Jump to content


Photo

Cobrança De Sites!


  • Faça o login para participar
300 replies to this topic

#1 ZeEeHhH

ZeEeHhH

    De olhos bem abertos! O.O

  • Usuários
  • 121 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Interior de SP
  • Interesses:Flash (Action Script), PHP, ASP e Design!

Posted 06/12/2003, 17:39

Ae galera como o [FeNriS] liberou abrir um tópico, sobre essa discussão sobre quanto cobrar, e os valores que cercam a web hoje em dia, como eu havia feito um texto para um tópico falando descrevendo meu ponto de vista da web com relação a nós, webmasters, resolvi postá-lo e gostaria da colaboração de todos, com matérias falando sobre isso. Aliás galera, quem vai mudar isso, somos nós! Bom ve se vocês concordam ae!

([FeNriS] Pendura ae, acho que seria interessante... isso se houver colaboração de todos ;) )

Está tudo errado!


Eu entendo essa discussão como um fator indicador da atual situação dos web designers. Eles não sabem quanto cobrar por um serviço, de repente estão dando o melhor de si, e quando se dão conta estã tendo que vender o trabalho, visando ganhar dinheiro, por um preço muito injusto, pois está a beira de uma concorrência desleal com essas pessoas que fazem sites tipo este postado. Somos profissionais, temos preços para fazer as coisas, mas os "sobrinhos", "filhos das vizinhas" que são considerados "bonitinhos" por saberem fazer um link em html, às vezes roubam serviços, fazem um trabalho digno de seu conhecimento, uma coisa dessas, e acabam sujando a web com sites deste tipo. Bom, só resta de nós, humildes estudantes, os quais cobram verdadeiros "absurdos", na ótica dos leigos, rezar por alguma ação que torne a web um ambiente seguro para quem trabalha com ela, porque hoje, podemos ter vários trabalhos para realizar, mas amanhã poderemos estar morrendo de fome. Essa profissão deve começar ser considerada como a de um advogado, médico, engenheiro, os quais seguem padrões de valores, existe código de ética quanto ao valor mínimo cobrado etc... E não esta balbúrdia que é a web hoje. Se parássemos para colocar no papel quanto custaria para fazer um site, (considerando, registro de todos programas usados (inclusive sistema operacional), desgaste da máquina, imposto, etc...) chegaríamos a cobrar valores, que não seriam altos, seriam justos, são gastos como os de todo profissionais, bom em suma, se cobrássemos mesmo esses valores, seríamos considerados loucos, e ficaríamos fazendo sites por hobbie, pois fazer um site "é "fácil", até o fulano, filho da ciclana, faz!".

Este é meu ponto de vista...

Aqui, fica meus sinceros abraços aos usuários deste fórum que dão duro, e lutam para ter uma situação melhor, onde seremos realmente avaliados por nossos serviços, pela qualidade de nosso trabalho e conhecimento...

Zeh
"Pior que uma pedra no sapato, só um grão de areia na camisinha!"

.................................... E C N - Web Developer ...................................

"A boa madeira não cresce com sossego; quanto mais forte o vento, mais forte as árvores." - J. Willard Marriott

#2 [FeNriS]

[FeNriS]

    j u s t . a . c u b e

  • Usuários
  • 364 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Bauru-SP

Posted 06/12/2003, 17:43

Lgeal, ótima iniciativa...

o tópico já tá pendurado, quem tiver alguma colaboração CONSTRUTIVA pra esse tópico está livre pra postar.
"Quem pensa pouco, erra muito." - DaVinci

"Toda experiência é válida!" - Henrique Behr

#3 GamesX

GamesX

    Banido por SPAM

  • Banidos
  • Pip
  • 59 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 06/12/2003, 23:57

Bom,

Eu concordo plenamente com tudo que o ZeEeHhH ....
Acho que o trabalho do WebMaster hoje em dia está muito desvalorizado.

Um exemplo.... eu fiz um site super bacana, e postei aqui no forum e talz.. a galera acho que fico super bom e que valia uns 300 a 600 reais.... na escocla as caras ficam zuando, dizem que nao pagariam nem 80 reais... (n)

#4 llbra

llbra

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 1 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 07/12/2003, 14:41

Cara o problema e que todos acham que fazer um site complexo é igual a fazer um blog, que vc digita tudo na textarea e as coisas aparecem como magica la...
So que um bom site, tem um sistema enorme e bem complexo por tras dele, que provêm segurança, rapidez, facilidade e que comanda todo o site, diferentemente, de um site em puro html e script.
Outra ponto é o layout, o qual da muito trabalho, a paginacao precisa ser perfeita, as imagens tambem, alem de terem de ter o menor tamanho possivel (e haja trabalho para conciliar beleza com tamanho), alem do mais, o site tem que agradar todos os visitantes, funcionar no browser mais antigo possivel e rodar na internet mais lenta, sem demorar demais

E um trabalho muito exigente. Exige conhecimento, pratica, inteligencia, informacoes atuais, feeling, ...

Espero que agora, com o crescimento do mercado, as coisas comecem a melhorar para nosso lado...


[]´s

llbra

#5 Xaman_Blu3s

Xaman_Blu3s

    Turista

  • Usuários
  • 52 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasília
  • Interesses:=P

Posted 07/12/2003, 16:01

Espero que agora, com o crescimento do mercado, as coisas comecem a melhorar para nosso lado...



tomare ! TOMARE !
kkkkk :D

o bom desse negócio do mercado crescer é que, o povo vê quem realmente é bom na coisa. por isso que eu digo, em vez de ficar cobrando 300, 200 por um site, vai aprender pra poder cobrar JUSTAMENTE pelo teu trabalho.

sem +
[]s (y)
Xaman_Blu3s

#6 H^llz

H^llz

    @betalabsbr

  • Usuários
  • 151 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:SP

Posted 07/12/2003, 21:21

Outro dia me deparei com um Website, uma nova janela que abriu ao entrar em um site sem que eu "desse o comando" e eu parei para ler.

Fiquei indiguinado ao ver um site feito em Front Page Express (nada
contra quem usa), com fundo vermelho e letra Times Amarelada dizendo:
Websites a Partir de 5 Reais !
Cliquei em um link chamado "exemplos" me deparei com websites tão
horriveis e deprimentes que acabei fechando a janela...

Mais tarde, me peguei pensando sobre as Pessoas que trabalham com internet (como eu), e as pessoas que acham que trabalham com internet! Hoje em dia, qualquer um pode ser um WebDesigner ?

Webdesigner ou Designer é aquele que sabe o que faz, sabe porque faz!

Um site é muito mais do que um belo topo e links, cada cor cada barra o layout todo deve ser pensado repensado, e muitas vezes nos deparamos com sites de grandes empresas que são um "Lixo", feios, pesados, difíceis de navegar, etc. Pois Foram feitos por pessoas que não entendem um "A" do que fazem!

E igual médico ! você se trataria com um barbeiro cirurgião , não formado ?

Edição feita por: H^llz, 07/12/2003, 21:22.

Luan
T.(11) 3522 6826
Rua Bandeira Paulista 702, 12º andar
http://betalabs.com....utos/ecommerce/

#7 ZeEeHhH

ZeEeHhH

    De olhos bem abertos! O.O

  • Usuários
  • 121 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Interior de SP
  • Interesses:Flash (Action Script), PHP, ASP e Design!

Posted 07/12/2003, 23:16

Ae galera, perfeito a linha é essa mesmo, estamos atingindo o objetivo proposto, claro que seria utopia pensar que mudaremos a web inteira com um tópico pendurado aqui no fórum, mas temos que fazer nossa parte. Acho uma imensa injustiça algumas mentes brilhantes perdidas em um mar de pessoas que não sabem o que fazem... Até quando esta idéia de "venda barato, mas venda" vai continuar? Peço aos integrantes do fórum, para postar suas opiniões, este debate é muito interessante, e vamos aproveitar a oportunidade que foi cedida pelos administradores do fórum.

Obrigado!

[]`s
Zeh
"Pior que uma pedra no sapato, só um grão de areia na camisinha!"

.................................... E C N - Web Developer ...................................

"A boa madeira não cresce com sossego; quanto mais forte o vento, mais forte as árvores." - J. Willard Marriott

#8 [FeNriS]

[FeNriS]

    j u s t . a . c u b e

  • Usuários
  • 364 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Bauru-SP

Posted 07/12/2003, 23:43

Bom, vou falar um pouco da minha opinião.

Eu trabalho com Web há 3 anos (um pouco mais, acho), e, há 3 anos atrás, ser WebDesigner é era algo "elitista" até certo ponto. Afinal, WebDesigner era o cara que sabia mexer com aqueles programas complicados como Dreamweaver, Front Page, e o saudoso Flash 4.
Hoje em dia, qualquer um começa como eu comecei, ou seja, ganhando um PC do pai e instalando esses programas de "fazer sites". Mas tudo bem, quando eu brincava na frente do PC eu fazia sites pra mim, e tava tudo certo. Aí eu mandei um currículo pruma esmpresa, e aí comecei a levar a "brincadeira" à sério. Fiz treinamentos, li livros sobre tudo, teoria das cores, usabilidade, livros sobre diagramação, livros sobre propaganda & Marketing, Marketing estratégico, e MUITA teoria. E aí eu descobri que fazer site não é simplesmente "um topo, um banner, um menu e o conteúdo" - e sim algo que envolve ESTUDO, e TEMPO, e PROJETO, acima de tudo.

Onde eu quero chegar com essa historinha? Bem, eu me matava que nem um louco de estudar, dava treinamento pra pessoal de fora, e ganhava um salário, enquanto, pra cada site, meu chefe, que não sabia absolutamente NADA de Web, ganhava 2000 reais, e pra treinamento 5000. Aí sim, eu comecei a valorizar o meu trabalho.

Gente, Design é caro, vcs sabem porque? Porque vc lida com a IMAGEM da Empresa, e a Empresa, muito antes do produto, vende a sua IMAGEM perante à concorrência. E ae, vcs acham que o responsável pelo SUCESSO da Empresa num determinado segmento (Web, no caso), ou em TODOS (quando vc é contratado pra desenvolver uma identidade visual)m vai receber o preço dum café e um pão de queijo na lanchonete, enquando a Empresa, com aquela marca sólida e site bonito, ganha milhares?

Enfim, é esse o ponto. Os empresários tendem a achar que o trabalho do Designer é fácil. Que é só abrir o programinha, juntar tudo lá e pronto. Por isso, ao invés de contratar quem estuda e sabe o que faz, ele paga pro "filho da vizinha da empregada do sobrinho" um sexto do que pagaria numa agência. Resultado: trabalho mal-feito, mal acabado, e ele acaba gastando o DOBRO pra refazer o site, pq o aí ele chega pro garoto e pergunta "viu, eu queria implementar um novo item no menu, talvez uma página pro cliente ver os últimos lançamentos, só que quero cadastrar esses lançamentos e..." - bom, e aí, o pobre do garoto que desenvolveu o site SEM PENSAR NA ESTRUTURA, fica com cara de xxxxxx e passa o trabalho adiante.

Entendem onde eu quero chegar? Eu não vendo meu peixe por pouco, pq eu sei que, lá na frente, o cara vai me valorizar, e vai ver que valeu a pena investir uma boa grana naquele "cabeludo que trabalha em casa", mas que passa toda a segurança possível pro cliente, e tem um prévio conhecimento.

Eu me considero um profissional da área, pela minha experiência em lidar com o mercado. Por isso eu cobro CARO. E, podem ter certeza, eles regateiam um pouco no preço, mas PAGAM, pq sabem que vão ter serviço de qualidade.

Eu vejo MUITOS serviços de qualidade aqui no fórum, muitos realmente. Espero que vocês não se prostituam, pq o talento de vocês vale MUITO, mais do que vocês imaginam.

E quem se vende por pouco, estude, e perceba que isso só contribui pra tornar a profissão do Designer (mais especificamente do WebDesigner) tão desprezada pelas Empresas.

Eu li um artigo muito bom sobre Freelance na Digital Designer. Vou ver se acho e posto aqui. Desculpem se ofendi alguém, mas essa é minha opinião.

Sem mais.
"Quem pensa pouco, erra muito." - DaVinci

"Toda experiência é válida!" - Henrique Behr

#9 H^llz

H^llz

    @betalabsbr

  • Usuários
  • 151 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:SP

Posted 08/12/2003, 02:34

Concordo Plenamente com você FenRiS, mas indo para o que eu queria postar...

Eu li a um bom tempo uma coluna no imasters onde um tal de Emerson abordava o assunto:

sites construidos "pelo filho da vizinha da empregada do sobrinho"

Eis a coluna:
http://www.imasters....103&codsecao=15

Sai um pouco do rumo do título do tópico, mais aborda a discução atual que foi estabelecida.

Alias, quem se interessar pelo assunto, é muito legal ler as colunas de Design Teoria do imasters.
Luan
T.(11) 3522 6826
Rua Bandeira Paulista 702, 12º andar
http://betalabs.com....utos/ecommerce/

#10 MaXiMuS

MaXiMuS

    o cara que escreve engraçado

  • Usuários
  • 785 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Guarulhos - SP - Brasil

Posted 08/12/2003, 08:43

Este tópico está ficando bom... já teve bastante coisa semelhante por aqui.. mas este está com uma ótima qualidade e é o mais recente.

Teve um tópico por aqui falando da padaria do seu zé... auheaueha q era show.. pena q nao sei se ainda existe... aquilo retratava mt bem isso...

Eu particulamente, não me preocupo com esses "subrinhos" por ai... empresas sérias que sabem mesmo da importância de se ter um site, bonito, eficaz, leve, de facil atualização e com bastanti novidades.... não vão procurar esses subrinhos para desenvolverem os serviços pra eles...

A empresa do meu pai por exemplo, no início, quando eu tive minha primeira aula de html, brinquei de fazer frames, e mostrei pro doente do kra q fazia o site da empresa... uaheuaheuaeh ele colocou como página inicial o esquema que eu tinha mostrado....

Ele era um técnico de informática, que começou a mecher com internet, e não deu muito certo. Não tinha nada automatizado, a não ser o sistema de cadastro, mas que mesmo assim não tinha estrutura alguma.... e ninguem sabia onde pegar os dados...

Enquanto isso eu fui "brincando de aprender".... em 2 anos ja fazia sites estruturados, utilizando PHP3, mysql e tudo.... não dominava muito programas como fireworks, dreamweaver etc. Utilizei bastante o frontpage, mas mesmo assim meus sites tinham qualidade.

O primeiro serviço que desenvolvi, o site da DiamanBears(nem eu mexo mais), cobrei R$ 450,00 , era um site básico, html e uma abertura em flash... ficou legal.. recebi.. e pow foi meu primeiro trampo tava bom demais...

Atualmente eu tenho uma outra idéia sobre o sistema de cobrança, atualmente prefiro desenvolver contratos de prestação, mais vale a pena receber R$ 300/400 por mês de uma empresa pra vc montar, administrar, hospedar, arrumar erros e atualizar... doq vc cobrar R$ 1.200 / 2.000 uma única vez e não receber mais nada....

Felizmente hoje, tenho 3 contratos de prestação de serviços, que garantem a minha sobrevivência, tá certo que ainda moro com meus pais e tudo, mas já consigo pelo menos guardar dinheiro mais pra frente....

Eu particulamente prefiro sistema de prestação de serviço, acho muito mais vantajoso... do que sair fazendo uma porrada de sites desembestado, ganhando só pela hora que você fez, e não tendo uma garantia para o mês seguinte....

Bom eh isso q eu acho....

#11 MarviN*

MarviN*

    nw . newton web

  • Usuários
  • 780 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 08/12/2003, 16:58

Esta preocupação não deveria nem existir na verdade.

Pessoas que cobram R$ 5,00 por um site são incapazes de fazer um site com o mínimo de requisitos que a maioria das empresas busca ao contratar um web designer.

O que isso significa.. significa que os empregos nas agências e empresas de webdesign não vão cair, e a chance de alguém ser despedido por este motivo, na minha opnião, é zero. ;)

Para as empresas que contratam esses serviços, ou vão, mais tarde, procurar outra empresa pra reformular seus sites, ou vão acabar esquecendo o site em um HPG desses da vida e continuar fora da internet.


Recentemente, ao entregar um site com um pouco de atraso (falha minha mesmo. :unsure: ) o cliente me disse que quase tinha cancelado o contrato pois tinha conhecido um "filho do tio do amigo" que fazia o site dele por R$ 200,00. Não fiquei nem um pouco assustado com isso, pois com menos de 5 minutos de argumentação ele já estava convencido de que havia feito a melhor escolha (não que eu seja o melhor designer, mas entre eu e o cara pelo menos era! :D).


Por isso que eu repito: Esta preocupação não deveria nem existir na verdade.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
[ Blog Desenvolvimento Web: http://www.newtonwagner.net/blog ]
[ Diário da Selva: http://www.diariodaselva.com/ ]

[ "Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho." Mahatma Gandhi ]

#12 MarviN*

MarviN*

    nw . newton web

  • Usuários
  • 780 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 08/12/2003, 17:09

Só complementando, sobre o valor cobrado pelo site... ao apresentar uma proposta pra alguém, é interessante apresentar uma descrição detalhada do serviço e porque o valor final é aquele.

Por exemplo, você tem que falar pro cara que fazer um site custa tempo.. e que neste tempo você tem que pagar a hora do designer, programador, writer, faxineira, tia do cafézinho (isso caso seja uma empresa, se não você faz o preço da sua hora, dependendo da qualidade do seu trabalho). Com essa base você estipula o valor do design, da programação.. e por que não jogar um lucro também.. por que afinal, quem é que trabalha a preço de custo hoje em dia? :P


Acho que é isso.. só depende de cada um de nós fazer do desenvolvimento pra web uma profissão respeitada. Quem sabe um dia não nasce o conselho de informática, sem interferência do CREA (q quer ser também o conselho de informática), pra que possamos regulamentar a profissão do futuro.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
[ Blog Desenvolvimento Web: http://www.newtonwagner.net/blog ]
[ Diário da Selva: http://www.diariodaselva.com/ ]

[ "Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho." Mahatma Gandhi ]

#13 Xaman_Blu3s

Xaman_Blu3s

    Turista

  • Usuários
  • 52 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Brasília
  • Interesses:=P

Posted 08/12/2003, 18:17

certíssimo marvin!

uma boa dica pra galera que pede ajuda na questão de preço no fórum da wmoline, é botar os "dados gerais" do trabalho como:

- o seu objetivo para com a página
- o tamanho da empresa que você está lidando (imagina vc fazendo um site pra coca-cola ! aeoiuaeoiuha eu cobraria no mínimo um milhãozim )
- o tempo gasto com o trabalho
- a quantidade de links
- a grau de dificuldade do site
- os recursos usados para fazê-lo

dentro destes itens (que ainda não são todos), tem subítens...e não se vê um só. e sim todos.

então a galera que gosta de perguntar preço de página posta estes tópicos se der também que fica bem mais fácil de ajudar quanto ao preço.
Xaman_Blu3s

#14 Up.inTheSky

Up.inTheSky
  • Visitantes

Posted 08/12/2003, 23:10

Tô começando a me adequar um pouco mais à esse pensamento.

Hoje, uma amiga (fotógrafa iniciante), perguntou se eu faria um site. Mesmo sendo amiga e sabendo que ela não tem grana, ao invés de já falar um: "Cobro baratinho. Faço um site bem simples pra você por 50 pratas."; eu perguntei primeiro quanto ela estava disposta a pagar. Ela falou 150 e vou fazer um site que valha esse preço (lembrando que sou um amador e talvez o mesmo site que estou pensando em fazer vcs fizessem por 500 ou mais).
Mas como só trabalho com Fireworks por enquanto e não sei utilizar nenhum grande recurso (como programação), acho que já é um bom começo de valorização...

Abraço... ;)

#15 ZeEeHhH

ZeEeHhH

    De olhos bem abertos! O.O

  • Usuários
  • 121 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Interior de SP
  • Interesses:Flash (Action Script), PHP, ASP e Design!

Posted 09/12/2003, 07:48

Com certeza Up.Inthesky, quando em outra oportunidade acabei entrando em uma discussão com você sobre preços, você estava massificado e com a mente muito poluída, e até agradeço pois aquela discussão que nos deu idéia de criar este tópico para ajuda... e acho que está funcionando!!! :D
Você, naquela ocasião, me dizia que tinha pensar nas suas contas, e não importaria o valor do serviço mas você teria que ter o serviço, mas por exemplo, que tivessemos 10 serviços em um mês, serviços de "50 pratas" mesmo com esse valor, pelo menos eu, não consiguiria fazer uma página horrível com alguns links e tal minha imagem estaria em jogo, eu iria caprichar e usar o conhecimento que tenho, aí estamos lá trabalhando feito um loucos, 10 sites, muita coisa, "500 pratas no mês" ótimo em daria para pagar as contas, chegamos onde queríamos! Mas agora, aparece uma empresa da sua cidade, querendo fazer um site, eles tem poder para pagar, em um site com linguagem dinâmica, animação em flash e tudo mais... E pagaríam por esse site, R$2000,00, e ainda, pagariam uma mensalidade de R$200,00 por mês para atualizá-lo, manter funcionando direitinho.... Bom qual caso é melhor...

Galera vejam onde quero chegar!!! Será que vale a pena sair fazendo sites por ae, pensando em ganhar um oceano de dinheiro, tomando todo o nosso tempo e ganhando o sustentável e o pior batendo cabeça??? Ou vale a pena "perder" um tempo estudar, estudar e estudar, saber o máximo da área, podendo oferecer um suporte completo para os clientes grandes, eles existem aquele foi um exemplo, mas eles existem podem ter certeza...

Antes de escrever este post, acaba de sair um cliente daqui, querendo que eu fizesse um site para uma advocacia, ele é amigo da família e tal, queria que eu cobrasse pouco, apesar da minha empresa não estar constituída já trabalho como profissional, mas ele ainda me vê como o "filho do amigo dele", dispensei um trabalho, ele queria um site que tivesse flash, área reservada para clientes (login e senha) Artigos que os advogados escreveríam e aparecem atualizado automaticamente, teria que ter um sistema feito em ASP, ou PHP, que estou estudando ainda, não poderia garantir o serviço, e não me mataria para fazer pelo preço que ele estava disposto a pagar, mas tudo bem, com certeza outros virão!

Bom moçada eu vejo tudo isso como uma grande discussão que vai mudar o modo de pensar de muitos users aqui...

Up.Inthesky só citei você como exemplo, não estou criticando você mesmo porque seu último post prova sua mudança de pensamento...

[]`s
Zeh

Edição feita por: ZeEeHhH, 09/12/2003, 07:54.

"Pior que uma pedra no sapato, só um grão de areia na camisinha!"

.................................... E C N - Web Developer ...................................

"A boa madeira não cresce com sossego; quanto mais forte o vento, mais forte as árvores." - J. Willard Marriott




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq