terços viajo, entre outras coisas de fotografia,hehehe

as bolinhas tem que ter algo "importante", não focar num só ponto/algo, por exemplo a primeira pegou o "pará-quedas", morro, céu, praia. certo?

a parada é ter nos pontos o "objeto principal", mas também deixar no segundo plano com uma profundidade bacana..
original.gif)

logo vou botar + 1...
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2008 Invision Power Services, Inc.