Jump to content


Photo

Como Você Avalia O Valor De Seu Site?


  • Faça o login para participar
29 replies to this topic

#1 Gilfil

Gilfil

    ueba.com.br

  • Usuários
  • 120 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/02/2007, 13:24

Inspirado neste tópico, que gera uma estimativa do valor do seu domínio, mas se baseia muito no número de arquivos no Archive.org, me veio a pergunta:

Qual o "SEU" preço??, ou melhor falando, como você avalia o valor do seu site?

Não quero que ninguém diga quanto acha que o próprio site vale, e sim, como você chegaria ao valor dele, caso houvesse alguma oferta firme.


Vou começar.


Eu avalio o meu site como uma propriedade, um imóvel alugado.

A média de retorno de um imóvel vai de 1% a 1,5% ao mês sobre o valor de mercado.

Então, o valor de um site meu, equivale ao lucro mensal que ele me provem, dividido por 0,0125 (1,25%), ou se preferirem, equivale ao lucro multiplicado por 80.

Para aferir o lucro, o lucro é relativamente simples: apurado líquido (deduzidos impostos), menos despesas de manutenção (servidores, acesso, energia elétrica e até mesmo salário imaginário meu, baseado na quantidade de horas que eu gasto)


Eu não me baseio na quantidade de usuários únicos, não me baseio na quantidade de page views, e sim na própria capacidade de lucro que ele tem.
Gilberto "Knuttz" Soares Filho

Uêba- Links comentados - O maior referenciador independente da internet brasileira
Cybervida - falando de hospedagem, sites e bobagens
Xpock - vídeos selecionados

#2 Red Hot

Red Hot

    12 Horas

  • Usuários
  • 168 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Minas Gerais

Posted 21/02/2007, 13:54

Eu me basearia na capacidade de gerar lucro de cada site(não no lucro atual).

Assim como todo investimento, o preço teria que ser um valor no qual quem comprasse este site, pudesse em um tempo médio(2 a 4 anos) ter uma rendimento superior a qualquer aplicação financeira de alto risco. Qualquer valor acima desse passa a ser um valor sentimental, pois dificilmente você encontrá um comprador....

#3 NEOTURBO

NEOTURBO

    Ativo

  • Usuários
  • 344 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/02/2007, 14:24

Acho que querer aplicar possiveis normas e convenções para dar valor num site hoje, ainda é muito variavel. Multiplicar por 80, divir por 200, creditar rendimentos X, Y ou Z ainda "não chega lá". Tem que creditar potencial e vários outros fatores.

Outra coisa são os seguimentos. As tecnicas de avaliação não levam em consideração os seguimentos mais quentes do momento ou aqueles que estão em franca estagnação. Por exemplo, o ParPerfeito provavelmente foi o site de relacionamentos mais lucrativo da web brasileira, até que inventaram um tal de Orkut e demais clones. Não tenho dúvidas de que o ParPerfeito ainda seja um site extremamente lucrativo, mas na minha opiniao é um sério candidato à estar estagnado ou daí pra pior.

Um certo mecanismos de buscas chamado Google, até meados de 2000 era conhecido como um negocio sem sentido. O site era extremamente funcional e eficiente, mas era completamente "limpo" e aparentemente não gerava qualquer tipo de receita. Ficou trabalhando nessa aparente limpeza até se tornar o padrão de buscas oficial da web, e então veio o golpe: De uma hora pra outra, o sistema de buscas começou a exibir uma modalidade de anuncios que se misturavam aos resultados de pesquisas, algo quase inédito até então e se tornou a empresa que mais cresceu nos anos seguintes, em todo mundo, e em todos os tempos.

Resumindo, até 2000 muita gente não daria meia pataca pelo Google. Hoje a empresa não tem preço.

#4 Red Hot

Red Hot

    12 Horas

  • Usuários
  • 168 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Minas Gerais

Posted 21/02/2007, 14:51

Realmente o potencial de crescimento é algo que deve ser levado em consideração. Mas não adianta você querer colocar um preço, que se o comprador aplicar esse valor em ações por exemplo, ele terá um retorno maior. Considerando que ambas tem riscos...

#5 ninguem

ninguem

    Turista

  • Usuários
  • 50 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/02/2007, 15:03

acho que um site é como um empreendimento qualquer (fisico) e esta sujeito a variações de mercado, potencial de crescimento e estagnação.

qdo alguem vai comprar uma empresa, o que leva-se em conta? ativo e passivo, lucro atual, projeção de lucros, depêndencias fisicas (no caso de um site; sistemas/layout), valor da marca, entre outras dezenas de "detalhes" hehehe :P
| Chuteiras |

#6 Gilfil

Gilfil

    ueba.com.br

  • Usuários
  • 120 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/02/2007, 15:27

Neoturbo,

vc sabia que o lance da página limpa, no começo, se deveu à inabilidade dos dois fundadores com html?? Tipo, segundo a lenda, no tempo em que eram apenas os dois, eles nunca conseguiram bolar nada que os agradasse, daí resolveram partir para o simples extremo, o logo e caixa de busca.

Depois foi ficanco para economizar banda, até que se popularizou e ninguém cogitou mais modificar.


Mas na minha opinião, o grande sucesso do Google, se deve ao fato de ele ter pulado a primeira bolha, se o IPO dele tivesse sido antes de 2000 (a bolha estourou no primeiro semestre de 2000), ele teria tido uma perda violenta porque ainda não era muito lucrativo.

Mas tem-se que tirar o chapéu para a moçada do Google, eles souberam BEM segurar a onda e viraram bilionário com isso ;)
Gilberto "Knuttz" Soares Filho

Uêba- Links comentados - O maior referenciador independente da internet brasileira
Cybervida - falando de hospedagem, sites e bobagens
Xpock - vídeos selecionados

#7 sk15

sk15

    Super Veterano

  • Usuários
  • 2071 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:SP - SP

Posted 21/02/2007, 16:07

.....
Mas tem-se que tirar o chapéu para a moçada do Google, eles souberam BEM segurar a onda e viraram bilionário com isso ;)


Bem não é bem assim, se vc ler os historios que se tem, por alto a historia é assim, logo após eles sairem da universidade eles já tinha esse projetinho Google (que a parte grossa não é o HTML e sim o sistema de busca) e isso interesso a um grupo de investidores e eles investirão 1/4 de milhão de dolares ou seja 250 mil dolares e fizerão o negoncio andar

E isso meio que ocorreu com o "Apple" um grupo chamado Pepsi (não sei se é o mesmo do refrigerante) soube que eles tavam fazendo isso (aqueles PC com caixa de madeira e tal), e chego na case do "Steve Jobs" e ofereceu 1/4 de milhão de dolares para ele começar dai com grana eles conseguiram fazer os PC's assim como comprarão (muitos dizem que roubo) a tecnologia do mouse da Xerox que até intão oa diretores de lá nem queria saber disso achava inutiu....

E com o "tio bio gates" tbm, se vc assitiu o filme "piratas da informatica" vai intender, o tipo bio conseguiu chegar na IBM e oferecer um sistema operacional (o DOS) para a IBM como ela num tava muito preocupada com NET e pc's pessoais na epoca queria fazer esse "PC livre" que temos hoje eles concordaram e libero + 300 mil dolares dai com grana a mão o "tio bio" pego 50 mil e compra de um cara o DOS incompleto e arranjo uns caras e completo ele, dai ele plagio a "Apple" e tal, assite o filme é muito bom ....

Em geral todos tiverão uma pitada de sorte, e competencia e espetecia claro, mas assim se eu recebece um investimento assim acho que eu conseguia fazer uns resultados bons resultados, pena que esse BOOM da internet acabo ... isso era no tempo que ninguem ligava e alguns acredito no "sonho" ... hoje as grandes empresas dominão e num dão espaço para ninguem ...

--------------------------------------

Bem para num falar que desvituei o tópico....
A num sei para vender o dominio e principalmente no preço que querer, primeiro você deve achar alguém de relativa confiaça que quera comprar, pois o dificil não é vender e sim achar comprador em potencial pois a internet ainda não tem aquele BOOM total que vai ser indispensaval para a vida humana (quando chagar a isso), principalmente no Brasil, e ela é vista com muita desconfiaça em todos os lugares, sem contar que na NET tá cheio de falidos ... ou seja muitos até queriam mas poucos tem R$ 25 mil para dar em um dominio ou site ... sel á ainda tem que crescer muito para se fazer essas contas igual a Casa/Terrenos/Fazendas e Carro no Brasil (1º e 2º itens mais valorizados no Brasil)

Mas assim so a efeito de curiosidade e referencia, olhe esse site, tem classificados de dominos e websites completos (a vantagem é que é em português e do brasil), e assim alguns preços são absurdos para os padrões e ideias Brasileiras...
http://www.rhoempree...ar_dominios.asp

Por exemplo se vc pesquisar vai achar o "EGrana.com.br" por exemplo (página 15), o dono está pedindo 700 mil reais pelo esquema todo site + dominio ... mas putz pela ideia do Brasileiro e critica com esse dinheiro da para comprar um bom AP, ou até um BMW ou Mercedez, e catar um monte de mulher (ou homens caso seje mulher) e não pegar um "pepino" um site com uma certa má fama de mal pagador e tals ...

#8 Gilfil

Gilfil

    ueba.com.br

  • Usuários
  • 120 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/02/2007, 16:43

SK15, isso chama-se "angel investor", é um investidor que entra com a grana sem passar à apitar nada sobre a companhia, não sei exatamente qual a mecânica acionária que isso envolve.

No caso do Google o angel investor foi um dos fundadores da Sun Microsystem, que fez um cheque antes mesmo deles terem montado a empresa. Tanto é que a empresa chamaria-se "Gogol", e só veio à chamar-se Google porque o cara fez o cheque com este nome. (timeline completo do Google aqui: http://www.google.co...te/history.html )


O Google resistiu até onde pode antes de abrir o capital... foi igual "moça", soube segurar e vendeu muito caro a virgindade.



No lance dos domínios, tem uma grande diferença entra colocar um domínio à venda e receber uma oferta. Pedir, o cara pode pedir até 5 milhões, ou sei lá quanto.

Mas o que eu quero saber aqui é se vocês estão preparados para ouvir uma oferta e qual a lógica que seguiriam se isso acontecesse...
Gilberto "Knuttz" Soares Filho

Uêba- Links comentados - O maior referenciador independente da internet brasileira
Cybervida - falando de hospedagem, sites e bobagens
Xpock - vídeos selecionados

#9 Hospedar-se .Com

Hospedar-se .Com

    Super Veterano

  • Usuários
  • 1500 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 21/02/2007, 18:15

Vou pegar como exemplo o meu novo site: www.celflog.com.br
se fosse pra vender não seria barato, pois perdi tempo desenvolvendo o sistema, a idéia é nova, não tem ninguem com os mesmos serviços (GRÁTIS).

Tem um bom potêncial para crescimento (a idéia ainda não virou pq esses dias estava sem tempo pra divulgar), Tenho certeza de que vai dar certo (Assim espero!), com certeza quando estiver mais conhecido vai gerar um grande tráfego, já que as pessoas gastam mais tempo vendo bobeira na net =) (Orkut ... Blogs, flogs, games online), esses tipos de sites tem potencial quando é se faz por hobbie

#10 sTriKe

sTriKe

    Olá! :D

  • Usuários
  • 753 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Bento Gonçalves / RS / Brasil
  • Interesses:trago mulher e rock n roll

Posted 21/02/2007, 19:34

Eu avaliaria as seguitnes coisas :

-Atual Lucro
-Quantidade de Visitas/PageViews
-Potencial de Lucro
-Média de aumento de Visitas
-Tamanho do Conteudo
-Potencial de Auto Promoção com o Site (Anunciar outros sites próprios)

Alguns sites podem ter MUITAS visitas, mas terem lucros pequenos, as vezes pelo dono nao saber como posicionar direito e talz, ou as vezes, por nao ter como ganhar mais mesmo, porém, tem potencial para deixar outros sites com potencial para lucros, grande.

Por exemplo, em um site de blogs, se tu colocar anuncio de um site de flog ou de um site estilo orkut, vai dar muito trafego pra eles.

Em um site de cheats(meu caso), colocar anuncios de outros sites de jogos, aumenta bastante o trafego deles.


Enfim, eu calculo algo em torno disso :

Lucro Atual mensal x 12

+

Qtdade de visitas diarias /100 x 360

+

Potencial de Lucro Mensal - Lucro Atual Mensal x 6

+

Media de aumento de visitas mensais / 100 x 6

+

Visitas diárias / 400 x 360 (potencial de anuncio de outros sites, creio que de algo em torno disso)

+

Qtidade de horas gastas por dia para atualizar o conteudo x 50


=

Preço do site.


Dai disso se abaixa ou aumenta um pouco, dependendo do comprador, mas sempre eh bom aumentar para depois dar uma negociada no preço.

#11 gaguinho

gaguinho

    Yankes, go Rome!

  • Usuários
  • 1496 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Longe demais

Posted 21/02/2007, 21:55

Bem, contas e contas... Eu tenho meu critério, que é parecido com a avaliação de qualquer empresa. Vejo o lucro, o conteudo, o número de visitas e o potencial, o nome (marca), etc...

Mas isso não adianta muito se não aparecer algum investidor pra assinar o cheque e comprar o site.
Sem senha não vou a LOGAR algum (Gaguinho)

Estratégia e Dominação

#12 sTriKe

sTriKe

    Olá! :D

  • Usuários
  • 753 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Bento Gonçalves / RS / Brasil
  • Interesses:trago mulher e rock n roll

Posted 21/02/2007, 21:59

.. aparecer algum investidor pra assinar o cheque e comprar o site.



A unica parte dificil de todo o esquema :D

#13 NEOTURBO

NEOTURBO

    Ativo

  • Usuários
  • 344 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 21/02/2007, 23:09

SK15, isso chama-se "angel investor", é um investidor que entra com a grana sem passar à apitar nada sobre a companhia, não sei exatamente qual a mecânica acionária que isso envolve.

Daí pergunto, existem "angels investidores" brasileiros?

No Brasil o webmaster tem que se virar pra fazer alguma coisa dar certo, por melhor que seja a ideia, ninguem poe dinheiro sem retorno garantido. Tente por exemplo ir a um banco pedir dinheiro, argumentando que é para abrir "um site com potencial promissor"... É bem capaz do gerente te pedir um minuto e depois voltar vermelho de tanto ter dado risada.

#14 Gilfil

Gilfil

    ueba.com.br

  • Usuários
  • 120 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 22/02/2007, 07:07


SK15, isso chama-se "angel investor", é um investidor que entra com a grana sem passar à apitar nada sobre a companhia, não sei exatamente qual a mecânica acionária que isso envolve.

Daí pergunto, existem "angels investidores" brasileiros?

No Brasil o webmaster tem que se virar pra fazer alguma coisa dar certo, por melhor que seja a ideia, ninguem poe dinheiro sem retorno garantido. Tente por exemplo ir a um banco pedir dinheiro, argumentando que é para abrir "um site com potencial promissor"... É bem capaz do gerente te pedir um minuto e depois voltar vermelho de tanto ter dado risada.



Aqui não tem nem perigo...

Ainda nessa de angel investor, o Digg recebeu US$ 2 milhões antes mesmo de fazer um ano de vida! (e é impressionante como ele ainda é um site lento)
Gilberto "Knuttz" Soares Filho

Uêba- Links comentados - O maior referenciador independente da internet brasileira
Cybervida - falando de hospedagem, sites e bobagens
Xpock - vídeos selecionados

#15 magneto2006

magneto2006

    Turista

  • Usuários
  • 39 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 22/02/2007, 08:46

eu me interessei nesse negócio de angel investidor

o esquema seria eu injetar uma grana para algúem e passar a lucrar com isso?


sou investidor na bovespa, porque não comprar umas cartas de alguns sites?

alguém interessado?




1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq