Jump to content


Photo

Duvidas Sobre Resoluções


  • Faça o login para participar
4 replies to this topic

#1 Bad trip

Bad trip

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 9 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 26/07/2004, 22:35

Estava fazendo o tutorial de Fabio lody onde ele comentou sobre resoluções, onde pintou varias duvidas. Ai vai o trecho e logo em seguida minhas duvidas.
ESSE É O TUTORIAL

Resolução

A resolução para impressos em off-set deve ser de 300dpi, mas não adianta fazer tudo em 100 DPIs e depois somente aumentar a quantidade de dpis do arquivo e pronto, tem que criar um arquivo novo com 300 DPIs e trabalhar com ele até o fim, mesmo que fique pesado.


1- Então vamos lá,
começo um trabalho em 300 dpi mais se for colocar figuras ou logos que não estão em 300 DPI, no momento que eu incluo essas figuras no meu documento de 300 DPI essas figuras automaticamente passa a ser de 300 DPI?ou eu tenho que transforma as imagens usadas nesse impresso para 300 DPI, mais se eu fizer isso a imagem vai perde qualidade, ou que vai acontecer com essa imagem que não tinha 300DPI e agora tem.

#2 alx

alx
  • Visitantes

Posted 27/07/2004, 08:30

quando você pega uma imagem que não está em 300dpi e a insere neste arquivo ela é diminuida (notou isso?). aquele tamanho que ela assume no arquivo é o tamanho do cálculo de resample, ou seja, quando joga uma imagem de 10 x 15 com 150dpi num arquivo de 300dpi ela fica com a metade do tamanho original.

este tamanho é o "resize" dela. aumentar significa perda de qualidade, pois vai estar evidenciando os pixels originais da figura.

bom, partindo disso, temos que todas as imagens devem ser geradas a 300dpi para este trabalho. quando for escanear (ou contratar o serviço de escaneamento) deve solicitar que as imagens sejam capturadas em 300dpi.

para as logomarcas vetoriais que você exportar para inserir neste trabalho, a mesma coisa. exporte seus veotres como eps, ai, jpg (ou formato que preferir) já em 300dpi.

obs: arquivo menor significa menos qualidade, o que não significa que um arquivo de 600dpi inserido num arquivo de 300dpi vai ter mais nitidez ou qualidade. o que você deve fazer é trabalhar bem a imagem, com unsharps ou retoques quando se fizerem necessários.


hmmmmmm.... completando...

li o tutorial do Fábio e está muito bom. no entando, discordei de alguns detalhes... coisa realmente muito pouca.

note que ele diz:

... você pode estourar uns 2mm do flyer para a área de corte, isso se chama sangrar, pois assim o serviço não corre o risco de ficar com defeitos devido erro na hora dp corte.

eu, quando vou preparar a sangria faço com 5mm para cada lado. no exemplo de 10 x 15cm, criaria um arquivo de 11 x 16cm.

outro problema que notei, é que ele não deixou a área de segurança...

veja:

Posted Image

Posted Image

note, como nas duas artes você tem textos e detalhes muito próximos da marca de corte. e como o papel empilhado na guilhotina pode variar (dançar) o ideal seria guardar uma margem interna de segurança... algo como uns 3 ou 4mm para dentro do corte (por estarmos falando de impressos pequenos), se fosse um formato 9, por exemplo, poderíamos guardar 5 ou 6mm de área interna.

veja que o texto: não jogue em via pública está quase que em cima da linha de corte... e, caso a guilhotina varie para a esquerda, este texto vai ser cortado ao meio... se variar para a direita vai cortar o "E" do ENG 2004 e um (aparente) texto na parte esquerda inferior. e, também muito próximo ao corte, temos a imagem dos ícones.

o mesmo "risco" foi assumido na data do cartão do GRAAC, 24 e 24 de abril, que também ficou bem próximo da área de corte.

bom, de resto, como disse antes, o material é muito bom... e acho sempre bom discutirmos estes tutoriais com finalidade mais profissional para que eles sejam ainda mais esclarecedores.

parabéns ao fábio pela iniciativa, e a você, por procurar se informar sobre as características do material.


abrass.

Edição feita por: alx, 27/07/2004, 09:06.


#3 mad_mouse

mad_mouse

    Brasil-il-il-il

  • Usuários
  • 727 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Curitiba - PR

Posted 27/07/2004, 09:35

No comments...
Melhor impossível, só reforçando a parada de deixar 5mm de sangra e 5mm de área de segurança prá dentro do corte.
Siga as dicas do Tio Alx e seja feliz! :lol:

mad_mouse

#4 Bad trip

Bad trip

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 9 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 27/07/2004, 10:19

ALX cara sem comentarios valeu mesmo, (y) (y) eu tenho mais algumas duvidas mais vou dar uma procurada no fórum caso não ache posto pra galera da uma força pra min.

ALX você trabalha nessa área.

#5 alx

alx
  • Visitantes

Posted 27/07/2004, 12:27

hoje gerencio arquivos... mas trabalhei muuuuuuuito com isso... e sabe como é... é como andar de bicicleta.. começa caindo, termina esfolando. ;)




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq