Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Veja Como Colorir Imagem Pb
Fórum WMO > Design > Photoshop > Tutoriais sobre Photoshop
vichenco
TUTORIAL: COMO COLORIR IMAGEM PB

TÍTULO: Colorir Imagem com máscaras

EXPLICAÇÃO: Nível Intermediário

Passo 01
- Selecione a layer Background e crie um Curves no Ajustment Layers (conforme imagem abaixo).

- Quando aparecer o ferramenta Curves, clique em OK sem fazer nenhum ajuste (deixemos os ajustes para depois).

Imagem do IPB

Passo 02
- Após criar o Ajustment Layers Curves, você verá que acima do Backgroud aparecerá um desenho da ferramenta Curves e ao lado uma Máscara (a máscara é o quadradinho que está em branco).

- Agora, na palheta Channels iremos habilitar a visualização da máscara. Para isso, basta "ligar" o olhinho (conforme imagem abaixo).[

Imagem do IPB

Passo 03
- Utilizando a ferramenta Brush (Pincel), vamos pintar primeiro a pele. Você deve cobrir toda a área da pele. Lembre-se de contornar a boca e os olhos (veja imagens abaixo).

Imagem do IPB
Imagem do IPB

Passo 04
- Após cobrir toda a área da pele inverta a máscara para negativo: (Command + I = Mac) - (Crtl + I = PC). (veja imagem abaixo)

Imagem do IPB

Passo 05
- Vá em Channels e tire a visualização da máscara, basta desabilitar o olhinho.

- Agora clique duas vezes na palheta Layers sobre o desenho da ferramenta Curves (conforme indicado pela imagem abaixo).

- Após isso, vá mexendo nas curvas até atingir a cor desejada.

Imagem do IPB

Imagem do IPB

Passo 06
- Crie máscara por máscara (pele, boca, olhos, cabelo, fundo, etc...), até cada elemento que vc quer colorir tenha a sua máscara.

- Além de Curves você pode ainda utilizar Hue/Saturation..., Leves, etc....

Veja abaixo como ficaria a palheta LAYERS com tudo pronto.

Imagem do IPB

AGORA AS IMAGENS:

Imagem do IPBImagem do IPB

Para quem quiser estudar o arquivo, CLIQUE AQUI para baixar o arquivo .PSD

Se houver dúvidas é só postar.
No Rain
Gostei do tutorial...
Estou movendo para a seção correta> tutoriais e artigos de photoshop...

abracs
Douglas
[ soh n te dou warn por dois motivos:
tu eh chegado do alx
e faz tempo que n vem aki, ta por fora das regras rs

eh o seguinte, o max permitido por post E assinatura eh tamanho 3 {ja editei rs} ]

cara.. show de bola seu tuto!
curti mto mesmo!
vou pendura-lo
( vai ser bem requisitado )
vichenco
Foi mal Douglas...

tô meio por fora das regras, vou ler... ohmy.gif

Valew brother.
Douglas
QUOTE(vichenco @ 7 Mar 2005, 23:08 )
Foi mal Douglas...

tô meio por fora das regras, vou ler... ohmy.gif

Valew brother.

eh zuera fio hehe
mas sobre o size=3 neh zuera n rs
Léo_C
cool.gif Mandou bem com o tuto, mas não postei apenas para dizer isto mas para tirar uma dúvida se possível porque curvas e não levels?
vichenco
Léo,

observe a imagem anexa.

Com Curves você tem a possibilidade de mexer só em determinadas áreas da imagem.

Nesta imagem da ferramenta Curves eu travei de 10% até 20% e depois de 50% até 100% no canal Red. Mexi apenas nas porcentagem de 21% a 49%. Todas as outras porcentagem estão intáctas.

Em Levels eu não consigo fazer isso.

Claro que a ferramenta Levels tem sua função, eu a utilizo para melhorar as máximas e as mínimas, o diagrama da ferramenta Levels ajuda muito com isso.

Abçs.
Léo_C
é conheço este recurso, so q perguntei que alguns dias atrás vi posts sobre isto e conseguiram o mesmo resultado, digo com levels e curves. Só que acho que fica mais trabalhoso, e como vc mesmo falou neste caso não teria como.
aLx
tanto o levels quanto o curves tem ajustes finos que um ou outro não tenham... naquele exemplo mostrei que de uma forma geral você consegue fazer o mesmo ajuste com as duas ferramentas... em alguns caso, como este que o rodrigo mostrou, o level não conseguiria fazer a mesma coisa.

ainda assim, as duas ferramentas são utilizadas para ajuste tonal.
Léo_C
thumbs_up.gif Entendido.
core
. . . parabéns pelo tutorial vichenco, mto bom !
samucatr
Mandou bem!!
tava atraz disso faz tempo!
thumbs_up.gif
Alantica
Muito bom, acho que vou aprender muito por aqui.

biggrin.gif
PenDragon
Mandou muito bem mesmo Vichenco!!!

ainda assim, as duas ferramentas são utilizadas para ajuste tonal.

É verdade ALX, sempre achei isso tbem...

Esse tópico é mais uma ótima referência para quem quer resolver imagns a serem coloridas, usando máscaras nos canais...

Parabéns de novo !

abraços
aln
Muito bom, o mais legal ainda, é que da pra ta sempre editando, se eu quiser à cor daquela peça diferente é só abrir e muda, só tive um pouco de dificuldades no curves...
Flavio-ms
Gostei muito do tuto!!! Conheço formas diferentes mas mesmo assim excelente!!! Flavio
murilo.enter
só poderemos aplicar o processo apenas em RGB em CMYK ñ? eu tentei fazer aqui em cmyk e não deu certo. ñ seria bem mais fácil trabalhar com cmyk?
deko
Muito bom Garoto thumbs_up.gif, belo Tutorial.
murilo.enter
caro amigo, eu só posso aplicar o processo com a imagem em RGB, creio que seria bem melhor trabalhar com CMYK. Teha muita necessidade de desvencilhar isso mano. grato
vichenco
caro Murilo,

gosto mais de trabalhar em RGB porque muitos filtros só podem ser usados em RGB.

Após todo o tratamento converto para CMYK.
murilo.enter
Conseguir fazer a foto ficar colorida, mas ela fica praticamente num tom só de cor, creio tá faltando algo. ñ conseguir colocar a matriz e saturaçao referente a uma determinada camada. Como faço fica referente a foto toda. ai n dá certo sad.gif
vichenco
Murilo,

baixo o psd da imagem que fiz (há um link ao final do tuto), lá estão todos os filtros que apliquei na imagem separados em layeres.

Olhe a solução que adotei e veja se isso pode ajudar.
marcelodj
Perdoe minha ignorância mas no passo 2 após apertar o [ OK ] na criação Ajustment Layers Curves nao apareceu um desenho da ferramenta Curves e ao lado uma Máscara. Tenha q marcar ou desmarcar alguma camada dentro do "Channels"?

Minha sequencia:

IMAGE / ADJUSTMENTS / CUVES / [ OK ]