Jump to content


Photo

Enviando Seu Arquivo Para O Fotolito


  • This topic is locked This topic is locked
1 reply to this topic

#1 Tygra

Tygra

    12 Horas

  • Banidos
  • PipPipPip
  • 146 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 15/10/2003, 21:56

achei o texto pela net achei legal

Enviando seu arquivo
Antes de ligar seu micro, criar sua peça e enviar o arquivo para fotolito, fique de olho em alguns detalhes:


>>Formato
-Existem diversos formatos de impressão, o ideal é que a peça aproveite ao máximo dentro das possibilidades de corte do papel. Dizer não ao desperdício é palavra de ordem. A não ser que seu cliente tenha dinheiro de sobra, o que é bastante difícil nesses tempos de crise. Normalmente, os bureaus de fotolito e gráficas costumam ter tabelas que mostram todas opções de medida.

>>RGB x CMYK
Existem vários sistemas de cores. Os mais comuns são o RGB, que significa Red(vermelho), Green(verde) and Blue(azul). São os tons que as TVs, monitores e telões utilizam para formar todas as outras cores. Já para o trabalho impresso, o padrão é o CMYK e as cores utilizadas são o Cian o Magenta o Amarelo e o Preto. Alguns programas, como world e photoshop, tem como padrão o sistema RGB, sendo assim, precisa ser alterado para CMYK antes de ser enviado para fotolito.

>>Resolução de Imagens Bitmap
Procure saber a resolução necessária no meio em que você vai imprimir, por exemplo: a resolução necessária para publicação na web é de 72dpi, já a de impressão off-set, é de 300dpi. Uma resolução menor do que a necessária “digitaliza” a imagem, em linguagem popular: fica feio pra caramba!

>>Fontes
Quando enviar seu arquivo, não esqueça de mandar também as fontes que você utilizou no trabalho, ou transforme-as em elemento gráfico. Se não, você corre o risco de ver aquela fonte transada que você demorou um tempão pra achar transformada em fonte default do programa, credo!

>>Área de corte
Na hora de fazer o acabamento na gráfica, pode acontecer do trabalho “dançar” na máquina. Deixe uma margem de 3 a 5mm, para dentro, evitando que elimine algum elemento. Para fora “sangre” as cores do fundo ou elementos que estão nas margens.

>>Revisão
Textos, imagens, cores, formatos... Depois de rever tudo isso, confira de novo. Afinal, para um impresso errado só existe uma solução: imprimir tudo de novo!
  • RonsisM likes this

#2 alx

alx
  • Visitantes

Posted 26/05/2004, 11:03

Galera,

Estava eu dando uma procurado por textos de separação de pantones em illustrator/photoshop e achei umas dicas legais... estão meio antigas, mas valem a pena.

Segue:



CheckList

A ACE Digital está trabalhando com a tecnologia digital a anos e nesse tempo vimos o que pode acontecer de errado com arquivos de computador, então decidimos criar este guia para auxiliá-los durante a preparação dos arquivos para saída.

Quando nós abrimos seus arquivos na tela do computador estamos tendo contato com eles pela primeira vez, não sabemos como foi feito e como as imagens e gráficos foram importados, você por outro lado sabe exatamente como ele foi preparado e deve usar essas técnicas no seu trabalho para evitar possíveis problemas depois, nesta lista existe uma relação dos problemas mais comuns associados a fotolito digital e como evita-los.


01 - Envie sempre prova do seu trabalho com as últimas modificações e de preferência no tamanho 1:1.

02 - Salve sempre suas imagens em TIFF em CMYK e 300 DPI, suas ilustrações e gráficos em EPS vetor e as envie sempre caso estejam linkadas.

03 - Envie todas as fontes usadas com suas devidas familias (ex. bold, itálica, etc.)

04 - Envie somente os arquivos que devem ser impressos.

05 - Deixe um telefone de contato para ligarmos caso apareça alguma dúvida.

06 - Ligue antes de vir pegar seus trabalhos para confirmar se está pronto.

07 - Anote qualquer observação que for necessária no seu trabalho, tais como: camada para silk, filmes negativos, lineatura, número de cores, cores especiais, etc.

08 - Não mande arquivos com páginas em branco ou com páginas que não devem ser impressas.

09 - Não envie trabalhos criados com versões beta de softwares.

10 - Simplifique seus arquivos, evite usar blends, lentes, transparências, patterns, máscaras, path complexos, etc.

11 - Elimine todos os objetos que estiverem fora da página ou que não devam ser impressos.

12 - Evite colocar registros e marcas de corte no trabalho, mande no formato de página correto e deixe que nós colocamos as marcas e registros.

13 - Evite rotacionar ou mudar o tamanho das imagens nos programas de ilustração ou de paginação, faça isso nos próprios programas de edição de imagem (ex. Photoshop).

14 - Marcando as opções bold e/ou itálico para fontes pode funcionar para a tela ou impressão em baixa resolução mais quando nós formos imprimir em alta resolução pode não funcionar, você deve ter certeza de que tem a fonte que quer usar e sua respectiva família. (ex. usar Helvetica e Helvetica Bold funciona pois existe esta fonte correspondente, agora usar Futura Black e depois selecionar a opção Bold não irá funcionar pois não existe a fonte Futura Black Bold, neste caso você deve usar a fonte Futura Extra Black).

15 - Sempre envie as fontes de tela (.pfm) e as fontes de impressão (.pfb), para as fontes Adobe Postscript Type 1, para TrueType envie somente as (.ttf), procure usar sempre fonts Type 1 pois elas dão menos problemas.

16 - Resolução de imagens: Coloridas e Grayscale (tons de cinza) devem estar sempre em 300 DPI; Lineart (traço) devem estar sempre de 800 a 1200 DPI.

17 - Configure o Photoshop (5.x) para gerar uma separação do preto leve e um limite baixo de preto (menu: File>Color Settings>CMYK Setup; marque as seguintes opções: GCR; Black Generation: Light; Black Ink Limit: 65%; Total Ink Limit: 300%; UCA Amount: 0%).

18 - Evite usar compactação LZW, apesar de não haver perda de qualidade da imagem como ocorre com o JPEG a compactação LZW torna a impressão do arquivo mais lenta e com isso pode atrasar seu trabalho caso você esteja com urgência.

19 - Não amplie suas imagens, escaneie de novo caso você precise em um formato maior, quando você amplia elas na verdade está perdendo resolução e com isso qualidade.

20 - Quando for criar um trabalho com cores especiais utilize o Cian, Magenta, Amarelo e Preto para cada cor especial que deseja assim você tem certeza que as separações serão feitas corretamente.

21 - Nós recomendamos salvar sempre suas imagens no formato TIFF porém se você precisar salvar-las em EPS (caso tenha utilizado Clipping paths, Duotones, Pantones, etc.) salve com a opção Binary e não ASCII.

22 - Não salve suas imagens nos formatos: PCX, PCT, WMF, JPG, BMP, GIF, etc.

23 - Não aplique uma imagem ou ilustração utilizando o Copy e Paste pois ela não irá imprimir corretamente, exporte-a/salve-a no programa original e depois importe-a no outro programa que você precisa.

24 - Indique sempre qual o programa e qual a versão que foi utilizada para criar seu trabalho.

25 - Não utilize cores RGB, use sempre CMYK ou cores especiais.

26 - No Pagemaker quando você for começar a criar seu arquivo você precisa escolher uma impressora Postscript no quadro Compose to printer (também no File>Page Setup) pode ser a Linotronic 330, este driver já vem com o Windows 95, instale-o.

27 - No QuarkXPress 3.3x quando você importar as imagens nos boxes deve "pinta-los" (fill) com o branco (white).

28 - Elimine todas as cores especiais caso não necessite delas.

29 - Atenção: Não use espessura de fios "Hairline", eles ficaram quase invisíveis a uma resolução acima de 1200 DPI, utilize .3 para fios finos.

30 - Lembre-se de sangrar seus arquivos.


Qualquer dúvida entre em contato que daremos informações mais detalhadas, nós esperamos que com essa lista seus trabalhos sejam recebidos para dar saída e não para serem corrigidos.


Obrigado e bons trabalhos,



A equipe da ACE Digital
www.ace.com.br




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq