Jump to content


Photo

Linux Live-cd Enxuto


  • Faça o login para participar
7 replies to this topic

#1 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 23/08/2005, 11:10

Olá,

Um amigo meu tem um Notebook antiguinho, deve ser pentium 100 ou 120 mhz. Nao reconhece mais o HD(nem com outro hd, nem trocando o flat, deve ter dado pau na placa mae mesmo), mas rolou um boot pelo CD.
A RAM é de 32 MB compartilhada com video(mas se for o caso ele pode conseguir uma expansao pra 64)

Gostaria de saber se vcs conhecem alguma distro do tipo Live-CD do linux que rode com (esses)poucos recursos, que tenha:
1-editor de codigos(preferencialmente conectando num servidor ftp)
2-browser grafico(qualquer um)
3-cliente ftp
4-cliente ssh
5-cliente vnc
6-reconhecimento de PCMCIA de rede wi-fi 802.11b(ou g)
7-reconhecimento de PCMCIA de rede cabeada rj45

obs: o mais importante deve ser mesmo os itens 5 e 6(ou 7)

andei procurando, mas a maioria das distros live-cd requerem maquinas mais fortinhas, ou sao peladas demais(browser modo texto, editor de codigo default do linux-o vi, entre outras coisas que inviabilizam o uso decente)

dei uma fuçada em alguns dessa lista:
http://www.linuxlink..._Distributions/
que, nos que já olhei, nao tem os recursos mais importantes para o aproveitamento da maquina.

mas precisaria de uma opiniao de alguem que jah tenha usado para o fim descrito.

Agradeço desde já.

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑


#2 ThalesWeb

ThalesWeb

    Veterano

  • Usuários
  • 1435 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São Paulo - SP

Posted 23/08/2005, 13:31

Cara eu creio que o ideal seria vc mesmo criar esta distro, use o knoppix, o problema sera a pouca memoria ram e sem swap (devido estar sem hd).
Thales Santos

#3 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 23/08/2005, 14:48

HEhehehehe... o que Dark Thales escreveu é crucial, se por um motivo qualquer a memória "topar", e não tiver swap, o sistema vai ficar lento, muito lento mesmo, vai parecer estar travado.

Mas é o seguinte.... Vez por outra eu uso uma distribuição chamada DSL (Damn Small Linux), esta distribuição LiveCD vem com a interface gráfica padrão para BlackBox tem os seus principais requisitos... VNC e Rede (não sei se da suporte a Wireless, mas posso testar hoje).

Em testes, sem fazer nada, somente após inicializar o sistema, habilitando a rede, sem nenhum aplicativo adicional, a memória ocupada era de 52MB. Você pode usar um Pen-drive para instalar o sistema e/ou usar como partição swap.

Link: http://www.damnsmalllinux.org/

É uma distribuição baseada em Knoppix.
------
Mero mortal!

#4 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 23/08/2005, 15:01

Valeu galera...
na minha pesquisa topei com esse Damn, parece ser legal mesmo. Muito do que vem neleseria desnecessario mesmo, hehehe, poderia até limar isso do CD...

Nao estou com o notebook aqui comigo agora, mas creio que ele nao tem USB :(
nesse caso, acho que realmente meu "comparsa" vai precisar de um upgrade de memoria nele.

Quanto a rede wi-fi, seria o extase, eheheh... mas pode rodar só com a rede cabeada... cheguei a ver agora a pouco uma distro que reconhece varios dispositivos, dentre eles pcmcia wi-fi, mas requeria 128 mb+ de ram

enfim, não é nada "necessário", mas como o camarada estava com essa tranqueira parada lá, pode transformar em algo muito util...

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑


#5 brunoalves

brunoalves

    Linux user #392843

  • Ex-Admins
  • 1018 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Rio de Janeiro

Posted 23/08/2005, 15:07

Acredito que vá precisar:

kernel 2.6
Gerenciador de janelas: WM ou LarsWM


Um bom lugar para pesquisar: http://www.linux.org/dist/list.html

#6 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 23/08/2005, 18:15

Acredito que vá precisar:

kernel 2.6
Gerenciador de janelas: WM ou LarsWM


Um bom lugar para pesquisar: http://www.linux.org/dist/list.html

grande bruno...
vou tentar primeiro com esse damn... jah baixei o iso "default" deles e vou ver se rola legal...

nao rolando, dou uma olhada na listinha ;)

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑


#7 Prog

Prog

    ...

  • Ex-Admins
  • 3761 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Rio de Janeiro/RJ
  • Interesses:TI, Software Livre, Design Digital e Rock'n'Roll.

Posted 23/08/2005, 18:23

E num se esquece de compartilhar com a gente se as experiências foram bem sucedidas ou um fracasso total!!! ;)
------
Mero mortal!

#8 Stormbringer

Stormbringer

    I'd love to stay with you all

  • Ex-Admins
  • 2927 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Goiânia - GO
  • Interesses:Atualmente: pesquisa e desenvolvimento de web-games

Posted 23/08/2005, 21:08

teste 1

gravei o ISO, esperei a noite chegar ansiosamente pra testar no notebook da minha esposa(que é pelo menos umas 30 ou 40vezes mais poderoso do que o notebook que vai usar de fato o esquema). Como só vou poder olhar novamente o notebook do meu comparsa na quinta-feira, vou ter que esperar até lá pro teste DE FATO.

bom, no note da esposa(celerom 2,66 mhz, 256 de RAM, sendo 64 pro video e tem hd)
reconheceu todos os dispositivos, exceto o wi-fi onboard... mas reconheceu a placa de rede onboard e funcionou.

reconheceu que o note tem slot PCMCIA, possivelmente uma cartao wi-fi funcione ali.
reconheceu o mouse espetado num slot usb sem precisar de intervençao

uso de memoria: usou menos de 30 mb, pelo logzinho que tem do lado direito do desktop, mas como esse notebook do teste tem HD, nao é muito confiavel esse dado(jah que fez uso de memoria virtual).



Essa distro, Damn, realmente tem tudo o necessario pro bom uso daquela peça de museu, desde que ela consiga roda-lo... Assim que eu puder testar no hardware pelo qual abri o tópico, aviso voces ;)


abraço galera!

PS: eu vi no site dessa distro que teve um carinha que rodou-a com os recursos graficos num 486 SX com 16 mb de RAM!!! acho que nao tem porque nao funcionar no pentiumzinho


Editando:


o notebookzinho brochou. Nao inicializou completamente nenhuma vez, parando no meio do reconhecimento dos dispositivos... Provavelmente o leitor de cd esta ruim, pois no momento que para, faz o barulho dele fazendo forca pra ler a trilha...
Nao Tem USB... De fato e uma pena e nao deve compensar mandar consertar aquele notebook

๑۩۞۩๑Let the Carnage Begin!!๑۩۞۩๑





1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq