Jump to content


Photo
- - - - -

Freelance, Pode?


  • Faça o login para participar
26 replies to this topic

#16 Bomba Net

Bomba Net

    12 Horas

  • Usuários
  • 205 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:São José dos Campos
  • Interesses:me intereso em atuar nas areas de webdesingner e de webdeveloper

Posted 21/05/2009, 22:56

Adorei a resposta de todos, é ótimo ouvirmos opiniões de quem vive no mesmo veio e consegue "entender" os prós e contras da situação.

Quando fui chamado na sala da "gerência" pra discutir este assunto fiquei de certa forma infurecido e não concordava de jeito nenhum achava que mesmo que eu ainda nao tivesse um trabalho como freelancer ativo, eu poderia te se quisesse já que o que faço nas horas vagas é problema meu, por ingenuidade e não por tentar esconder algo eu nao falei pra ninguem que estava pensando em fazer, nao sabia que era 'errado' e nem que deveria contar pra alguem.

Mas refletindo melhor chego a mesma conclusao que muito aqui chegaram, que depende do ponto de vista:
Vendo pelo lado da empresa é de certa forma prejudicial a ela, é sim concorrencia de certa forma.. apesar de a empresa contar com mais profissionais voltados a desenvolver o trabalho e ter um "nome" e cobrar um valor superior ao que cobraria eu.

Um exemplo que me foi dito que eu gostei é "acredite se quiser a Disney de certa forma é concorrente da 'casa da vó', claro que cada uma oferece coisas diferentes, mais de certa forma estão no ramo de 'lazer'.. acho que grotescamente é isso.


Agora do Meu lado (o profissional) é complicado, pois nao sou vendedor, meu forte é a web, entao caso ocorra de levar um cliente pra agencia nao ganho nem 20& do que ganharia fazendo o frelancer, e a grana é toda minha. Agora eu tenho um salário fixo.. independente se o setor de atendimento venda milhares de sites ou nao, e pra quem tem 18 anos e almeja algo melhor preciso de dinheiro pra investir em cursos, palestras ou o que quer que seja.
Ai eu pergunto: Como vou conseguir dinheiro? eu faço sites porque é o que sei fazer... ai complica ter um segundo trabalho em outra área certo?


Concluindo, eu acho que a solução ideal seria negociar uma forma do ganho do profissional de web ser feito baseado na quantidade de sites que ele faz.. assim se ele se dedicar e apresentar mais soluções consequentemente seu ganho será maior.

Eu ainda não fiz esta proposta, pois nao sei o jeito mais viavel de propor este ganho através de serviço, mas tambem deixei em off os frella já que quero evitar conflito ou fazer coisas anti éticas e tal.

Abraços,
Everton Lima
WebMaster

www.iMessenger.com.br

#17 '' sem.Ponto

'' sem.Ponto

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2098 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Belo Horizonte

Posted 21/05/2009, 23:14

Achei um absurdo não poder fazer feela no tempo livre. A empresa tem que pagar muito bem para exigir essa exclusividade.

Eu no seu lugar daria uma olhada no contrato, se eu não encontrasse nenhuma cláusula de exclusividade, continuaria fazendo os freelas numa boa. Ao contrário do Pen que iria pedir demissão, eu esperaria a empresa me demitir, na mesma hora eu procuraria um advogado...
att,
Muller Dias
ex-administrador Fórum WMO

#18 Agente Linhares

Agente Linhares

    fuis...abraços!

  • Ex-Admins
  • 3138 posts
  • Sexo:Não informado
  • Localidade:Biritiba Mirim-SP

Posted 22/05/2009, 03:03

É claro que tudo dependende

O ideal seria como foi citado no tópico, onde um funcionário não fosse apenas um simples funcionário, e sim um "sócio".

Mas como todos sabem, isso até acontece em algumas empresas, mas em algumas....pois na maioria nós já conhecemos essa história bem.

- indica cliente, recebe um obrigado e só...
- pede aumento, sempre vêm com desculpas e td mais...
- comenta sobre cursos, fala que não tem $...
- aumenta os lucros em proporção grande, se aumenta sálario (qd aumenta) é sempre em proporções bem menores...

cadê "Parceria"? cadê "Sociedade"?

No geral, não devemos achar que vai ser como "deveria" ser...

O primeiro a pensar em você, será sempre você e não a empresa, que pensa em você, já pensando primeiro nela.
Isso é regra no mercado de trabalho em geral.

Temos que vestir a camisa da empresa, nunca esquecendo de quem está por baixo dela.
> Busca On-line - A Busca que faltava na Internet! - Cadastre-se!
---------------------------------------------------------------------------
> BRdesign.NET - Soluções em Websites e Sistemas E-Commerce.
---------------------------------------------------------------------------
> BR-ecommerce - Sua loja virtual na internet! - Apenas R$99,90 mensais (hospedagem inclusa)!

#19 PenDragon

PenDragon

    Super Veterano

  • Ex-Admins
  • 2192 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasília - DF

Posted 22/05/2009, 08:34

Ao contrário do Pen que iria pedir demissão, eu esperaria a empresa me demitir, na mesma hora eu procuraria um advogado...


Iria pedir demissão mesmo, isso se ela "proibisse" de eu fazer meus freelas.

Quem sabe até valeria entrar na justiça, ia depender muito da situação, mas sei não... não ia brigar por pouca coisa... como disse depende muito da situação.

#20 Patrícia Machado

Patrícia Machado

    Turista

  • Usuários
  • 42 posts
  • Sexo:Não informado

Posted 22/05/2009, 14:03

A posição de um chefe que manda embora um funcionário (às vezes o melhor), por ele fazer freelance, é no mínimo de uma pessoa egoísta, quer o mercado só pra si, não deixa ou não dá oportunidades para os outros, não confia no seu trabalho, se confiasse não se preocuparia com os outros, e sim se preocuparia em fazer o seu trabalho da melhor forma possível. nada pessoal, Patrícia.

Imagina a situação: vem um possível cliente e pede pra vc fazer um site básico, paga bem, te adianta 50% e mais 50% qdo entregar o trabalho, o trabalho é fácil pra vc, vc faz em um curto espaço de tempo, com a melhor qualidade e tals...
Mas vc diz que não pode fazer pq trabalha numa empresa que "proíbe" de vc fazer como freelance... como diria o padre Quevedo: "Isso non ecsiste!!!!

Se eu trabalhasse numa empresa que não deixaria eu fazer meus freelances (tem gente que faz escondido? nunca vi isso!), eu mesmo faria questão de pedir demissão, e com certeza acharia outra empresa que não tem essa "ditadura profissional". tô fora.
A mentalidade do mercado atual não tá nesse tipo de pensamento, os tempos são outros.

Eu vejo assim, pois estou há mais de 20 anos no mercado de comunicação visual, como desenhista e designer gráfico.

Patrícia, não é nada pessoal, respeito sua opinião mas tenho o direito de discordar (e não te acho egoísta wink.gif ), espero que me entenda, não me leve a mal ok?

Eu adoro que discordem de mim (sempre respeitando, óbviamente) e tem coisas que eu realmente acho que sejam verdadeiras em seu depoimento. Entretanto, ainda pensando pelo lado da empresa acho que já é necessário disputar o mercado com outras empresas do ramo e ter uma disputa interna é extremamente desnecessário.

Tirando que dentro da empresa o funcionário terá acesso a contatos de clientes. Se o cliente estiver pedindo um valor menor o webdesign pode muito bem entrar em contato com esse cliente e oferecer o site pelo valor menor. Afinal, estará fazendo isso fora do trabalho. Ao menos isso é seguindo a lógica de vocês e a livre concorrência de mercado.
Sei que vão falar "não é exatamente isso que estamos falando", mas é um exemplo grotesco com o da Disney e o da Casa da vovó.

Acho extremamente justo ganhar comissão dos sites feitos, isso é algo que deve ser combinado com a empresa contratante. Afinal, se prefere ganhar o dinheiro todo a ganhar o salário fixo, trabalhe como freelancer. Entedem o que o meu ponto de vista? É como se estivesse fazendo trabalho para seus clientes e para os clientes do concorrente. Eu acho desleal de um certo ponto de vista.

Claro que não vou julgar ngm... Eu estou montando uma empresa e agora em julho vou pagar os impostos dela. Como trabalho com freelancers, acho extremamente normal eles terem os clientes por fora, mas funcionários contratados é outra cosa... Ainda mais levando em consideração que é uma empresa de pequeno porte e provavelmente englobará o mesmo público alvo que os freelancers atingem.
Óbviamente minha empresa (atualmente já faz isso) oferece uma ótima qualidade, entretanto é muito ruim pensar que o programador da empresa é meu concorrente direto (e não "de alguma forma é concorrência" ou é ou não é). Seria algo do tipo: Vou para casa da minha vó materna ou paterna?

Eu também trabalho de freelancer, mas quando eu trabalhava em agência, não fazia freelancer exatamente por pensar da forma como descrita. Me coloquei no lugar da empresa e pensei em como me sentiria se fosse comigo..
Como dito antes, se não estão satisfeitos, tentem negociar com a empresa contratante e demonstrem seu ponto de vista.

Agora, se a empresa não tiver uma cláusula de exclusividade, daí é outra história. =)~~

Temos que vestir a camisa da empresa, nunca esquecendo de quem está por baixo dela.


Falou tudo. E ainda complemento que: Uma empresa que não dá valor aos seus funcionários nunca terá o sucesso desejado.

#21 . DARKMONSTER .

. DARKMONSTER .

    Novato no fórum

  • Usuários
  • 5 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Brasil
  • Interesses:amizadees novas , aprender maais coiisas e ajudar as pessoas (=

Posted 25/10/2011, 20:43

Não tem nada a ver não cara =)@[twitter]RawrJoao' class="bbc_url">@RawrJoao' class="bbc_url">@[twitter]RawrJoao

"PhotoShop, porque a vida pode ser o que imaginamos !"
Posted Image


#22 Diego Bezerra

Diego Bezerra

    Diego Bezerra

  • Moderadores
  • 938 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:Amazonas
  • Interesses:Iniciando no C# com MSSQL.

Posted 26/10/2011, 11:24

topico esta muiito antigo... qualquer duvida cria um novo
Att.
Diego Bezerra
Agência Kernel - em Breve
Email/msn: diegobezerra@outlook.com
Facebook

#23 LarPhozyHah

LarPhozyHah

    Super Veterano

  • Usuários
  • 14515 posts
  • Sexo:Masculino
  • Localidade:San Miguel de Tucuman

Posted 21/09/2017, 21:22

Rol De Propecia generic cialis Cialis Faut Il Une Ordonnance
On Line Sales Of Viagra Cialis Hace Efecto Foro Cialis
Cephalexin Dosaging cialis Levitra No Prescription

#24 Miguceamma

Miguceamma

    MiguPenjisse

  • Usuários
  • 13201 posts

Posted 25/09/2017, 04:57

Viagra Generique Sans Ordonnance cialis Baclofene Sans Ordonnance Propecia Musculacion
Zithromax How To Take Stendra In Internet 100 Mg Viagra Price Walmart cialis buy online Buy Now Isotretinoin Tadora 40 Mg Propecia Y Dutasteride
Prescription Du Viagra Donde Comprar Cialis Seguro cialis buy online Acheter Cialis Le Vrai Cialis Ventajas Precio Del Levitra
Viagra For Sale Online Florida Buy Now Tab Doxycycline Levitra Internet generic cialis Vente Cialis En Ligne Cialis Dosaggio Consigliato Cephalexin Prostate Bladder

#25 Miguceamma

Miguceamma

    MiguPenjisse

  • Usuários
  • 13201 posts

Posted 10/10/2017, 04:32

Can You Get Levitra Cheap cheaplevitra Diabetes Y Propecia Acquisto Viagra Line Italia
Amoxicilina Cod Accepted viagra Can I Take Two Nexium Over The Counter Cialis O Sildenafil
Cialis Effet Jeune Keflex Overdose Propecia Precio Comprar viagra Pfizer Viagra Wiki

#26 Miguceamma

Miguceamma

    MiguPenjisse

  • Usuários
  • 13201 posts

Posted 27/10/2017, 16:19

Proscar Orkut Propecia Ich And Cephalexin viagra Clomid For Men For Sale Viagra Achat Pfizer
Viagra Online Overnight Delivery viagra Kamagra En Hipertensos Amoxicillin Mg Per Kg
Bien Hora Para Tomar Propecia levitra 10 mg generic Amoxicillin Canine Pharmaceutical Side Effects Amoxicillin Problems
Levitra Belgien Kaufen online pharmacy Where Can I Buy Provera Low Price Discount Finasteride

#27 Miguceamma

Miguceamma

    MiguPenjisse

  • Usuários
  • 13201 posts

Posted 07/11/2017, 14:31

Cialis 5mg 28 St Lasix Order viagra online prescription How Is Keflex Related To Amoxicillin Order Prednisone Online Vente De Clomid Prix
Viagra Cialis Donne Cheap Drugs From Canada online pharmacy Pacific Care Prescriptions Canadiana Pharmacy Tadalafil Expedited
Viagra Ragazzi Generic Levitra Online Uk Viagra Romania viagra Motilium Paypal Amoxicillin Allergy Diagnosis
Buying Seroxat On Line cialis Cialis Ou Acheter Internet Venta Cialis Generico




0 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

IPB Skin By Virteq